RICARDO GAMA - BLOGUEIRO SOFRE ATENTADO TERRORISTA - BALEADO COM 03 TIROS - TAL FATO ATINGE TODOS OS BLOGUEIROS E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO! BLOGUEIROS DO BRASIL E DO MUNDO UNAMO-NOS EM DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSAR-SE!

HOMENAGEM AO BLOGUEIRO RICARDO GAMA - QUE LEVOU 03 TIROS SÓ POR ESCREVER MATÉRIA NO BLOG


   Segundo toda a mídia do Rio de Janeiro, o blogueiro e advogado Ricardo Gama, com quem mantenho contato virtual, sofreu um atentado pelas denúncias que vem fazendo em seu blog, em 23/03/2011, quando foi atingido por 03 tiros. Tal fato é lamentável e mostra também a potência que são os blogs como ferramenta livre da atual mídia informatica e nos alerta, todos nós blogueiros, ativistas, cidadãos e cidadãs para SERMOS FIRMES NA DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, QUE É UM DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL, contido no artigo 5º da Constituição Federal:

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;



  Lembremos das palavras do filósofo francês Voltaire, protestando contra a queima dos livros de Rousseau, que sofreu censura pública:

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.

Tudo porque o direito de se expressar e dos demais terem acesso à informação é maior que o próprio tema escrito e expressado. NÃO PODE HAVER DEMOCRACIA, ONDE SE MATA PELO SIMPLES EXERCÍCIO DE EXPRESSAR-SE! Será uma vergonha para polícia carioca e para democracia brasileira caso não prendam os terroristas que praticaram tal atentado contra o direito à vida, contra o ser humano, contra um direito humano fundamental. VIVA AO CIBERATIVISMO.

O Ricardo Gama também é advogado, deve de imediato a OAB do Rio de Janeiro designar um advogado de sua Comissão dos Direitos Humanos para acompanhar passo a  passo a investigação policial. IMPOSSÍVEL DEIXAR SEM ACOMPANHAMENTO TAL ATENTADO, bem como a Comissão de Direitos Humanos do Congresso Nacional. 

GOSTARIA DE CONVIDAR TODOS OS BLOGUEIROS, MILITANTES DOS DIREITOS HUMANOS, SIMPATIZANTES DO CIBERATIVISMO, DEFENSORES DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, A PROTESTAR E ATRAVÉS DE COMENTÁRIOS À PRESENTE MATÉRIA DIRIGINDO-SE À OAB DO RIO DE JANEIRO, AO GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE  JANEIRO, BEM COMO À COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA FEDERAL PARA TOMAREM AS MEDIDAS ATÉ PRENDEREM OS CULPADOS. POIS NO PRAZO DE UMA SEMANA, TRANSFORMAREI TODOS OS COMENTÁRIOS, DEVIDAMENTE ASSINADOS PELOS MANIFESTANTES, VEDADO O ANONIMATO, PARA ENVIAR PARA OS 03 ÓRGÃOS: OAB, GOVERNO DO RIO, COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA FEDERAL.

Giordano Bruno queimado pela Igreja por decalrar que o Mundo era infinito

Façamos rede de proteção, UNAMO-NOS,  blogueiros e ativistas, em defesa da liberdade de expressão, da vida, dos direitos humanos fundamentais, sob pena de amanhã o próximo ser um de nós. Já dizia Nietzsche: o que não nos mata, torna-nos mais forte! 

O atentado contra o Ricardo Gama o tornará mais forte e mais forte a arte de blogar. Certamente não queremos mártires, nem o Ricardo será o primeiro mártir do ciberativismo no Brasil, mas com certeza os primeiros terroristas contra a liberdade de expressão via blog irão para cadeia e suas punições serão exemplos para aqueles que pensam que calarão, intimidarão ou acabarão com a liberdade de expressão via blog.  

Blogueiros, ativistas e ciberativistas de todo o Brasil, aguardo sua manifestação via comentário, PARA ENVIÁ-LOS A QUEM DE DIREITO,a quem será remetido o presente artigo. SAÚDE AO RICARDO GAMA, VIVA AO CIBERATIVISMO E VIVA À LIBERDADE DE EXPRESSÃO!


PARTICIPEI DE COMUNIDADE NO FACEBOOK EM DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO DOS BLOGUEIROS, CRIADA EM FACE DESSE ATENTADO AO IRMÃO BLOGUEIRO RICARDO GAMA. EIS O LINKhttp://www.facebook.com/event.php?eid=211018748912606


ATUALIZAÇÃO - 24/03/2011


Enviei e-mail para OAB do Rio de Janeiro, na manhã do dia 24/03/2011, requerendo nomeação de um advogado para acompanhar o inquérito, do contrário dará em nada. Bem como para Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal em Brasília, que me devolveu o protocolo abaixo:


http://www2.camara.gov.br/participe/fale-conosco/form_faleconosco2


Fale Conosco

Comunicamos o recebimento de sua mensagem, protocolada sob o número935A102389506.

Dados Pessoais
Nome:
Valdecy da Costa Alves
E-mail:
valdecyc_alves@yahoo.com.br
Mensagem
Assunto:
Portal
Ação:
Solicitar
Data de Cadastramento:
24/03/2011 10:14
Mensagem:
Em 23/03/2011 o blogueiro Ricardo Gama levou 03 tiros no Rio de Janeiro, em Copacabana. Segundo a mídia e a polícia por matérias publicadas em seu blog. VENHO ENTÃO REQUERER QUE A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA FEDERAL ACOMPANHE O CASO PARA QUE SE PUNAM OS CULPADOS. Pois além de combater a violência, proteger o direito à vida, RESTARÁ PROTEGIDA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO. DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL. Gostaria de um retorno. Matéria sobre o tema poderá ser lida em meu blog:http://valdecyalves.blogspot.com/2011/03/um-ataque-um-blogueiro-e-um-ato.html

Câmara dos Deputados 
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
70160-900 - Brasília - DF
Disque Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000

Requeri, também ao Ministério Pùblico do Rio de Janeiro para nomear um promotor para acompanhar o inquérito, recebi de volta o protocolo abaixo:


http://www.mp.rj.gov.br/portal/page/portal/Internet/Cidadao/Ouvidoria_Geral




Sua mensagem foi enviada sob o numero 132754.



Guarde este número para futuro acompanhamento da solução.

O Ministério Público dará o andamento necessário à sua denúncia.

Outrossim, solicitamos que eventuais contatos sejam feitos através da nossa página www.mp.rj.gov.br, pois o e-mailouvidoria@mp.rj.gov.br está disponível, tão somente, para uso interno.


Caso deseje complementar sua denúncia, ligue para o número 127, de 2a. à 6a feira, das 8 às 20 horas, ou compareça, pessoalmente, à Av. Marechal Câmara nº 370 - subsolo, sempre de posse do número da mesma.

Comentários

ApoDiário disse…
Parabéns pelo excelente trabalho!!

Blog muito bom!!!

Janio Duarte
Blog ApoDiário
JOÃO JOSÉ disse…
É inacreditável que em pleno século XXI ainda se possa acontecer um episódio dessa natureza no Brasil. Conheço um pouco do trabalho do blogueiro Ricardo Gama. A sociedade brasileira e especialmente nós blogueiros não podemos aceitar que a nossa liberdade de expressão seja ameaçada/violada. Esse é um direito garantido constitucionalmente e fruto de muitas lutas... Não podemos abri mão agora, só por interesse de grupos partidários, organizações sociopolíticas e "criminosas" que defendem o interesse do grande capital. A polícia do Rio de Janeiro tem o dever de dar uma resposta rápida à população carioca e brasileira, e essa resposta é a prisão dos culpados e a conclusão das investigações desse atentado contra o, Ricardo Gama.

JOAO JOSE
BLOG - SERVIÇO SOCIAL
http://brasilumpaisemconstrucao.blogspot.com/
Realmente é lamentável... todavia, casos assim devem fortalecer mais ainda o trabalho dos blogueiros em nosso país... Não calar é a melhor resposta...
Val, Dan e Jane
SINTSEMQ
OLHAR CIDADÃO disse…
Valdecy

Boa tarde

Grato pela visita e comentários no BONDeblog. Eu continuarei a falar sobre o atentado e vou acompanhar a evolução da apuração. Acho que a repercussão diante da gravidade do ocorrido foi pequena, e até mesmmo colegas blogueiros não abordaram o assunto.

Parabéns por sua iniciativa. Vou divulgar seu post.

Um abraço
OLHAR CIDADÃO disse…
Valdecy

Parabéns por sua iniciativa.

Vou divulgar seu post.

Um abraço
Unknown disse…
Olá Valdecy. (renovando a proposta)

Parabéns pelo seu trabalho.

Ele já faz parte da nossa fonte de matérias e comentários para com a nossa rádio.

Por isso, estou te propondo uma parceria: uma troca de links de nossos blogs.

Será um prazer estar na sua lista de blogs, o que farei o mesmo com o seu link na minha lista.

Vamos fechar esta parceria?

Meu Blog:
Raymundo José - Sinal Verde pra você
http://www.raymundjose.blogspot.com
meu e-mail:
silvar7770@globo.com
MSN: raymundojose10@hotmail.com

Nossa Rádio
Sinal Verde FM
www.fmsinalverde.com.br

Veja lá que já sou seu seguidor, agora conto com a sua participação e efetivação nesta parceria, seguindo o meu blog.

Também: sermos parceiros nos blogs


Estou aguardando contato com posicionamento ref. esta proposta

abraço

Raymundo José
itapiuna disse…
Estamos solidarios com o Ricardo Gama,e na luta pela liberdade de expressão dos blogueiros,
Zergui Pfleger disse…
Ricardo Gama, assim como muitos outros blogueiros, é um cidadão.
Grifei cidadão, porque um indivíduo que defende os interesses coletivos deve ser assim chamado, como se fosse um título pomposo, honorífico.
Diferente daqueles a quem esse corajoso blogueiro denunciava, que merecem ser adjetivados com os piores termos que o dicionário contempla.
Os denunciados não merecem estar no convívio social brasileiro.
Deveriam ser extraditados para uma zona conflituosa como a Líbia, o Iraque, o Afeganistão.
Ou viver ao lado das usinas nucleares japonesas, com vazamento radioativo.
adalbertofreire disse…
Realmente é lamentável que o articulista do blog tenha sofrido atentado pelo seus comentários direcionados à quem quer que seja! Tantos outros atentados cairam no esquecimentos, vez que seus autores não irão se apresentar expontaneamente, todas as providências tomadas no sentido de apurar os verdadeiros culpados, não passou de um mero expediente formal. Para ser sincero não acredito que se apurado nada, e será mais um caso que cairá no esquecimento.
Salvo se compreendi mal, direito de expressão é genérico e não específico de blogueiros.
Valdecy Alves disse…
Adalberto Freire, a liberdade de expressão é para qualquer cidadão ou cidadã. Até porque antes de ser blogueiro se é cidadão. No RJ os blogueiros de lá já fizeram manifestação em frente ao Palácio do Governo, bem como acompanham o inquérito. Estão organizados. Ao longo da semana farão manifestos e entidades internacionais pedem apuração. NÃO DARÁ EM NADA SE NADA FOR FEITO!
Unknown disse…
A NOSSA UNIÃO É A FORÇA DA NOSSA VOZ!
SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS?

MEU CARO DR. VALDECY ALVES! O SEU BLOG É UMA REFERÊNCIA PARA QUALQUER BLOGUEIRO, REPÓRTER, RADIALISTA E OUTROS...NÓS, QUE TAMBÉM OUSAMOS ESCREVER PARA TODO MUNDO LER, DEVEMOS NOS ORGULHAR DE TER EM NOSSO MEIO, UMA PESSOA TÃO ESPECIAL QUANTO VOCÊ! SEU BLOG CONSTARÁ NO http://diarioonlinedecaioprado.blogspot.com/ 'O EU RECOMENDO'. PARABÉNS!!!
Unknown disse…
CARO VALDECY ALVES,
SEU BLOG É UMA REFERÊNCIA PARA QUALQUER BLOGUEIRO!
Unknown disse…
FIZ UM LINK DA MATÉRIA POSTADA NO BLOG VALDECY ALVES:
http://diarioonlinedecaioprado.blogspot.com/2011/03/ricardo-gama-blogueiro-sofre-atentado.html

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!