REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O TOMBAMENTO ESTADUAL DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU EM SENADOR POMPEU E HOUVE PRÉ-LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO DE VALDECY ALVES: " Campos de Concentração do Patu - Buriti e Cariús - Fome - Exploração e Morte!

Deputado Renato Roseno abrindo a audiência pública tratando do tombamento do Campo de Concentração do Patu
Fotos: Mara Paula - Valdecy Alves
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O TOMBAMENTO DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU EM SENADOR POMPEU - FOI UM SUCESSO - REALIZADA EM 17/11/2017 - NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ -  INTENSO DEBATE E MUITOS ENCAMINHAMENTOS: Uma mesa mais que eclética e com as mais variadas instituições presentes: 1) Presidente da Mesa e requerente da audiência pública em nome da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa foi o Deputado Renato Roseno;  2) Márcia Sucupira representante da Comissão de Cultura da OAB; 3) Antonio Francisco, representante do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antonio Conselheiro; 4) Bruna Alves, representante da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará; 5) Valdecy Alves, diretor do documentário " CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO DO PATU - BURITI E CARIÚS - FOME - EXPLORAÇÃO E MORTE " que foi exibido na audiência pública; 6) Lúcia Alencar, militante dos direitos humanos; 7) Débora Alves, representante da paróquia de Senador Pompeu e 8) Alessandra do Oliveira, vereadora representando a Câmara Municipal de Senador Pompeu. Cada membro teve direito a 10 minutos de fala, cabendo à Secretária de Cultura do Estado a narrativa de como se encontra o processo de tombamento do Campo de Concentração do Patu, em  Senador Pompeu pelo Estado do Ceará. A audiência foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia, pela Rádio FM da Assembleia e pelo Facebook. O Documentário foi também transmitido pela TV. 

VEJA O DOCUMENTÁRIO COMPLETO CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO: 





Valdecy Alves falando porque é importante tombar o Campo de Concentração do Patu


ALGUMAS RAZÕES QUE JUSTIFICAM O TOMBAMENTO DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU - EM SENADOR POMPEU: Foi um dos maiores campos de concentração da Seca de 32.  Todavia de todos os campos de concentração da história das secas do Ceará, da seca de 1877/1879, 1915 e 1932, é o único em que usaram os prédios de alvenaria, do acampamento do Dnocs, para colocar concentrados. Só após lotados os casarões utilizaram barracas de madeira e folha de árvores. Além de ser o único, que em virtude da mortandade e do martírio de milhares de concentrados, que morreram vitimados por epidemias, teve as vítimas santificadas pela religiosidade popular, conhecidas como AS SANTAS ALMAS DA BARRAGEM. Que segundo a crença popular obram milagres e são santas. ASSIM, O PATRIMÔNIO MATERIAL, CASARÕES, A VILA DOS INGLESES, A FÉ E A SANTIFICAÇÃO DAS ALMAS DA BARRAGEM, O PATRIMÔNIO IMATERIAL, que deu origem à Caminhada Anual da Seca, que completou 35 anos e se realiza todo segundo domingo de novembro de todo ano, em homenagem ás vítimas do Campo de Concentração do Patu, na Seca de 32. Um ônibus veio especialmente de Senador Pompeu com 30 alunos tanto do Liceu quanto da escola profissional do Município.

O auditório lotou - após a fala da mesa - debates e exibição do documentário de Valdecy Alves

ALGUMAS DAS PRINCIPAIS RAZÕES PARA TOMBAR E MANTER COMO MEMORIAL TODO O SÍTIO HISTÓRICO DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU: Um grande pensador americano chamado George Santayana dizia que quem não conhece seu passado está condenado a cometer os mesmos erros. Assim, a preservação do Campo de Concentração do Patu é uma necessidade porque:

1)  É o único Campo de Concentração que tem ruínas e está relativamente preservado;
2) Lugar tido como santo e milagroso para sertanejos de todo o Sertão Central;
3) A riqueza arquitetônica da mistura da arquitetura sertaneja com arquitetura inglesa;
4) Documento histórico que mostra a postura do Estado Brasileiro com os excluídos;
5) Demonstra a ineficácia das políticas das secas desde 1877 a 1932... até´os dias atuais;
6) Permite reforçar a identidade cultural do povo cearense e do povo brasileiro;
7) Permite compreender o presente e alterar o futuro para melhor;
8) etc...

VEJA ABAIXO MAIS FOTOS DA IMPORTANTE E HISTÓRICA AUDIÊNCIA PÚBLICA:


Dona Socorro Descendente de prisioneiro do Campo de Concentração

Dr. Valdeclides Pires
Análise e sugestões

Ihsmmaell Limmah - Professor do Liceu de Senador Pompeu

Tati da Companhia de Teatro Arautos da Quadra


Performance da atores do Companhia de Teatro Arautos de Quadra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!