DOCUMENTÁRIO SOBRE LAJEDO DO PAI MATEUS E PEDRAS SACAS-DE-LÃ – MARAVILHAS DA NATUREZA E ARTE RUPESTRE NO SERTÃO NORDESTINO

Em meio as misteriosas pedras do Lajedo do Pai Mateus - Cabaceiras - PB


Manhã de 01/1/2012, atravessando o que podemos chamar de essência do sertão, pois mais ressecado impossível e nunca vi tanto mandacaru e xiquexique juntos. A caatinga agonizando, branca de tão queimada, sem uma folha. Já próximo ao Hotel Fazenda Pai Mateus, vi o famoso lajedo, com suas pedras arredondadas, conhecido no mundo inteiro e considerado a maravilha nº 1 do Estado da Paraíba. O nome do local se deve a um famoso curandeiro negro, chamado Mateus, que criou fama de milagreiro e residiu no local. Um dos personagens messiânicos nordestinos. Mas a mística em torno do lajedo é milenar, pois há inscrições rupestres da Idade da Pedra, datadas com mais de 12.000 anos, 11.500 anos antes de Colombo e Cabral invadirem a América. VEJA O DOCUMENTÁRIO ABAIXO QUE DIRIGI SOBRE O LAJEDO DO PAI MATEUS:




 Trata-se de raríssima formação rochosa, que só tem similar na Austrália e na África. Cenário de inúmeros filmes. Visita obrigatória para os amantes do ecoturismo e da natureza. O local realmente é fantástico, a mais de 700 metros do nível do mar. Onde o vento, senhor das formas e das rochas do local, sopra incessantemente com força ensurdecedora. A visão da paisagem, o sol, o calor,  das estranhas rochas arredondadas às centenas, espalhadas aleatoriamente com os mais variados tamanhos, algumas até musicais, outras em forma de capacete, formando grutas cercadas de lendas, uivantes, onde soam distantes cantos de pássaros... tudo  transforma o local num imenso templo e deixa claro porque é encantador, hipnotizador, maravilhoso, único e irresistível...

Mara Paula  fotografada do interior da Casa do Pai Mateus

COMO CHEGAR AO LAJEDO DO PAI MATEUS A PARTIR DE FORTALEZA – CEARÁ: para quem vai de Fortaleza, de carro,  deve passar por Mossoró, um pouco antes do Município de Açu, dobra à direita, passa por Paraú, depois por Jucurutu, de lá para Caicó, de onde chegará à Santa Luzia já na Paraíba, seguir rumo a Campina Grande, 20 km antes entra à direta, na Praça do Meio do Mundo, seguindo para Boa Vista, de onde se pega uma estrada de terra, cerca de 03 léguas, rumo ao Hotel Fazenda Pai Mateus. Muito bem conservada.  Há placas sinalizando e todo mundo sabe informar como chegar lá.  Sugere-se que ligue para o Hotel para pegar melhores e mais atualizadas informações. Caso não consiga ficar no Hotel Fazenda pai Mateus, melhor hospedar-se em Campina Grande, de onde pode aproveitar e visitar a Pedra do Ingá que dista 20km. Lembrando que de Campina Grande para João Pessoa, Capital da Paraíba, é bom próximo, estrada duplicada, cerca de 130 km.

Valdecy Alves - Juntamente com o guia Gerson de Lima

O sertão do Nordeste é cheio de resquícios da pré-história, pai das belas dunas em todas as praias, caminhos dos rios nordestinos e por onde passa parte da história do Brasil nos últimos milhares de anos. Pena que ainda não devidamente explorado o potencial turístico de toda a pré-história brasileira, que pode muito bem ser casado com o turismo de praia, montanhas, ecoturismo e toda a cultura exótica de um povo, que é uma verdadeira nação, como diz Zé Ramalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!