LANÇADO NO ÚLTIMO DIA 02/02/2018 - NO CRATO - O DOCUMENTÁRIO " Campos de Concentração do Patu - Buriti e Cariús - Fome - Exploração e Morte" Que trata dos 03 grandes campos de concentração da Seca de 32 no Ceará. Genocídios com dolo eventual do Poder Público. Os campos de concentração funcionaram nos municípios de Senador Pompeu - Crato e Cariús. Imagens e entrevistas inéditas! Após houve debate intenso com o público presente.


Publico presente ao lançamento do documentário
Fotos: Mara Paula - Valdecy Alves

O LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO FOI UM SUCESSO DE PÚBLICO E DE DEBATE: Os Campos de Concentração do Ceará da Seca de 32 foram um aperfeiçoamento dos Campos de Concentração da Seca de 15, que já foram um aperfeiçoamento do Campo de Concentração do Alagadiço que funcionou em Fortaleza na Seca de 1877/1879. De onde se pode concluir que no Império, na República Velha e no Estado Novo da Era Vargas, mudaram apenas os governantes, mas os métodos desumanos e cruéis de lideram com os retirantes das secas perduraram. No documentário de Valdecy Alves, produção autoral e independente, há entrevistas com sobreviventes do Campo de Concentração do Patu, do Campo de Concentração do Cariús e de memorialistas e pesquisadores do campo de Concentração do Buriti. Fundamental deixar claro que na Seca de 32, sete foram os campos de concentração instalados por Vargas no Ceará:

1) Campo de Concentração do Urubu, no Pirambu, em Fortaleza
2) Campo de Concentração do Otávio Bonfim, em Fortaleza
3) Campo de Concentração de Quixeramobim, fechado antecipadamente
4) Campo de Concentração do Patu, em Senador, onde morreu mais gente
4) Campo de Concentração de Cariús, fechado antes dos demais campos
6) Campo de Concentração de Buriti, no Crato, o maior ao receber concentrados de Cariús
7) Campo de Concentração do Ipu, o único da região Norte do Ceará.

OS NOSSOS NAZISTAS SÃO NAZISTAS CULPOSOS COM ATITUDES SIMILARES DOLOSAS... E O TERMO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO NO CEARÁ É USADO DESDE O ANO DE 1915 - ÉPOCA DE GRANDE SECA IMORTALIZADA POR RAQUEL DE QUEIROZ EM SEU ROMANCE " O QUINZE".

Na hora do debate que teve grande participação do público
DOS TEMAS MAIS ABORDADOS NO DEBATE MEDIADO PELO MEMORIALISTA DO CRATO JAMES LOBO: Grande parte dos debatedores eram universitários da Urca, estudantes de História, de Direito, professores, poetas, ativistas e pessoas curiosos pelo tema. Os eixos mais debatidos, graças à provocação do público, foram:

- A necessidade das escolas serem envolvidas para que não se apague a memória, pois no Crato, muita gente não conhece a história do Buriti.

- A questão do trabalho escravo nas grandes secas, utilizando a mão de obra dos concentrados, sem remuneração.

- O Estado novo de Getúlio Vargas, que utilizou a mesma cultura dos campos de concentração do passado, da Seca de 1877/1879, Brasil imperial, da Seca de 15, Brasil da República velha, proclamada como forma de vingança contra Dom Pedro II, que libertou os escravos, transformando os fazendeiros do Café em republicanos ferrenhos.

- Canudos - Caldeirão e os Campos de Concentração das secas do Ceará têm o mesmo DNA político, econômico e social.

-O messianismo no Campo de Concentração do Patu em Senador Pompeu,  onde morreu mais gente vítima das mais variadas epidemias. Enterradas em valas no meio da caatinga, o cemitério se transformou em destino de romarias, da Caminhada da Seca e as almas dos milhares de mortos foram santificadas pela religiosidade popular.

- A mania do Estado brasileiro ser o maior violador de direitos e de apagar a história.

- Outros temas secundários.

Professor  da Urca Djamiro Acipreste ministra aula no  Curso de Direito


James Lobo - Intermediador do debate e um dos produtores do evento
AO FINAL TIROU-SE O ENCAMINHAMENTO DE COMEÇAR UM MOVIMENTO PELO RESGATE DA  MEMÓRIA DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO BURITI. JÁ QUE TODOS FORAM DA OPINIÃO DE QUE O TEMA E O DEBATE NÃO TERMINASSEM NO EVENTO DE LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO. QUE TIVESSE CONTINUIDADE.


Confiram abaixo mais fotos do lançamento do documentário " Campos de Concentração do Patu - Buriti e Cariús. Fome. Exploração e Morte - Produção totalmente independente e autoral de Valdecy Alves - Por favor se utilizar texto ou fotos desta postagem, citar a fonte:



Entrevista na Rádio Educadora do Crato com Antonio Vicelmo

Entrevista na Rádio dos Salesianos a João Hilário

Local do Lançamento do Documentário
Centro Cultural do Araripe

Compositor Josilson catando o Cariri



Secretário de Cultura do Crato Wilton Dedê

`Parte do público que provocou rico debate

Parte do público que provocou rico debate

Parte do público que provocou rico debate

Parte do público que provocou rico debate

Parte do público que provocou rico debate


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!