DIA INTERNACIONAL DA MULHER – ANO 2012 - Uma reflexão imparcial e Necessária

Maria Bonita - Cangaceira - Mulher de Lampião
 08/03/2012, mais um dia internacional da mulher, são necessárias algumas reflexões relevantes, que ultrapassem aqueles artigos que dizem o óbvio, o politicamente correto e até textos pra fazer média ou mesmo puxar o saco das mulheres. Vamos lá então!

DA PROTEÇÃO À MULHER E SUA CONSTITUCIONALIDADE: numa sociedade patriarcal, a forma de proteção à mulher é tratá-la com mais privilégios, até corrigir as distorções. POR ISSO QUALQUER PROTEÇÃO A MAIS É TOTALMENTE CONSTITUCIONAL. MAS na era matriarcal, a mulher era mais poderosa socialmente, na verdade mandava e governava. Enquanto se calcula que a sociedade patriarcal tem pouco mais de 7.000 anos, surgiu com a agricultura, a sociedade matriarcal, que coincide com a era do nomadismo, durou muito, muito mais tempo. SOMOS UMA ESPÉCIE SOCIALMENTE EM PLENA EVOLUÇÃO.
Dra. Mietta Santiago - Primeira mulher a votar no Brasil
(Nome completo: Maria Ernestina Carneiro S  M Pereira)
Ganhou o direito através de Mandado de Segurança em 1928
 DA MULHER NO SINDICALISMO NO SERVIÇO PÚBLICO: Uma das áreas em que a mulher tem mais demonstrado avanço que chega à hegemonia é o serviço público. A maioria dos presidentes de sindicato são mulheres. Um detalhe: a maior parte delas são fundadoras de sindicatos e presidem os sindicatos que mais são conhecidos como sindicatos de luta, sobretudo na área municipal. Uma área de importante militância social em que as mulheres demonstram hegemonia, além de serem quase todas graduadas. Levando em conta que nos pequenos municípios do Brasil os sindicatos são verdadeiras vitrines, que são mis de 5.500 Municípios, e que no mínimo 10% da população trabalham nas prefeituras, daí tem-se o impacto dessa nova realidade na cultura local.  Como o movimento sindical é escola de formação políticas, muitas delas se tornam vereadoras e até concorrem às prefeituras. ESTÃO FAZENDO HISTÓRIA, isso vale para o Ceará, para o Nordeste, para o Brasil, para o mundo!

A MULHER NA EDUCAÇÃO DAS GERAÇÕES DO FUTURO: Importante salientar que a educação, essencial para o futuro do Brasil e de qualquer povo está na mão das mulheres, maioria absoluta nos quadros da educação dos estados da Federação e dos municípios brasileiros, em quase sua totalidade graduada, sem falar que um alto percentual pós-graduado. ESSE CONTATO COM A GERAÇÃO DO FUTURO NAS ESCOLAS DÁ UM PODER DE FORMAÇÃO DE OPINIÃO QUE NENHUMA OUTRA CATEGORIA TEM NO BRASIL. Pois a educação é como um software que se coloca na cabeça do aluno, que o esculpe espiritual  e culturalmente. IMAGINE QUANDO OS PROFESSORES SOUBEREM EXATAMENTE COMO USAR TAL PODER??? PREPARANDO REALMENTE TODOS OS ALUNOS PARA O PLENO EXERCÍCIO DA  CIDADANIA!

DA  MULHER NAS GREVES E NA DEFESA DOS DIRIETOS SOCIAIS: Se há uma luta que hoje está na ordem do dia, é a luta pelo piso, que tem como principal ferramenta a greve, capitaneada pelo movimento sindical, que se descortina perante todo o Brasil. Tendo como seus protagonistas os profissionais da educação, a maioria mulheres, corajosa, militante, seja como servidora, seja como sindicalista. LOGO, AS MULHERES SÃO MAIORIA EM TAL LUTA, QUE FAZ HISTÓRIA COM A MESMO PROPORÇÃO E QUALIDADE QUE OS HOMENS FIZERAM NO COMEÇO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL COM SUAS GREVES! EVOLUI DE FORMA MAIS LENTA NO SETOR PRIVADO, MAS TAMBÉM AVANÇANDO DE FORMA IRREFREÁVEL.

DO ASSASSINATO DAS MULHERES QUE AUMENTARAM EM 75% MESMO COM A LEI MARIA DA PENHA: Na verdade, as estatísticas mostram que a Lei Maria da Penha tem sido ineficaz. Os dados acima podem ser lidos no site da Comissão Pastoral da Terra do Ceará no seguinte link: http://cptce.blogspot.com/2012/03/manifesto-por-uma-oab-ceara-atuante-e.html. Porque a lei fracassou??? Porque em vez de priorizarem a prevenção e a erradicação da violência doméstica e familiar, em grande parte a luta caiu num discurso feminino inútil e demagogo, que mais parece guerra de sexo. PRIORIZARAM A PUNIÇÃO DOS HOMENS. Para punir tem que antes haver violência. NÃO HÁ COMO TER TOLERÂNCIA COMO NENHUMA FORMA DE VIOLÊNCIA! A prevenção e a erradicação DEVEM SER PRIORIDADE e passa por educação de toda uma geração, o que é possível através das escolas, de campanhas na mídia. PREVENIR, ERRADICAR TODA FORMA DE VIOLÊNCIA, tem que ser prioridade! NECESSÁRIO REVER O USO DA LEI MARIA DA PENHA, DO CONTRÁRIO TUDO ESTARÁ PERDIDO E EM POUCO TEMPO! Tarefa do Estado e da Sociedade Civil organizada.
   

A MULHER E O ABORTO: Sou totalmente a favor da vida e contra a legalização do aborto. Posso até concordar com a descriminalização do aborto, mas não em torná-lo legal. Soa-me estranho uma mulher ao mesmo tempo defender sua integridade física, o que é correto, utilizando a poderosa Lei Maria da Penha, que foi transformada em chicote punitivo, nada além até o presente e ESSA MESMA MULHER REIVINDICAR O DIREITO DE ABORTAR, matando uma vida, a qual é indiferente! UM PARADOXO! Tão estranho quanto ignorar o pai da criança ao tomar tal decisão. Pai que ela processa cobrando pensão, pai de quem ela pede, corretamente, a prisão quando abandona o filho. MAS QUE NÃO É NADA QUANDO ELA PRETENDE ABORTAR!  O FILHO SEGUNDO QUEM PENSA ASSIM É SÓ DELAS! Necessária a educação sexual para que as mulheres aprendam a evitar gravidez, tudo para que nunca se tornem assassinas. POIS DEFENDER O DIREITO DE MATAR UM SER HUMANO POR NASCER É TÃO GRAVE QUANTO UM HOMEM DEFENDER MATAR A MULHER QUE NÃO O QUER MAIS OU QUE O TRAIU!  UMA DIZ QUE O FILHO É SÓ DELA! O OUTRO QUE A MULHER É DELE! Ou seja: SIMPLES PROPRIEDADES DESCARTÁVEIS! Necessário ter mais coerência e extirpar da sociedade toda forma de violência. NÃO POSSO CRER NUMA SOCIEDADE QUE FAÇA DA MORTE UM DIREITO  PARA ALGUNS ÀS CUSTAS DA VIDA DE QUEM NÃO TEM COMO SE DEFENDER! Tal princípio vale para o feto, para a pessoa comum, para a mulher, para um bandido! Estendendo-se às plantas e aos animais!

Cora Coralina - Grande poetisa Popular brasileira

DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO: Inegável o avanço das mulheres em todos os campos. Seja de forma quantitativa, como qualitativamente. A mulher dirige ônibus, a mulher trabalha na construção civil, a mulher tá na roça, a mulher tá na polícia... a mulher ocupa cada vez mais espaço no Poder Legislativo, no Poder Executivo (temos uma Presidenta), no Ministério Público, no Poder Judiciário. Sendo um paradoxo, ao tempo que tem maior formação, ainda sofrer discriminação salarial. ESSE E UM DESAFIO DO PODER PÚBLICO E PARA LUTA DAS MULHERES, UM DESAFIO PARA OS MOVIMENTOS SOCIAIS! O respeito à isonomia, um direito humano universal.

DA MULHER E DA FAMÍLIA: As mudanças de paradigmas trouxeram uma nova mulher para qual a geração dos homens atuais não estava preparada. Autônoma, livre, bem informada, audaz... ocorre uma revolução que resulta numa quantidade incrível de separações, divórcios, novos casamentos ou uniões estáveis... a família sofre profunda transformação. A lei cada vez mais protege as crianças e não tardará a mulher poderá reproduzir-se comprando espermas em bancos biológicos. Com certeza, se o casamento ou mesmo a união estável sobreviver a tal mudança, as relações entre homem e mulher terão que ser repactuadas e dentro de uma nova ética, ainda por ser construída. NESSA TRANSIÇÃO, INFELIZMENTE, TEM PREVALECIDO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER, EM VEZ DO DIÁLOGO. Para estancá-la, necessário que a mulher e homem alterem suas posturas, onde o abuso de direito de um não entre em confronto com o radicalismo dos valores do outro e onde nenhum dos dois cometam atitudes que possam provocar atitudes de desespero ou extremas! UMA FASE DELICADA, que é prenúncio de um novo tempo. Vive-se no olho de uma verdadeira revolução e, sem dúvida, para um amanhã melhor!

QUE A CADA NOVO DIA INTERNACIONAL DA MULHER SEJA CADA VEZ MAIS O DIA INTERNACIONAL PARA UM MUNDO MELHOR, ONDE O MANDAMENTO PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, INFLUENCIADA PELA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, CADA VEZ MAIS SE APROXIME DE SE TORNAR REALIDADE NO DIA DE TODOS OS SERES HUMANOS EM TODOS OS CONTINENTES:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;


 PARA AS MULHERES UMA MUSICA DE ZÉ RAMALHO:




Comentários

Aghatá disse…
Já que todos são iguais podia igualar o tempo de aposentadoria da mulher com o homem, que tal ?

Acho que essa é uma excelente data pra ser ignorada.
Tem escolas que estão mandando os meninos fazerem redações e COMPRAR rosas pros dia das mulheres. Absurdo !!
Meu filho não vai levar nada, afinal ele não é inferior a ninguem por não ser mulher.

O culto a mulher tá passando dos limites, tem gente tratando mulher como semi-deusas, isso mima a mulher e quando a mulher tiver que passar por dificuldades como velhice e solidão ela não vai aguentar ...
Anônimo disse…
AGHATÁ VOCÊ SÓ PODE SER UMA INFELIZ!!! TENHO PENA DE VOCÊ
Unknown disse…
Que os direitos e deveres devam ser iguais isso não discordo, mas tanto se falava do machismo e o que estamos vendo hoje é a criação do feminismo, onde vemos mulheres cada vez menos querendo ser mulheres, tanto por opção, quanto por imposição desse mundo, fruto dos direitos e deveres que as mulheres buscaram, pois o capitalismo marxista não aceita que mulher seja mulher de verdade, pois assim ela não consegue crescer, um mundo que não aceita que a mulher seja mãe naturalmente, que está abominando a família, que quer interferir na lei da vida, um mundo de interpretações incoerentes que só desnorteiam as pessoas ao invés de colocá-las no rumo certo. Parabéns a todas as mulheres por esse dia, que as mulheres sejam cada dia mais femininas e menos feministas.
Rebeca disse…
Respeito as mulheres e concordo com a nossa colega acima, entretanto, visualizando o passado, devemos concordar que o dia internacional da mulher não celebra o dia da mulher em especifico, mas sim a data em que se deu o marco da igualdade entre os homens e mulheres.


O que ocorre hoje em dia é uma série de distorções para que as pessoas respeitem as mulheres cada vez mais, entretanto a mensagem que se passa, para as crianças ao dar uma flor para as meninas, por exemplo é de que elas tem um dia para sí, logo as respeite.

As pessoas esquecem que a influencia é tamanha que acaba passando a mensagem elas tem um dia, logo os meninos/homens são piores.

A igualdade conquistada deve ter um dia para ser celebrado, entretanto a mulher, algumas, me perdoem, se vangloriam por ser o séxo fragil quando na verdade não é...

Devemos concordar: Já foi, porem hoje em dia não.

direitos iguais?
O que vemos hoje em dia são direitos iguais?

Sou mulher e digo:

Devemos celebrar este dia como qualquer outro, entretanto não levar a imagem de que somos superiores, porque se assim o for estaremos agindo da mesma forma que os homens no passado.

Respeito todas as outras mulheres e reconheço que hoje é o dia delas por terem conquistado a igualdade no passado, entretanto é isso e só.

Parabéns à todas as mulheres pelo seu dia.
Unknown disse…
Querida Aghatá,

Se você preferiria trabalhar na vida tanto quanto o homem, vai de sua opinião. Mas a constituição decidiu haver uma diferença.

Não existe motivo algum para essa data ser ignorada, pois se não sabe o verdadeiro significado da mesma, não a critique, por favor; E outra coisa, não existe "inferioridade", as escolas ensinarem nossos filhos a fazerem redações sobre O DIA NACIONAL DA MULHER ou até mesmo dar uma rosa a sua mãe. Que mulher/mãe não gostaria disso?

Não existe culto algum. O que existe hoje sem sombras de dúvidas, é que o homem cada vez mais reconhece o valor de vocês mulheres; Que não sei por que cargas d'água teve de existir essa estúpida diferença.

Feliz dia nacional da mulher.
Lika disse…
É preciso ter muito cuidado, a lei é passível de inúmeras interpretções ao gosto e fins de quem interpretá-la. Homens e mulheres jamais serão iguais, sou mulher e vejo com reservas o famoso discurso feminista. A mulher não foi feita pra ser multi-tarefas: cuidar da casa, lavar roupa da familia toda, cuidar da comida, dos filhos e ainda por cima trabalhar fora pra complementar a renda proletária, que é o caso da grande maioria nesse país, de grandes desigualdades (vale ressaltar), e tem também que aceitar a idéia que disseminam atualmente de tempos iguais para homens e mulheres aposentarem-se. Não faltava mais nada!!! Arrombaram a previdência do país durante anos de grossas arrecadações. Agora, faltou dinheiro e quem paga o pato???
FELIZ DIA DA MULHER!
Anônimo disse…
Thiago Franca, através de você parabenizo as MULHERES que o educaram!
À elas e à todas as outras o meu abraço.
rivadávia disse…
Muito bem lembrado... A sociedade machista esqueceu isso. Elas são guerreiras e mãe de nossos filhos. Valeu meu irmão...
Parabéns a vocês, homens, embora hoje seja o dia internacional da mulher. Para vocês, uma homenagem
feita com todo o carinho. Ju

"Ninguém é o centro do universo"
http://puteiro-nacional.blogspot.com/2012/03/ninguem-e-o-centro-do-universo.html
Unknown disse…
è engraçado porque não valorizar este dia , sim devemos horar a mulher
pois sem a beleza e o deslubramento que ela nos causa com sua beleza e excelencia nos dar um tremmendo prazer de fazer parte de sua vida, pois eu vim de dentro de uma, e para mim a minha mãe, e todas a mulheres deste mundo merece respeito e todo nosso carinho, parabens pelo seu dia, que na verdade todos os dias são de vocês, pois merece e muito mais
amos voces mulheres,e sempre vou ficar do seu lado,voces são uns amores. Deus abençoe voces por esta incrivel missão de cuidar de nos homens . bjs do seu admirador e fã para toda vida Ton Moraes.
Khayyam Perseu disse…
Concordo com todos os colegas exceto em Aghatá, até porque o dia da mulher não é uma mera data comercial com oportunidade de mostrar que a mulher é superior a homem, mas sim como uma proposta de debate e de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, Mas às vezes algumas mulheres se acham poderosas de mais e acabam tornando-se muito feministas esquecendo-se de serem mais femininas. Parabéns pelo seu dia mulheres.

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!