29ª CAMINHADA DA SECA - MAIS DE 6.000 PESSOAS ATRAVÉS DA FÉ HOMENAGEANDO AS VÍTIMAS DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DA SECA DE 32






As imagens acima são inéditas e únicas da 29ª Caminhada da Seca.

Na manhã do dia 13 de novembro de 2011, segundo domingo de novembro, às 05:00 da manhã, tinha início em Senador Pompeu, partindo da Igreja Matriz, rumo ao Cemitério da Barragem,  a 29ª Caminhada da Seca, em memória das Almas da Barragem do Patu, que morreram num verdadeiro genocídio, causado pelo Governo da época, na Seca de 32. Naquele tempo foram criados campos de concentração no Ceará, numa desastrosa política da seca, sendo o de Senador Pompeu um dos maiores e que ficou mais famoso em todo o Mundo.

Morreram milhares de pessoas, vitimadas pela fome, pelo descaso, pela exclusão social, pela doença e peste...por isso mesmo, numa reação sociológica, ocorreu, após a tragédia, um verdadeiro surto religioso, messiânico, através da qual o povo santificou as almas da barragem, através da força da fé, como forma de descontentamento e rebeldia populares.

Se nas leis da Física toda ação corresponde a uma reação, no mundo social, a mesma lei é cabível. CANGAÇO E MESSIANISMO FORAM AS RESPOSTAS À OPRESSÃO DA ÉPOCA, como nos dias atuais as GANG´S E O SURTO RELIGIOSO NAS GRANDES CAPITAIS TÊM SIDO RESPOSTAS À MISÉRIA  E À EXCLUSÃO SOCIAL!

Até a 30ª Caminhada a Seca, que será realizada no dia 11/11/2012, segundo domingo de novembro, como ocorre todo ano. NÃO DEIXE DE COMPARECER, CONVIDAR SEUS CONTATOS E FAMILIARES. CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO, UMA IDEIA QUE DEVE PERMANECER ERRADICADA DA VIDA SOCIAL E POLÍTICA PARA SEMPRE, SEJA NO BRASIL, SEJA NO MUNDO. POIS É CRIME CONTRA HUMANIDADE!




Comentários

Alex Pimentel disse…
Espetacular, tanto a 29ª Caminhada da Seca como a cobertura desse gênio senadorense, Valdecy Alves.
Com propriedades histórica e literária inconfundíveis e autênticas registra mais uma passagem curiosa dessa terra mística, a das Santas Almas da Barragem.
Parabéns pelo vídeo e por se manter ligado a uma historia não apenas da sua cidade natal, mas de todo mundo. Que a cada ano possa ser reavivada na memória de mais pessoas os acontecimentos em Senador Pompeu dos campos de concentração durante a seca de 32. Importante caminhada espiritual (relembrando aqueles que não sobreviveram nos campos) e histórica!
É Uma maravilha vê, que apesar de tudo, ainda existe em minha terra natal tanta gente que busca de forma ímpar mostrar a cultura de um povo. Parabéns a todos que com esforços e crenças realizaram mais esta linda caminhada. Agradeço em nome de todos os filhos desta terra, que como eu, se tornaram cidadão do mundo.

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!