ANTONIO CONSELHEIRO NASCEU HÁ 183 ANOS - 13/03/1830 – REVOLUCIONÁRIO MESSIÂNICO – MESSIAS POPULAR A EXEMPLO DE PADRE CÍCERO – BEATO LOURENÇO – SANTAS ALMAS DA BARRAGEM DE SENADOR BOMPEU... O QUE ELE REPRESENTA PARA QUIXERAMOBIM - PARA O CEARÁ - PARA O BRASIL E PARA AMÉRICA LATINA! UM EXEMPLO DE RESISTÊNCIA DO POVO À OPRESSÃO E LUTA POR JUSTIÇA SOCIAL!


Corpo de Antonio Conselheiro - Desenterrado pelo Exército ao Ocupar Canudos
Ele havia morrido alguns dias antes - foto de época - Última foto dele
Em 13 de março de 1830, Antonino Vicente Mendes Maciel, QUE ENTROU PARA HISTÓRIA COMO ANTONIO CONSELHEIRO, nascia no Município de Quixeramobim, Estado do Ceará, Brasil, que apesar de ser terra natal de um mito revolucionário, messiânico, milenarista, politicamente, como a maioria dos Municípios cearenses, politicamente, é altamente conservador e socialmente muito atrasado. Município que viola o direito do professor ao piso, ou seja educação não é importante, como no tempo de Conselheiro, que aprendeu tudo como autodidata, pouco deve ao Poder Público. Sequer pagam insalubridade ao servidor público e até mesmo o regime próprio de previdência municipal está falido. SE CONSELHEIRO FOSSE VIVO, CERTAMENTE SE IRRITARIA E REAGIRIA A MUITA COISA QUE VEM OCORRENDO NA CIDADE NATAL DELE, que tem muito a se orgulhar dele, mas pelas gestões políticas do último Século, ele nada ou pouquíssimo teria que se orgulhar dos seus polítios. Certamente lideraria o povo e fundaria uma nova Canudos entre Quixeramobim e Senador Pompeu, perto dos monólitos do Encantado, místicos como ele.

Acervo da Casa Onde Nasceu Antonio Conselheiro em Quixeramobim
Um improviso de museu que precisa ser aperfeiçoado
Valorizar um revolucionário realmente causa medo a qualquer governo conservador
 Conselheiro foi fruto de uma realidade social cruel, coronelesca, opressora. Teve muita influência do lendário Padre Ibiapina, que tem processo de santificação no Vaticano e foi juiz em Quixeramobim por algum tempo. Largou a magistratura pela fé, tornando-se padre e ajudando aos pobres em todo o Ceará e até outros estados do Nordeste, com seu espírito caridoso e sabedoria. Exercendo, inclusive, grande influência sobre Padre Cícero. De tal forma que em se tratando do mestre, Antonio Conselheiro e Padre Cícero são irmãos, discípulos do mesmo pai espiritual. Os três formando um trio de cearenses que para sempre entraram para história do Brasil. Quixeramobim até hoje não entendeu direito Antonio Conselheiro e até pouco tempo o discriminava. ELE É MAIOR QUE QUIXERAMOBIM, de onde foi embora após uma desilusão amorosa, caminhando por todo o Nordeste, onde foi forjado como fenômeno sociológico em contato com o povo de vários dos Estados, tornando-se lenda, pela cultura adquirida. Falava até latim e chegou a ser advogado dos pobres, " rábula", pelo conhecimento obtido como autodidata, boa letra e poder de oratória.Um desses homens que nasce um em cada 1 milhão, em cada século.Como se Quixeramobim tivesse ganho na loteria da história. Uma lenda, uma cria da própria realidade social, política, econômica e cultural do Nordeste do Brasil. O Moisés do Sertão!

Foto do acervo da Casa Onde Nasceu Antonio Conselheiro em Quixeramobim
Um improviso de museu que precisa ser aperfeiçoado
Registra objetos resgatados da Guerra de Canudos - No Museu de Canudos
Valorizar um revolucionário realmente causa medo a qualquer governo conservador
 A casa em que ele nasceu está bem conservada, bem no centro de Quixeramobim (CE), quase em frente à igreja centenária. Em parte graças ao compositor Fausto Nilo, também arquiteto, que lá nasceu e conservou o prédio. Transformado num rude museu improvisado, que tem que ser reformado e aperfeiçoado. Mostra que o Poder Público local pouca importância dá a Conselheiro. O mesmo se pode dizer do Memorial Antonio Conselheiro, cujas cadeiras e banheiros até pouco tempo estavam quebrados. NÃO SEI SE CONSERTARAM! Conselheiro é um dos exemplos clássicos que filho de casa não faz milagre. Precisou primeiro ser respeitado em toda América, no Mundo, em todo o Brasil, para Quixeramobim começar a respeitá-lo. E AINDA ESTÁ LONGE DE QUIXERAMOBIM COMPREENDÊ-LO E RESPEITÁ-LO COMO ELE REALMENTE MERECE. A história local tem que ser reescrita. para que figure entre os coroneis bigodudos dos séculos atrás, verdadeiros e crueis senhores feudais, cuja importância histórica não atravessa as fronteiras do Município,  a figura universalmente conhecida do grande Conselheiro do povo, um Jesus cearense que aconselhava e recebia oprimidos de todo o Nordeste na lendária Canudos e ao longo de suas caminhadas, que não foi apagada da memória do povo, após ser aguada, pois em vez de enterrá-la, o  Governo Federal, que assassinou todo mundo em Canudos, fez uma barragem sobre Canudos, que está viva na memória de todos os brasileiros, como Spartacus está vivo na memória dos descendentes dos romanos.  ANTONIO CONSELHEIRO É HISTÓRIA PURA E UNIVERSAL, A JUVENTUDE DE QUIXERAMOBIM TEM O DIREITO DE CONHECÊ-LO EM TODA SUA PROFUNDIDADE E IMPORTÂNCIA.

Guia mostrando fotos do acervo da Casa Onde Nasceu Antonio Conselheiro em Quixeramobim
Um improviso de museu que precisa ser aperfeiçoado
Valorizar um revolucionário realmente causa medo a qualquer governo conservador
Coube ao militar e repórter Euclides da Cunha, que a serviço do Jornal  O Estado de São Paulo, acabou por transformar suas reportagens e anotações no Clássico  " OS SERTÕES". Obra-prima da literatura brasileira publicada em 1902, que narra a epopeia do sertanejo, via esse herói do povo, massacrado pelo Exército brasileiro, como Caldeirão de Beato Lourenço foi massacrado pela Aeronáutica, como os flagelados da seca de 32 foram massacrados pela omissão do Governo brasileiro no Campo de Concentração de Senador Pompeu. Tema de cantos, cordéis, música, cinema, teatro... tema de todas as artes.


Placa em frente à  casa onde Nasceu Antonio Conselheiro
Quixeramobim - Ceará
Conselheiro foi uma resposta através da religiosidade  a opressão e à exploração dos latifundiários da região Nordeste, que se confundiam com a própria lei, com seu feudalismo medieval. Fenômenos semelhantes ocorreram na Europa podendo-se citar Savonarola, na Itália, Joana D'arc, na França, Dom Sebastião em Portugal. Através da razão se faz revolução, através da fé, o messianismo,  o direito à resistência também se estabelece.

Ao lado deuma pintura do acervo da casa onde Nasceu Antonio Conselheiro
Quixeramobim - Ceará

Xilogravura retratando Conselheiro conforme o imaginário popular

CONCLUSÃO:  Antonio Conselheiro é um verdadeiro mito na história do mundo, do Brasil, do Nordeste brasileiro. Sua cidade de Canudos a Cidade do Sol brasileira, a utopia do povo religioso, pobre, sofrido, oprimido. UM NÃO A UMA REALIDADE SOCIAL BRASILEIRA DE ESCRAVIDÃO, EM QUE O SERTANEJO ERA COISA, só tendo dois destinos: SER AGRICULTOR MISERÁVEL NA TERRA DOS OUTROS OU JAGUNÇO DE ALUGUEL, que quando radicalizou deu vez ao cangaço. Um Nordeste em que só os filhos dos ricos poderiam estudar das escolas da época, só para aristocracia e se quisesse cursar uma faculdade, só em Portugal, Recife ou São Paulo. Nordestino até hoje peregrino e discriminado no Sul e Sudeste do Brasil ou camponês do sertão discriminado pelos habitantes nordestinos dos grandes centros urbanos. Conselheiro e sua Canudos foram e serão sempre um duro recado ao Estado omisso, que nega direitos fundamentais, que não garante a igualdade, que institucionaliza  a discriminação.UM RECADO NO SENTIDO QUE ENQUANTO NÃO HOUVER REALMENTE UMA SOCIEDADE JUSTA, HUMANA, SOLIDÁRIA, surgirão Conselheiros, lampiões, Zapatas, Marxs, Chês... A HISTÓRIA É VIVA E CONTINUA COMO CONTINUA A LUTA POR JUSTIÇA SOCIAL!  VIVA A ANTONIO CONSELHEIRO! CEARENSE CABRA DA PESTE, CEARENSE DA GEMA.

Em frente à casa onde nasceu Antonio Conselheiro
31/01/2013 - Um esboço de museu que precisa ser aperfeiçoado
Se Antonio Conselheiro fosse vivo - ficaria indignado com muita coisa em Quixeramobim
Sobretudo com o salário defasado dos professores e a falência do regime de previdência dos servidores
Abaixo matéria sobre peça de teatro que escrevi em homenagem ao grande Antonio Conselheiro, vencedora de diversos prêmios e que já circulou em várias cidades nordestinas. Nome da peça: ONDAS SECAS - UM NOVO OLHAR DE CONSELHEIRO SOBRE OS SERTÕES:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!