sexta-feira, 27 de novembro de 2009

PLANO DE CARGOS E CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO - PALESTRA PRINCÍPIOS

PLANO DE CARGOS E CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO - PALESTRA PRINCÍPIOS




Num momento em que se debate em todo o país os planos de cargos e carreira do magistério para adequá-los à Lei do Piso dos profissionais da educação, Lei nº 11738/2008, após muitos debates, audiências públicas e andanças por inúmeros municípios, achei por bem dividir com quem tiver interesse, sobretudo os profissionais da educação, sindicatos de servidores públicos de todo o Brasil, operadores do Direito, pedagogos, estudiosos do tema, tudo que tenho debatido, palestrado e aprendido.

Os slides que uso para palestra foram convertidos em pequeno vídeo, com a música I Have a Dream (Eu tenho um sonho) do ABBA, com várias fotos de assembléias que me ouviram, resumindo em princípios basilares a estrutura e os principais pontos de um plano de carreira e remuneração. Perfeitamente em sintonia com a Constituição Federal, a Lei de diretrizes e bases da educação, Lei do FUNDEB, Lei do Piso Nacional, Resoluçao nº 02/2009. Espero que seja útil aos que assistirem. Se gostar divulgue e não deixe de postar o seu comentário.

domingo, 22 de novembro de 2009

Regimes Próprios de Previdência nos Municípios do Ceará - Situação Atual

DADOS SOBRE REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA NO ESTADO DO CEARÁ NOVEMBRO DE 2009



Observação: Itapipoca (- 81.762.290,42) e Maracanaú mudaram para o regime próprio em dezembro de 2008.

OS DADOS ACIMA ACESSÍVEIS EM:
http://www.mps.gov.br/arquivos/office/3_081014-111229-530.pdf


Artigo XXII. Todo ser humano, como membro da sociedade, tem direito à segurança social, à realização pelo esforço nacional, pela cooperação internacional e de acordo com a organização e recursos de cada Estado, dos direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade.
(Declaração Universal dos Direitos Humanos)

A tabela acima e o texto adiante, com as conclusões, são resultados de um rápido estudo que fiz em resposta a inúmeras e recentes consultas de Sindicatos e de servidores municipais do Estado do Ceará sobre o que é regime próprio e qual a situação atual dos regimes próprios existentes em municípios cearenses. Eis o estudo:


1) Os dados da tabela folham colhidos do site da previdência http://www.mps.gov.br/, tratando-se da última atualização. A relação de municípios com fundo municipal de previdência está atualizada até 19/06/2008. De lá pra cá sabe-se que Itapipoca e Maracanaú, em dezembro de 2008, também passaram para o Regime Próprio e não constam na relação;

2) Dos 27 estados brasileiros, até 19/06/2008, 22 tinham regime próprio de previdência;

3) Inúmeros municípios, no ano de 2009, têm demonstrado intenção de mudarem do Regime Geral de Previdência, popular INSS, para o Regime Próprio, criando o fundo municipal de previdência. Alguns exemplos: Acaraú, Crateús, Irauçuba, Piquet Carneiro, Tabuleiro do Norte......

4) Geralmente mudam de regime sem avisar, em sessões extraordinárias, no final de dezembro, sem qualquer aviso, sem qualquer debate, nas caladas. QUEM NÃO QUISER SER SURPREENDIDO, CASO NÃO CONCORDE COM A MUDANÇA DO REGIME OU COM MUDANÇAS SEM O DEVIDO DEBATE, DEVE-SE MOBILIZAR A CATEGORIA E CONVERSAR COM O PODER LEGISLATIVO LOCAL! Do contrário saberá pelo rádio ou por fofoca, sendo o último a tomar conhecimento dos fatos, quando mais nada pode ser feito!

5) Dos 32 Municípios, 30 estão com déficit, isto é, DEFICIT É INSUFICIÊNCIA DE RECURSOS PARA PROCEDER AO PAGAMENTO DAS DESPESAS QUE CABEM AO FUNDO DE PREVIDÊNCIA. 30 estão desequilibrados. Devem, pois, para serem viáveis, com urgência aumentarem a contribuição da parte patronal, da parte do servidor ou para os dois ao mesmo tempo. Outra solução é diminuir o valor dos benefícios previdenciários;

6) Só dois municípios apontam superávit. Interessante destacar que o Município de Itapipoca, que se converteu ao regime próprio há pouco tempo. Já nasceu deficitário. Isso por conta da baixa alíquota a ser paga pelo Município. Deixando uma bomba relógio para os futuros prefeitos e para os servidores de hoje;

7) Em termos absolutos, o maior déficit é o do Município de Fortaleza, no valor de R$ 4.266.808.651,94, mais de quatro bilhões de reais;

8) Os servidores estaduais do Ceará também não têm o que comemorar, pois a previdência própria estadual, antigo IPEC, também se encontra deficitária: – R$ 24.653.118.269,87, MAIS DE VINTE E QUATRO BILHÕES, última avaliação atuarial feita pelo próprio Estado do Ceará e informada ao Ministério da Previdência;

9) O efeito imediato da mudança de regime é que o servidor passa a pagar, no mínimo, 11% como alíquota previdenciária. Bem mais que paga para o INSS atualmente. Já o Município deixa de pagar 22% para o INSS e geralmente opta pela menor tarifa de 11%, mesmo percentual pago pelo servidor. ASSIM O SERVIDOR SOFRE REDUÇÃO SALARIAL EM MÉDIA DE 3% E O MUNICÍPIO ECONOMIZA CERCA DE 10% DO TOTAL DA FOLHA DE PAGAMENTO, diminuindo suas despesas. Mas a médio e a longo prazo para o fundo de previdência não quebrar, certamente a alíquota aumentaria para o servidor, com risco de diminuição de valor dos benefícios;

10) A maioria dos fundos de previdências próprios nos municípios constantes na tabela apresentam os seguintes problemas que devem ser evidenciados:

- Conselhos Municipais de Previdência sem paridade;
- Apropriação indébita da contribuição do servidor;
- Não repasse da contribuição patronal;
- Fundos Municipais de Previdência sem autarquias;
- Demonstrativos de avaliação atuarial não confiáveis;
- Fundos geridos por parentes ou cabos eleitorais, não por técnicos;
- Falta de auditoria federal, fiscalização inócua do TCM, MP, MPS;
- Câmara municipais aprovam mensagens emprestando saldo do Fundo Municipal ao Município;
- Tempo em demasia para homologação da aposentadoria;
- Politicagem na concessão de benefícios e nos atestados médicos;
- Falta de transparência, de informatização dos dados;
- Salário família sem atualização;
- Salário maternidade variável;
- Ordenamento jurídico municipal contraditório;
- Alíquota do Município, em sua maioria a mínima;
- Fundo de previdência municipal condenado à inviabilidade, pois querem pagar abaixo do salário mínimo ao servidor ativo e serão obrigados pela lei a aposentá-lo pagando um salário mínimo. Pois nenhum benefício previdenciário pode ser inferior ao salário mínimo;
- Os gerenciadores do fundo próprio sempre são cargos de confiança dos prefeitos;
- Querem contratar mais que preencherem os cargos públicos com concursados. Contratados obrigatoriamente contribuirão para o INSS. O que desequilibrará o fundo de previdência municipal, pois com o passar do tempo terão mais servidores concursados inativos que servidores ativos. Gerando grande desequilíbrio.

11) CONCLUSÃO FINAL: Enfim, necessário ficar atento. Pois se utilizaram a lei do piso dos profissionais da educação para piorar direitos, também manipulando o conselho do FUNDEB que não funciona em nenhum lugar; se se apropriam até mesmo dos repasses para o INSS, imagine quando até o presidente do fundo municipal de previdência for cargo de confiança da prefeitura, como é nos atuais municípios com previdência própria? As Câmaras municipais nada fiscalizam! Necessário conhecer o que realmente é a previdência própria.

OS PREFEITOS NÃO CONTENTES EM VIOLAR DIREITOS DOS ATIVOS, AGORA ATACAM O FUTURO, MINANDO A FONTE QUE DEVERIA CUSTEAR OS DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS DOS SERVIDORES INATIVOS DE AMANHÃ, QUE SÃO OS ATIVOS DE HOJE. Previdência só é utilizada quando de tão velho o servidor não pode mais trabalhar, de tão doente, inválido, quando preso... No dia que precisar da previdência só dependerá dela. Se estiver quebrada estará em maus lençóis. Temos notícias de que Cascavel e Irauçuba já enviaram os projetos de lei mudando o regime de previdência para as Câmaras.

SE O SINDICATO É CONTRA O REGIME PRÓPRIO, à luta para evitar sua implementação;

SE O SINDICATO É A FAVOR DO REGIME PRÓPIRO, conheça bem e fiscalize radicalmente ou pagará alto preço no futuro. Ah! Comissionados, vereadores e prefeitos continuam no regime geral de previdência, no INSS, não serão seus colegas inativos no futuro. O último conselho vale para os 32 municípios onde o regime já é próprio. As palavras são: FISCALIZAR, ACOMPANHAR, ATENÇÃO, LUTA RENHIDA!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CARTA ABERTA AO PREFEITO DE MARACANAÚ ROBERTO PESSOA



CARTA ABERTA AO PREFEITO ROBERTO PESSOA



Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. (Preâmbulo da Constituição Federal)

Sou advogado do Sindicato O Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação do Município de Maracanaú, conhecido como SINDICATO DOS PROFESSORES, com a sigla: SUPREMA, desde a época que o prefeito era o Sr. Júlio César, hoje deputado estadual. QUE DE TUDO FEZ PARA ANIQUILAR A ENTIDADE SINDICAL. Com muita luta e até apoio dos professores o Sr. Roberto Pessoa venceu as eleições. No rastro da sua vitória a certeza de que tudo seria diferente: diálogo, transparência, respeito, sobretudo que os direitos dos servidores de Maracanaú seriam respeitados. Sendo promessa por escrito do Sr. Roberto Pessoa que voltaria a pagar o vale-transporte, pois os professores que trabalhavam em Maracanaú, que moravam na Zona Metropolitana (Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Pacatuba....) estavam pagando para trabalhar.

Tão logo assumiu a prefeitura, cumpriu a sua palavra. O prefeito Roberto Pessoa devolveu o vale-transporte. Quando havia pendências recebia o sindicato, dialogava. Eu mesmo participei de várias reuniões, juntamente com o SUPREMA, inclusive dizia não a muitos pleitos. De repente, quando o Sindicato passou a fazer o seu trabalho normal começou a perseguição às suas lideranças, após uma greve, que se afunilou para a greve de fome, piorou mais ainda o relacionamento. Finalmente após o prefeito mudar o regime de previdência, do geral, para o próprio, ter sido criticado pelos sindicatos através de manifestações, panfletos e audiências públicas, o prefeito juntamente com a Câmara Municipal de Maracanaú aprovaram lei proibindo o desconto em folha da mensalidade dos filiados para o SUPREMA. Impetrado mandado de segurança preventivo, o juiz da 1ª vara cível da Justiça Estadual de Maracanaú ordenou que fosse mantido o desconto em folha e feito o repasse. Intimado, o Sr. Roberto Pessoa manteve o desconto, a partir de agosto de 2009, mas não fez o repasse. Utilizou de uma manobra jurídica depositando o valor arrecadado numa ação autônoma na Justiça do Trabalho, que é federal. USOU A JUSTIÇA FEDERAL DO TRABALHO PARA VIOLAR DECISÃO DA JUSTIÇA ESTADUAL. O juiz do Trabalho, Dr. Rebonatto, que já deu entrevista como o juiz mais rápido do Ceará, marcou audiência para decidir quanto à sua competência em razão da matéria para agosto de 2010. Algo inédito no Estado do Ceará. Tal ato faz do juiz o mais lento do Brasil.

Tem-se que a Justiça do Trabalho não protege devidamente a liberdade sindical, sequer decidindo questões incidentais como deveria, visto tratar-se de direito fundamental. Tem-se que a Justiça estadual não tem mostrado força para fazer valer sua decisão liminar. Tem-se que o Poder Legislativo de Maracanaú em vez de fiscalizar e legislar para o bem comum, adere simplesmente ao Poder Executivo. O QUE DEMONSTRA A FORÇA DO PODER EXECUTIVO DE MARACANAÚ NO TABULEIRO POLÍTICO DO MUNICÍPIO. Quase a volta ao absolutismo pós Idade Média europeu. Em vez de resolver os problemas que interessam aos servidores desloca a discussão para debater se o sindicato é ou não legal. Se o sindicato existe ou não. Num inaceitável retrocesso. Como se o prefeito e patrão tivesse poder de dizer se um sindicato deve ou não se reconhecido.

TODA ESSA ESTRATÉGIA UM GRANDE ERRO POLÍTICO! UMA VIOLAÇÃO A DIREITOS FUNDAMENTAIS! UM RETROCESSO QUANTO AOS DIREITOS HUMANOS! UMA VERGONHA QUANTO À LIBERDADE SINDICAL! POIS NEM SINDICATO, NEM LIDERANÇAS SINDICAIS PODEM SER PERSEGUIDAS OU PUNIDAS SIMPLESMENTE POR EXERCEREM SUA AUTONOMIA, NÃO SEREM ANEXOS DE QUALQUER UM DOS 03 PODERES, QUE JÁ FORAM DIVIDIDOS, APÓS A REVOLUÇÃO FRANCESA, PARA COIBIR TAIS PRÁTICAS, TAIS ABUSOS! PARA EVITAR QUE ALGUÉM DISSESSE NOVAMENTE: - O Estado sou eu!


Infelizmente, o prefeito Roberto Pessoa, como maestro de todo esse leque de irregularidades, que atentam contra liberdade sindical, contra direitos humanos fundamentais, violando a atual Constituição Federal, o que é lamentável. Prefeito que tem muitas qualidades, que podia ser anúncio de novos dias, que se coloca como candidato a governador, o que preocupa, pois como agirá como governante em relação aos direitos dos servidores estaduais e aos sindicatos? Democracia e a convivência de conflitos resolvidos civilizadamente conforme o direito. QUANDO AS PARTES EM CONFLITO TENTAR DESTRUIR-SE TEM-SE O ABUSO, A INTOLERÂNCIA E O FUNDAMENTALISMO! A democracia e a liberdade vêm sendo trabalhadas desde a Grécia antiga. Eis a frase abaixo com cerca de 300 anos sobre o tema:

O objetivo Supremo do Estado não é dominar os homens, nem contê-los pelo medo, é isso sim, livrar cada um deles do medo, permitindo-lhes viver e agir em plena segurança e sem prejuízo para si ou seu vizinho. O objetivo do estado, repito não é transformar seres racionais em feras e máquinas. É fazer com que seus corpos e sua mentes funcionem em segurança. É levar os homens a viver segundo uma razão livre e a exercitá-la, para que não desperdicem suas forças com o ódio, a raiva e a perfídia, nem atuem uns contra os outros de maneira injusta. ASSIM O OBJETIVO DO ESTADO É, REALMENTE, A LIBERDADE ! "( Baruch Spinoza – filósofo holandês)


Esta carta, Sr. Prefeito Roberto Pessoa, não tem a pretensão de atingi-lo como pessoa, nem como governante, que por sinal tem-se mostrado muito competente, boa pessoa, afeito ao diálogo mesmo que para dizer não. Tem demonstrado ser bom caráter, apesar de vingativo. PORÉM, MUDE SUA POSTURA QUANTO ÀS RELAÇÕES COM OS SINDICATOS QUE SÓ TÊM RAZÃO DE EXISTIR SE FOREM AUTÔNOMOS, LIVRES. Se um sindicato abrir mão de sua autonomia e estratégias de luta para agradar quem quer que seja, pode ser tudo, MENOS UM VERDADEIRO SINDICATO! O destino de uma entidade que não seja livre é o lixo da história e quem primeiro vai desrespeitá-la é a pessoa do prefeito, que sabe que estará lidando com vendidos!

Não tendo como haver democracia com intolerância, tentando cassar sindicato, pois dentro da luta do estado democrático de direito, greves, manifestações, panfletos, discursos inflamados... fazem parte do processo. Tanto que advogados, parlamentares têm imunidade quando se pronunciam em plenário no exercício dos seus cargos. Conflitos sim, mas no âmbito dos princípios civilizatórios, da lei. NADA DEVENDO SER PRATICADO COMO POLÍTICA DE ANIQUILAMENTO DOS ATORES SOCIAIS. Tais condutas há muito pararam no tempo, desde a Revolução Industrial.

O Brasil, Sr. Roberto Pessoa, tem, nos últimos anos, dado largos passos para se tornar uma referência mundial, uma potência econômica, política, fundamental para o equilíbrio da democracia na América Latina. Sua Constituição Federal um exemplo. Constituição que está sendo rasgada com as perseguições ao SUPREMA, Sindicato dos professores. Maracanaú, sob sua gestão brilha no cenário estadual, tanto que a sua pessoa já é cotada como candidato a governador.

Esta Carta, Prefeito Roberto Pessoa, é no sentido de chamar atenção para que cesse com tais práticas, que não são boas para democracia, que não são saudáveis para sua biografia, que são violadoras de direitos humanos fundamentais, que representa um retrocesso político e social, praticado por uma pessoa, que foi esperança como prefeito e, em grande parte tem correspondido a tais expectativas, que se coloca como candidato a governador, mas de quando em quando, sem qualquer coerência, pratica perseguições antidemocráticas, criando-lhe um saldo negativo desanimador, desabonador.

É TEMPO DE CORRIGIR O RUMO, DE RETOMAR SUA CAMINHADA COMO UM HOMEM DO FUTURO, NÃO COMO A VOLTA AO ARBÍTRIO E A INTOLERÂNCIA DO PASSADO, PERSEGUINDO SINDICATO QUE JAMAIS SERÁ FECHADO, SEJA QUAL FOR A SUA DECISÃO. Se o Júlio César não conseguiu fechar sindicatos, nem a ditadura militar fechou sindicatos, o Sr. Não fechará. Pelo contrário foi exatamente na ditadura que os sindicatos tiveram mais forças. Foi na ditadura do liberalismo econômico desumano que o movimento sindical forçou o estado liberal a se tornar estado do bem-estar social, mudando todo o rumo da história, criando os direitos humanos de 2ª dimensão. Uma pessoa não tem poder de destruir instituições. UM SINDICATO É UMA INSTITUIÇÃO, UM FENÔMENO SOCIOLÓGICO TÃO IMPOSSÍVEL DE SER VARRIDO DO MAPA, COMO É IMPOSSÍVEL APAGAR O SOL OU FAZER CESSAR O MOVIMENTO DAS ONDAS DO MAR DE IRACEMA.

TODAVIA O OBJETIVO DA PRESENTE CARTA ABERTA É REQUERER, SR. PREFEITO, QUE OCUPE O STATUS DE ESPERANÇA, DE NOVOS TEMPOS, DE MUDANÇA, NÃO DE RETROCESSO. SEJA O ESTADISTA QUE DE FORMA EMBRIONÁRIA HABITA SEU ESPÍRITO, TEM TUDO PARA SÊ-LO. Para que sua carreira seja brilhante e exemplar. Não maculada por atitudes que só lembram os ditadores, não os verdadeiros políticos e diplomáticos. Como a parábola do lobo, V. Exa. está na ponte, vê as duas margens do rio, se alimentar o mal, optando pela margem negativa, será tão mau como um Hitler, mas com os seus dias contados. POIS O PODER SEMPRE TEVE OS GOVERNANTES, NÃO O CONTRÁRIO. Se alimentar o bem, indo para margem positiva, pode ser uma das revelações da política cearense, um exemplo a ser seguido, não uma biografia vergonhosa a ser desprezada.

PREFEITO ROBERTO PESSOA, vamos respeitar a democracia, os direitos fundamentais, praticar a tolerância e todos ganharão com tal atitude. Opte pela margem da diplomacia e caminhe a passos firmes rumo a uma nova cultura política, não na direção da Alemanha nazista ou do fundamentalismo fanático e aniquilador!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CAMINHADA DA SECA EM 2009 – EM SENADOR POMPEU – IMAGENS






CAMINHADA DA SECA EM 2009
EM SENADOR POMPEU – IMAGENS


O documentário acima conta através de imagens como foi a caminhada da Seca no último dia 08/11/2009. A 27ª Caminhada, pois ocorre desde o ano de 1982, criada por Padre Albino Donat. Milhares e milhares de pessoas compareceram. Um espetáculo de fé, de respeito aos mortos no Campo de Concentração da Barragem do Patu, na Seca de 1932, mantendo viva a memória, para que tragédias iguais nunca mais aconteçam, nem no Nordeste, nem no Brasil, nem no mundo.

Indique o documentário para seus parentes, amigos e conterrâneos de Senador que moram em outras terras, mas que amam o solo em que nasceram. Não deixe de ver as fotos de Mara Paula da 27ª Caminhada, com versos do Cordel a Besta Fera de 32. No seguinte link do Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=1YKWvTNDBDA

Quanto ao concurso de Frases sobre a importância da Caminhada da Seca de 1932 para comunidade de Senador Pompeu. Foram vencedores:

1º lugar: Lucas do Sítio Candoca;
2º lugar: Cláudio da sede
3º lugar: Deuscritanes da sede


Parabéns aos vencedores que bem souberam resumir a importância de manter e preservar o patrimônio imaterial.

Na manhã de sábado, 07/11/2009, houve importante audiência pública na Câmara Municipal debatendo a preservação do patrimônio histórico material e imaterial, com a presença do Poder Executivo, Poder Legislativo, Forum Popular, Associações, ONG´s, cidadãos e cidadãs do Município de Senador Pompeu.

Na noite de sábado, 07/11/2009, a partir das 20:00h foi encenada a peça: CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE 32 - Tragédia da união da Seca com a Seca de Homens. Com texto de Valdecy Alves, direção de Fran Paulo com os atores do Grupo Arte de Cultura Sobre Rodas, do Distrito de Engenheiro José Lopes. Sucesso de público com fervoroso debate após a encenação.

A 27ª CAMINHADA DA SECA FOI UM ESPETÁCULO, CERCADA DE FÉ, RELIGIOSIDADE, DAS MAIS VARIADAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS QUE OCORRERAM, AO LONGO DE TODA SEMANA.

domingo, 1 de novembro de 2009

CAMINHADA DA SECA EM SENADOR POMPEU - DIA 08/11/2009 - COMPAREÇA! CONCURSO DE FRASE - PARTICIPE!





A parte acima é apenas a 1ª parte de 06 partes, de um documentário feito há quase 10 anos, que você pode assistir no Youtube, uma a uma e conhecer o que é Caminhada da Seca, através de imagens, entrevistas e depoimentos.


Na Seca de 1932, em Senador Pompeu, Ceará, na Barragem do Patu funcionou um Campo de Concentração. Milhares de pessoas foram aprisionadas para que não fossem para Fortaleza. Evitando-se assim que ondas de flagelados invadissem Fortaleza. A exemplo do que aconteceu na Seca de 1915, que inspirou Raquel de Queiroz a escrever O Quinze, o que aconteceu em 1877, a famosa seca dos "7", que inspirou Rodolfo Teófilo escrever o romance: A Fome.


Dia 08/11/2009, segundo domingo de novembro, realiza-se a 27ª Caminhada da Seca
, em homenagem às almas da barragem. Do Cordel a Besta Fera de 32, os seguintes versos:


Ocorreu em trinta e dois
Na beira do rio Patu
Com o povo que adepois
Virou janta de urubu
Lhe digo, amigo meu
Nos versos desse poema
Houve em Senador Pompeu
Local do grande problema


Era gente nas estrada
Em cima de caminhão
Na vereda, na chapada
Na serra,no lajeirão
Home, muié, até cachorro
Criança só de montão
Diziam: vou mas num morro
A míngua no meu sertão


Lá em Senador Pompeu
No mei do sertão central
Acredite, amigo meu
Mulher, menino, animal
Chegavam a cada dia
Descalços de pé no chão
Magros,barriga vazia
Para tal concentração


Teve a misera em Canudo
Teve ano setenta e Sete
Onde morreu quage tudo
Velho, bebê o pivete...
E teve a seca do quinze
Aí vei trinta e dois
E por mais que tudo acinze
Seca há de voltar depois


Comecou a mortandade
De fome até repentina
Veio logo a orfandade
Do menino e da menina
Um aqui, outro acolá
Logo, logo às dezenas
Morreno e a lamentar
Até chegar às centenas


Na própria concentração
Faziam enorme valado
Faminto o seco chão
Devorava o flagelado
O céu sem nuvem, azul
A vala no alto do morro
Se fartava o urubu
Se empanturrava o cahorro


Quisera haver paraíso
Que houvesse também um céu
Pra falar e de improviso
Esse pequeno cordel
Pros mortos lá da barragem
Que lá deveriam estar
Vítimas da bandidagem
Das secas do Ceará


Venha! Compareça! Vamos preservar o patrimônio material, lugar do campo de concentração, e o patrimônio imaterial, através da Caminhada da Seca. SE QUISER PODE PARTICIPAR DO CONCURSO DE FRASES SOBRE A CAMINHADA DA SECA, COM O SEGUINTE REGULAMENTO:


CONCURSO DE FRASE


R E G U L A M E N T O



1) Qualquer pessoa de qualquer parte do mundo pode participar do concurso;
2) O tema da frase é uma resposta à seguinte pergunta:

Qual a importância da Caminhada da Seca para o Município de Senador Pompeu ?

3) A frase deve ser enviada para o blog:
http://www.valdecyalves.blogspot.com/, em forma de comentário. Embaixo da frase deverá ter o nome completo do vencedor. Prazo para envio: a partir das 13:00 horas de segunda-feira, dia 02/11/2009, após o Programa Linha Aberta, apresentada por Vilmar Botão, na Rádio Sertão Central de Senador Pompeu, até ás 10:00h do sábado, dia 07/11/2009. A FRASE TAMBÉM PODERÁ SER ENTREGUE À RADIO SERTÃO CENTRAL, AOS CUIDADOS DO PROGRAMA LINHA ABERTA, que enviará a frase para Uzina Produções, que postará o comentário no blog com o nome do autor da frase.

4) A frase deve ter no máximo 03 linhas, com 70 caracteres cada uma. No máximo a mesma pessoa poderá inscrever duas frases. Quem violar o regulamento será desclassificado.

1º lugar R$ 150,00 reais em espécie;
2º lugar R$ 100,00 reais em espécie;
3º lugar R$ 50,00 reais em espécie.

Totalizando R$ 300,00 reais em prêmios. No mínimo devendo existir 10 participantes inscritos para o concurso ter validade. SENDO UMA INICIATIVA DO DR. VALDECY ALVES EM PARCERIA COM A RÁDIO SERTÃO CENTRAL COM OBJETIVO DE PRESERVAR E DIVULGAR A MEMÓRIA IMATERIAL DO POVO. O prêmio será entregue à noite, após a encenação da Peça Teatral sobre A Tragédia de 32, no Salão Paroquial, às 20:00h. Funcionarão como jurados: Vilmar Botão, Fram Paulo e Valdecy Alves. Frases participantes sorteadas serão lidas no programa Linha aberta da Rádio Sertão Central, sábado. Mas o nome dos vencedores só serão divulgados à noite, na entrega da premiação. Devendo todos participantes comparecerem
.
Related Posts with Thumbnails