CAMINHADA DA SECA DE SENADOR POMPEU EM 2010 - EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DA SECA DE 32 - COMPAREÇA! NUNCA MAIS À PRÁTICA DO NAZISMO CONTRA SERTANEJOS


Caminhada da Seca em 2009


No próximo dia 14/11/2010, segundo domingo de novembro de 2010, ocorrerá a 28ª CAMINHADA DA SECA em Senador Pompeu, Ceará, em memória das vítimas do Campo de Concentração de 1932, concentradas na Barragem do Patu. Em 2010 o tema da Caminhada é: PELA CAMINHADA E RESPEITO À VIDA NO SEMI-ÁRIDO. Pois apesar de todos os erros históricos do passado é preciso entender o presente e saber como está sendo garantido o direito à vida, direito humano fundamental, sobretudo através da políticas das águas, da geração de emprego e renda e tudo de forma sustentável, com respeito ao meio-ambiente, outro direito humano constantemente violado. A história não serve apenas e simplesmente para recordar. PORÉM PARA RECORDAR IMPACTANDO O PRESENTE E CONSTRUINDO UM NOVO FUTURO.

Os concentrados, pela fome, morreram aos montes, sendo enterrados em valas comuns, num cemitério que se tornou um Campo Santo, visitados o ano inteiro por moradores locais, por turistas, religiosos e estudiosos do mundo inteiro:

I- Seja pela crença popular que nasceu da mortandade e sofrimento das vítimas, pois foi um verdadeiro Auschwitz, Campo de Concentração na Polônia, onde morreram inúmeros judeus, seja pelo sítio histórico material



II- Seja pelo patrimônio material, sendo um dos mais preservados sítios históricos de campo de concentração do mundo. Composto por casarões, cemitério e ruínas, que lembram o trágico fato histórico, lembrado o ano inteiro, tendo na Caminhada da Seca o seu ponto máximo, a cada ano.





Comentários

blog do silveira disse…
Infelizmente, nós aqui no Paraná(pelo menos os honestos) ficamos quase que de mãos atadas, envergonhamos-nos por não poder ajudar de forma prática nossos irmãos nordestinos.
Irmos para uma caminhada destas, fica quase que impossivel, porém prometo que irei acessar os links passados nesta postagem e divulgarei em meu blog este tipo de assunto.
Espero que um dia o povo nordestino se livre de vez com os políticos corruptos desta região, os quais só se beneficiam dos males que a seca causa a este povo tão sofrido, e que o exemplo vá longe, chegando aqui no Paraná para que nós também possamos estirpar para fora da política os mesmos corruptos que existe por aqui.
Política é lugar para homens e mulheres honestas e trabalhadoras, se tem corrupto, é porque nós os colocamos lá.
Anônimo disse…
Parabens por esse trabalho, estarei em breve comentando no meu blog Tela da Reflexão. E citando teu blog, que é valente e um instrumento importante de informação, para todos nós. Abraços.
Dayse Sene disse…
Tenho medo do destino do mundo...tenho medo, de quem pisa nesse chão. tenho medo de pensar. com meu coração. Pois minha alma diz... Que existe ainda "muitos campos de concentração".
São presídios, são favelas, são pessoas sem chão. Tenho medo...de acreditar, que hoje ainda vivemos um eterno campo de concentração. De arames farpados, a pobreza desordenada...
Quem anda olhando nossos irmãos?
Esse é um apelo,pois ainda que aparentemente estamos em paz...vivemos a maior guerra da nossa evolução.
A discriminação, o descaso, o não "olhar", o desrespeito com o ser humano, com a natureza em que vivemos. Precisa guerra maior?Vivemos num campo de concentração, onde somente os poderosos mandam e calam nossa boca,destroem a nossa força. Posso estar equivocada...mas é assim que penso eu. E o que faremos para mudar?
Rachel Brambilla disse…
É muito triste que o Brasil participou de um ato de barbárie como este, apesar de também ter realizado outros posteriores na época da ditadura, em que diversas pessoas pereceram de uma forma desumana,matando primeiro para depois perguntar.

Sinto muito que a humanidade ainda continua a ser sub humana e que a injustiça ainda permaneça na terra.

Isto só terminará no momento em que o ser humano se conscientizar de que só importa viver, ser feliz e que a ganância,a raiva, inveja, ciùme, discriminação ,preconceito não pode existir. Mas isto... somente se não mais existisse seres humanos, pois ele é regido pelas paixões e não pela sensatez.

Mas, de qualqeur forma, continuemos a escrever sobre isto, pois quem sabe alguém acorda e começa a mudar tudo. Temos que acreditar que tudo isto vai mudar e que um dia teremos a felicidade plena , límpida e transparente.

Abraço,
Anônimo disse…
Eu não sabia disso amigo. Isso me causa tristeza e vergonha.
Vida saudavelmente longa!
Rita

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!