DILMA ROUSSEFF SIMBOLIZA O ESTADO DO BEM-ESTAR SOCIAL – POR ISSO MEU VOTO É PARA DILMA



A eleição para presidente do Brasil não se resume a uma batalha DILMA  x  SERRA, mas uma escolha de que tipo de Estado que os brasileiros querem. Dilma representa a filosofia do Estado do bem-estar social, tão levado a sério pelo Governo Lula. No Estado que prioriza o bem-estar social o ser humano é a finalidade, sendo o Estado meio para o bem-comum e a felicidade humana de cada pessoa.

O Estado do bem-estar social fruto da nova concepção depois da Revolução Mexicana e dos intensos conflitos ocorrido na Alemanha, que assinalaram o perfil de um novo Estado, deu margem a  novas constituições, voltadas para defesa e efetivação dos direitos sociais, pondo fim ao Estado Liberal que tinha apenas dois deuses: MANUTENÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA E O LUCRO. O ser humano apenas meio em tal realidade. Esta concepção é a que o José Serra representa.

O Estado do bem-estar social, além de manter os direitos civis e políticos, que são os direitos de 1ª dimensão, tratando das liberdades individuais (...direito de ir e vir, liberdade de expressão, devido processo legal, direito de defesa, liberdade de religião, direito à associação...) , também imposição de revoluções protagonizadas pelo povo, também garante os direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais. 

Podem ser citados como exemplos de direitos sociais, todos na Constituição Federal: direito à saúde, à educação, à segurança, à aposentadoria, à moradia, proteção à infância, ao idoso, à  maternidade, programas sociais... tudo proporcionado pelo Estado do bem-estar. Não se restringindo apenas em efetivar os direitos de primeira e segunda geração. Mas também interferindo na economia, agindo como empresário em áreas que o setor privado jamais investiria, equilibrando, buscando erradicar a miséria, a pobreza, toda forma de discriminação. Apoiando o progresso e ao mesmo tempo preservando o meio ambiente, protegendo a propriedade, desde que priorizada sua função social.

Quem quiser aprofundar-se no tema basta ler, começando do preâmbulo, os 17 primeiros artigos, com parágrafos e incisos da Constituição Federal, que contém os princípios fundamentais, que são as prioridades para governos que se norteiam pelo o Estado do bem-estar social, que foi o caso do Governo Lula, que tem que ter continuidade com o Governo Dilma Rousseff.

DILMA REPRESENTA REALMENTE A CONTINUIDADE DO GOVERNO LULA E QUE GOVERNO! POIS HOUVE UMA TOTAL MUDANÇA DO ESTADO NEOLIBERAL DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, ONDE VENDERAM TUDO EM DEFESA DO MERCADO E DOS EMPRESÁRIOS, em detrimento do interesse público e do bem-estar coletivo. Num fácil discurso de privatização. Claro que não é papel do Estado ser empresário, porém mais claro ainda que não é papel do Estado entregar tudo que é do povo e deixar em segundo plano esse mesmo povo, sobretudo os excluídos.

ELEGER SERRA É A VOLTA DA CONCEPÇÃO DE ESTADO, ONDE O CAPITAL TERÁ PRIORIDADE E O HUMANO SERÁ COMPLETAMENTE ESQUECIDO.

O Neoliberalismo representado por José Serra sempre agiu de forma silenciosa. Alguns exemplos: esvaziando os direitos sociais através de sucessivas emendas constitucionais, deixando de votar leis complementares sem as quais princípios constitucionais se tornaram ineficazes, estatizando empresas públicas, abrindo oportunidades para uma economia e um mercado financeiro sem qualquer ética, sem nenhuma solidariedade, sem fiscalização, atuando contra o contido no artigo 3º e incisos da Constituição Federal. Na verdade a tese final do neoliberalismo é que o mercado se auto-regulamenta. Voltando-se ao Estado mínimo, protetor não dos direitos humanos de todas as dimensões, mas protetor do capital, do interesse dos empresários.

ELEGER DILMA é defender o Estado do bem-estar social, é defender o constitucionalismo social, a justiça social, onde o coletivo prevalecerá sobre o individualismo, sobre interesses de grupos; onde realmente a propriedade respeite o social, sobretudo o meio ambiente; onde o emprego e o salário mínimo sejam garantidos, valorizados, materializando o direito à vida e à dignidade humana; onde saúde, educação, segurança e outros direitos fundamentais serão prioridades. Construindo-se, assim, uma sociedade realmente justa, humana, solidária, como a prevista no preâmbulo da Constituição Brasileira.

POR ISSO QUE VOTO EM DILMA, POR ISSO QUE DILMA DEVE SER ELEITA, POR ISSO QUE O GOVERNO LULA, O GOVERNO QUE ALICERÇOU A CONCEPÇÃO DO ESTADO DO BEM-ESTAR SOCIAL VERDADEIRAMENTE NO BRASIL DEVE TER CONTINUIDADE ATRAVÉS DE DILMA, QUE SIMBOLIZA UMA FILOSOFIA DE ESTADO, UMA ESPERANÇA PARA A GRANDE MAIORIA EXCLUÍDA DO POVO BRASILEIRO, GRANDE BENEFICIÁRIA DO GOVERNO LULA. DEVEMOS DIZER NÃO AO NEOLIBERALISMO PERSONIFICADO PELO OUTRO CANDIDATO. PODEMOS FAZER PELO VOTO AQUILO QUE OS FRANCESES E RUSSOS TIVERAM QUE FAZER ATRAVÉS DE REVOLUÇÕES E DE MUITO SANGUE, ALÉM DE EVITAR UM TERRÍVEL RETROCESSO!

PRECISAMOS FAZER DE DILMA A FUTURA PRESIDENTE DO BRASIL, ATRAVÉS DE UM VOTO RESPONSÁVEL NAS ELEIÇÕES DO DIA 31 DE OUTUBRO DE 2010, O DIA QUE O POVO BRASILEIRO TERÁ DITO NÃO, DEFINITIVAMENTE, AO NEOLIBERALISMO. POR ISSO O SEU VOTO É UM VOTO HISTÓRICO, QUE DEVE SER UTILIZADO PARA GARANTIR O FUTURO, QUE NASCE DO PRESENTE, NÃO COMO PASSAPORTE PARA UM TERRÍVEL RETROCESSO! NÃO CAMINHEMOS PARA TRÁS!

Comentários

Júlio César disse…
Particularmente penso que os dois candidatos são bons, mas o problema está no grupo (partido)...as pessoas não assumem sua ideologia e seguem o interesse dos partidos..típico caso da Marina (Partido verde). Moralmente deve-se seguir a ideologia própria do que se vender aos interesses politiqueiros.
Lauana disse…
A alternância do poder é característica do regime democrático. Quando se alterna o poder, então a democracia realmente funciona, pois nenhuma idéia é infalível e inesgotável para se perpetuar. Há a necessidade de uma oxigenação nos prédios públicos no sentido de haver novas pessoas com novas idéias, todas convergindo para o senso democrático.
Nesse ano eleitoral podemos escolher por continuar da mesma maneira que foram os oito anos passados ou por renovar a maneira de se fazer a política nesse país. Estou cansada do "nunca antes nesse país", espero que a próxima gestão seja capaz de ver quão úteis foram as gestões anteriores na formação do Brasil que hoje conhecemos, coisa que a gestão atual não reconheceu desde que assumiu o poder.
Anônimo disse…
Cê tá me tirando, maluco? Votar na Dilma é bem-estar social pra quem? Procê? Fala sério, véio...
IVANCEZAR disse…
Além de todas as verdades plasmadas no teu excelente texto, agrego que a campanha de SERRA - sua simples participação no processo eleitoral - está causando um brutal ESTRAGO na democracia brasileira, tamanho o baixo nível e a importação de temas que representam um insofismável retrocesso no desenvolvimento de nossa sociedade. Sorte que a vitória de DILMA parece consolidada.
Valdecy:

Texto excelente!
Apoiado, meu amigo!
Ótimo final de semana.
Abraço.
JOÃO JOSÉ disse…
Votar na Dilma significa manter o Brasil no rumo certo. No rumo da justiça social. Particularmente eu fiquei com muito medo quando a decisão foi para o segundo turno. Medo do Brasil voltar ao passado...ao retrocesso histórico da era FHC. O Brasil não pode RETROCEDER !!!!
Felizmente o resultado das ultimas pesquisas... mostram que a população brasileira está aos poucos se concientizando... Dilma aparece com 15 pontos na frente de seu adversário.Fonte:(CNT/Sensus) . Isso é bom para o Brasil. Amanhã 31/10, vamos juntos consolidar a vitória de Dilma. Para o Brasil continuar mudando.

Abraços !!!
"Hasta La Victória Siempre" !!!!

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!