quinta-feira, 17 de agosto de 2017

BARRAGEM DO PATU - A BARRAGEM DA MORTE - A BARRAGEM FANTASMÁTICA - A BARRAGEM DA FALTA DE TRANSPARÊNCIA - A BARRAGEM DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO - A QUE DEVERIA TER SIDO E NÃO FOI E É COMO NÃO DEVERIA TER SIDO... 10 CURIOSIDADES SOBRE A BARRAGEM DO PATU...

Foto aérea -  Barragem do Patu - DNOCS


PEQUENAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A BARRAGEM DO PATU - EM SENADOR POMPEU - ANTES DAS 10 CURIOSIDADES: Tem o nome de Barragem ou de Açude do Patu porque barra o Rio Patu, afluente do Rio Banabuiú, que é o maior afluente da bacia hidrográfica do Rio Jaguaribe. Era pra ser inicialmente uma represa d'água para salvar vidas, foi transformado no Campo de Concentração do Patu, o único campo de concentração preservado, montado no canteiro de obras do Açude do Patu abandonado em 1923, que transformou o local inicialmente em Barragem da Morte, tudo pela irresponsabilidade do presidente da República mineiro Artur Bernardes, que fez cessar, tão logo assumiu a presidência da República todas as obras de açudagem no Nordeste, que tiveram prioridade com o presidente anterior, o paraibano Epitácio Pessoa. Muitas obras estavam perto da conclusão e ficaram completamente abandonadas por anos... transformando-se em escombros... causando prejuízos econômicos ao país e tragédias sociais ao povo. Pois se a Barragem do Patu tivesse sido concluída como planejada, concluída noas anos 20, não teria ocorrido a tragédia de 32 na região central do Ceará.  Vamos às curiosidades sobre a Barragem ou Açude do Patu:

Planta do Açude Patu - Modificada - 1987
Obra concluída  - DNOCS


CURIOSIDADE 01:  Uma vez montada toda a estrutura básica, canteiro de obras, máquinas, contratação de operários... teve início em 1921 a construção da Barragem do Patu ou Açude do Patu. Sua conclusão estava prevista para dezembro de 1924. Ano de um dos melhores invernos no Nordeste. ERA PRA TER SIDO ASSIM. Mas só foi concluída em dezembro de 1987. ACABOU SENDO O QUE NÃO DEVERIA.

CURIOSIDADE 02:  O comprimento da parede da barragem que seria construída até dezembro de 1924 seria de 560 metros. ERA PRA TER SIDO ASSIM. Mas concluída em 1987, a parede só chegou ao comprimento atual de 392 metros. ACABOU MENOR... ACABOU SENDO COMO NÃO DEVERIA TER SIDO.

CURIOSIDADE 03:  Durante o período de construção a partir de 1921 a média mensal de operários contratados era de 550. Mas a Vila Operária construída tinha a capacidade de hospedar 1.200 operários. ERA PRA TER SIDO construída até 1923... na metade do tempo se tivessem contratados os 1.200 operários. Mas graças à politicagem, contrataram menos da metade. ACABOU SENDO COMO NÃO DEVERIA TER SIDO E A BARRAGEM ACABOU, POR ISSO MESMO, NÃO SENDO CONCLUÍDA. E VIROU PALCO DO DILÚVIO DE MORTOS DA SECA DE 32 QUANDO CHOVEU RAIOS DE SOL E CALOR ESTORRICANDO TODO O SERTÃO...

CURIOSIDADE 04:  No canteiro de obra foram construídas 12 casas de alvenaria... para serem habitadas pela parte técnica da obra a serviço da empresa Dwight P Robinson & Company. Enquanto as residências dos operários eram humildes casas de taipas. ERA PRA TER SIDO TUDO DE ALVENARIA POR UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA.  Porém por uma questão de injustiça ACABOU SENDO COMO NÃO DEVERIA TER SIDO. Reinando discriminação.

Cemitério da Barragem do Patu - Foto: Valdecy Alves
Mar de mortos para onde sagrou os corpos do Campo de Concnetração


CURIOSIDADE 05:  No planta original da obra, a Barragem do Patu que deveria ter sido concluída em dezembro de 1924, deveria ter a capacidade para armazenar 200 milhões de metros cúbicos de água, ERA PRA TER SIDO ASSIM. Porém a que foi concluída em 1987, só tem a capacidade atual de armazenar pouco mais de 71 milhões de metros cúbicos de água. ACABOU SENDO O QUE NÃO DEVERIA TER SIDO, VOLUME 03 VEZES MENOR.

CURIOSIDADE 06:  A barragem ou açude do Patu foi projetado inicialmente para ser apenas reservatório de água potável, pois está no coração da região mais seca do Ceará, que é o Estado brasileiro mais afetado pelas secas. ERA PRA TER SIDO ASSIM. OÁSIS PARA OS HUMANOS. Mas tem sido usado para irrigação, mesmo colocando em risco a água necessária para consumo humano. ACABOU TENDO O DESTINO QUE NÃO DEVERIA TER TIDO, priorizando a irrigação, o lucro. E mesmo em 2017... Século XXI... pode faltar água... o flagelo tremula no horizonte...

Fundações da Barragem do Patu - Anos 20
Da Monografia de Leda Agnes Simões


CURIOSIDADE 07:  Em abril de 1932, quando milhares de flagelados se concentravam em Senador Pompeu para pegar o trem para Fortaleza, foi requerido ao Governo Federal a retomada de obras da construção do Açude Patu. ERA PRA TER SIDO ASSIM. RETOMADA A CONSTRUÇÃO. Mas o governo Federal preferiu construir apenas o Campo de Concentração do Patu e dar prioridade  à construção do Açude Lima Campos e de Choró-Limão.  NÃO ERA PRA TER SIDO ASSIM. CONDENANDO MILHARES DE PESSOAS À MENDIGAGEM, AO TRABALHO ESCRAVO E À MORTE, QUE MAIS TARDE VEIO EM FORMA DE EPIDEMIAS. MALES FINANCIADOS PELA OMISSÃO DO GOVERNO FEDERAL.

CURIOSIDADE 08:  O governo Getúlio Vargas, ditador que chegou ao poder com apoio de lideranças políticas do Nordeste, enfrentando guerra cotra o Estado de São Paulo, que não aceitava o fim da política da velha República, onde Minas Gerais e São Paulo tomaram de conta do Estado brasileiro, marginalizando o resto do Brasil e se apropriando das verbas públicas, FEZ DA SECA DE 1932 PEÇA DE PROPAGANDA. A META ERA REALIZAR MAIS NA SECA DE 32 DO QUE TODOS OS PRESIDENTES DA REPÚBLICA TINHAM REALIZADO PELO NORDESTE DESDE À PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA ATÉ O GOVERNO VARGAS QUE TEVE INÍCIO NOS ANOS 30. Mais do que dobraram a capacidade da açudagem no Nordeste na Seca de 32... dizem que por isso salvou-se o Governo Vargas. O governo que cuidou da salvação do Nordeste. NÃO ERA PARA PROPAGANDA DO GOVERNO SER A PRIORIDADE. NÃO DEVERIA TER SIDO ASSIM. O fator humano foi convertido em simples matéria de propaganda.  Mas nos relatórios esconderam os Campos de Concentração. NÃO ERA PRA TER SIDO ASSIM!

CURIOSIDADE 09:  A construção do Açude Patu demorou tanto que quando foi assinado o primeiro contrato de construção foi através da  Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas desde 1919 (IFOCS) demorou tanto.... mas demorou tanto... NÃO ERA PRA TER SIDO ASSIM... que quando foi concluída em 1987, que assinara o contrato foi o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). NÃO ERA PRA TER SIDO ASSIM. 

Caminhada Anual da Seca - Em Memória das Vítimas do Campo de Concentração do Patu
As Almas da Barragem foram santificadas pela religiosidade popular
Foto: Jornal O Povo

CURIOSIDADE 10:  Um lugar projetado para garantir o direito á vida, através de retenção de 200 bilhões de litros de água... jamais poderia ter sido utilizado para se transformar num grande barramento de pessoas... de flagelados... de pobres retirantes... milhares deles... que pelo Campo de Concentração do Patu passaram ou nele permaneceram... chegando a ter mais de 20.000 concentrados... que viraram fácil presa para vírus... bactérias e da inanição... NÃO ERA PRA TER SIDO ASSIM: Campo de Concentração do Patu... ou Represa de Flagelados... ou Açude da Morte... ou Barragem do Cólera... Inverno de mortos... enchentes de corpos... que sangraram aos milhares para o Mar Santo do Cemitério da Barragem... NÃO. NÃO ERA PRA TER SIDO ASSIM...  E mesmo com o açude construído... com o açude de Quixeramobim... Com açude de Cedro...  Com o Castanhão... com Orós... O PROBLEMA DA SECA CONTINUA... POR UMA RAZÃO SIMPLES... O PROBLEMA DA SECA NÃO É NATURAL... MAS POLÍTICO E SOCIAL. Mudaram as gerações... mudaram-se os tempos... MAS A CULTURA POLÍTICA É A MESMA! PREDATÓRIA. PATRIMONIALISTA. CRUEL. IRRESPONSÁVEL. DESUMANA... UM INFERNO DE POLITICAGEM EM QUE FERVILHA UM DILÚVIO DE PARASITAS EXERCENDO O INFERNAL PODER PÚBLICO...










Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails