25 de Março Sempre Será Feriado no Ceará - Pois Foi Dia que o Estado do Ceará Libertou Seus Escravos - Tornando-se Terra da Liberdade - Terra da Luz- 01 Ano Antes a Cidade de Redenção Já Libertara Seus Escravos - O Ceará Inspirou o Resto do Brasil a Libertar os Escravos em 1888

Charge pesquisada no Google

A CIDADE DE ACARAPE - FOI A PRIMEIRA CIDADE DO BRASIL A LIBERTAR SEUS ESCRAVOS - PASSANDO A CHAMAR-SE DE REDENÇÃO - INFLUENCIOU O ESTADO DO CEARÁ A LIBERTAR TODOS OS ESCRAVOS EM SOLO CEARENSE EM 25 DE MARÇO DE 1884 - O CEARÁ VIROU TERRA DA LUZ - LUZ DA LIBERDADE - O EXEMPLO CEARENSE INSPIROU O BRASIL A LIBERTAR A ACABAR COM A ESCRAVIDÃO NO BRASIL EM 13 DE MAIO DE 1888: Em termo de libertação dos escravos, sem dúvida que o Estado do Ceará é exemplo para o Brasil. Em 01 de janeiro de 1883, a cidade de Acarape, a 60 km, foi a primeira cidade do Brasil a libertar todos os seus escravos. Desde então passou a chamar-se de Redenção. Sendo notícia no Brasil e no mundo. Influenciou de tal forma o Estado do Ceará, que em 25 de março de 1884, o Estado do Ceará colocou fim à escravidão. Por isso o Ceará se transformou em Terra da Luz. POR ISSO O DIA 25 DE MARÇO DE TODO ANO É FERIADO NO CEARÁ. A libertação dos escravos pelo Estado do Ceará inspirou o Brasil a libertar seus escravos em 13 de maio de 1888. O problema é que a libertação dos negros, que de repente se viram da senzala nas estradas e nas ruas foi a aceitação, o respeito, o direito ao trabalho. E o povo que só via negro como escravo aceitá-los de repente como homens e mulheres livres. O preconceito continuou e ainda não acabou até os dias atuais. A libertação dos negros, a exemplo do extermínio dos índios e da exploração dos mais pobres, é um processo que continua até os tempos atuais. Liberdade que ainda seja tardia... mas não pode ser tardia demais... e lá vem a terceirização... e lá vem o atraso salarial dos prefeitos... e lá vem o fim da previdência com a reforma... a Casa Grande atualmente fica na Praça dos Três Poderes em Brasília, os senhores do poder, os que lá governam, aprovam leis, julgam... o resto do Brasil... transformando-se numa grande senzala ajoelhada perante a corrupção... e a periferia do Brasil.... como se diz... uma zona... a casa da mãe Joana...

Veja pequeno vídeo que mostra o Museu Senzala Negro Liberto na cidade de Redenção - Ceará - o próprio local já é um museu em si - pois era uma casa grande de engenho e no porão a senzala... a maior senzala de Redenção:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!