UM MUSEU DA PRÉ-HISTÓRIA A CÉU ABERTO NO CANYON DO RIO POTY NO NORDESTE DO BRASIL - CENTENAS DE GRAVURAS TALHADAS NAS PEDRAS - TESTEMUNHAS DE UM POVO QUE POR LÁ PASSOU HÁ MILHARES DE ANOS - UMA EXCURSÃO SEM IGUAL - UMA EXPERIÊNCIA INDESCRITÍVEL! UM VERDADEIRO TESOURO!



Um verdadeiro e genial painel do artista da pré-história
Fotos: Mara Paula - Valdecy Alves - quem copiar citar a fonte

Contratado para acompanhar dia municipal de paralisação dos servidores municipais de Crateús,  no dia 03/10/2013, que lutam contra a mudança de regime de celetista para estatutário, cheguei a Crateús na tarde do dia 02/10/2013, com tempo para organizar uma excursão ao Canyon do Rio Poty, onde segundo relatos há muitos desenhos pré-históricos com milhares de anos. Participaram da excursão Valdecy Alves, Carlos Cardoso, Fábio Ripardo, Mara Paula e dois guias, um que levou até o local chamado Bebedouro (Seu Antonio) e outro que em Bebedouro (Manuel Peres) nos levou até as pinturas rupestres. Ainda contamos com o apoio do Fred (Crateús) e do Benedito (Buriti dos Montes), que foram valiosos com os dados oferecidos ao planejamento.  De Crateús ao Distrito de Ibiapaba no Ceará. De Ibiapaba á Comunidade de Bebedouro, no Município de Buriti dos Montes, no Piauí. De Bebedouro às gravuras pré-históricas no leito do Rio Poty.


Uma das pedras mais espetaculares com vários desenhos - um lugar sagrado
Depois todos os desenhos como parte de um desenho maior e mais complexo

Então munidos de filmadoras e máquinas fotográficas, saímos de Crateús por volta do meio-dia para o Distrito de Ibiapaba, mais de 20km, em estrada de terra. Depois para a localidade de Bebedouro,  já no Estado do Piauí, a cerca de 29km do Distrito de Ibiapaba. Só foi possível chegar numa 4 x 4, que mesmo assim atolou em bancos de areias, teve dificuldade para subir ladeiras íngrimes altíssimas. NUNCA ANTES ESTIVERA EM LOCAL TÃO INÓSPITO, TÃO QUENTE, TÃO ERMO, TÃO DESABITADO, mas belo e selvagem com sua caatinga conservada, com suas montanhas altíssimas. Para se ter ideia, na comunidade de Bebedouro ainda não existe energia elétrica. E como a bonito o céu deles, possível ver a Via-Láctea perfeitamente.

VEJAM DOCUMENTÁRIO SOBRE O SÍTIO ARQUEOLÓGICO VISITADO NA COMUNIDADE DE BEBEDOURO:



Um verdadeiro painel a céu aberto no Canyon do Rio Poty -  mão e círculos
Fotos: Mara Paula - Valdecy Alves - quem copiar citar a fonte

A 4 x 4  atolou num banco de areia

Seu Antonio - Guia de Crateús no Ceará até a comunidade de  Bebedouro no Piauí



Minha mão comparada à mão do genial artista do passado

O Rio Poty nasce no Ceará e deveria desaguar no litoral cearense, porém encontra uma falha geológica, de milhões de anos, atravessando para o Estado do Piauí, onde deságua no Rio Parnaíba, que deságua no Atlântico. Tal falha geológica é a única abertura na Chapada do Ibiapaba, que mede mais de 500km desde Viçosa até emendar-se com a Chapada do Araripe, no Cariri de Padre Cícero.


Com o guia Manuel Peres em Bebedouro - Piauí

Círculos concêntricos típicos de povo pescadores
 Na pré-história, quando  os povos que chegaram à América pelos Andes, desceram para o Brasil, atravessaram tal falha geológica para povoar o interior co Ceará, todo o Nordeste, o resto do Brasil... onde há desenhos e gravuras esculpidas nas rochas. Ao atravessar o Canyon do Rio Poty, um verdadeiro portal entre o Norte e o Sul do Brasil, deixaram várias locais com suas gravuras, suas itacoatiaras, ao longo de mais de 50km do Canyon do Poty. Desenhos maravilhosos, esculpidos em baixo relevo, a exemplo do que existe na Pedra do Ingá, na Paraíba. Um Tesouro fantástico, que pela preservação, pela beleza, pela quantidade, pela importância histórica, sem dúvida, é patrimônio do Nordeste e de toda humanidade. VEJAM, MARAVILHEM-SE E COMPARTILHEM ESSA MENSAGEM DOS NOSSOS ANTEPASSADOS, QUE ATRAVÉS DA INTERNET CHEGA AGORA A  TODOS OS LUGARES DO MUNDO, pois eles, que assinaram as obras com as impressões de suas mãos e pés, deixaram tal recado para o futuro, para nós, para toda humanidade ler! Compreendê-los, compreender o mundo, compreender-se!

ABAIXO CONFIRA FOTOS MARAVILHOSAS SOBRE AS FANTÁSTICAS GRAVURAS DO CANYON DO RIO POTY:

Pés perfeitamente entalhados nas rochas

Um desenho abstrato

Ao lado de mais um desenho espetavular

Cada rocha uma tela trabalhada pela imaginação que vem da pré-história

Cada rocha tema de um painel de gravuras - sob minha uma estrela: o sol
Simbologia religiosa e astronomia

Mara Paula ao lado de alguns desenhos para dar ideia dadimensão

Uma espiral típica de povos agricultores que entendem de astronomia - Uma galáxia


Chamamos tal rocha de pedra do peixe

Desenho abstrato - cálculos de dias

Um ser antropomorfo - meio homem - meio animal
Toda equipe da excursão - da Direita para Esquerda:
Carlos Cardoso- Fábio Ripardo - Manuel Peres - Valdecy Alves - Mara paula

A mão do artista assinando sua obra - sua mensagem chegou até nós
Agora a compartilhamos com o mundo

Da Esquerda para  direita: Carlos Cardoso, Fábio Ripardo, Mara Paula, Valdecy Alves

Membros da equipe: Carlos Cardoso (à esquerda)  e Fábio Ripardo  

Valdecy Alves - Organizador da Excursão

Com esse pôr-do-sol voltamos para Crateús

Comentários

Surpreendente, Simplesmente maravilhoso, Resquícios fantásticos de uma erá tão antiga e ainda entranhada na veia da sociedade atual, Preservado... Repito, Maravilhosamente fantástico... Parabéns Dr. Valdecy
Surpreendente, Simplesmente maravilhoso, Resquícios fantásticos de uma erá tão antiga e ainda entranhada na veia da sociedade atual, Preservado... Repito, Maravilhosamente fantástico... Parabéns Dr. Valdecy

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!