SENADOR POMPEU COMPLETA 122 ANOS - O MUNICÍPIO SE ENCONTRA ESFACELADO SOCIALMENTE - DECADENTE POLITICAMENTE - E NA ONDA DA VIOLÊNCIA GENERALIZADA PIOR QUE NA ÉPOCA DO CORONEL ZEQUINHA DAS CONTENDAS - HORA DA SOCIEDADE CIVIL E DOS POLÍTICOS LOCAIS FAZEREM UMA REFLEXÃO NO SENTIDO DE SE INDAGAREM: - O QUE É QUE TODOS - UNIDOS - PODEM AINDA FAZER PARA CESSAR A QUEDA LIVRE NA CONTINUIDADE DO ABISMO DO "JÁ TEVE!" ?

Painel que mostra um pouco da história do Município
Do Grupo no Facebook: 
UMA CIDADE QUE NASCEU POR FORÇA DO ACASO 
DA GEOGRAFIA E QUE POR FALTA DE GESTÃO 
POLÍTICA COMPETENTE DESABOU 
NO ABISMO DA DECADÊNCIA SEM FIM

O Rio Banabuiú, o maior afluente do Rio Jaguaribe, após o massacre dos índios e na época que a criação de gado precisava se expandir e também chegar ao Maranhão e a todo Norte do Brasil, proporcionou o nascimento de várias cidades, originadas de fazendas construídas na beira d'água. FOI O CASO E O BOM ACASO DE SENADOR POMPEU. Assim, em torno da fazenda de Thomé Callado Galvão, que recebeu uma porção de terra, com o nome de Sesmaria, com 03 léguas de comprimento (03 léguas) riacho acima e uma légua de largura (06km) no Riacho Codiá. Lugar privilegiado com água e pastagens para o gado. Importante clarificar que Thomé Callado Galvão era um desses aventureiros, meio bandeirante, que criou sua fazenda, para ganhar dinheiro. COM O CARÁTER TÍPICO DOS BANDEIRANTES E DOS CORONÉIS. 


Foto - Acervo e Montagem: Valdecy Alves

Nesta época o Ceará fazia parte de Pernambuco, tornando-se independente em 1799, mas desde 1789 fundara-se a Vila de Quixeramobim, originada também de uma fazenda de gado. De Quixeramobim desmembrou-se Mombaça, antiga Fazenda de gado Maria Pereira, de onde em 03 de setembro de 1896 desmembrou-se a cidade de Senador Pompeu, que cresceu tanto, com a chegada da linha férrea e o ciclo do algodão, que nos anos 30, foram extintos os Municípios de Pedra Branca e Mombaça, que passaram a ser distritos de Senador Pompeu, numa poderosa inversão, por conta do poderio econômico. SUA ORIGEM, UM PRESENTE DO RIO BANABUIÚ. SUA DECADÊNCIA, FRUTO DA INCOMPETÊNCIA DE GERAÇÕES DE POLÍTICOS, COM CULTURA EM SUA MAIOR PARTE PATRIMONIALISTA, POUCO REPUBLICANA. INCAPAZES DE MANTER O QUE RECEBERAM COMO PRESENTE DA NATUREZA E DA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO MUNICÍPIO.


Nessa Sesmaria - Concessão de terras por Portugal - Nasceu Senador Pompeu
Há outra sesmaria doada à Nicolau de Sousa
Uma rápida cronologia sobre Senador Pompeu se faz necessária, para melhor entendimento:

1896: Nasce o Município de Senador Pompeu, do pequeno Arraial de Humaitá, nascido de uma fazenda, a partir de uma Sesmaria doada a Thomé Callado Galvão, após divisões de terras, que pertenceram aos índios, que foram dizimados numa guerra em que correu sangue nos rios e riachos. Através da Lei nº 332, de 03/09/1896.

1900: A linha férrea que teve como um dos seus criadores Thomaz Pompeu de Souza Brasil, de onde vem o nome do Município Senador Pompeu, chegava a Senador Pompeu, turbinando o crescimento da cidade que inicialmente tinha pouco mais de 200 casas.

Maria Fumaça em frente à Estação de Senador Pompeu
Foto: Biblioteca Nacional - Acervo: Valdecy Alves


1906: Ano da Construção da Ponte Ferroviária, trazida da Inglaterra,  e montada no exato local onde o Rio Patu deságua no Rio Banabuiú. Senador Pompeu filha de dois grandes rios. Conclusão da construção do Açude do Cedro, cujas obras se iniciaram ainda no Império, em 1884, com Dom Pedro II, que sequer concluiu o Açude e nunca empenhou nenhuma joia da coroa para proteger os nordestinos das secas.

                                            A Ponte precisa ser preservada
                                        Ou já... já... cairá para vergonha geral

1913: Sedição de Juazeiro. Capangas liderados pelo Coronel Zequinha das Contendas combatem os jagunços de Juazeiro, que se destinavam a Fortaleza para depor o Governador Franco Rabelo, inimigo político de Padre Cícero, que acabou deposto.

Jota da Penha
Defensor da tropa dos Governo
Derrotado pelos jagunços do Padre Cícero
Na última batalha em território de Senador Pompeu
Foto e Acervo: Museu do Ceará/Valdecy Alves


1914: Nasce Moreira Campos em  Senador Pompeu, um dos maiores escritores da história do Ceará e do Brasil, com seus contos maravilhosos. Início da Primeira Grande Guerra Mundial.

1915: Ano da grande seca que a exemplo da seca de 1877/1879, os erros dos governantes se repetiram. Nunca se preparando para seca que é normal no Nordeste. E assim cada seca parece uma nova seca. Miséria, fome, flagelo dos excluídos das políticas da distribuição das terras na era da distribuição das sesmarias. Foi reaberto o Campo de Concentração do Alagadiço, que funcionara na Seca de 1877/1879 e o Campo de Concentração do Matadouro. Raquel de Queiroz escreveria o clássico: "O Quinze", inspirado pela Seca de 15.

1917: Revolução Russa, que abalou as estruturas políticas vigentes no mundo até então. Colocando em pânico a hegemonia de toda classe burguesa. Aprovação da Constituição Mexicana, a primeira que previu os direitos sociais, a igualdade, contidas em todas as constituições modernas.

Antigos Casarões da Vila dos Ingleses onde funcionou o Campo de Concentração do Patu na Seca de 32
Entre 1919 e 1923 com mais 160 casas - Vila Operária - Canteiro de Obra do primeiro Açude do Patu
Serra do Patu - Cemitério da Barragem - Caminhada da Seca
Fotos - painel e acervo: Valdecy Alves

1919: Foi criada a Paróquia de Nossa Senhora das Dores em Senador Pompeu. Fundada a Usina São Geraldo. Epitácio Pessoa, um paraibano, assume a presidência do Brasil, por conta da briga entre Minas Gerais e São Paulo. Ano de grande seca. Epitácio Pessoa cria a políticas da açudagem, fundando o Ifocs, com base em projeto similar nos Estados Unidos. E aprova a construção de grandes açudes, 05 deles no Ceará: Orós, Quixeramobim, Poço dos Paus (Cariús) Acarape e Patu, em Senador Pompeu, os 03 últimos seriam construídos por ingleses, através da empresa North Griffiths And Company Ltda.

Igreja Matriz - Foto: IBGE

1922: inauguração da Igreja Matriz, comemorando os 100 anos de independência do Brasil.

1923: Suspensão das obras da grande açudagem pelo presidente mineiro Arthur Bernardes em 1923, ano em que foi publicado o relatório sobre as obras de açudagem por Marechal Rondon, que esteve em Senador Pompeu fiscalizando em nome do Governo Federal.

1924 o 1925: O lendário, belo e  quase ineficaz Açude do Cedro, em Quixadá, Ceará,  sangra pela primeira e pela segunda vez.

Jornal à Ordem - Acervo: Valdecy Alves

1928: ocorrem terríveis tiroteios com ataques a Senador por Parte do Coronel Zequinha das Contendas com seus jagunços.

1930: Tem início mais uma seca que duraria até 1932. Getúlio Vargas, através de um golpe de Estado, dá início à ditadura Vargas.

Campo de Concentração do Patu - 1932
Foto: José Bonifácio Paranhos da Costa
Acervo: Valdecy Alves

1932: O canteiro de obras da Barragem do Patu totalmente abandonado, composto por 12 casarões, 160 casas de taipa foram transformados no Campo de Concentração do Patu, que em menos de um mês já computava 20 mil flagelados. Foram abertos outros campos de concentração no Ceará: 02 em Fortaleza, Campo do Otávio Bonfim e Campo do Urubu. Campo de Concentração de Quixeramobim, Crato (Campo do Buriti), Campo de Concentração de Cariús e Campo de Concentração do Ipu. Tem início a guerra civil entre São Paulo e o Governo Federal, a famosa Revolução Constitucionalista. A maioria dos soldados do Ceará enviados para Guerra eram flagelados da seca. Alguns açudes foram iniciados e concluídos da Seca de 32: Açude Lima Campos (Estreito), Açude Ema, Açude Choró, Açude Joaquim Távora (Feiticeiro) e Açude Tucunduba. Os açudes de General Sampaio e Jaibara foram iniciados em 32, porém só concluídos posteriormente.

1933: A Comissão Médica de Assistência e Profilaxia aos Flagelados do Nordeste visita todos os campos de concentração e acampamentos de açudes em obras combatendo epidemias de sarampo, tifo, disenteria. Chefiada pelo médico gaúcho José Bonifácio Paranhos da Costa, que fotografou todos os locais. Inclusive a única foto do Campo de Concentração do Patu. Em setembro deste ano, Getúlio Vargas pessoalmente, numa caravana com repórteres, visitou os açudes em obras, os açudes findados em 1932 e onde funcionaram os campos de concentração.

1934: Getúlio Vargas aprova a Constituição de 1934, que em seu artigo 138, item "b" prega a eugenia.

1939: Tem início a Segunda Grande Guerra Mundial, que só findaria em 1945, quando findou também a ditadura Vargas.

1942: Outra grande seca no Ceará.

Getúlio em Discurso Fala dos Campos de Concentração de 1932

1945: Tem fim a Segunda Grande Guerra Mundial e também finda o governo do Ditador Getúlio Vargas.

1958: Outra grande Seca afeta o Ceará.

1959: Senador Pompeu tem  o total de 7.460 eleitores aptos a vorarem.

1961: Inaugurado o Açude de Orós.

1964: Tem início a Ditadura no Brasil.

1974: Um dos maiores invernos da história do Ceará.



1980: Fim do trem de passageiros. Bicudo começa a colocar fim a Era do Algodão. Padre Albino criou a Caminhada da Seca.

1981: Mais uma grande seca. Flagelados invadem Senador Pompeu levando do depósito do Governo Federal 2.500 sacas de arroz, bem como outras centenas de sacas de feijão, milho, açúcar, farinha, etc. Foi criada a primeira rádio de Senador Pompeu, Rádio Sertão Central.

1985: Acaba a ditadura militar no Brasil.


                                 Subam comigo a lendária Serra do Patu - Vejam todo Sertão abaixo
                                    Vejam as ruínas do Campo de Concentração do Patu lá do alto

1987: Concluída a construção do Açude Patu, apenas com cerca de um terço da capacidade inicial, cerca de 77 milhões de metros cúbicos de água. Do alto da Serra do Patu, que era a base inicial da parede da barragem dos anos 20... é possível contemplar o açude anão que foi construído.



                                                               Caminhada da Seca

1995: Tem início a luta pelo tombamento da Vila dos Ingleses, onde foi instalado o Campo de Concentração do Patu, em Senador Pompeu.

2016: Senador Pompeu decaiu terrivelmente no campo social, passando a figurar como uma das cidades mais violentas do Brasil, no Mapa da Violência.

2018: O quadro de violência só aumentou... a decadência perdura... o abismo parece sem fundo... ao Menos não houve seca e se fala em mais empregos com a abertura de mais um galpão da fábrica... que geraria mais empregos se beneficiasse a matéria prima no Município... A queda livre teve um pouco retardada sua velocidade... o abandono do patrimônio histórico e cultural... mais destruído que nunca... só aumenta... não tardará a ponte ferroviária cair... e será uma vergonha! A CIDADE DA PONTE CAÍDA. Não tardará muito desabar o teto do casarão principal na Vila dos Ingleses... talvez se não fosse a fé do povo... há muito a cidade seria uma cidade fantasma... como as ruínas da Vila dos Ingleses... vive-se o retorno da era da violência e da bala do tempo do Coronel Zequinha das Contendas com seu irmão também coronel... só que desta vez... não são coronéis as lideranças... mudou-se apenas o nome: facções! E nesse inferno... vencem apenas: o pessimismo... a falta de esperança... o medo e o terror... e todos se matando... a violência devorando todos... de todos os lados... até dos inocentes omissos... e nessa guerra... ninguém é vencedor... só a violência que se empanturra! Como na Seca de 32... quando as valas se empanturraram... os cães... os urubus... sob o império do horror e da morte!

Através do Link abaixo visite o grupo no Facebook com maior acervo de fotos, documentos, vídeos sobre o Município de Senador Pompeu - Basta clicar em cima:

FOTOS - VÍDEOS E DOCUMENTOS SOBRE SENADOR POMPEU



Conclusão: Todas as pessoas... indiferentemente a credos, ideologias, onde vivem... Todos os partidos políticos que concorrem e têm concorrido a pleitos... todos os vereadores, independentemente de partidos... todas as lideranças da sociedade civil... associações civis... intelectuais... ativistas... imprensa local... deveriam dentro de um mesmo espírito republicano... debater a situação de Senador Pompeu... econômica... política... social... ambiental... cultural... conseguir analisar e entender quais foram as causas da riqueza e de um dia Senador Pompeu ter sido uma potência regional nos mais variados aspectos... depois compreender como seu deu a queda... e construir um projeto conjunto... para reerguer a cidade em direção à glória... tendo os tempos áureos do passado como exemplo... e uma vez lá... buscar novas referências para o Município trilhar para onde já deveria ter chegado... numa verdadeira busca de renascimento... seguida da busca pelo tempo perdido... ou só restará a lenta decadência... a morte de uma comunidade... devorada pela violência... numa guerra de pobres contra pobres... que se mascaram como facções... como policiais lutando com o discurso da ordem... numa realidade politica e socialmente desordenada...



         Documentário que fiz sobre Senador Pompeu em 1994
      Possível ver a antiga feira do sábado - os Prédios históricos 
     Personagens - O trem e a cidade filmada do trem - Entrevistas
        Com certeza uma das últimas imagens do trem em Senador
                                                 Parte 1



       Documentário que fiz sobre Senador Pompeu em 1994
                                               Parte 2


TODAVIA... O QUE RESULTA DESSA GUERRA CIVIL É POBRE CONTRA POBRE... NUM BANHO BÁRBARO DE SANGUE... NÃO MUITO DIFERENTE DO RIO DE JANEIRO... AONDE SENADOR POMPEU CHEGOU TODOS NÓS VEMOS E SABEMOS... PARA ONDE VAI... E QUAL SEU FUTURO... DEPENDE DE TODOS NÓS... OU COMO UM CÂNCER... ELA SE DEVORARÁ... NUMA VERDADEIRA AUTOFAGIA... ATÉ NÃO SOBRAR NEM OS OSSOS... NEM AS CINZAS... E SE FOR PARA O ABISMO DE FORMA IRREVERSÍVEL... ANTES... JAMAIS... DEVERIA TER EXISTIDO... E NÃO É TAREFA PARA UM SÓ PARTIDO... PARA UMA SÓ CRENÇA... PARA UM GRUPO POLÍTICO... PARA ALGUM MESSIAS... É UMA TAREFA PARA TODOS... SEM EXCEÇÃO... O FUTURO DE SENADOR POMPEU... DEPENDE DE TODOS... MAS DE TODOS MESMO... TODOS NÓS... QUE A FESTA DE 122 ANOS SIRVA PARA ESSE PENSAMENTO CRÍTICO E TALVEZ PARA O DESPERTAR DO LONGO SONO... E DO PESADELO SEM FIM DA QUEDA NO ABISMO SEM FUNDO!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!