ROMARIA DE JUAZEIRO DO NORTE 2011 – AINDA É ESPETÁCULO DE FÉ – DE MULTIDÃO E DE RELIGIOSIDADE DE UM POVO QUE AINDA PEDE AOS SANTOS O MILAGRE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS QUE DEVERIAM SER GARANTIDOS POR QUEM GOVERNA – ENTÃO VIVA AO PADIM CIÇO!

Romeiros na Missa Campal em frente à Capela do Socorro - Onde se Encontra o Túmulo de Padre Cícero
Manhã de 02/11/2011 - Dia de Finados - Após Caminhada saindo da Basílica

Na presente matéria do meu blog, o leitor verá a matéria mais completa sobre a romaria de 2011, em Juazeiro do Norte, Estado do Ceará,  isso porque escrevo livremente, sem objetivo de agradar, desagradar seja político, sejam anunciantes, seja quem for. Mais de 90 fotos (Todas de Valdecy Alves), com os momentos mais importantes e flagrantes mais relevantes. Na maravilhosa viagem, juntando-me a outra equipe, eis todos: Valdecy Alves, Mara Paula, Gerlânio, Fram Paulo, Karla Samara, Paulo,  além de familiares, que tudo acompanharam, gravamos material para um documentário e debates realizados em 03 lugares símbolos de Juazeiro do Norte (Capela do Socorro, a Casa onde Morreu Padre Cícero e o Horto) para uma série do programa radiofônico Via das Artes. Divulgaremos o link da rádio Sertão Central quando a série for ao ar.

ROMARIA 2011 - Já vi romarias maiores, mas mesmo assim foi uma grande festa religiosa. Pessoas de todo o Brasil, segundo os cálculos 500.000 pessoas, sobretudo do Nordeste brasileiro, visitando um santo, que só é santo pela vontade do povo, por imposição dos romeiros, com quem a Igreja não quer brigar. Juazeiro recebe anualmente mais romeiros que a cidade de Canindé e tanto quanto Assis, na Itália.  Já imaginou se a igreja universal adotar padre Cícero como um rebelde evangélico, pois ele está mais para Martinho Lutero do que para Santo da Igreja Católica? Romaria que tem como epicentro a fé e a religiosidade, depois como um tsunami se espalha para o comércio, para a cultura popular, para as ruas, paus-de-arara... tudo  sempre lotado. Pouca segurança nas ruas, mas também pouca violência. Chama atenção o fato do envelhecimento dos romeiros, poucos jovens, poucas crianças. O que coloca em risco a tradição. Efeito do crescimento  dos evangélicos? Alvo de ataque do sermão do bispo na missa ou efeito do bolsa-família, que diminui a necessidade do milagre? Com a palavra os sociólogos!

Romeiros frente à Capela do Socorro - Em cujo interior está o túmulo de Padre Cícero


O SIGNIFICADO DE PADRE CÍCERO PARA O NORDESTE: Em seu auge, Padre Cícero conseguiu criar um governo de fato, num espaço teocrático, isto é, reunia em suas mãos o Poder Religioso e o Poder Político. Como ninguém, graças à influência e à formação religiosa atuou numa linha humanista, sobretudo protegendo e ajudando a retirantes nordestinos da Seca de 32, recebendo todos, dando comida e trabalho. Período em que a comunidade de Caldeirão atingiu seu auge. A política adotada por Padre Cícero, PÃO E FÉ PARA O POVO, consolidou-o como a maior liderança religiosa e política, dentre muitos heróis   da  América. Deixou de ser símbolo e virou santo para o povo nordestino excluído e discriminado, vítimas não da seca, mas da política das secas. Ele é um Moisés cearense, numa terra onde o dilúvio é dos raios do sol. Ele significa bondade, humanismo, justiça, milagre da vida na terra e certeza de ponte ao céu após a morte. OS DOIS PARAISOS  SONHADOS POR TODOS. Eis o que significa Padre Cícero para os romeiros. 


Beato abençoando romeiros


PADRE CÍCERO – CANGAÇO E MESSIANISMO – Juazeiro do Norte, no pé da Chapada do Araripe, tem no encontro de Padre Cícero com Lampião, algo simbólico fantástico: O ENCONTRO DO MESSIANISMO E DO CANGAÇO, DE DEUS E DO DIABO NA TERRA DO SOL, assim diria Glauber Rocha. Os dois fenômenos, messianismo e cangaço, uma reação natural dos oprimidos ao coronelismo, à opressão, à injustiça social e ao latifúndio no Nordeste. O que potencializa mais ainda Juazeiro do Norte, como terra do milagre do encontro do impossível! Sem dúvida que a fama de Lampião tanto potencializa as romarias, como o romeiro potencializa a fama de herói popular  Virgulino  Ferreira da Silva.


Mendiga e Romeira

A NOVA JERUSALÉM - Padre Cícero sempre viu em Juazeiro do Norte uma espécie de Jerusalém. Tanto que o horto é em homenagem a um dos lugares mais religiosos da Jerusalém israelense, disputada há séculos por muçulmanos e católicos, desde as famosas Cruzadas. A JERUSALÉM NORDESTINA: Creio que se no tempo das secas, do abandono dos oprimidos, do coronelismo feudal no Brasil, o governo teocrático cristão de Padre Cícero  fizeram  de Juazeiro do Norte uma nova Jerusalém. Mas atualmente a Igreja Católica, que rejeitou e excomungou Padre Cícero outrora, tem que dar outro viés ao santo popular: ECOLOGIA, JUSTIÇA SOCIAL, DIREITOS HUMANOS... como ele atuou realmente. Talvez tenha criado o primeiro bolsa-família, sem falar que é o idealizador das cisternas de placas. Sob pena de extinção.

 Será o segundo milagre, que tirará o santo Popular para o campo do justo, além do que é, aquém da antiga doutrina da teologia da libertação. UM PADRE CÍCERO DEFENSOR DOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS, para ser seguido pela juventude, partidos e ativistas de toda ordem... 9invadindo todas as redes sociais. SOLIDIFICANDO MAIS AINDA SUA IMAGEM SIMBÓLICA DE SANTO DA JUSTIÇA E DO HUMANISMO. Sem, pela fé, tirar a crença de que seja uma ponte para o celestial. Porém saindo do campo meramente metafísico e até fanatizador.


Vendedor de lembranças

CONCLUSÃO: As romarias à Juazeiro do Norte do Padim Ciço têm grande importância em todos os aspectos, além de estarem enraizadas em fatos históricos e fenômenos sociológicos ainda pouco estudados e o pouco estudado não chegou ao povo mais humilde, aos romeiros, para que também tenham compreensão de seu papel de ator social e protagonistas.
A Igreja Católica ainda não compreendeu a importância do Padre Cícero, tanto que não o reabilitou, o que é uma sandice! Sorte que os evangélicos ainda não se apropriaram de tal simbologia! Pois Padre Cícero é do povo, que o chamam de Padim Ciço, não é da Igreja ainda por pura rejeição da própria Igreja, que não poderia se dar a tal luxo.

Sem dúvida que para compreensão do povo brasileiro e de sua identidade, como povo e nação, passa por compreender não apenas Canudos, Os Campos de Concentração da Seca de 32, sobretudo de Senador Pompeu na Barragem do Patu, a comunidade de Caldeirão, O Cangaço,  a Guerra do Contestado (Paraná), a Revolta de Trombas do Formoso (Goiás), O Demônio no Catulé ( Minas Gerais) e sobretudo, compreender Padre Cícero e todo o contexto de Juazeiro do Norte, a Nova Jerusalém, que de fato é capital religiosa, econômica e cultural do Nordeste brasileiro.


Mendigos 

Os remédios caseiros - influência indígena

Imagens utilizadas por fotógrafos populares

Romeira

Ex-votos para os pagadores de promessas

Interior da Capela do Socorro - ao pé do altar túmulo de Padre Cícero

Romeiros na Missa 

Romeiros na Missa

Romeiros na Missa

Romeiros na Missa 

Romeiros na Missa

Vendedora de cintos de São Francisco

Imagem da Beata Maria Araújo

Detalhes do Altar da Capela do Socorro

Túmulo do Padre Cícero - Local dos Mais Visitados Localiza-se ao
Pé do Altar da Capela do Socorro

Romeiros rezam diante do túmulo de Padre Cícero e
Colocam objetos sobre o Túmulo para serem santificados

Romeira ao pé do túmulo de Padre Cícero

Mãe e filha romeiras

Romeira

Mulher pagando promessa vestida de Padre Cícero

Romeira orando

Romeira 

Pagando promessa

Pagando promessa

Romeiros

Romeiros - Fazem o espetáculo da fé

Comércio movimentado em torno da Capela do Socorro

Os chapéus tão apreciados pelos romeiros

O vendedor de ervas mediciais

Imagens de Padre Cícero - variadas cores e tamanhos

Fitas aos milhares - Lembrança que todos levam

Um festival de imagens - o turismo religioso gerando emprego e renda

Repentista homenageando Padre Cícero na rua

Irmã de Padre Cícero - Angélica Vicência

Desenho antigo de Padre Cícero

Beata Mocinha

Sala de ex-votos na casa onde morreu Padre Cícero - hoje também museu

Sala de ex-votos na casa onde morreu Padre Cícero - hoje também museu
Romeiro abençoando seu cahapéu

Foto de Padre Cícero no auge de sua fama em vida - Acervo Museu Padre Cícero

Foto de Padre Cícero no auge de sua vida - Acervo Museu Padre Cícero

Cama onde morreu Padre Cícero - No quarto de sua casa que hoje é museu
romeiros colocam criança na cama para ser abençoada

Luzeiro  do Sertão - em Juazeiro do Norte - Monumento em homenagem a todos os romeiros
Feito por Padre Murilo

Famosa estátua de Padre Cícero no Horto - Entre as cinco maiores estátuas do mundo

Famosa estátua de Padre Cícero no Horto - Entre as cinco maiores estátuas do mundo

Famosa estátua de Padre Cícero no Horto - Entre as cinco maiores estátuas do mundo

Missa do chapéu - noite de 01/11/2011 - Em frente à Basílica

Missa do chapéu - noite de 01/11/2011

Missa do chapéu - noite de 01/11/2011

Missa do chapéu - noite de 01/11/2011 - Em frente à Basílica

Artista popular - romeiro

Romeiros em seus transportes

Romeiros em seus transportes

Romeiros em seus transportes

Romeiros em seus transportes

Romeiros no interior da Basílica

Romeiro e fé

Caminhada da Basílica para Capela do Socorro - Para Missa Campal
Manhã de 02/11/2011

Caminhada da Basílica para Capela do Socorro - Para Missa Campal
Manhã de 02/11/2011

Romeiro na Caminhada da Basílica para Capela do Socorro - Para Missa Campal
Manhã de 02/11/2011

Romeiros na Missa Campal frente à Capela do Socorro - Manhã de 02/11/2011

Romeiros na Missa Campal frente à Capela do Socorro - Manhã de 02/11/2011

Celebtantes da missa campal

Romeiros na Missa Campal frente à Capela do Socorro - Manhã de 02/11/2011

Romeiros na Missa Campal frente à Capela do Socorro - Manhã de 02/11/2011

Romeiros na Missa Campal frente à Capela do Socorro - Manhã de 02/11/2011

Romeiros na Missa Campal frente à Capela do Socorro - Manhã de 02/11/2011

Romeiros na Missa Campal frente à Capela do Socorro - Manhã de 02/11/2011

Missa Campal frente à Capela do Socorro - Manhã de 02/11/2011

Romeiros na Missa Campal frente à Capela do Socorro - Manhã de 02/11/2011

Romeiros na Missa Campal frente à Capela do Socorro - Manhã de 02/11/2011

Pagador de promessa

Romeira em êxtase de fé

Romeira


Comentários

Anônimo disse…
BELO DOCUMENTÁRIO DR. VALDECY
É MUITO VÁLIDO ESSE TIPO DE TRABALHO QUE REGISTRA A MEMÓRIA CULTURAL DE UM POVO E NÃO DEIXA MORRER...PARABÉNS...
VAL
Anônimo disse…
QUE VERGONHA COLOCAR ESSAS IMAGENS COM O NOME DA CIDADE.ESSE POVO POBRE, MENDIGOS, ROMEIROS VESTIDOS DE SACO DE ARROZ( ROUPAS TÍPICAS DELES ), ESSES FDPS SÓ VEM SUJAR JUAZEIRO. E FAZER COMO QUE ESSES VENDEDORES AMBULANTES MORTOS DE FOMES INVADAM AS PRAÇAS E COLOQUE SUAS MERDAS A VENDAS PARA ESSE PORCOS! JUAZEIRO NUNCA VAI SER UMA CIDADE TURÍSTICA PORQUE CIDADE TURÍSTICA É LIMPA !

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!