O VI SEMINÁRIO SERTÃO - SECA - MEMÓRIA E CIDADANIA - CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO NUNCA MAIS - TEVE UM AMPLO DEBATE - LITERATURA E REALIDADE - 100 ANOS DO INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO PATU - 1919/2019 - SÉCULOS DE FRACASSO DO ESTADO BRASILEIRO EM GARANTIR DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS - EM DAR GARANTIAS PARA QUE EXISTA DIGNIDADE HUMANA - NÃO SÓ NA ALEMANHA HAVIA NAZISTAS...

Palestrantes e  parte do público visitou o Casarão Principal do Campo de Concentração do Patu
Onde funcionou a administração do Campo na Seca de 32
Foto: Reginaldo Araújo
VI SEMINÁRIO SERTÃO - SECA - MEMÓRIA E CIDADANIA - Campos de Concentração Nunca Mais se realizou na manhã de 11/05/2019. Teve início com declamação de poesias, seguida da primeira mesa onde se debateu sobre o papel social da literatura, como ferramenta de resistência e da manutenção da memória. na mesa 03 escritores falaram sobre o tema, em seguida teve debate mediado pelo professor Ismael Lima. Poetas que estavam na mesa:


1) Poeta Gilliard Santos
2) Romancista e poetisa Tereza Custódio
3) Poetisa Kinaya Black

Mesa sobre literatura como ferramenta de memória - resistência e seu papel social
Mediada por Ismael Lima
Com os escritores: Gilliard Santos - Tereza Custódio e Kinaya Black


No final do evento, Gilliard Santos e Kinaya Black lançaram e autografaram seus livros de poesias. Na abertura foi apresentado documentário sobre a 36ª CAMINHADA DA SECA REALIZADA EM 2018 - EM 2019 SERÁ REALIZADA A 37ª CAMINHADA DA SECA - NA MANHÃ DO DIA 10/11/2019 - SEGUNDO DOMINGO DE NOVEMBRO. Veja o documentário exibido, clicando na imagem abaixo:






Mesa com presença de 03 ativistas de 03 diferentes campos de concentração de 32
James Brito - com o microfone - mediador - Luta pela preservação do Campo de Concentração do Buriti - Crato
Professor Raimundo Araújo - historiador - pesquisador - Fez pesquisas sobre o Campo de Concentração do Ipu
Valdecy Alves - ativista - advogado - escritor - Um dos que lutam pela preservação do Campo do Patu
Foto: Mara Paula
DEBATE SOBRE OS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO DO IPU - DO BURITI - QUE FUNCIONOU NO CRATO E CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU - CRIADO EM SENADOR POMPEU - OS PRINCIPAIS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO DA SECA DE 32 - ONDE OCORREU VERDADEIRO GENOCÍDIO PRA HITLER NENHUM BOTAR DEFEITO:  Pela primeira vez, reuniram-se ativistas que lutam pela preservação e pesquisam sobre os Campos de Concentração do Ipu, Patu e Buriti, numa mesma mesa, num mesmo evento. Além de se debater os 100 anos do início da construção do Açude do Patu, que começou em 1919. Ficando claro o fracasso da política da açudagem, que quase nada alcançou das metas fixadas, desde o império, quando deram início a Construção do Açude do Cedro, em Quixadá. A mesa teve como palestrante e mediador James Brito e como convidado especial o mestre em história, doutorando, pesquisador e ativista Professor Raimundo Araújo. Além do ativista e poeta Valdecy Alves.

Palestra de Encerramento
Convidado Especial Professor Raimundo Araújo
Abordando o Campo de Concentração do Ipu
Interpretação histórica das relações do Campo do Ipu e dos demais campos de concentração da Seca de 32
Com a forma como o Ceará foi colonizado e o desprezo do governo contra mestiços - negros e índios
Foto: Mara Paula

COUBE AO PROFESSOR RAIMUNDO ARAÚJO - DE IPU - ESTUDIOSO - MESTRE  E DOUTORANDO EM HISTÓRIA - ENCERRAR O EVENTO: Pela primeira vez os campos de concentração do Norte, Sertão Central e do Sul do Ceará foram tema de debate numa mesma mesa. Cabendo ao Professor Raimundo Araújo comparar semelhanças e diferenças entre os 03 grandes campos, a relação que pode explicar tamanha crueldade a partir da análise do coronelismo, de como se deu a colonização do Ceará, do genocídio praticado contra índios escravos, bem como o desprezo  dos poderosos por todos os mestiços pobres aprisionados no campos de concentração da Seca de 32, no Ceará. ESSA ESPÉCIE DE  ESTRANHO E HORRENDO NAZISMO NACIONAL,  QUE PODE-SE REPETIR, JÁ QUE GOVERNOS BRASILEIROS NÃO APRENDEM COM OS ERROS HISTÓRICOS E REDUZEM SEU POVO A COISA - A LIXO - A ETERNOS EXPLORADOS.

NO FINAL DO EVENTO OS PALESTRANTES E ALGUNS DO PÚBLICO PRESENTE VISITARAM AS RUÍNAS E O CEMITÉRIO DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU. ÚNICO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DA HISTÓRIA DAS SECAS PRESERVADO E O CEMITÉRIO DA BARRAGEM ONDE HOUVE UM SURTO MESSIÂNICO, SENDO AS ALMAS DA BARRAGEM SANTIFICADAS PELA RELIGIOSIDADE POPULAR, IMPORTANTE FENÔMENO HISTÓRICO CAPAZ DE REVELAR RODA CRUELDADE PRATICADA PELO PODER ECONÔMICO QUE SÓ PENSA EM LUCRO E EM ACUMULAR E PELO PODER POLÍTICO PRATICAMENTE EXERCIDO SEMPRE PELOS MESMOS DETENTORES DO PODER ECONÔMICO. POR ISSO MEMÓRIA QUE SE BUSCA PRESERVAR PARA PRESENTIFICAR O PASSADO E REALIZAR NO MESMO PRESENTE UM NOVO FUTURO, ONDE JUSTIÇA SOCIAL E A DIGNIDADE HUMANA SEJAM FATO NA VIDA DE TODOS E VALORES HUMANOS MÍNIMOS E CIVILIZADOS SEJAM RESPEITADOS.

VEJA MAIS FOTOS SOBRE O VI SEMINÁRIO SERTÃO - SECA - MEMÓRIA E CIDADANIA - CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO NUNCA MAIS - O EVENTO TEVE COBERTURA DE WALTER LIMA E REGINALDO ARAÚJO E FOI TRANSMITIDO AO VIVO PELO FACEBOOK:

Dr. Valdeclides Pires - Debate sobre a arte - A cultura de massa e a cultura de qualidade

Dr. Mardônio sobre a pouca presença do negro como personagens da literatura

Kinay Black lançando no evento Seu Livro de Poesias: Versos Livres como Nós

Gilliard Santos lançando seu livro de poesias no evento: Intróitos Poéticos

Visita ao Campo de Concentração do Patu - Chegando ao Cemitério da Barragem
Ao fundo a lendária Serra do Patu
Foto: Mara Paula

Visita ao principal Casarão da Barragem - o Casarão da Inspetoria
Foto: Mara Paula

VI Seminário Seca - Sertão - Memória e Cidadania
Transmitido ao vivo para milhares de internautas
Foto: Mara Paula

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!