domingo, 25 de junho de 2017

CASA ONDE NASCEU JOSÉ DE ALENCAR - UM DOS MAIORES ESCRITORES DA HISTÓRIA DO BRASIL - PATRIMÔNIO CULTURAL DO POVO BRASILEIRO - EM MESSEJANA - FORTALEZA - CEARÁ - VISITE!

Casa de José de Alencar - Hoje museu e pequeno parque - há restaurante e um museu com peças indígenas também
Fotos: Mara Paula - Valdecy Alves - Orion Zarathustra

UMA CASINHA BRANCA NO MEIO DO VERDE - CASA ONDE NASCEU O GRANDE ESCRITOR BRASILEIRO JOSÉ DE ALENCAR: Localiza-se no bairro de Messejana, na Avenida Washington Soares, perto do viaduto que leva para a cidade do Euzébio, próximo da entrada do Cambeba, em Fortaleza, Ceará. Com as dicas, é fácil qualquer turista chegar à casa em que nasceu José de Alencar. Uma casinha branca, humilde, bela, em seu interior com várias placas, contando a história do grande escritor cearense e a relação com a casa onde nasceu e com o local onde viveu sua infância. Vale a pena visitar. Arquitetura simples, paredes de tijolo e cal. Caibros de tronco de carnaúba. Chão de tijolos nus, a cozinha no alpendre, em volta pés de caju, de manga, várias outras árvores. Muito verde. As ruínas do engenho construído por seu pai, José Martiniano Pereira de Alencar, que na pequena casa viveu anos e anos com a mãe de José de Alencar Ana Josefina de Alencar. Vale a pena conhecer a casa museu em que nasceu um dos maiores escritores brasileiros. Bem cultural tombado pelo Iphan e faz parte do mapa turístico de Fortaleza.

Escritor José de Alencar

Vista a partir de um dos cajueiros centenários
JOSÉ DE ALENCAR NASCEU EM 01 DE MAIO DE 1829: O grande escritor brasileiro, que escreveu obras com Ubirajara, o Guarani, Iracema... criou o romance indianista brasileiro, ao tempo que através do mito Iracema (anagrama da palavra América) narrou a origem do povo americano, construtores do novo mundo, ainda uma promessa de transformar-se num mundo novo. Iracema a virgem dos lábios de mel, cercada pela maravilhosa fauna americana, por florestas, verdes mares, brisas mágicas... ao unir-se ao homem branco... colonizador... passa a ser a mãe do povo americano. E nasce a lenda da origem do povo brasileiro. Forja-se uma identidade americana... a partir da miscigenação. O que torna José de Alencar um gigante... tão importante para literatura brasileira e americana quanto Cervantes para Espanha, Camões para Portugal, Dante para Itália... Por isso é um momento mágico visitar a casa onde nasceu tão ilustre escritor brasileiro.

Valdecy Alves visitando a Casa do escritor
EIS O PORQUÊ JOSÉ DE ALENCAR NASCER NUMA CASA TÃO HUMILDE - PERDIDA NO MEIO DA MATA: Tudo porque seu pai era padre. Filho de Bárbara Alencar, que participou tanto da Revolução de Pernambuco, como da Confederação do Equador, sendo a primeira mulher presa política da história do Brasil. Assim, José de Alencar descendia de uma família de revolucionários, originários da cidade do Crato, interior do Ceará. Na verdade o Padre Martiniano de Alencar apaixonou-se pela prima, com quem manteve um relacionamento secreto, escondendo-a na pequena casa. De se dizer que o tio de José de Alencar, Tristão Gonçalves, foi outro revolucionário que participou da Confederação do Equador. O pai de José de Alencar tornou-se empresário e político bem sucedido posteriormente. Ocupando o cargo de Senador Vitalícia do Brasil. José de Alencar foi advogado, jornalista, escritor, político, grande orador, romancista e dramaturgo. Um dos mais ilustres brasileiros, que dá orgulho ao Ceará que o homenageou dando seu nome ao maior teatro de Fortaleza, o nome de personagens a praias e lagoas. 

Mais algumas fotos da Casa em que nasceu José de Alencar, interior da casa, transformada numa espécie de museu:



Vista lateral

Máscara Mortuário do escritor

Placa na sala principal da casa

Teto de caibros de carnaúba

O chão em tijolos nus

Assista ao pequeno documentário sobre a Casa de José de Alencar - feito por Valdecy Alves:




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails