PROFESSORES DE FORTALEZA EM GREVE! UMA POESIA PARA VOCÊS! QUE VOCÊS NÃO SE ABANDONEM! A FÉ DE VOCÊS EM VOCÊS MESMOS É O CAMINHO PARA VITÓRIA! QUE A CORAGEM DE VOCÊS OS ABENÇOE!



Se acreditasse em deuses interventores
Diria: Que deus os proteja!
Vocês estão sós!
E que jornada, amigos e amigas professores!
Mas que bela caminhada já fizeram!
Que esplendoroso exemplo de cidadania
Estão dando aos alunos
Fora da sala de aula!
Estou orgulhoso de vocês!
Que honra servi-los
Sem dúvida
Como educadores
Que são capazes de lutarem
Até a morte pelos seus direitos
Violados no presente
Tenho razão para crer no futuro!


                                           
                   
    Assembléia Histórica no Jardim do Tribunal de Justiça
do Ceará - 30/05/2011



Em 30/05/2011, dia histórico para os professores de Fortaleza, em greve há 35 dias pela implementação do piso do magistério, por 1/3 da jornada para atividade extraclasse e outros direitos. A categoria realizou uma assembléia na frente do Tribunal de Justiça, onde ocorreria audiência de conciliação marcada pelo desembargador Teodoro dos Santos, relator do dissídio nº 0126321 89 2010 8 06 0001, processo eletrônico. Para preocupação da categoria não houve a audiência, visto que faltou energia elétrica, estranha e coincidentemente faltou energia elétrica. O Tribunal até fechou!


Todavia, qual o caminheiro
Que aguardava encontrar
Um oásis no Ministério Público
Segurança no Poder Executivo
Proteção no Poder Legislativo
Um escudo da legalidade no Judiciário
Viu-se só! Sob o sol!
Às vezes até sozinho
Ao lado de quem julgava ser companhia...
Lembrem-se: Davi venceu Golias!
Porque acreditou em si
Creu na sua  própria arma
Vejo que a consciência e a unidade
São as armas de vocês
E como é bom ver que são milhares
São um só oceano! Mas de inúmeros rios!


                           


Mas houve um longo debate, sobre a ação de dissídio e  suas perspectivas, que só reforçou a consciência da categoria, que sabe que a greve tem sido importante para tudo, até para o ajuizamento do dissídio, para marcar a audiência de conciliação e será importante para o julgamento. A GREVE É IMPORTANTE ANTES, DURANTE E DEPOIS. 


A categoria conseguiu, ainda na noite de 30/05 a retirada do desgraçado projeto de lei da pauta de Votação da Câmara Municipal. Projeto de lei  Luizianne Lins, violador da lei do piso, do justo, da legalidade e da Constituição Federal. Mensagem equivocada que prevê um piso inconstitucional, que acaba com a carreira do magistério no Município de Fortaleza, que ignora 1/3 da jornada para atividade extraclasse prevista na lei federal do piso.

Vejo-os, caros professores de Fortaleza
Como no espelho exemplar
No qual podem mirar-se
O interior do Ceará e os educadores do Brasil!
A lei do piso
A luta pela educação de qualidade
Encontraram seus maiores guardiães
Sindicalistas, políticos, humanistas...
Dar-se-ão bem ao imitá-los
Selam com glória
O seu ativismo, sua história como categoria
Sua memória individual de seres humanos
Pude sentir a honestidade Nos seus olhos
A firmeza nas suas palavras
A energia infinda no agir...
Já alcançaraM ¾ da vitória!

Assembléia Histórica no Jardim do Tribunal de Justiça do Ceará - 30/05/2011

Mas o Poder Legislativo de Fortaleza está, em sua maioria, doidinho pra votar o projeto, que sequer deveria ter passado pela Comissão Permanente que deveria tratar de controlar de forma preventiva a constitucionalidade da matéria. ATÉ PORQUE FLAGRANTEMENTE INCONSTITUCIONAL, IMORAL, PARA NÃO DIZER VERGONHOSO!


Vejo o desespero dos mentirosos
O olhar desconfiado
Das hienas traidoras
Vocês os fazem lembrar do que eram
Quando vivos
De ter vergonha de si mesmos
Sabendo-se mortos no agora!
E que a esperança não morreu
Apenas migrou para novos idealistas
Pois os traidores são alguns
Os idealistas, lutadores... São milhares!
Essa é a maior facada  fatal
No peito da traição
Que não obterá vantagens
Nas 33 moedas recebidas!
Esperneia no vazio da existência
Sabe que a cova os aguarda
Rodeada pelos abutres da história
Enquanto a esperança e o amanhã
Cavalgam na luz infinda do ouro sol!

A história não perdoará os membros do Poder Executivo, nem os vereadores traidores, de nenhum dos envolvidos traidores, que apoiarem e aprovarem a malfadada mensagem! Podem-se esconder por algum tempo nas nuvens da dúvida, mas não se esconderão o tempo todo! A HISTÓRIA E A CATEGORIA NÃO OS PERDOARÁ! Pois perderam a oportunidade de ao menos agirem para implementação do piso mínimo, mas fizeram o máximo para violar o que já é mínimo direito dos profissionais do magistério! A TRAIÇÃO NÃO VENCERÁ A EDUCAÇÃO NEM A CIDADANIA! COMO UM FURACÃO NÃO TEM COMO VENCER O PODER DE LUTA DE UM POVO!


                             

Comentários

Anônimo disse…
Jacinta disse
Dr. Valdecy, obrigada pelas palavras de esperança para quem já não acredita mais nos poderes desse país. Para quem acredita que estamos em uma sociedade falida.
Anônimo disse…
Olá, sou uma das concursadas de 2008 para educação, e tenho um primo que está cursando o 2º ano do ensino fundamental na escola municipal Posé do Patrocínio que fica no bairro da penha, ele e seus coleguinhas estão a meses sem aula, pois não tem professora, nem mesmo para fazer o RET, mesmo sabendo que isso não é caso de RET e sim de convocação, já que é uma vaga real.
Alguns alunos estão assistindo as aulas com a outra turma, mas muitos pais não estão levando seus filhos para ficarem na outra turma, visto que , a mesma se encontra com um grande número de alunos....e aí??? como fica a convocação??? o que diz o MP??? seremos convocados ou não???
Dizem que a prefeita Rosinha vai abrir outro concurso...e os que esperam pela convocação...e a ação pública que encontra-se na gaveta do MP??? o MP não sabe das necessidades????
A prefeita enquanto canta em palco com cantor em inauguração de praça....os alunos das escolas municipais dançam com a péssima educação que lhes são oferecida...faltam professores....professores fazem RET's em vagas que deveriam ser ocupadas pelos concursados...e nessa os professores ficam sobrecarregados e o ensino fica de péssima qualidade....uma VERGONHA PARA UMA PREFEITA QUE SE DIZ SER "PROFESSORA"...MAS.... SIM ELA É PROFESSORA DE POLÍTICAS PARA SEUS FILHOS...ELA OS ENSINAM A ENTRAREM NA POLITICA, AFINAL EITA...SERVIÇO BOM....ISSO QUE É CARREIRA PROFISSIONAL.....
Campos dos Goytacazes minha cidade um horror

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!