FILOSOFIA - PENSAMENTOS DE ALGUNS FILÓSOFOS QUE MAIS ADMIRO


Os entendidos dizem que a Filosofia é necessária para dar a sabedoria quanto a trilhar os caminhos mais sábios e inteligentes. O próprio Sócrates era da opinião que a ética depende do conhecimento. Spinoza dizia que só o conhecimento conduz o ser humano à verdadeira liberdade, pois só com o conhecimento o ser humano poderá fazer as melhores escolhas. Einstein afirmava que mesmo a religião sem Filosofia é manca.Foi a Filosofia  que levou a Grécia ao esplendor, que pariu todas as ciências modernas e continuou, mesmo assim, existindo como Filosofia, isto é, teve tantos filhos mas continuou com a essência própria, como a boa árvore que dá os mais saborosos frutos e mantém firme para frutificar para gerações seguintes.

Então, aproveito o momento para dividir os pensamentos que mais gosto, dos mais variados pensadores, com quem gosta de conhecimento mais profundo. Ei-los:





Sonhar com o impossivel é o primeiro passo para torna-lo possível. 



(Confúcio  - Pensador chinês)




Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objetivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objetivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem idéias, não vamos a parte nenhuma. 

(José Saramago – Pensador Português)


 A experiência eterna mostra que todo homem que tem poder é tentado a abusar dele, vai até onde encontra limites.



(Montesquieu – Filósofo Francês)


“ Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida. Ninguém, exceto tu, só tu.”



(Friedrich Nietzsche)

O homem tem muito para saber e pouco para viver; e não vive se não souber nada.



( Baltasar Gracián - Pensador espanhol )


São tão simples os homens e obedecem tanto às necessidades presentes, que quem engana encontrará sempre alguém que se deixa enganar.



(Niccolo Maquiavel – Cientista político italiano)



Todos os rios deságuam no oceano, mas o oceano não transborda e, em suas profundezas reina impertubável a tranqüilidade. Assim é o ser humano iluminado pelo conhecimento de si mesmo, de todas as partes o invadem as impressões dos sentidos e submergem todas no seu eu imóvel e impertubável. 



(Bhagavad Gitya – Filosofia Inidiana)




[...] Mas justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta. Porque a dilação ilegal nas mãos do julgador contraria o direito escrito das partes, e, assim, as lesa no patrimônio, honra e liberdade... Os tiranos e bárbaros antigos tinham por vezes mais compreensão real da justiça que os civilizados e democratas de hoje [...] 



(Rui Barbosa, em sua Oração aos Moços, em 1920)




As leis são como as teias de aranha que apanham os pequenos insetos e são rasgadas pelos grandes. 



(Sólon - Pensador grego)

 O que um homem é contribui mais para sua felicidade do que aquilo que ele tem.



(Arthur Schopenhauer – filósofo Alemão)




Não se tenha por difícil escapar da morte, porque muito mais difícil é escapar da maldade ! 



(Sócrates – Filósofo grego)




A necessidade de Justiça é tão grande e tão universal, que os próprios bandidos vivendo de crime e roubo, não podem subsistir sem ela. Se puserem à parte qualquer pedaço da presa, o que assim agir será assassinado. Se necessário a tal tipo de gente, imagine ao cidadão comum ?



( Túlio Cícero – Orador romano) 

 A Lei é aquilo que não tem nome, nem cor, nem mãos, nem pés, que é a menor das menores coisas, é a maior das maiores, que é tudo e sabe tudo, que ouve sem ouvidos, vê sem olhos, anda sem pés e segura sem mãos. 

( Definição Hindu) 




O sentimento de justiça , abandonado pela força que devia protegê-lo, desanda do campo do direito e procura atingir por seus próprios meios aquilo que lhe foi negado pela ignorância, pela má fé, pela impotência.



( Rudolf Von Ihering – Jurista Alemão) 




 O objetivo Supremo do Estado não é dominar os homens, nem contê-los pelo medo, é isso sim, livrar cada um deles do medo, permitindo-lhes viver e agir em plena segurança e sem prejuízo para si ou seu vizinho. O objetivo do estado, repito não é transformar seres racionais em feras e máquinas. É fazer com que seus corpos e sua mentes funcionem em segurança. É levar os homens a viver segundo uma razão livre e a exercitá-la, para que não desperdicem suas forças com o ódio, a raiva e a perfídia, nem atuem uns contra os outros de maneira injusta. ASSIM O OBJETIVO DO ESTADO É, REALMENTE, A LIBERDADE !  

( Baruch Spinoza – filósofo holandês) 



O direito é um poder passivo ou pacificado pelo Estado e é sinônimo de poder, pois sem esta participação e legitimação democrática, só resta a violência, a descrença e a barbárie. 




(Hannah Arendt – Filósofa ) 

Acho que o melhor dos homens pode cair, com o hábito, na crueldade e na estupidez das feras. O carrasco existe em germe em cada um de nós, mas suas faculdades de bestialidade se desenvolvem em nós de forma desigual.

(Dostoievski – Escritor Russo)



A humanidade transformou-se em uma grande família, tanto que não podemos garantir a nossa própria prosperidade se não garantirmos a prosperidade de todos. Se você quer ser feliz, precisa resignar-se a ver os outros também felizes. 



(Bertrand Russel – Pensador Inglês)


“ Deus o silêncio que vem do infinito me apavora!” 
(Blaise Pascal– Filósofo Francês)


"O homem, quando perfeito, é o melhor dos animais, mas é também o pior de todos quando afastado da lei e da justiça, pois a injustiça é mais perniciosa quando armada, e o homem nasce dotado de armas para serem bem usadas pela inteligência e pelo talento, mas podem sê-lo em sentido inteiramente oposto. Logo, quando destituído de qualidades morais, o homem é o mais impiedoso e selvagem dos animais, e o pior em relação ao sexo e à gula" 

(Aristóteles - Filósofo grego)


Comentários

Manoel Messias Pereira disse…
O bom é que todos nós somos seres pensantes, portanto todos nós somos causadores, portanto filósofos de nosso tempo. Abraço cordial
Valdecy:

Genial este post. Gostei muito dos pensamentos selecionados. Parabéns!!
Tenha uma ótima semana.
Abraço.
Josselene.
Unknown disse…
ADOREI...
ESSES PENSAMENTOS DE ALGUNS FILÓFOS,MUITO INTERESSANTE E IMPORTANTE..PRINCIPALMENTE DE SÓCRATES,QUE FOI CONSIDERADO PELO SEUS COMTEMPORÂNEOSUM DOS HOMENS MAIS SÁBIOS E INTELIGENTES...
AMEI..
Caro Valdecy

Considero a Filosofia como postura de vida na qual sempre é possível conhecer um pouco mais tudo o que nos rodeia. O estímulo para se aprender dialogando, no melhor estilo maêutico (Sócrates), é reconhecer nossa finitude e se aventura no infinito que é cada pessoa (Lévinas).

Além dos Filósofos e Filósofas citados por você, sugiro que apareça também as considerações de Immanuel Kant, Emmanuel Lévinas, Emmanuel Mounier, Maurice Merleau-Ponty, Edmund Husserl, Matin Heidegger, Hans-Georg Gadamer e mais contemporaneamente, Charles Taylor (Filósofo Canadense), Edgar Morin, Michel Maffesoli, Michel Onfray, Monique Canto-Sperber, Carlos Roberto Velho Cirne Lima, Ernildo Stein, Vicento Barreto, Eduardo Bittar (esses dois últimos da área da Filosofia do Direito).
Abraços
Valdecy, sabemos que você é um estudioso não somente dos filósofos, mas também da história da filosofia.

A filosofia e a religião ainda são vistas como dois irreconciliáveis rivais, em decorrência, talvez, da aparente indisposição e antipatia mutuamente compartilhadas.

Basta uma ligeira consulta à história do ser humano para se ter a certeza de que os dois temas são inseparáveis do próprio ser humano, de modo que negligenciá-los seria fechar os olhos para um fato. Estou dizendo, com isto, que filosofia e religião devem ser discutidos sim, do mesmo modo como política e futebol (guardadas as devidas proporcionalidades e contextualizações).

O bom historiador, o bom pesquisador, é aquele que encara de frente a história do ser humano sem negligenciar aquilo que de fato faz parte de seu cotidiano, até que se chegue a uma conclusão, favorável ou reprovável.

Um é o filósofo e outro é o historiador da filosofia. Este precisa do título acadêmico; o segundo, não necessariamente.

Então surge uma pergunta: somos todos potencialmente filósofos?

A resposta a esta pergunta pode ser o segredo para desvendar muitas das inquietações humanas.

Se SIM, por que não desenvolvemos essa habilidade? Se NÃO, que se deve fazer para recompensar essa falta?

As duas últimas perguntas nos sugerem a necessidade da interdisciplinariedade de conhecimento.

Pensar. Tal atividade nos move de onde estamos, seja para frente, seja de lado, seja para trás. Uma ressalva: ela pode nos fazer permanecer no mesmo lugar.

Eis um fato: a vida é uma constante busca pelo convencimento (não confundamos com conhecimento).

Eis mais um fato: nessa busca, sempre há produção de conhecimento, seja por quem atua, seja por quem está passivo na atividade em questão.

Outro fato: no momento que é gerado o conhecimento, a convicção dos agentes envolvidos (ativo e passivo) é alterada: ou se muda de ideia ou esta é fortalecida.

Na prática: o conhecimento é potencialmente capaz de mudar ou de fortalecer ideias e o agente que o domina com maior destreza é potencialmente melhor formador de opinião, daí a importância pela busca do conhecimento, porque este o tornará mais convicto de suas ideias ou os conduzirá a uma ideia a qual você julgará mais sólida do que a primeira.

E por incrível que pareça, até a passividade é geradora de conhecimento, porque ela instiga o ativo a demover o passivo de sua indolência.

Enfim, jamais cessará a necessidade de filosofar, a menos que todos caiam na passividade, mas aí já não existirá vida. Seria o fim.

Parabéns pelas frases; elas são ativas, ainda que não demovam nenhum leitor de suas convicções.

.
Unknown disse…
Gosto muito de Filosofia, e de forma simples, como escreveu.
Olá!
Obg por acessar e visitar o jacomunicaçãobyacarau.blogspot.com.
Sei que podemos ser parceiros. Gostaria de saber se poderei colocar seu link no blog para visualização dos internautas. Abraços. Aguardo resposta.
JOÃO JOSÉ disse…
Caro parceiro Valdecy!

A maioria dos filósofos e pensadores citados por você, eu tbm compartilho do pensamento deles.Ou seja, sou simpatizante da sua forma de pensar e acreditar.
Só gostaria de ter visto nessa lista os nomes do grandes Filósofos Karl Marx, ( o qual eu considero um dos melhores ), pois elaborou uma perspectiva teórica de sociedade alternativa ao modo capitalista de produção. E o nome do genial Michel Foucault. O pensamento de Foucault pode ser visto na sua obra mais importante: Vigiar e Punir, que conta a história da origem das prisões(...) Sistema Prisional.

Mas, enfim, sua postagem é muito interessante. Aliás, seu Blog é um dos melhores que conheço.

Abraços!
Valdecy Alves disse…
Jhonata, obrigado por visitar o meu blog. Pode publicar sim, como bem entender.

João José, gosto muito de Marx também, mas coloquei só frase de alguns filósofos que gosto. Noutro momento, sem dúvida, colocarei outros filósofos e suas frases. Entre eles estará Marx.
Júlio César disse…
Copncordo contigo Valdecy...todos somos seres pensantes...e com certeza com a experiência de vida tentamos a fazer desafios a nós mesmos...isto é muito bom.
AT+
Luciene disse…
Valdecy (amigo Blogueiro),
Olha eu aqui de novo! Sempre busco um tempinho e visito seu blog rapidinho, pois, a luta do dia a dia é muito grande. Gostei da postagem...
O homem, diferente dos demais animais foi privilegiado por Deus pelo poder de raciocinar e criar e assim, contribuir com a melhoria de sua obra de criação (o universo). Porém, ao contrário dos irracionais o homem suja, faz guerra contra o seu próximo e o que é pior destrói a sua própria morada. Sem pensar nas gerações futuras, é um absurdo!
Como seria bom se a inteligência humana fosse investida em prol da redenção da humanidade.
Quero me despedir lembrando que Sócrates (sábio filosofo) durante toda sua vida adotou o lema: "CONHECE-TE A TE MESMO".

Parabéns pela postagem! Sempre que puder visite o Educando para cidadania e deixe o seu comentário.
Um abraço fraterno,
Luciene Pinto.
JOÃO JOSÉ disse…
Caro Valdecy !

Entendi a sua explicação.
Sobre a ausência do nome do grande Marx, nessa relação de
filósofos citados por vc.

Mais uma vez, parabéns pela postagem e pelo excelente Blog.

Abraços!
Valdecy:

Parabéns pelo Dia do Escritor e pelo seu talento ao escrever.
Que Deus lhe inspire sempre!!!
Fraternal abraço.
Unknown disse…
Adorei os pensamentos selecionados. Eles de alguma forma influenciam no que pensamos, acreditamos e fazemos. Fazem-nos pensar mais um pouco.

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!