CARTA ABERTA AO POVO DE SENADOR POMPEU – CEARÁ

Senador Pompeu Pra Onde Vais?


Senador Pompeu vista do alto da Serra do Patu  (De: Valdecy Alves)
É com muito pesar que tenho acompanhado a cidade de Senador Pompeu ser manchete nos principais jornais escritos e ser  matéria de chamada em toda a mídia cearense, ecoando por todo o Brasil, redes sociais, blogs, etc. É com muita tristeza ver muitas pessoas conhecidas envolvidas em desvio de verbas públicas de forma despudorada e agirem como foragidas procuradas pela polícia. Perderam uma grande chance de fazer muito por uma cidade pobre e sofrida,  perderam  a chance de se tornarem respeitáveis, de fazerem história. UM VERDADEIRO DESASTRE! REALMENTE LAMENTÁVEL!


Passado: Senador Pompeu continua sendo a cidade do passado, há um ditado que já é popular, que todos já ouviram nem que tenha sido uma vez: ‘É A CIDADE DO JÁ TEVE!” Agora o último pedaço do patrimônio político que podia restar, o moral, com esse triste fato, perdeu! Passa a assumir o status de verdadeiro antro de corrupção no mapa da politicagem do Ceará.

Presente: A cidade vive um momento muito difícil. Desemprego, miséria e, sobretudo, violência, tendo por trás o uso indiscriminado de drogas. VIVE A SUA PIOR CRISE SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA.

Futuro: Muito incerto, visto que nunca teve uma política pública voltada para o real desenvolvimento, é uma cidade, onde todos que passaram pelos poderes locais e familiares estão muito bem, enriqueceram. MAS O POVO CADA VEZ MAIS POBRE. Talvez exista outra Senador Pompeu, em termos de população, se levarmos em conta todos aqueles que emigraram para Fortaleza, outras cidades, principalmente para São Paulo. A saída individual tem sido o ônibus e do jeito que vai, com os políticos das últimas gerações, com tanta incompetência e corrupção, talvez seja melhor Senador Pompeu voltar a ser distrito de Quixeramobim.


Açude e Sertão do Patu - Da Serra do Patu  (De: Valdecy Alves)

Assim, parte do passado, só parte, é que nos causa orgulho, o presente uma lástima, sobretudo com os últimos fatos, e o futuro nada alvissareiro. SENADOR POMPEU ATRAVESSA SUA PIOR FASE NA HISTÓRIA. MOMENTOS TENEBROSOS, SEM DÚVIDA! UM GRANDE DESAFIO PARA TODA A POPULAÇÃO SAIR DESSE ESTADO HORRIPILANTE!



QUINZE ERROS E CONDUTAS ABSURDAS DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO

1)       Derrubou o velho mercado cheio de vida para construção de um belo prédio inútil;
2)   Construiu uma muralha dividindo a cidade em duas ao longo da linha do trem, uma insanidade!
3)       Destruição de prédios históricos na sede do Município, sem ouvir a comunidade;
4)    Derrubada indiscriminada de árvores na zona urbana sem qualquer justificativa aceitável;
5)       Construção de uma quadra coberta dentro de uma lagoa, um desperdício;
6)       Total ausência de política ambiental em todo o Município;
7)       Total desprezo pelo patrimônio histórico da Barragem do Patu;
8)       Prioridade da política cultural para grandes eventos caríssimos e alienantes;
9)       Pouco respeito pela Caminhada da Seca como Patrimônio Imaterial da comunidade;
10)   Retirada de 40% da remuneração dos professores, maiores agentes da educação;
11)   Política educacional completamente deslocada da realidade social e da Secretaria de Cultura;
12)   Nepotismo na Administração, com claro emprego de familiares;
13)   Abuso de Poder, falta  de humildade, petulância, sequer aceitando críticas;
14)   Desrespeito à sociedade civil organizada, falta de diálogo e cooptação de sindicatos e associações;
15)    Completo abandono do esporte como forma de combate à violência, lazer e educação.

De parabéns o Ministério Público pelo trabalho, que se continuar sendo feito com a mesma intensidade e qualidade, a maioria dos prefeitos do Ceará não terminarão os seus mandatos.


Caminho para Serra do Patu - (De: Mara Paula)

É muito bom lembrar alguns mandamentos contidos na Constituição Federal, que são norteadores:


- TODO PODER EMANA DO POVO. Não se esqueçam disso;
- A DEMOCRACIA PODER SER EXERCIDA DIRETAMENTE, o voto é só o começo. Fiscalize quem você elegeu!
- LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO DE PENSAMENTO, todos têm o direito de criticar seus governantes sem sofrerem perseguição por isso;
- TODO GOVERNANTE deve obedecer ao PRINCÍPIO DA LEGALIDADE(não violar as leis), PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE(Não privilegiar amigos e cabos eleitorais), PRINCÍPIO DA MORALIDADE(Não empregar familiares), PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE(todo ato que praticar ser do conhecimento de todos e por escrito) e o PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA(toda política pública tem que alcançar bons resultados não se pode aceitar gastar para nada).  

28ª Caminha da Seca - Senador Pompeu 2010 -  (De: Mara Paula)

PAPEL DA JUVENTUDE: Sejam críticos, só vocês podem trazer novos dias, uma nova cultura, rompendo com essa cultura política clientelista de benefícios individuais em prejuízo das políticas públicas que deveriam priorizar o coletivo. Só vocês poderão romper com essa política viciada de compra e venda vergonhosa de votos, que em véspera de eleição transforma o dia de votação numa vergonhosa feira livre! VOCÊS PODEM CARREGAR A CHAMA DA RUPTURA, A CHAMA DA LIBERTAÇÃO, A CERTEZA DE UM NOVO FUTURO, contanto que sejam diferentes das gerações anteriores no trato da política.


PAPEL DOS ARTISTAS E INTELECTUAIS: Sempre de autonomia, crítica, sempre defendendo a liberdade de expressão, o justo e correto direito à informação. Produzindo trabalhos de qualidade e comprometido com o futuro. O ARTISTA E O INTELECTUAL SÃO AQUELES QUE PROFETIZAM E FALAM DO BOM FUTURO. Não podem vender-se por um salário mínimo, por um emprego miserável ou até mudar de opção sexual por um mísero emprego precarizado. ESTES SÃO ESCRAVOS E MERCENÁRIOS!

PAPEL DA POPULAÇÃO: Entender que voto não se vende, é dado. Que o momento não é do triunfo da oposição política, que em seu meio tem muitos que já foram situação ou no poder fizeram o mesmo. MAS O TRIUNFO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA, UM AVISO AOS POLÍTICOS QUE ESCAPARAM E AOS QUE VIRÃO,  QUE MUITA COISA MUDOU NESSE PAÍS. MUDEM! ATÉ PORQUE PREFEITOS DE VÁRIOS MUNICÍPIOS DO CEARÁ E CIDADES DE OUTROS ESTADOS DO BRASIL ESTÃO SENDO PRESOS E AFASTADOS! É BOM LEMBRAR QUE  OPOSIÇÃO É TUDO AQUILO QUE NÃO É SITUAÇÃO. Que voto é só o começo da cidadania, mas é necessário fiscalizar, acompanhar, não se vender, nem vender sua própria honra. A miséria e a pobreza não podem justificar os políticos tratarem o povo como mercadoria, nem o povo comportar-se como coisa! Todo poder emana do povo, mas o povo deve ter consciência e responsabilidade. Qualquer pessoa que venda o voto é tão corrupta quanto o comprador! O POVO DEVE ROMPER A CULTURA CLIENTELISTA, DE VENDER-SE OU TROCAR VOTOS POR PRESENTES, QUE É O GRANDE E PIOR MAL NA CIDADE. Pois nesse comércio imoral de votos, tudo acaba prostituído, o que não conduzirá à boa coisa.

PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA: Sobretudo organizada em sindicatos, associações, conselhos, clubes... É ter autonomia, responsabilidade, não se deixar cooptar, defender direitos humanos e princípios constitucionais. SENDO IMPERDOÁVEL O QUE OCORREU NOS ÚLTIMOS DIAS, quando algumas entidades em vez de defenderem a moralidade administrativa, tentaram defender o indefensável. Devem ser os olhos da sociedade, da verdade, não se deixar levar por paixões politiqueiras e fingir-se de cegas por interesses pessoais ou politicagens, pois como já diz o povo: O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER!

PAPEL DOS POLÍTICOS:  devem buscar uma nova cultura, com ética, seriedade, respeitando os princípios basilares da Constituição, autonomia. Sendo claro que a Câmara Municipal falhou em seu papel fiscalizador, pois como não viu a nível local tudo o que estava acontecendo??? Como um promotor de fora, com a polícia federal, com sede fora do Município, conseguiram fiscalizar melhor??? AUTONOMIA, COMPROMISSO COM A COISA PÚBLICA! DO CONTRÁRIO EM BREVE A MESMA SITUAÇÃO PODERÁ REPETIR-SE! Vamos parar de tratar votos como mercadoria e eleitor como coisa! Novos tempos se aproximam. Quem não mudar e não tiver compromisso com a coisa pública, certamente será banido do mundo político. QUE O NOVO PREFEITO TENHA AUTONOMIA, SE CONSEGUIR PERMANECER ATÉ O FINAL DO MANDATO, COMECE ACERTANDO: Devolvendo a regência de classe dos professores, que perderam ilegalmente 40% dos vencimentos, e com apoio da maioria dos vereadores, que devem demonstrar que mudaram! NÃO É POSSÍVEL ACEITAR APENAS A TROCA DO 06  PELA MEIA DÚZIA! OU VOCÊS MUDAM A POLÍTICA OU O POVO MUDARÁ DE POLÍTICOS! O VOTO, PODEM ACREDITAR, TENDE A SE TRANSFORMAR CADA VEZ MAIS NUMA PODEROSA ARMA PARA DEMOCRACIA E PARA CIDADANIA!

É necessário que todos aprendam com a história, sob pena de não evoluir. O FUTURO SERÁ FUTURO DA CONDUTA DE TODOS, sendo o povo o principal ator social e o mais importante protagonista para a construção de novos dias, que serão frutos do trabalho e não só da esperança ou de qualquer profecia. VAMOS À LUTA, TODOS PODEM E DEVEM SER OPERÁRIOS NA CONSTRUÇÃO DO AMANHÃ. A CIDADE É LINDA, O POVO É DE LUTA, SEMPRE PRODUZIU GENTE MUITO INTELIGENTE, ESTÁ NUMA POSIÇÃO GEOGRÁFICA PRIVILEGIADA, TEM TUDO PARA DAR  CERTO!


Torre da Igreja Matriz - Senador Pompeu  (De: Mara Paula)

Poesia que escrevi sobre as belezas de Senador Pompeu:


O CÉU DE MINHA TERRA 


As estrelas se amontoam
Chorando riscos luminosos
No céu da minha terra
Como abelhas em colméia.
Buscam mirar-se na barragem
Escutando segredos noturnos
Contados pelos velhos casarões.
Mas sei e bem como sei
Que invejam e admiram-se
De mulheres de minha terra

A lua nasce mais sanguínea
Retardando sua caminhada
No céu de minha terra...
Revelando lentamente
Os lajeiros de minha terra,
Silhuetas de mandacarus
Onde tomou forma de espinhos
A crueza da realidade.
Banhando os casebres de taipa
Juntando-se aos sonhos
Que fogem pelas brechas dos telhados
Tornando maravilhosa mais
A maravilha que é minha terra!

Planetas fazem do espaço passarela
Constelações se exibem infinitamente
Enquanto o Aracati
Atravessando a escuridão
E sendo partido por raios luminosos
Faz a mata falar
Com os estalidos de galhos fantasmagóricos
Do lunático dançar!
Do solo vê-se o túnel do infinito
Zênite acima
Enquanto a sábia coruja voa
Despertando assombrações
Com o som de suas asas!
O fantástico... o surreal... O improvável...
Habitam a noite e o céu da minha terra.


Abaixo transcrevo poesia que escrevi para Senador Pompeu e  publiquei em meu blog em 12/03/2011,  acessível no link http://valdecyalves.blogspot.com/2011/03/dos-lobos-das-cidades-da-politicagem.html:

DOS LOBOS - DAS CIDADES - DA POLITICAGEM...
DEDICATÓRIA: Aos meus conterrâneos, aos meus não conterrâneos, a todas as cidades do Brasil, aos que sonham e  lutam por um mundo melhor, aos que só têm pesadelos com as tragédias que  são os seus governantes, dedico a poesia abaixo, escrita em Fortaleza, dia 12/03/2011:
Os lobos famintos
Com almas de demônios
Espumantes, ferozes,  psicopatas...
Brigam pelos restos da  presa
Que eles mesmos assassinaram
E  sem mais estratégias
Para um só ficar com a presa
Já ambos sentindo-se perdedores
Numa  luta
Onde a maior derrota
Só coube à presa
Adotam por apressar a destruição
Da carniça decadente
Para que não sendo deles
Também não seja útil a ninguém...

Já que ao longo da história
A presa só foi útil por gerações
À  alcatéia, às suas pulgas, aos seus carrapatos...
Pobre gente! Pobre cidade!
... O que sobrou da presa?

O odor pestilento
Que enoja  urubus
No ar, nas ondas, nos jornais, na internet...

Falta uma nova presa.... !!!
E os filhotes dos lobos
Já famintos e com afiados caninos
Rosnam para vocês e seus filhos...

Unam-se para sobreviverem
Pois eles se unirão
Mesmo inimigos e filhos de inimigos
Mesmos descendentes de  diferentes partidos
Num vai-e-vem de situação e oposição
Para  os devorarem!


Já o documentário abaixo realizei em 1995 e continua atual mostrando que nada mudou, isto é 16 anos em que a realidade política, social, ambiental e econômica só piorou. Abaixo o link da primeira parte do documentário, se gostar, veja as demais partes:

Comentários

Olá Waldecy. Quero me solidarizar com Senador Pompeu e com você. Especialmente por perceber sua indignação pelos fatos. As vezes, escuto as pessoas, rindo,dando entrevista a TVs, dando depoimento sobre a saúde, a segurança e etc. de sua cidade que vai de mal a pior. E estou feliz por ler no seu blog um texto tão convicto e ao mesmo tempo leal ao seus iguais (moradores de Senador Pompeu). Apesar do baita problemão que vocês tem aí e que não é exclusivo de Senador Pompeu, vou te parabenizar pela expressão corajosa e indignada. Força rapaz!! Força Senador Pompeu!! Abraços.
olha Valdecy gostei da sua carta
enfatiza principais pontos que
as pessoas precisam perceber, ainda.
Não estou julgando ninguém! longe de mim, mas estou muito decepcionado com tudo o que está acontecendo em minha cidade, nossa, em todos os jornais e redes sociais de forma tão peculiar! na verdade não é peculiar por que é a justiça que está provando tudo isso. mas eu estou muito decepcionado, Queria eu ver Senador Pompeu nos jornais como principal fonte de cultura, de arte, sabe de crescimento...
Mas no entanto não foi isso que aconteceu.
parabéns pela carta Valdecy
Bela matéria Dr, sou seu fã; pois o senhor demonstra estar sempre ao lado do povo e contra essa corrupção ordinária que se põe em nossa política brasileira.
Também sou contra os politiqueiros que surrupiam o dinheiro público em benefício próprio.
Sigo seu Blog nos seguidores e tenho seu Blog em minha listas de Blogs.
Meu Blog é: www.juniorpentecoste.blogspot.com
Blog do Junior Pentecoste
Se o Dr, quiser seguir meu Blog e coloca-lo em sua listas de Blogs, agradeço antecipadamente.
Qualquer coisa que quiser detonar, é só repassar...
Estive em Brasília no Encontro dos Blogueiros do brasil, para a regulamentação das mídias sociais e a democratização das comunicações. Estamos lutando para os Blogs serem regulamentados.
Abraço
Anônimo disse…
AMIGO VALDECY,
ESSA A É A SITUAÇÃO QUE SE ENCONTRA A NOSSA CIDADE,COMO VC MESMO DIZ LOBOS FAMINTOS ,ELES DEVORARAM E DEIXARAM -NOS A MERCÊ DE UM FUTURO INCERTO.mAS É LAMENTAVEL QUE AINDA ALGUMAS PESSOAS DIANTE DA REALIDADE AINDA NÃO ACREDITEM QUE TUDO ISSO ACONTECEU E QUE É APENAS MAIS UMA ARMAÇÃO DA OPOSIÇÃO. ACORDEM POVO HUMILDE DE NOSSO SENADOR POIS SE NÃO DEPERTAREM AGORA OUTROS VIRÃO E DEIXARÃO A CIDADE TOTALMENTE DETONADA INCAPAZ DE ERGUER-SE E FICARA´SÓ LEMBRANÇAS DO PASSADO ONDE O PROGRESSO NUNCA CHEGOU.

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!