Limoeiro do Norte - Tabuleiro do Norte: numa tentam eliminar os direitos sociais, noutra assassinaram a liberdade sindical

(Foto: Mara Paula)
Debate na Câmara Municipal de Limoeiro do Norte - CE
-
No último dia 04 de março de 2009, uma quarta-feira, estive na Câmara Municipal de Limoeiro do Norte, debatendo com os Servidores Públicos Municipais de Limoeiro os direitos sociais, que estão sob forte ameaça. Tudo transmitido por uma rádio local. Numa realidade política terrível. Há tempos atrás vários crimes, muita violência. Na atualidade dorme-se com um prefeito, noutro dia outro prefeito toma posse e ninguém sabe qual será o prefeito no depois de amanhã. Mas os problemas com os servidores sempre os mesmos. Formavam a mesa um representante do Poder Legislativo, os presidentes dos sindicatos dos servidores de Limoeiro do Norte e de Tabuleiro do Norte.

EM LIMOEIRO DO NORTE: No Vale do Jaguaribe, na pauta salarial de 2009, protocolada pelo Sindicato dos Servidores, direitos básicos são reivindicados. Direitos que em lugares civilizados há muito são realidade. Importante destacar que os servidores requerem implementação do direito já existente e negado. Não estão pedindo novos direitos. Direitos sociais como: implantação de planos de carreira para todos os servidores, começando pelo respeito ao piso dos professores; realização de concurso público findando contratações inconstitucionais; eleição para núcleo gestor respeitando o princípio da gestão democrática na escola, sobretudo trazendo a família para escola; condições adequadas de trabalho; pagamento de salários em atraso; implantação de creche beneficiando crianças e protegendo a maternidade; não redução de salários; respeito ao salário mínimo... entre outros.

COMO PODEM QUERER SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE ? COMO PODEM QUERER O SERVIDOR MOTIVADO ? COMO VIOLAREM TANTAS LEIS E TUDO FICAR COMO ESTÁ ? Tal realidade não pode, nem tem como perdurar. A categoria dos servidores não aguenta mais, mobilizada para luta. Com a palavra também o TCM, O Ministério Público e o Poder Judiciário. Sob pena da falência do estado democrático de direito.

EM TABULEIRO DO NORTE: Vizinho a Limoeiro do Norte, além das violações aos direitos sociais como em Limoeiro do Norte, há muitas outras violações. A última delas o Município tentou assassinar a Liberdade Sindical, cassando a liberação de dois dirigentes, assim inviabilizando o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tabuleiro do Norte. No mesmo dia 04 de março de 2009, pela manhã, houve audiência na Justiça do Trabalho, para garantir a manutenção da liberação dos dirigentes. O que já ocorreu com sentença favorável ao Sindicato. Para o bem da democracia e do movimento sindical. Pois o que houve em Tabuleiro do Norte foi um violento ataque ao Sindicato, cujo crime é ser autônomo, lutar pela categoria, liderar uma greve de 30 dias no ano de 2008. O tiro saiu pela culatra. Não mataram a pessoa jurídica do Sindicato, que sai dessa mais forte. Triunfando o estado de direito e a democracia, que deve ser mantida. Salvo o Sindicato, agora a luta para evitar piorar o estatuto do servidor e o Plano de Carreira dos professores, que também estão sofrendo atentados. Enquanto isso perdura o terror psicológico. Mas a categoria está firme e forte.

Quem duvida olhe a história universal, os movimentos sociais sempre venceram. Os que abusaram do Poder são lembrados como exemplo a não ser seguidos. Eles pensam que ficarão no poder eternamente. Pensam que têm o Poder. Mas o Poder e o analfabetismo da cidadania os têm. O direito fundamental, o direito humano, o direito social, a ética, o sentimento da verdadeira Justiça está com o servidor público tanto de Limoeiro do Norte quanto de Tabuleiro do Norte. Os trabalhadores estão conscientes, mobilizados, coesos em seus sindicatos, a vitória será uma questão de tempo. Como a vitória do mar constante, batendo na montanha que se acha indestrutível. Abaixo a cultura do abuso, a liberdade e os direitos fundamentais triunfarão !

Comentários

Claudeci disse…
È com muita tristeza e revolta que leio estas arbitrariedades...como se exigir qualidade no serviço público com atitudes deste "nivel intelectual"???è interessante ouvir algo de um candidato na campanha eleitoral e depois de eleito, presenciar atitudes como estas exposta acima nestes dois municipios;É como ouvi certa vez "quer conhecer realmente uma pessoa?...então dê Poder e Liberdade a mesma".Diante de fatos assim...fico na dúvida:a mente dos politicos parou no tempo ou está voltando ao passado...ou será as duas opções???
Talvez a clássica frase de Cornélio Tácito caia bem nessa hora, o que dispensa mais comentários:

“Grande insensatez pensar que um poder transitório tenha força para fazer calar-se a posteridade. Pelo contrário, a perseguição feita aos homens de talento aumenta-lhes a autoridade: os reis e todos aqueles que têm usado desta violência, apenas conseguiram glorificá-los a eles e desonrar-se a si próprios."
Unknown disse…
Sinônimo de Valdecy Alves : C O M P E T Ê N C I A !

P A R A B É N S ! !
Anônimo disse…
Caro Valdecy,
Acabo de conhecer o seu blog. Temos um da Rádio LIberdade de Boa Viagem (amliberdade.com.br).
Preciso falar com você (deodatoramalho@gmail.com).
Parabéns pelo blog.
Aguardo contato.
Deodato Ramalho
Anônimo disse…
Parabéns pelo seu blog está muito bom a cada segundo que passa,e eu queria parabenizar as suas grandes poesias e as suas grandes conquistas que você fez ao longo da vida.
Anônimo disse…
eu queria parabenizar pelo blog feito está muito bom,e queria parabenizar pelas suas grandes conquistas pelo longo da vida

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!