sábado, 27 de dezembro de 2014

MORRE GILVAN ROCHA E O POVO BRASILEIRO PERDE UM GRANDE INTELECTUAL DESSES QUE ILUMINA O UNIVERSO POLÍTICO E CONCEDE A CADA LEITOR UMA LANTERNA PARA ENXERGAR MELHOR E EXERCER A SUA CIDADANIA – PERDE-SE UM FAROL E A ESQUERDA CONFUSA PODE ENDIREITAR-SE MAIS AINDA...

                                                                        O Intelectual do Gilvan Rocha
                                                             Foto:Blog: http://gilvanrocha.blogspot.com.br/

MORRE GILVAN ROCHA - UM INTELECTUAL QUE TRAZIA LUZ  PARA COMPREENSÃO DA REALIDADE POLÍTICA E ENTREGAVA UMA LANTERNA PARA QUE TODOS CONTINUASSEM ENXERGANDO POR SI MESMOS: O mundo humano além dos instintos, além da necessidade básica, fundamental para humanidade é o mundo político.  O mundo em que o ser humano se organiza em forma de Estado. O Estado onde se alberga o maior de todos os poderes, que Hobbes, após concluir que só poderia haver paz e segurança, num mundo de estado natural onde ocorria uma guerra de todos contra todos, com a criação de um monstro mais perverso e com o poder de violência institucionalizado maior que o poder de cada um de matar e fazer o mal individualmente, o Estado, que ele chamou de Leviatã. Realidade social a que estamos voltando nos dias atuais. POIS BEM, ESSE LEVIATÃ NECESSÁRIO, fruto de consenso entre os homens, que continua monstruoso e desvirtuado  É O ESTADO, GOVERNADO POR PARTIDOS, ATUALMENTE A MAIORIA DOS PAÍSES OCIDENTAIS GOVERNADOS DE FORMA DEMOCRÁTICA. Democracia que precisa ser aperfeiçoada, o que será impossível sem a compreensão, o conhecimento e a cultura de homens com a envergadura de Gilvan Rocha. 

CONTRADIÇÕES POLÍTICAS UNIVERSAIS DE UMA ERA - INCLUSIVE NO BRASIL - CABE PRINCIPALMENTE AOS INTELECTUAIS INTERPRETAR E COMPREENDER O QUE ESTÁ ACONTECENDO: Vivemos numa era em que o capitalismo fracassou e tem sobrevivido após adotar em parte os direitos sociais criados pelas revoluções comunistas, inspiradas pelo Marxismo. Vemos a Rússia em crise, depois de ter sido comunista. Uma Alemanha reunificada após a queda do muro de Berlim. Uma China comunista com mercado capitalista. Agora vemos Cuba aliando-se com o seu principal algoz os Estados Unidos... O PT governando o Brasil, partido de origem de esquerda, que chegou ao poder pelo voto, mas para governar, manter-se no poder e ter maioria como impõe as regras democráticas, tem que se aliar com a antiga direita, simbolizada por exemplos como Maluf, Sarney, Color... apertando a mão de Lula, que por pouco eles não mataram na época da ditadura... O mesmo PT que  aliado dos movimentos sociais, de onde nasceu, sobretudo movimentos estudantis, associações civis e sindicatos de trabalhadores... movimentos sociais que foram domados e perderam sua identidade a ponto da maior parte do movimento sindical no setor público chegar a um nível de pelegagem tão vergonhoso, que se atrelou ao Estado por iniciativa própria, recriando o que havia na Era Vargas, quando sua atrelagem ao Poder Público era por foça de lei e de imposição ditatorial.  SACRIFICANDO-SE OS ANÉIS E OS DEDOS PARA ESTAR NO TRONO DO PODER QUE NÃO RESULTA EM LIBERTAÇÃO DA NECESSIDADE E NEM EM AVANÇOS SOCIAIS COMO DEVERIAM SER... Ao tempo que fortaleceu os aliados da direita que em seus distritos... povoados... municípios... nos mais distantes rincões do Brasil... muitos deles... têm trabalhadores escravos! NESSE MUNDO EM QUE MORRE A UTOPIA E GERAÇÕES DOS CLÁSSICOS ESQUERDISTAS ESTÃO DECEPCIONADOS, HOMENS COMO GILVAN ROCHA MOSTRAM O CAMINHO NO LABIRINTO QUE LEVA À LUZ QUE SE APAGA LENTAMENTE NO FIM DO TÚNEL...

GILVAN ROCHA ERA UMA ROCHA QUE DENUNCIAVA TAIS CONTRADIÇÕES E PERMITIA COMPREENSÃO PARA QUE AS NOVAS GERAÇÕES APRENDENDO COM OS ERROS DA ESQUERDA E O OPORTUNISMO DA DIREITA - CONSTRUAM UMA NOVA UTOPIA E UM NOVO AMANHÃ:  Gilvan Rocha era um desses intelectuais de esquerda, produzido no interior da luta clássica das esquerdas do Brasil. Um intelectual valioso e necessário ao mundo da criação política dos homens, como diria Gramsci. Um dos fundadores do PT, do qual se desfiliou quando o partido aliou-se com a direita para chegar e manter-se no poder. Fundador do PSOL, que não se sabe como será um governo da maioria, quando chegar ao poder e necessitará de alianças para ser governo da maioria.  AS CONTRADIÇÕES NA POLITICA. A ESQUERDA. A DIREITA. O CENTRO. AS ALIANÇAS. OS PARADOXOS. OS MOVIMENTOS SOCIAIS... O SINDICALISMO QUE PELEGA... ESSE CAOS POLÍTICA ONDE TUDO NADA MAIS PARECE SER... No meio dessas tempestades, onde tudo fica de cabeça para baixo, onde a confusão reina, onde há perdas de identidade, onde as utopias se fragilizam... onde a neblina da duvida impera... É QUE HOMENS COMO GILVAN ROCHA BRILHAM E SÃO NECESSÁRIOS. SÃO FARÓIS NO ALTO DOS ROCHEDOS GUIANDO PARA LONGE DO NAUFRÁGIO CERTO. Com seus artigos, suas palestras, seus livros, suas aulas, seu cursos, seu blog... Fortaleza, o Ceará, o Brasil... NÃO SE ESQUEÇAM DO QUE ELE DISSE! DO QUE ELE ENSINOU! POIS NASCEU - VIVEU E MORREU COMO VERDADEIRO ESQUERDISTA... RELEIAM SEUS ARTIGOS... E NÃO COMETAM OS MESMOS ERROS QUE ELE TANTO CRITICOU. MELHOR FORMA DE HOMENAGEM NÃO PODE TER! Leia o blog e os artigos de Gilvan Rocha clicando em: http://gilvanrocha.blogspot.com.br/  O mundo amanheceu mais pobre e com menos luz nessa manhã de 27 de dezembro de 2014. Embora tenha-se tornado mais ricos com seus pensamentos e suas ideias que jamais morrerão e com certeza frutificarão.


2 comentários:

Gabriel José da Costa disse...

CARO VALDECY,
Muito triste com o desaparecimento do nosso GILVAN.
Conterrâneo pernambucano. Quando abrí livraria na rua Edgar Borges, GILVAN foi dos primeiros a frequentá-la. No fundo da livraria havia um salão para reunião dos comunistas, como eu, para bate-papos . Muitas vezes ficávamos de sábado até domingo. Foi uma época marcante. Importava literatura marxista da URSS, imprimia jornais de bairro e livros. Quantas saudades.
Abraços para você, Amigo VALDECY.
Gabriel José da Costa.
Livraria Gabriel
gabrieljc@globo.com
85/8680-5150.

Valdecy Alves disse...

Amigo Gabriel, pra vc um fortíssimo abraço. O pior de tudo isso é que estamos perdendo grandes intelectuais, militantes e não está havendo reposição... o que assinala um futuro político e espiritualmente mais pobre. Um abração. Depois ligarei para, gostaria de gravar alguns depoimentos em vídeo com vc, sobre vários temas. Pode ser?

Related Posts with Thumbnails