quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CARTA ABERTA À CNTE QUE ESTÁ ERRANDO FEIO NA ESTRATÉGIA DA LUTA PELA LEI DO PISO! SEU PROTAGONISMO EGOÍSTA DE MONOPOLIZAR A LUTA DOS PROFESSORES DO BRASIL É TOTALMENTE INÚTIL E PREJUDICIAL! O REAJUSTE DO PISO DOS PROFESSORES PARA 2014 CORRE RISCO DE PERDA DE 14%! O INDEXADOR DE REAJUSTE DO PISO CORRE RISCO DE PASSAR A SER O INPC! OS PROFESSORES NÃO PRECISAM DE HERÓIS NEM DE MÁRTIRES - PRECISAM DE EFICÁCIA NA LUTA POR SEUS DIREITOS! SE A CNTE NÃO MUDAR SUA ESTRATÉGIA SERÁ A GRANDE CULPADA PELA DERROCADA DA LEI DO PISO! PASSANDO DE POSSÍVEL HEROÍNA À CARRASCA!


Charge pesquisada no Google - Faltando a flecha do MEC 

No último dia 13/09/2013, após ler matéria no site da CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIO (CNM: http://cnm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24427:piso-dos-professores-cnm-se-reunira-com-governo-para-buscar-aprovacao-do-novo-criterio-de-reajuste&catid=44:educacao&Itemid=140 ), que o MEC tinha pedido ao Congresso Nacional para votar em regime de urgência urgentíssima o Projeto de Lei nº 3776/2008, que muda o artigo 5º da Lei do Piso, que atualmente prevê que o reajuste anual do piso do magistério deve ser pelo valor aluno, para que passe a ser pelo INPC. Se o PL 3776/2008 for aprovado em 2013, como querem prefeitos, governadores, a CNM e o MEC, em vez do reajuste do piso em janeiro de 2014 ser de 19% será de apenas 5%.  UMA PERDA DE 14%. E para sempre os recursos do FUNDEB serão doados para prefeitos e governadores, que corrigirão o piso apenas pelo INPC e quando quiserem! A matéria em que denunciei o fato pode ser acessada no seguinte link:

Ainda é tempo da CNTE mudar a estratégia ou será a vilã - a grande culpada

E QUAL TEM SIDO O PAPEL DA CNTE EM TODO ESSE CONTEXTO DE LUTA? Mais importante que avaliar a luta da CNTE,  merece crítica a sua postura de querer monopolizar a luta, quando a maioria dos profissionais do magistério do Brasil sequer são filiados a sindicatos filiados à CNTE. Mesmo com baixa representatividade, a CNTE TEM PRIORIZADO O SEU INTERESSE DE SER A PROTAGONISTA NÃO O INTERESSE DA CATEGORIA. NÃO SE SABE SE PARA SER HEROÍNA! NÃO SE SABE SE PARA TER PODER POLÍTICO! O QUE SE PODE DIZER É QUE SEJA QUAL FOR OS SEUS OBJETIVOS ESSA POSTURA EGOÍSTA DE PROTAGONISMO INÚTIL SÓ TEM FRAGILIZADO A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI DO  PISO. E É UM ERRO COLOCAR OS INTERESSES DOS PROFESSORES EM SEGUNDO PLANO. ATITUDE QUE INVERTE OS OBJETIVOS DO PODER DE REPRESENTAÇÃO SINDICAL.

A presente carta não tem o propósito de desqualificar a CNTE, até porque a maior e mais acirrada batalha pela manutenção, implementação da lei do piso, tem sido travada por sindicatos de servidores municipais em cada um dos mais de 5.500 municípios brasileiros. Em greves terríveis, silenciosas, nem divulgadas pela grande mídia, nem por rádios locais, que em sua maioria pertencem aos prefeitos ou a grupos políticos dominantes, que em sua maioria, usando da corrupção devoram as verbas do FUNDEB e os direitos dos professores do Brasil.

MAS QUEM ESTÁ NA MÍDIA É SEMPRE A CNTE. SUAS CAMINHADAS QUE SE RESUMEM A DAR VISIBILIDADE AO QUE JÁ É VISÍVEL E NÃO DÁ VISIBILIDADE AO INVISÍVEL, POR EXEMPLO: AOS ATAQUES NACIONAIS À LEI DO PISO PELOS GOVERNADORES E PREFEITOS JUNTO AO STF,  ATRAVÉS DA ADI 4848; COMO ATRAVÉS DO PROJETO DE LEI Nº 3776/2008, QUE BUSCA MUDAR O REAJUSTE DO PISO PARA O INPC, COM APOIO DO MEC, QUE TEM SIDO UM DOS MAIORES VIOLADORES DA LEI DO PISO COM SEU PISO PIRATA!  QUE PEDIU AO CONGRESSO NACIONAL PARA O PL 3776/2008 SER APROVADO EM REGIME DE URGÊNCIA URGENTÍSSIMA AINDA EM 2013. Tal projeto de lei é um tiro na testa na lei do piso e uma machadada na nuca do direito dos professores do Brasil! Enquanto isso o que a CNTE fez nos últimos 10 dias. LANÇAR UMA NOTA INÚTIL, que pode ser acessada no seguinte link:


DESSE JEITO PRA QUE INIMIGO?????????   A CNTE tem que dar prioridade à luta nacional pela total manutenção da Lei do Piso, Lei Federal nº 11738/2008. E JÁ! PRA ONTEM! Esquecendo sua mania de ser a única, de monologar inutilmente, de tentar ter a representatividade que não tem. SE NÃO MUDAR SUA ESTRATÉGIA EGOÍSTA DE QUERER SER A GRANDE MÃE DE TODAS AS VITÓRIAS PELO PISO IMPONDO NELAS O SEU DNA, ACABARÁ COMO A GRANDE CULPADA, COMO PAI E MÃE PELA DERROCADA DA LEI DO PISO.  E o que é mudar a estratégia??? 

A ESTRATÉGIA CERTA:  É MOBILIZAR IMEDIATAMENTE, PRA ANTEONTEM, TODAS AS CONFEDERAÇÕES SINDICAIS QUE REPRESENTEM PROFESSORES, QUE DEVEM MOBILIZAR TODAS AS FEDERAÇÕES A ELA FILIADAS, QUE DEVEM MOBILIZAR TODOS OS SINDICATOS DE ESTADOS E MUNICÍPIOS A ELA FILIADOS, E AÍ LUTAR TODOS JUNTOS, NUM SÓ CORPO, NUM SÓ ESPÍRITO, COM UMA SÓ BANDEIRA: 

1) PELA IMEDIATA RETIRADA DO PROJETO DE LEI Nº 3776/2008 DE VOTAÇÃO;

2)MOBILIZAR-SE FRENTE AO STF PELA IMPROCEDÊNCIA DA ADI 4848, QUE TAMBÉM ATACA O ARTIGO 5º DA LEI DO PISO, BUSCANDO ACABAR COM O REAJUSTE DO PISO ANUAL PELO PERCENTUAL DO AUMENTO DO VALOR ALUNO E

3) ORIENTAR QUE A CATEGORIA POR SI MESMA CUMPRA A LEI FEDERAL E POR SI MESMA CUMPRA 1/3 DA ATIVIDADE EXTRACLASSE, DIREITO TAMBÉM DESCARADA E ACINTOSAMENTE VIOLADO POR PREFEITOS E GOVERNADORES DO BRASIL! MESMO TENDO SIDO JULGADO CONSTITUCIONAL PELO STF NA ADI 4167:


CNTE, DIRIGENTES DA CNTE...,  AINDA É TEMPO DE MUDAR A ESTRATÉGIA DE LUTAR! E AÍ SIM, AGINDO COMO MOBILIZADORA E TENDO A HUMILDADE DE ENTENDER QUE NÃO TEM A REPRESENTATIVIDADE PARA ADOTAR O INÚTIL PROTAGONISMO QUE TEM TENTADO ADOTAR, CONSEGUINDO UNIR COM A MOBILIZAÇÃO NACIONAL, O MAIS TARDAR PARA ONTEM, TODAS AS ENTIDADES REPRESENTANTES DE PROFESSORES NO BRASIL, O QUE RESULTARÁ NA SALVAÇÃO DA LEI DO PISO, QUE ANTES DE SER IMPLEMENTADA SOFRE ATAQUE EM TODO O SEU CORPO, A NÍVEL MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL...SENDO REDUZIDA A CINZAS, O PROFESSOR A DESPESA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE UMA UTOPIA. ENQUANTO ISSO PREFEITOS E GOVERNADORES AGEM DE FORMA UNÍSSONA, O QUE RESULTARÁ NUM MASSACRE! CNTE, AINDA HÁ TEMPO PARA MUDANÇA DE POSTURA E DE ADOTAR ESTRATÉGIA EFICAZ OU TAMBÉM PAGARÁ O PREÇO! PROFESSORES DO BRASIL, MOBILIZEM-SE TAMBÉM COMO SINDICATO E ATRAVÉS DOS SEUS SINDICATOS! OU PODERÁ SER TARDE DEMAIS! Á LUTA, POIS, TODOS: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E TODO MOVIMENTO SINDICAL QUE OS REPRESENTA! 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails