MEDALHA PADRE ALBINO DONAT - UMA COMENDA DO PODER LEGISLATIVO DE SENADOR POMPEU - ANTES DE TUDO ALEGRA PORQUE HOMENAGEIA UM DOS HOMENS QUE TEVE IMPORTANTE E HISTÓRICO TRABALHO SOCIAL EM SENADOR POMPEU - DEPOIS PORQUE HOUVE HOMENAGENS A SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS - POR FIM HOUVE HOMENAGENS A OUTRAS PESSOAS DE ATIVISMO SOCIAL E CULTURAL QUE JULGARAM RELEVANTES... HONRARIA INDIFERENTE A IDEOLOGIAS – CRENÇAS... QUE A MEDALHA ALBINO DONAT PERDURE E QUE SEJA DADA SEMPRE A QUEM REALMENTE A MERECE

Padre Albino Donat e a comenda Albino Donat da Câmara Municipal de Senador Pompeu
Montagem e acervo: Valdecy Alves
COMENDA ALBINO DONAT - O NOME DA COMENDA HONRA A PRÓPRIA COMENDA E A MEMÓRIA DE UM HOMEM QUE NÃO PODE SER ESQUECIDO: Padre Albino Donat nasceu na Itália, onde também faleceu. Um homem que tem grande importância para história de Senador Pompeu. Seu trabalho humanista transbordou... indo além da rotina de um padre comum... um homem de ação e que acreditava que o verdadeiro cristão tem que lutar para construir o paraíso na terra... LUTAR E DESDE JÁ... ele contava uma história na terra dele onde uma comunidade que vivia reclamando que o prefeito não fazia uma ponte tão necessária no inverno. - POR QUE VOCÊS NÃO FAZEM A PONTE??? Depois, liderados por ele, fizeram a ponte. Adepto da teologia da libertação seu trabalho foi revolucionário em Senador Pompeu, desde a forma como interpretava a Bíblia, como a maneira de agir. Basta dizer algumas obras dele,  que permanecem no Município, vivas dentro da realidade viva e causando importantes efeitos sociais, eis apenas algumas:

- CRIOU A ESCOLINHA DE ARTE DE SENADOR POMPEU;
- FUNDOU O CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS
- CONSTRUIU O ATUAL SALÃO PAROQUIAL
- MANDOU FAZER AS PINTURAS NA PAREDE DA IGREJA
- APOIOU A VITÓRIA DOS TRABALHADORES PARA DIREÇÃO DO SINDICADO
- APOIOU PARA QUE OS TRABALHADORES DIRIGISSEM SUA PRÓPRIA COOPERATIVA
- CONSTRUIU EM MUITOS LOCAIS DA ZONA RURAL
- APOIOU A LITERATURA, O TEATRO, SEMANAS CULTURAIS....
- CRIOU A CAMINHADA DA SECA
- AJUDOU NO RESGATE E NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DE SENADOR POMPEU

Portanto, o nome dele numa comenda, com certeza fará de tal comenda, uma comenda que muitos desejarão. Já próximo do Padre Albino voltar para Itália, pedi que deixasse uma mensagem para o povo de Senador Pompeu, e eis a mensagem que ele deixou, chamando de Senador Pompeu sua segunda terra natal e conclamando todos a sempre lutar por seus sonhos:




Medalha e certificado entregue ao Dr. Valdecy Alves


Vereadora Lúcia Aquino -
Entregou a Comenda a Valdecy Alves
PODER LEGISLATIVO DE SENADOR POMPEU ENTREGA COMENDA PADRE ALBINO DONAT AO DR. VALDECY ALVES:  A comenda se constituiu de uma medalha e de um certificado onde está escrito: EM RECONHECIMENTO PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS AO MUNICÍPIO. Quem indicou a entrega da comenda ao Dr. Valdecy Alves foi a vereadora Lúcia Aquino, por entender que o seu ativismo jurídico, cultural em todo o Estado do Ceará é importante e promove o Município de Senador Pompeu. Importante salientar que Valdecy Alves foi, na juventude, assessor e voluntário do Grupo de Jovens de Senador Pompeu, tendo convivido de perto com Padre Albino Donat, por muitos anos, com quem obteve grande aprendizado político, social e cultural.


Dr. Valdecy Alves agradecendo a comenda que  foi entregue pelo Poder Legislativo Municipal de Senador Pompeu
Foto: Mara Paula


SERVIDORES MUNICIPAIS MAIS ANTIGOS DE SENADOR POMPEU FORAM TAMBÉM HOMENAGEADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL - SEM DÚVIDA O PONTO ALTO DO EVENTO: O ponto mais elevado da sessão solene foi a homenagem, com entrega de medalhas a vários servidores municipais de Senador Pompeu. Todos com mais de 25 anos prestando serviços ao Município. Tal momento, sem dúvida o mais importante, porque são exatamente os servidores municipais, categoria tão desvalorizada pela maioria dos municípios, que realmente fazem e efetivam as políticas públicas mais relevantes e os direitos fundamentais para os munícipes. SAÚDE; São os servidores que atendem diariamente o povo. EDUCAÇÃO: São professores e todos os servidores das escolas que realmente cuidam da educação e protegem todos os alunos do ensino fundamental. SEGURANÇA: vigias, guardas municipais... são os grandes responsáveis pela segurança do patrimônio e do trânsito. OBRAS: Desde o calçamento, esgotos... cuidam das obras do Municípios... entra e sai prefeito... passa prefeito... e os servidores sempre lá... na luta... raramente reconhecidos... raramente recebendo gratidão... ganhando vencimentos miseráveis...  a maioria sem planos de carreira... muitas vezes passando anos e anos sem receber qualquer reajuste... condenados ao ostracismo, à miséria e muitas vezes à fome... pelo salário de some que muitos recebem... muitas vezes arriscando a vida no desempenho das funções... além da tristeza de não receberam qualquer valorização. DE PARABÉNS A CÂMARA MUNICIPAL POR HOMENAGEAR SERVIDORES MUNICIPAIS. DEMONSTRANDO GRATIDÃO!

MOÇÕES DE APLAUSOS E TÍTULO DE CIDADANIA: Houve outras homenagens a outros atores sociais, como moções de aplausos e concessão de título de cidadania.




Público presente ao evento
Foto: Mara Paula

PRESERVEMOS A PONTE FERROVIÁRIA JÁ! AO AGRADECER A COMENDA À CÂMARA MUNICIPAL - DR. VALDECY ALVES CONCLAMOU TODOS A LUTAREM PELA PRESERVAÇÃO DA PONTE FERROVIÁRIA DE SENADOR POMPEU - SOBRE O RIO BANABUIÚ - TRAZIDA DA INGLATERRA E MONTADA NO LOCAL EM 1906 - QUANDO O CEARÁ NADAVA EM DINHEIRO NA ÉPOCA DO ALGODÃO E ENTRAVA PARA ERA DA ARQUITETURA DO FERRO JUNTAMENTE COM A BELA CAPITAL FORTALEZA - UMA PONTE QUE POR ISSO É PATRIMÔNIO DO CEARÁ E DO POVO BRASILEIRO: UMA PONTE ENTRE A VIDA E A MORTE - Veja Documentário sobre a Ponte Ferroviária de Senador Pompeu que já denunciava em de 2014 a situação de abandono da ponte. Mostra que está sendo devorada pela ferrugem e pelo esquecimento. COM PERIGO DE DESABAMENTO NO LEITO DO RIO. O QUE SERÁ UMA VERGONHA PARA O MUNICÍPIO. O ABANDONO É MAIS CORROSIVO QUE A FERRUGEM. Neste ano, 2018, quando o Município de Senador Pompeu completa 122 anos de emancipação, a ponte ferroviária, que é de 1906, completa 112 anos de existência, como testemunha do apogeu do ouro branco. O PREFEITO MAURÍCIO, PRESENTE NA SOLENIDADE,  PINHEIRO CHEGOU A DIZER QUE TEM UM PROJETO PARA PONTE. TOMARA QUE SEJA VERDADE E QUE IMPLANTE TAL PROJETO ANTES QUE A PONTE CAIA.

Veja o vídeo clicando na imagem abaixo:




Denunciando a situação da Ponte Ferroviária de Senador Pompeu
Precisa ser preservada antes que caia


ASSISTA ABAIXO O DISCURSO DE AGRADECIMENTO DO DR. VALDECY ALVES NA CÂMARA MUNICIPAL DE SENADOR POMPEU E TODA SESSÃO SOLENE DE ENTREGA DE MEDALHAS:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!