quinta-feira, 20 de agosto de 2015

CONSTRUÇÃO DE PUXADINHO AO LADO DA IGREJA MATRIZ DE SENADOR POMPEU É UMA AGRESSÃO INACEITÁVEL AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO - PEDIMOS AO PADRE QUE SUSPENDA IMEDIATAMENTE A HORRENDA OBRA E COLOQUE ABAIXO ESSE PRÉDIO EM LOCAL INDEVIDO E DE MUITO MAU GOSTO! QUE TODOS SE MANIFESTEM... NÃO AO PUXADINHO!

O puxadinho além de horrível tira toda impotência da arquitetura original da Igreja Matriz e da Praça
Foto: Valdecy Alves

A IGREJA MATRIZ DE SENADOR POMPEU SE ENQUADRA COMO PATRIMÔNIO DO MUNICÍPIO - COMO PORTADOR DA REFERÊNCIA - DA IDENTIDADE CULTURAL DA COMUNIDADE DE SENADOR POMPEU - ALÉM DE SER UM DOS PRÉDIOS MAIS IMPONENTES DA ARQUITETURA MUNICIPAL - ESTÁ ENTRE AS IGREJAS MAIS BONITAS DO ESTADO DO CEARÁ - A CONSTRUÇÃO DE UM PUXADINHO AO LADO DA MATRIZ É UM CRIME PORQUE VIOLA O ARTIGO 216 E PARÁGRAFOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL - O ARTIGO 237 DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL E VIOLA O ARTIGO 5º - INCISO IX - DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL: Não se busca com a presente postagem julgar ninguém, acusar ninguém, eleger e procurar culpados... (embora existam se necessário apuração)... OBJETIVA-SE  A MAIS  IMEDIATA SUSPENSÃO DESSA CONSTRUÇÃO ILEGAL, ESTETICAMENTE DE PROFUNDO MAU GOSTO, QUE TIRA TODA A IMPONÊNCIA DE UM DOS PRÉDIOS MAIS BELOS DO MUNICÍPIO DE SENADOR POMPEU - em torno do qual a cidade se desenvolveu em círculos concêntricos. Ainda mais numa cidade que teve padres como Albino Donat e João Paulo, ambos italianos, que lutaram pra preservar a memória e o patrimônio histórico material e imaterial. BASTA DIZER QUE PADRE ALBINO CRIOU A CAMINHADA ANUAL DA SECA E QUE PADRE JOÃO PAULO FOI UM DOS MAIORES ATIVISTAS pelo tombamento do patrimônio material do Sítio histórico da Barragem do Patu, chegando a publicar livros sobre o tema e a montar um dos maiores, mais belos e volumosos acervos sobre o local.  SENADOR POMPEU É CONHECIDA NACIONALMENTE POR UMA CIDADE QUE LUTA PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA... ESSE PUXADINHO FARÁ DA CIDADE UMA PIADA NACIONAL!!! É PARA DESMORAlIZAR MESMO!

A construção de mau gosto é simplesmente inaceitável e uma agressão à beleza original do templo

Já pensou um bar do lado da Catedral de Fortaleza... destoando de todo o conjunto arquitetônico??? Imagine alguém construindo um puxadinho na lateral da bela Catedral de Brasilia, da Sé de São Paulo... de Notre Dame em Paris... Catedral de São Patricío em  New York??? Imagine a foto de um turista num local assim... capaz de levar até mesmo a um péssimo julgamento de um povo que permite uma violação assim a um dos seus mais belos patrimônios? Palco dos mais importantes fatos com caráter de  patrimônio imaterial... envolvendo a fé... casamentos... história... etc...


Foto do antes:Walter Lima e do depois:Igreja com o puxadinho (foto de Valdecy Alves)
Importante que todos se manifestem- mesmo quem seja a favor


POR ISSO PEDIMOS EDUCADAMENTE AO PADRE QUE: COLOQUE ABAIXO ESSE MONSTRENGO, RETIRE SEUS DESTROÇOS E DEIXE A IGREJA LIVRE DESSE TUMOR ESTÉTICO. PEDIMOS A CÂMARA MUNICIPAL QUE DEBATA ESSA AGRESSÃO AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NA PRÓXIMA SESSÃO... TUDO PARA EVITAR AÇÕES NA JUSTIÇA.... RÁDIOS LOCAIS, VAMOS AO DEBATE! TEMOS A MAIS ABSOLUTA CERTEZA QUE O PADRE, SENSÍVEL À BELEZA DO TEMPLO, QUE ELE AMA E QUE É PATRIMÔNIO DE TODOS, RETIRARÁ IMEDIATAMENTE ESSE MONSTRO DO LADO DA IGREJA... ESSA VERDADEIRA VERRUGA EM MEIO À PRAÇA... ESSA EXCRESCÊNCIA... ESSE VÍRUS AO BELO... FERINDO DE MORTE TODA A BELEZA E HARMONIA ARQUITETÔNICA REINANTE NA PRAÇA DA IGREJA MATRIZ.... EM NOME DO BOM SENSO... EM NOME DA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO MATERIAL E IMATERIAL... EM RESPEITO À HERANÇA E CULTURA HERDADAS DE TODAS AS GERAÇÕES ANTERIORES... EM NOME DO BOM GOSTO E DO DEVER DE SE PRESERVAR O QUE É PATRIMÔNIO COLETIVO... QUE FOI FEITO COMO BELO E PARA DURAR MILÊNIOS... A IMPONÊNCIA DA HISTÓRICA IGREJA MATRIZ NÃO COMPORTA UM PUXADINHO HORRENDO E DE TAL NATUREZA! QUEM CALA, CONSENTE! TODOS DEVEMOS DIZER "NÃO AO PUXADINHO!" QUE TODOS SE MANIFESTEM! 

Um comentário:

antonio demontie disse...

essa aberração de construçao e um verdadeiro absurdo ao patrimonio historico, por favor sr.padre, pare com essa pessima ideia de puxadinho;

Related Posts with Thumbnails