NA PRAÇA DOS 03 PODERES EM BRASÍLIA - PODER EXECUTIVO - PODER LEGISLATIVO E PODER JUDICIÁRIO NO BRASIL - ALGUMAS REFLEXÕES!

Em frente ao Palácio do Planalto na Praça dos 03 Poderes - Brasília - Distrito Federal
Foto: Mara Paula


NA PRAÇA DOS 03 PODERES EM BRASÍLIA - ENTRE O PALÁCIO DO PLANALTO E OS CANDANGOS (As duas esculturas de ferro formando dois homens à minha esquerda) EM 09/05/2018: Sempre que visito à Praça dos 03 Poderes em Brasília, em minha mente explode um dilúvio de reflexões. Até hoje me pergunto se era necessário construir Brasília, o que levou o Governo Juscelino a pegar todo o saldo da previdência, que até hoje não foi pago pela União aos trabalhadores. Hoje cerca de R$ 500 bilhões de reais. Talvez depois das Pirâmides do Egito, da construção do Palácio de Versalhes, na França, tenha sido a maior construção do mundo. Os operários, sobretudo nordestinos, que verdadeiramente foram os construtores de Brasília, foram homenageados pelos dois homenzinhos de ferro, os candangos à minha esquerda. Já o Palácio do Planalto às minhas costas... era pra ser a sede do Governo.... MAS TEMOS TIDO DESGOVERNOS, incapazes de garantir os direitos fundamentais previstos na Constituição, além de não proteger a dignidade humana, é um dos seus principais violadores. Também não garante o mínimo existencial ao seu povo, mantido na miséria e eterna presa dos políticos, que assim podem comprar votos por pedaços de pão ou um quilo de farinha. PRAÇA DOS 03 PODERES QUE DEVERIAM SERVIR AO POVO, verdadeiro poder e poder originário. MAS BRASÍLIA É UMA ILHA, LONGE, MUITO LONGE DO POVO, EM NOME DE QUEM FOI CONSTRUÍDA... PARA SERVIR AO POVO, TODAVIA SE SERVE DO POVO... PARA SER O REINO DA VERDADEIRA POLÍTICA... MAS É O PARAÍSO DA POLITICAGEM... PARA SER CENTRO IRRADIADOR DE JUSTIÇA SOCIAL... IRRADIA A INCOMPETÊNCIA, A CORRUPÇÃO E TUDO QUE NÃO DEVERIA SER... O Brasil é tudo que não deveria ser... mas precisa ser o que deveria ser... para ser um país de verdade, uma verdadeira nação... não uma utopia existente apenas nas vazias palavras dos politiqueiros falantes e demagogos. TEMOS QUE AGIR... PARA QUE BRASÍLIA, A POLITICA E OS GOVERNANTES SIRVAM AO POVO E MAIS NENHUM INTERESSE. E esse Brasil precisa da participação de todos, com palavras, sonhos e ações... muita ação... POR ISSO É ASSUSTADOR VER NA REDE GLOBO BRASILEIROS DIZEREM O BRASIL QUE QUERO... COMO SE TAL BRASIL FOSSE CAIR DO CÉU... SEM SUA PARTICIPAÇÃO.... QUANDO A FRASE DEVERIA SER: O BRASIL QUE DEVEMOS CONSTRUIR JUNTOS! Enquanto não for assim, o Brasil que queremos, com que sonhamos e precisamos, NÃO PASSARÁ DE UM SONHO DE NOITE DE VERÃO.

Em Frente ao Supremo Tribunal Federal - STF - Praça dos 03 Poderes - Brasília - Distrito Federal
Foto: Mara Paula

RUI BARBOSA PROFERIU HISTÓRICO DISCURSO AO PARTICIPAR DA FUNDAÇÃO DO STF NO COMEÇO DA REPÚBLICA: o sábio jurista Rui Barbosa nunca imaginou que a República não seria uma ruptura política e social. Continuando a mesma mentalidade colonizadora da classe dominante... muda sistema... mudam governantes... porém há 500 anos ainda continua a mesma injustiça econômica, a desigualdade, a exclusão social... continuam as mesmas... nos dias atuais... tem-se que o Poder Legislativo não legisla corretamente... que o Poder Executivo não efetiva os direitos mínimos fundamentais... que o STF mesmo sendo sua função ser o guardião da Constituição... A Constituição não tem passado de peça de ficção... basta dizer que não garante o que anuncia no artigo 3°: 

1) A construção de uma sociedade justa, livre e solidária. 
2) Erradicação de toda pobreza e desigualdade. 
3) Fim de toda discriminação e marginalização...

Pobre Rui Barbosa. Seu sonho continua como sonho... só como sonho... e a realidade política e social do Brasil continua como pesadelo... para não dizer: UM INFERNO!

Em Frente ao Congresso Nacional - STF - Praça dos 03 Poderes - Brasília - Distrito Federal
Foto: Mara Paula

UMA CASA DE LEIS QUE COSTUMA APROVAR LEIS CONTRA O INTERESSE DO POVO - UMA CASA DE LEIS QUE REFORMA LEIS RUINS TORNANDO-AS PIOR - UMA CASA DE LEI QUE POUCO FISCALIZA E QUANDO JULGA É TUDO COM BASE NA POLITICAGEM - O PODER LEGISLATIVO BRASILEIRO É UMA SOMBRA DO QUE DEVERIA SER A NÍVEL FEDERAL - ESTADUAL E MUNICIPAL: Talvez a maior crise na democracia brasileira possa ser vista no Poder Legislativo. Deputados nas páginas policiais, negociatas para aprovar leis de interesse de alguns, CPI's que funcionam ao bel prazer de interesses particulares... legislam ruim e ainda reformam para pior leis que já eram péssimas. Fica claro que o mandato tem sido apropriado pelos parlamentares e para defesa dos seus interesses e dos financiados de suas campanhas. Afirmação que vale para o Congresso Nacional, Assembleias Legislativas Estaduais e Câmaras Municipais dos milhares de municípios brasileiros.  SEM DÚVIDA O PODER LEGISLATIVO BRASILEIRO NÃO PASSA DE UMA SOMBRA DO QUE VERDADEIRAMENTE DEVERIA SER. TRANSFORMANDO A REPÚBLICA NUMA PIADA, A DEMOCRACIA NUMA FARSA, A POLÍTICA EM UMA FORÇA SOCIAL TOTALMENTE DESACREDITADA. E enquanto assim for... o Brasil estará longe... mas muito longe mesmo de ser um Estado Democrático de Direito.

CONCLUSÃO: Os 03 poderes da República Patrimonialista do Brasil podem muito... muito poderiam fazer se priorizassem servir ao povo, como poder originário e como prioridade de sua existência. Como base da essência Republicana e dos seus discurso demagógicos. SERVEM-SE DO PODER E NEM DO POVO GOSTAM.  Somos uma democracia em que os representantes tomaram o lugar dos representados, transformando-se ao mesmo tempo em representados e representandos, ao tempo que pisam no solo... formado pelo corpo do povo... degrau... piso... montaria... boiada... presa... nada...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!