25 DE MARÇO - O CEARÁ COMEMORA O FIM DA ESCRAVIDÃO - FERIADO - MAS A ESCRAVIDÃO REALMENTE ACABOU EM REDENÇÃO E NO CEARÁ??? HEIN???

Revista do Rio de Janeiro homenageando o Chico da Matilde - Jangadeiro
Conhecido como Dragão do Mar - abolicionista cearense
REDENÇÃO FOI A PRIMEIRA CIDADE A LIBERTAR SEUS ESCRAVOS - O CEARÁ FOI O PRIMEIRO ESTADO A COLOCAR FIM À ESCRAVIDÃO - POR ISSO O CEARÁ FOI CHAMADO DE TERRA DA LUZ:  Em 25 de março de 1884, o Estado do Ceará libertava os seus escravos. 04 anos da Lei Áurea, que libertou os escravos no Brasil. Embora a cidade de Redenção, no Estado do Ceará, tenha sido a primeira cidade do Brasil a libertar os seus escravos, em 01 de janeiro de 1883. POR ISSO QUE É FERIADO NO CEARÁ EM 25 DE MARÇO DE TODO ANO. Conforme consta na Constituição do Estado do Ceará. Só que a luta pela libertação dos escravos no Ceará começara bem antes, tendo à frente vários jornalistas e intelectuais cearenses. Mas um homem simples, moreno, jangadeiro, entrou para história em 1881, quando liderou os jangadeiros que não mais desembarcaram escravos no Ceará. E sem jangada não havia como desembarcá-los, pois os navios paravam longe da costa cearense. Seu nome: Chico da Matilde, cognominado DRAGÃO DO MAR, que foi recebido como herói, exemplo e matéria dos principais jornais do Rio de Janeiro.

A REDENÇÃO DOS ESCRAVOS NÃO ACABOU COM A ESCRAVIDÃO - NOVOS TIPOS DE ESCRAVIDÃO FORAM CRIADOS E ESTÃO FALTANDO NOVOS DRAGÕES DO MAR: Sem dúvida que os negros escravos passaram a ter liberdade, direito de ir e vir. Sem dúvida que passaram a não ser mais propriedade de ninguém. Sem dúvida que os negros passaram a não ter mais senhor. Mas a dependência continuou. A  sujeição econômica, sem falar na discriminação. Sem dúvida que a liberdade, o gozo dos direitos civis representou um grande avanço. Mas até hoje, a dependência econômica continua. Numa determinado época a industria da seca surgiu alicerçada em tal dependência. Atualmente o bolsa família, cada vez mais se transforma numa esmola e bolsa cabresto, sujeita pessoas pela miséria e ser dóceis eleitores dos que estão no poder. 

LOGO A LIBERTAÇÃO DA ESCRAVIDÃO SÓ OCORREU EM 50%, NO QUE DIZ RESPEITO AOS DIREITOS CIVIS E POLÍTICOS. AS LIBERDADES.  FALTANDO AINDA OCORRER NA SUJEIÇÃO ECONÔMICA, QUE SÓ ACABARÁ, NO DIA EM QUE NÃO HOUVER NENHUMA PESSOA QUE DEPENDA DE UM POLÍTICO, NOVO SENHOR, PARA TER COMIDA NA MESA, PARA PODER TER UMA ROUPA, UM SAPATO, UM ÓCULOS, UMA DENTADURA...

EM REDENÇÃO ESTÃO TENTANDO TRAZER DE VOLTA A ESCRAVIDÃO: Basta dizer que Redenção, cidade do Ceará, primeira cidade do Brasil, a libertar os escravos, atualmente, essa sujeição política continua vergonhosa. Bastando dizer que o atual prefeito tem mais servidor contratado na prefeitura, que concursado. E cada servidor contratado é um eleitor colocado no curral eleitoral com toda a sua família. É-lhe negado o direito ao concurso. Basta dizer que tenta escravizar professor, pagando um salário de fome e tenta escravizar os demais servidores, prejudicando seus reajustes, negando-lhes carreira e tornando letra morta seus direitos previdenciários. Bom que se diga que o prefeito atual de Redenção e seu grupo político passou a atacar até as liberdades, pois tentam cassar o direito de liberdade expressão de alguns, o direito do povo à informação e passaram a perseguir até a liberdade sindical. BOM QUE O BRASIL SAIBA QUE EM REDENÇÃO HÁ UM RETROCESSO E UMA TENTATIVA DE LEVAR O MUNICÍPIO DE VOLTA À IDADE DAS TREVAS. Uma pequena denúncia em vídeo:

https://www.facebook.com/video.php?v=696239610395705&set=vb.100000290169627&type=3&theater

NO BRASIL, NO CEARÁ E EM REDENÇÃO, a libertação da escravidão ocorreu só em 50%, no que diz respeito às liberdades. Continua quando se diz respeito aos direitos sociais: direito ao trabalho, ao justo salário, à alimentação, à moradia. FALTA A LIBERTAÇÃO DO REINO DA NECESSIDADE IMPOSTO PELO CORPO (fome, sede, sono, doença...).  ENTÃO A LUTA CONTRA A ESCRAVIDÃO CONTINUA, MAS ESTÃO FALTANDO ABOLICIONISTAS E DRAGÕES DO MAR. O que sobra...o que tem que dá nojo: SÃO NOVOS SENHORES E CANDIDATOS A NOVOS SENHORES!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!