LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO " Banabuiú in Memorian" - A PRESERVAÇÃO DO RIO BANABUIÚ NA ORDEM DO DIA - ARTE E CIDADANIA


Público considerável compareceu ao lançamento do documentário
Que foi seguido de um debate
Fotos: Mara Paula - Valdecy Alves
O NILO DO SERTÃO CENTRAL: Na manhã de 05 de junho de junho de 2014, dia mundial do meio ambiante, às 09:00h da Manhã, no Centro Pastoral, em Senador Pompeu (CE), foi lançado o documentário " RIO BANABUIÚ - IN MEMORIAN" - denunciando a situação em que se encontra o Rio Banabuiú da sua nascente em Pedra Branca (CE) até o ponto em que deságua no Rio Jaguaribe, na cidade de Limoeiro do Norte (CE), depois de percorrer 314 km em solo cearense. Passando pelos municípios de: MOMBAÇA- PIQUET CARNEIRO- SENADOR POMPEU - QUIXERAMOBIM - BANABUIÚ - MORADA NOVA E LIMOEIRO DO NORTE. O Rio é o pai de todos esses municípios e dá vida a todos os seus habitantes com as valiosas gotas de suas águas. PORTANTO CIDADES IRMÃS - NO SANGUE DE TODOS CORREM AS MESMAS ÁGUAS SERTANEJAS. 

Os diretores do documentário
Da direita para esquerda: Deodato Aquino - Reginaldo Araújo e Walter Lima (falando)

UM DOCUMENTÁRIO OUSADO E ALTERNATIVO: O Documentário  é uma produção independente sem qualquer apoio governamental, com caráter educativo, sem fins lucrativos e feito de forma alternativa. Quase 06 meses de filmagens, da nascente até onde o Rio Banabuiú deságua no Rio Jaguaribe. Com imagens e depoimentos de ribeirinho, técnicos, autoridades, de todos os municípios alimentados pelo rio. Editado na Produtora Mil Cores Digital, de Reginaldo Araújo, um dos diretores: o de blusa listrada. De parabéns os corajosos diretores, filhos de Senador Pompeu, filhos do grande pai Banabuiú: DEODATO AQUINO - REGINALDO ARAÚJO E WALTER LIMA.

Mesa com as autoridades debatedoras - várias instituições e municípios presentes


DEBATE NA AUDIÊNCIA PÚBLICA: Após o documentário teve início a AUDIÊNCIA PÚBLICA aprovada pela Câmara Municipal de Senador Pompeu, que apesar de ter 11 vereadores,s ó se fez presente a própria vereadora Lúcia Aquino, que requereu a audiência. O Poder Executivo local também não mandou nenhum representante. FUNDAMENTAL QUE AS AUTORIDADES ENTENDAM SUAS RESPONSABILIDADE E QUE QUESTÃO DE MEIO AMBIENTE É SUPRAPARTIDÁRIA - SUPRAGERACIONAL. Presentes representantes de outros municípios banhados pelo Rio Banabuiú: Mombaça- Quixeramobim e vereadores da cidade de Banabuiú. Havia representantes da SEMACE - DO CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS ANTONIO CONSELHEIRO - DA FEDERAÇÃO DE ASSOCIAÇÕES DE SENADOR POMPEU - DA GRUPO DE GESTÃO DA BACIA DAS ÁGUAS. O debate foi profundo e proveitoso.

O Poder Público ( Municípios e o Estado do Ceará) têm que fazer sua parte - não podem ser omissos - não podem ser violadores do meio ambiente - devem ser garantidores - e a sociedade deve fazer sua parte: COBRANDO - DENUNCIANDO - EVITANDO POLUIR! E is o que diz a Constituição Federal:

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.


Mapa da Bacia Hidrográfica do Banabuiú - Foto do Governo do Ceará
O Rio nasce em Pedra Branca -banha 07 municípios até desaguar no Rio Jaguaribe
 CONCLUSÃO: após a exibição do documentário, que demonstrou de forma clara, em imagens contundentes que o rio está sendo destruído e poluído ao longo dos seus 314 km, envolvendo vários municípios, aprovou-se que será requerida uma audiência pública para ser realizada na Assembleia Legislativa no Estado do Ceará, quando será convidado o Ministério Público e autoridades dos sete municípios. Independentemente da continuação da luta local, pois cada município, a exemplo do Estado do Ceará e do Governo FEderal têm a obrigação de preservarem o Rio e o meio ambiente. De parabéns os diretores do documentário, que com certeza, servirá de exemplos para que façam documentários sobre o Rio Jaguaribe, o Rio Salgado, O Rio Acaraú, o Rio Coreaú, o Rio São Luís do Curu, o Rio Aracatiaçu, Rio Piranji e outros grandes rios do Estado do Ceará.

ABAIXO MAIS FOTOS DO EVENTO  DO LINK DO DOCUMENTÁRIO COMPLETO NO YOUTUBE E DE 04 LAUDOS PERICIAIS FEITOS PELA SEMACE QUE ANALISOU A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO BANABUIÚ DE SUA NASCENTE ATÉ QUANDO DESÁGUA NO RIO JAGUARIBE - AS ÁGUAS NÃO TÊM BOA QUALIDADE - ESTÃO BEBENDO E TOMANDO BANHO EM UM RIO POLUÍDO QUE PEDE SOCORRO PARA NÃO MORRER E PODE MATAR POR ENVENENAMENTO:  


Vereadora Lúcia Aquino abrindo o evento
A luta é local e também estadual

Público presente atento aos debates



Público presente atento aos debates


Dr. Valdecy Alves apoiou os documentário é um dos depoentes e debateu


LINK DO DOCUMENTÁRIO NO YOUTUBE É SÓ CLICAR NA IMAGEM ABAIXO PARA ASSISTIR:




ABAIXO OS 04 LAUDOS DA SEMACE SOBRE AS ÁGUAS POLUÍDAS DO BANABUIÚ - DA NASCENTE AO DESAGUAR - A SITUAÇÃO É PREOCUPANTE:




Análise das águas em Senador Pompeu - Na saída do Município - Leia a Conclusão no Final do Laudo
Laudo Pericial  da SEMACE

Análise das águas após a sangria do Açude Banabuiú - Município de Banabuiú



Análise das águas do Banabuiú no Município de Morada Nova



Laudo das águas feito em Limoeiro do Norte - Quando o Rio deságua no Jaguaribe


Comentários

Unknown disse…
Dr. Valdecy Alves,sinônimo de compromisso com a luta pelas causa de interesse público.
Unknown disse…
Dr. Valdecy Alves, sinônimo de competência, dedicação e comprometimento com a causa pública. um grande altruísta quando a temática em questão é o interesse público. Parabéns meu irmão pelo trabalho que vem desenvolvendo, obrigado pelo apoio.

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!