quinta-feira, 3 de setembro de 2015

SENADOR POMPEU COMPLETA HOJE - 03/09/2015 - 119 ANOS DE EXISTÊNCIA - NAS ÚLTIMAS DÉCADAS SUA POPULAÇÃO ENCOLHEU - SEU COMÉRCIO QUASE FALIU - PERDEU IMPORTÂNCIA POLÍTICA E SÓ A VIOLÊNCIA CRESCEU - A ESPERANÇA MORRE E O FUTURO É INCERTO!

Senador Pompeu - Uma cidade que perdeu o rumo e precisa se encontrar
Foto:Valdecy Alves
POVO MELHOR NÃO HÁ - MANTÉM RICA CULTURA - MAS A DECADÊNCIA POLÍTICA - ECONÔMICA E SOCIAL É UM FATO E NÃO PODE HAVER MAIOR PESADELO: em 03 de setembro de 1896 nascia a cidade de Senador Pompeu, bem no centro do Sertão do Ceará.  Já nascia com a certeza que seria um importante Município, pois 04 anos depois estaria chegando ao Município a linha férrea, que integrava todo o Ceará. Uma cidade que geograficamente tinha como parte de si Pedra Branca e Piquet Carneiro, que eram seus distritos e depois adquiriram autonomia. Daqui a pouco perderá o Km 20, que se desenvolveu mais nos últimos anos que Senador Pompeu. A exemplo dos municípios vizinhos. ENCOLHENDO GEOGRAFICAMENTE DE FORMA CONTUNDENTE.  Com a chegada do trem toda mercadoria para o comércio das cidades da região passava por Senador Pompeu, porque o Ceará naquela época não tinha estradas, o transporte era feito em carros de bois, não tinha pontes e sobravam atoleiros. Atrás da igreja abundavam grandes pontos comerciais e atacadistas...hoje prédios decadentes que mal lembram o glorioso passado. De Senador Pompeu era transportada toda a produção de algodão da região do sertão central para Fortaleza e de Fortaleza para Europa, via navios. VÁRIAS USINAS DE ALGODÃO QUE  EXISTIAM TODAS FECHADAS. Não passam de prédios abandonados, alguns aos escombros. Muitos não sabem nem o que funcionou naqueles prédios nos tempos de ouro. Com a praga do bicudo, foi o fim do ciclo do algodão. O COMÉRCIO FRACASSOU.A CIDADE ENTROU EM COLAPSO ECONÔMICO. Escolas tradicionais fecharam, hotéis... muitas das instituições regionais (Delegacia de Saúde, Receita Federal...) fecharam. COMEÇOU A DECADÊNCIA, A SAÍDA DA POPULAÇÃO PARA OUTROS ESTADOS E MUNICÍPIO, A POBREZA E A CIDADE PERDEU COMPLETAMENTE O SEU STATUS DE CENTRO ECONÔMICO E POLO REGIONAL.  Sua economia depende hoje, basicamente, dos benefícios pagos aos aposentados e aos que recebem o bolsa família. E para piorar perdeu o trem, que não mais passa, pois nem transporta mais passageiros, nem cargas...  a ponte ferroviária enferrujando... vai já cair... trilhos fantasmas ao sabor do nada... e ficou a 20 km da estrada principal que cruza o coração do Ceará.

SENADOR POMPEU ILHADA... ISOLADA... COMO SE FOSSE PARA MORTA... ADOTADA PELA VIOLÊNCIA MAIS EXTREMA... SÓ A UNIÃO DE TODOS... SOCIEDADE CIVIL E PODER PÚBLICO ADMINISTRADO COM ÉTICA E COM GENTE COMPROMISSADA PODERÁ MUDAR A TRISTE REALIDADE... TENHAMOS CUIDADO COM OS MESSIAS... POIS SURGEM EM AMBIENTES SOMBRIOS E FUNESTOS COMO O QUE A CIDADE VIVE ATUALMENTE... ONDE A ESPERANÇA MORRE... A EXEMPLO DO SURGIMENTO DE HITLER NA ALEMANHA E DE MUSSOLINI NA ITÁLIA... E OS QUE QUEREM SER CANDIDATOS SEJAM MENOS EGOÍSTAS E PENSEM NO TODO... POIS ALGUNS ESTÃO SE CALANDO E SE OMITINDO PARA SALVAR POSSÍVEIS FUTUROS VOTOS E ISSO É PENSAR SÓ EM SI... E ISSO É UMA DAS CAUSAS DA DECADÊNCIA... CAPACIDADE DE UNIR TODOS E TODAS AS FORÇAS PARA VIRADA... PARA LIBERTAR-SE DESSE CAOS REINANTE... É UM DOS REQUISITOS QUE DEVE TER QUALQUER CANDIDATO... QUE POR NÃO SER DEUS...NÃO DEVE PROMETER O IMPOSSÍVEL... TAMPOUCO MILAGRES... E VAI PRECISAR DIANTE DO DRAMA GERAL QUE É UM SÓ... CONVERTER TODAS AS FORÇAS NUMA FORÇA SÓ...  PARA REAÇÃO COM EFICÁCIA... QUEM JÁ RESPONDEU POR CORRUPÇÃO COM A COISA PÚBLICA... QUEM  PROMETER MILAGRE OU DESENHAR-SE COMO SALVADOR... AFASTAM-SE... É MENTIROSO! AUMENTARÁ MAIS AINDA A AGONIA DA CIDADE NA "U T I"!.

O COLAPSO - O DRAMA E A CONVULSÃO QUE NÃO FINDAM: Então, começou um ciclo de emigração, o povo indo embora...fechamento e encolhimento de instituições financeiras, que só estão onde há dinheiro... e  a cidade começou a encolher em se tratando de população, que nos últimos anos estacionou... MAS UMA COISA SE DESENVOLVEU ASSUSTADORAMENTE: A VIOLÊNCIA GENERALIZADA. Tanto que a cidade consta no mapa da violência do Brasil como uma das mais violentas do Brasil. Até mesmo o seu patrimônio histórico material e imaterial está ameaçado. PATRIMÔNIO QUE SÃO TESTEMUNHAS DESSA ÉPOCA DE OURO OU DE GRANDES DRAMAS DAS SECAS DO CEARÁ. Só a fé do povo continua a mesma e a riqueza de sua tradição, sobretudo oral. Não bastasse o abandono e destruição do patrimônio histórico material até mesmo o conjunto arquitetônico formado pela igreja e pela praça da  matriz sofrem violação com a construção de um puxadinho, que parece um tumor lateral sobre a praça e na lateral do templo religioso. COM A DRÁSTICA QUEDA DA PRODUÇÃO DE RIQUEZAS A CIDADE PASSOU A DEPENDER DOS REPASSES DE VERBAS FEDERAIS.... Numa posição de mendicância. É VERDADE QUE TEM ALGUMAS FÁBRICAS, MAS SÃO COMO ILHAS E FLUTUANTES QUE SE INSTALARAM NO MUNICÍPIO COMO FORMA DE DIMINUIR CUSTOS EM SUA PRODUÇÃO, AUMENTANDO SEUS LUCROS COM SUBSÍDIOS E PAGAMENTO DE MISERÁVEL REMUNERAÇÃO AOS SEUS TRABALHADORES. PODEM PARTIR COM A MESMA VELOCIDADE QUE CHEGARAM... NÃO TÊM RAÍZES NEM COM O MUNICÍPIO, NEM COM O SEU POVO...


E A BARRAGEM PODE SECAR... GUERRA D'ÁGUA... EVOLUÍMOS MUITO POUCO DESDE À SECA DO 15 E DE 1932... CAMINHAMOS PARA TRÁS... MUITOS PARTIRÃO PARA OUTROS LOCAIS... SE A VIOLÊNCIA GENERALIZADA E BRUTAL - UMA VOLTA À BARBÁRIE - NÃO SERVIR DE PASSAPORTE ANTES PARA O CEMITÉRIO...


DADOS GERAIS SOBRE SENADOR POMPEU: 1) criada em 03/09/1896; 2) possui cerca de 7.968 domicílios; 3) tem cerca de 261 empresas; 4) a renda per capita de R$ 5.589,00; 5) tem área de 1.002 quilômetros quadrados; 6) chove anualmente 730 mm; 7) a economia depende dos 7.828 aposentados e dos 4.630 beneficiários do bolsa família; 8) o salário médio dos trabalhadores é de R$ 1.340,00; 9) tem o Açude Patu que cheio nunca produziu riqueza economicamente como deveria para Senador Pompeu e seco, causa drama e a imediata volta a era das grandes secas, como de 32. 10) A população que vem encolhendo desde o colapso econômico, atualmente se estima em 26.600 habitantes. MAS NUMA COISA A CIDADE PROJETOU-SE NACIONALMENTE, O CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA. Tanto que no mapa da violência de 2014, revelou-se como a 10 ª cidade mais violenta do Ceará e entre os mais de 5.500 municípios do Brasil, está entre os 155 municípios mais violentos do país. 

E O COLAPSO CONTINUA, A DECADÊNCIA CONTINUA,  A DESTRUIÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CONTINUA, A VIOLÊNCIA CRESCE, O POVO PEDE SOCORRO E PARECE QUE O TÚNEL NÃO TEM FIM E NEM HÁ LUZ NO FIM DO TÚNEL... SENADOR POMPEU COMPLETA 119 ANOS - PASSADO DE GLÓRIA - PRESENTE COMO REFÉM DO MEDO E UM FUTURO COM POUCA ESPERANÇA! QUE PELO MENOS AO COMPLETAR 120 ANOS NÃO TENHA PIORADO! AO MENOS PERMANEÇA COMO ESTÁ! POIS SER OTIMISTA EM TAL SITUAÇÃO NÃO É MAIS ALMEJAR O MELHOR... RESUME-SE A DESEJAR QUE PIOR NÃO FIQUE! MANTER O QUE TEM PARA NÃO CONTINUAR SENDO POPULARMENTE CONHECIDA COMO A CIDADE DO JÁ TEVE! O DESAFIO DE TODOS É VOLTAR À CIDADE QUE TEM E TERÁ MAIS AINDA! A CIDADE COM UM PASSADO GLORIOSO - COM UM PRESENTE AUSPICIOSO E UM FUTURO DE OURO -  EIS A UTOPIA E O SONHO GERAL - SE UMA BALA PERDIDA DA VIOLÊNCIA EXTREMA NÃO TRAGAR A VIDA DO SONHADOR!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails