domingo, 27 de dezembro de 2009

RETROSPECTIVA - BLOG VALDECY ALVES - 2009

COMPLETOU MAIS DE 21.000 VISITAS - TEMPO E FATOS




O Blog foi criado para ser ferramenta de educação, cultura, luta social, filosofia e análises no campo da ciência política. Espaço alternativo democrático e participativo, através de comentários, que a exemplo de milhares de outros blogs quebram o monopólio da informação e divulgação da grande mídia, que em sua maioria tem interesse prioritário voltado para o lucro e grupos políticos. Deixando de lado a informação livre, completa, voltada para formação da plena cidadania.


No dia 27/12/2009, após 01 ano e 05 meses de criação, o blog completou vinte e uma mil visitas. Mais de 17 mil visitas só no ano de 2009, ano em que foram publicadas 50 matérias, incluindo a presente retrospectiva. 18.576 acessos foram do território brasileiro. O Restante diz respeito a 49 outros países dos 05 continentes. Excetuando o Brasil, por continente, eis os maiores visitantes: AMÉRICA: 472 visitas dos Estados Unidos; EUROPA: 438 visitas de Portugal; Os demais continentes tem menos de 10 visitas por país entre muitas países visitantes. Os maiores visitantes, a saber: AFRICA: Moçambique; OCEANIA: Austrália; ÁSIA: Japão.


A matéria mais visitada foi a do dia 15/05/2009, tratando da greve dos professores do Município de Fortaleza, bem como o mês de maio foi o que teve mais visitas, mais de 2.500. Em média, no ano de 2009: 1.400 visitas por mês, cerca de 47 visitas por dia. Cada visitante vê em média uma matéria e meia no blog, totalizando quase 30.000 páginas vistas no ano de 2009. A matéria mais comentada foi a mensagem de natal e ano novo, postada em 23/12/2009. Até 27/12/, totalizando 15 comentários.


Agradeço a todos que visitaram, que acessaram meu blog, que o indicaram para alguém, que postaram qualquer comentário. Importante destacar que é lido nos 05 continentes, não sei se apenas por quem fala a língua portuguesa, mas já foi acessado nos 05 grandes pontos da terra. O que mostra o poder da internet e a universalidade de alguns temas que abordamos. POR ISSO NÃO PODERIÁMOS DEIXAR DE FAZER SUA PRIMEIRA E HISTÓRICA RETROSPECTIVA, das matérias publicadas, que você pode rever ou ainda ler aquela que não viu:





JANEIRO/2009

Sábado, 24 de janeiro de 2009

MATÉRIA: Vírus Social

Poesia que mostra o quanto o ser humano atua como um Vírus no planeta e as relações sociais.

Sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

MATÉRIA: O Desmonte das Prefeituras e da Máquina Pública no Estado do Ceará - Uma amostra do que é o Brasil

Desmascara os novos prefeitos, que denunciando o sucateamento da máquina pública, já aproveitaram para ir sucateando também...


FEVEREIRO/2009

Domingo, 8 de fevereiro de 2009

MATÉRIA: Professor - Quem aí quer ser professor ? - Prefeitos que assassinam sonhos dos professores

Denuncia a cruel desvalorização dos professores no Ceará. Eleitos como inimigo número 01 pelos prefeitos, porque educam, porque sabem votar e porque têm denunciado, através dos seus sindicatos, o roubo deslavado das verbas do FUNDEB.

Terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

MATÉRIA: FILOSOFIA – ZÉ RAMALHO – BOB DYLAN E RAUL SEIXAS

Análise simples da relação das letras das músicas de Zé Ramalho com Bob Dylan, bem como a relação dos dois trovadores e o pensamento filosófico ocidental.

Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

MATÉRIA: CARNAVAIS ....

Simples reflexão em forma de poesia de que a felicidade tem que está dentro do ser humano. Jamais estará fora, em qualquer realidade objetiva.


MARÇO/2009

Domingo, 1 de março de 2009

MATÉRIA: Blog Valdecy Alves - Completou 5.000 visitas em 01/03/2009 - Obrigado aos visitantes!

Agradecimento a mais de 5.000 visitas que o blog completou.

Sexta-feira, 6 de março de 2009

MATÉRIA: Dia Internacional da Mulher - Discriminação e violência - Uma reflexão

Mostra a violência contra mulher, a partir de uma reflexão histórica. Violência que deve ser combatida como qualquer forma de violência seja moral, seja física, seja contra a vida em geral.

Domingo, 15 de março de 2009

MATÉRIA: Limoeiro do Norte - Tabuleiro do Norte: numa tentam eliminar os direitos sociais, noutra assassinaram a liberdade sindical

Denuncia violência contra o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tabuleiro do Norte, através de perseguição aos seus dirigentes. A Justiça do Trabalho de Limoeiro do Norte, TRT7, concedeu liminar protegendo a liberdade sindical, mantendo os dirigentes liberados.

Quarta-feira, 25 de março de 2009

MATÉRIA: Poesia vencedora do II Prêmio Ceará de Literatura 1994 - Publicação - 1995 - Página 213 - de Valdecy Alves

Poesia de Valdecy Alves, demonstrando porque se deve acreditar na vida.


ABRIL/2009

Domingo, 5 de abril de 2009

MATÉRIA: SALÁRIO MÍNIMO - Direito Humano Fundamental - Direito à vida - Direito fundamental negado e violado

Direito que continua sendo violado por vários municípios do Estado do Ceará. Pouco tem feito o Ministério Público, pouco tem feito o Poder Judiciário. O pior é que muitos dos prefeitos violadores são filiados a partidos de esquerda, que sempre tiveram no seu discurso a justiça social como tema. UMA DECEPÇAÕ!

Quinta-feira, 9 de abril de 2009

MATÉRIA: GREVE RADICAL DOS PROFESSORES EM CRATEÚS - PISO NACIONAL DOS PROFESSORES - No Ceará o Piso virou uma piada

A mais importante greve, em termo de qualidade, denunciando a violação ao direito dos professores ao piso nacional. O mais triste é que o prefeito violador é do PC do B, que deveria dar exemplo. Na verdade a exemplo da maioria dos prefeitos do Ceará, em 2009, usou a Lei do Piso para cassar até mesmo direitos adquiridos. A greve durou quase 03 meses, envolveu toda a comunidade de Crateús, houve ocupação do prédio da prefeitura, demonstrou a indiferença do Poder Judiciário ao professor, ao direito ao piso, bem como a equivocada visão que tem em relação ao direito de greve. Brilhou no conflito o Ministério Público Estadual, através do Dr. Arteiro e o Ministério Público do Trabalho, na pessoa do Dr. Gerson Marques. Pessoas em que o Ministério Público por inteiro deveria espelhar-se. Funcionaram como mediadores e foram fundamentais para evitar um massacre aos professores. ATÉ O SINDICATO A PREFEITURA TENTOU EXTINGUIR!

Sábado, 11 de abril de 2009

MATÉRIA: Estado-deus

Leviatã é a nova religião. O Estado virou deus e os políticos dirigentes os seus juízos. Uma tragédia que deve ser amenizada. Poesia reflexiva.

Sábado, 18 de abril de 2009

MATÉRIA: A CRISE MUNDIAL - A SITUAÇÃO DAS PREFEITURAS E O SALÁRIO DOS SERVIDORES PÚBLICOS

Denuncia o mau uso da crise mundial, vez que prefeitos cearenses a usaram para violar direitos sociais dos servidores públicos e obter mais dinheiro do governo federal. Os prefeitos, a corrupção e a mentira foram os que mais lucraram com a crise. Basta ver que eles e os seus principais assessores estão todos de carros novos.


MAIO/2009

Sexta-feira, 1 de maio de 2009

MATÉRIA: Dia do Trabalho no Brasil - Direito ao Emprego - Direito ao Salário Justo – Direito à Dignidade Humana

Demonstra o cinismo dos prefeitos cearenses em dar parabéns aos trabalhadores no seu dia, ao tempo que violam os seus principais direitos sociais (Licença prêmio, progressão na carreira, anuênio, etc). A exemplo dos jacarés, que choram causando piedade, ao tempo que devoram a presa.

Quinta-feira, 7 de maio de 2009

MATÉRIA: Greve pelo piso salarial - professores de Crateús

Dando continuidade à matéria anterior, já que a greve se radicalizara, agora envolvendo todo o movimento sindical do Estado do Ceará, pois aderiram ao movimento os sindicatos dos servidores da região de Crateús, FETAMCE e CUT/Ceará.

Sábado, 9 de maio de 2009

MATÉRIA: Enquanto Você Dormia - Autora: Dinéa Farias

Noticia o lançamento do mais recente livro da poetisa Dinéa Farias: ENQUANTO VOCÊ DORMIA. Cearense, natural do Município de Senador Pompeu. Obra que deve ser conferida.

Quinta-feira, 14 de maio de 2009

MATÉRIA: Greve dos Professores de Fortaleza (A MATÉRIA MAIS VISTA DO ANO)

A maior greve, em termo quantitativo, do Estado do Ceará, em 2009. Teve um fim decepcionante, não pela conduta dos trabalhadores, mas do governador Cid Gomes, que pediu a ilegalidade da greve, da prefeita Luzianne Lins, que além de violar a lei do piso, continua violando até hoje e perseguindo sindicalistas, pois não liberou ainda a nova diretoria do SINDIUTE, eleita recentemente. Além de não prestar contas da aplicação das verbas do FUNDEB. Decepcionante também a atuação do Poder Judiciário, que viola o direito de greve, julgando toda greve ilegal e multando trabalhadores, condenando-os à servidão e institucionalizando a violação ao estado democrático de direito.

Quarta-feira, 20 de maio de 2009

MATÉRIA: Mais um município em greve ! Quixeré !

Greve também muito combatida pelo prefeito, violador terrível dos direitos sociais mais básicos dos servidores e da entidade sindical do município de Quixeré, Ceará.

Sexta-feira, 22 de maio de 2009

MATÉRIA: Greve dos Professores Unificada – Documentário

Documentário feito por Valdecy Alves sobre a greve unificada dos professores do Município de Fortaleza e dos professores do Estado do Ceará. Numa das suas maiores assembléias.


JUNHO/2009

Quarta-feira, 3 de junho de 2009

MATÉRIA: O Blog Valdecy Alves Completou mais de 10.000 visitas

Momento de alegria, que demonstrou o quanto o acesso ao blog cresceu.

Sexta-feira, 5 de junho de 2009

MATÉRIA: LANÇAMENTO DOCUMENTÁRIO : PADIM CIÇO SANTO OU CORONEL? e do filme: MENINO DE CARVÃO

Noite maravilhosa no Dragão do Mar, em Fortaleza, Ceará, quando Fram Paulo, diretor de MENINO DE CARVÃO, e Valdecy Alves, diretor de PADIM CIÇO, SANTO OU CORONEL? Lançaram seus dois trabalhos em cinema.

Segunda-feira, 8 de junho de 2009

MATÉRIA: Lançamento de Ucha-Durna - Livro de Poesia de Aristóteles Oliveira

Afirmando também ser um espaço para cultura, o blog noticiou o lançamento do livro do grande poeta cearense Aristóteles Oliveira: UCHA-DIURNA!

Sábado, 13 de junho de 2009

MATÉRIA: GREVE DOS PROFESSORES DO SERVIÇO PÚBLICO – DIREITO À GREVE E AO PISO SALARIAL

Defende o direito à greve e ao piso para os profissionais da educação, tão atacados na luta pelos seus direitos, que lutar por direito se tornou sinônimo de cometer crime e ser tratado como criminoso. Uma total e completa inversão de valores morais e princípios constitucionais.

Quinta-feira, 18 de junho de 2009

MATÉRIA: A MULTA DE R$ 100,00 PARA PROFESSORES DO ESTADO EM GREVE - NULA E IMORAL

Denuncia imoral decisão judicial que julgou greve ilegal, violando a Constituição e prolatada por juiz incompetente. O pior: fixando multa diária para cada professor pagar. COMO A DECISÃO IGNOROU A REALIDADE E VIOLOU PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL, ACABOU SENDO DESOBEDECIDA! Desmoralizada a decisão, prestigiada a Constituição Federal.

Segunda-feira, 22 de junho de 2009

MATÉRIA: OS DEZ MANDAMENTOS DOS LADRÕES DO FUNDEB

O atual roubo às verbas do FUNDEB é tão descarado no Estado do Ceará, que foram mostradas 10 formas como vem sendo roubado. EM VEZ DE FUNDO PARA O DESENVOLVIEMNTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TORNOU-SE O FUNDO PARA ROUBALHEIRA DOS RECURSOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Tudo feito nas barbas do Ministério Público, do Poder Judiciário e do TCM. O maior poder no Ceará inda não é o da lei, mas o dos que detêm o Poder Político. Sua vontade é a lei! Diante da montanha de recursos que chegam do FUNDEB, os prefeitos, avalizados pela maioria dos vereadores, são famintos e insaciáveis leões, disputando a presa e tratando os professores, QUE DEVERIAM SER DONOS DE 60% DE TAL REPASSE, como abutres metidos. Só lhes restando a carcaça e para a educação só a ossada!


JULHO/2009

Domingo, 5 de julho de 2009

MATÉRIA: MICHAEL JACKSON A ILUSÃO QUE ENGANOU ATÉ A SI PRÓPRIO - PRODUTO ATÉ MORTO!

Só os tolos poderiam dar a importância que deram a Michael Jackson. Melhor respeito e reverência merece um professor em qualquer comunidade. Bastando comparar o benefício que cada um realmente trouxe ao fã e ao seu povo. NÃO MAIS APENAS ALIENADOS, MAS VERDADEIROS IMBECIS TOCADOS PELA MÍDIA PARA O ABISMO FEITO UMA BOIADA SEM VISÃO, SEM TATO E SEM FARO. Pouco adianta tanto acesso á informação que nada serve para formação! AS PESSOAS PRECISAM PENSAR!

Terça-feira, 14 de julho de 2009

MATÉRIA: Súmula n° 16 do STF e o Salário Mínimo para Servidor

A súmula que explicou o artigo da Constituição Federal, que é mais claro que a súmula. O Poder de interpretar passou a ficar acima da própria lei. Mesmo assim, no Estado do Ceará, agora a violação é à Constituição Federal e à súmula do STF. O prefeito de Itapipoca, Sr. João Barroso, é o maior exemplo de que a lei e decisão judicial de nada valem no Brasil! Tudo com apoio da hesitação do juiz local.

Quinta-feira, 16 de julho de 2009

MATÉRIA: PEÇA TEATRAL ONDAS SECAS EM LIMOEIRO DO NORTE

Peça de Valdecy Alves que foi encenada em Limoeiro do Norte, Ceará.

Segunda-feira, 20 de julho de 2009

MATÉRIA: PEÇA ONDAS SECAS - APLAUDIDA EM PÉ EM LIMOEIRO DO NORTE - CEARÁ

Demonstrando o quanto a peça foi prestigiada na noite de sua encenação. Tendo como ator Fran Paulo, Samara, como iluminadora, Gerlânio como Sonoplasta.

Sábado, 25 de julho de 2009

MATÉRIA: CARLOS CAVALHEIRO E SUA MILITÂNCIA CULTURAL

Importante militante cultural do Estado de São Paulo. Tendo lançado vários livros, participando de vários movimentos, articulador de eventos culturais da maior envergadura. Defensor ferrenho da mídia livre e alternativa, bem como da produção cultural de qualidade.

Sexta-feira, 31 de julho de 2009

MATÉRIA: HERÓIS SÃO NECESSÁRIOS ÀS PESSOAS E AOS POVOS ? Que dizer dos heróis da TV ?

Artigo que avalia os valores e a novela Caminho das Índias da Rede Globo.


AGOSTO/2009

Segunda-feira, 10 de agosto de 2009

MATÉRIA: Poder Legislativo do Ceará - Judas traiu Cristo - As Câmaras Municipais do Ceará traíram a democracia

Denuncia os políticos, eleitos pelo povo para legislar, para fiscalizar, para cuidar do bem-comum e uma vez beneficiados individualmente, toda maldade fazendo contra o povo, contra os direitos sociais, rasgando a Constituição Federal. Algumas frases interessantes de alguns deles:

- Sei que a lei é inconstitucional, mesmo assim vou aprovar. Depois entre na Justiça e anule a lei! (Mesma frase dita por um vereador de Redenção e outro de Caucaia em 2009)

- Num preciso do voto de vocês. Até porque fui eleito comprando voto. Assim vou fazer de novo! (vereador de Ipaumirim)

Domingo, 23 de agosto de 2009

MATÉRIA: MANDAMENTOS QUE NÃO PODEM SER DESPREZADOS NUMA GREVE

Após acompanhar inúmeras greves no Estado do Ceará em 2009, como advogado, algumas reflexões sobre greve.


SETEMBRO/2009

Sexta-feira, 4 de setembro de 2009

MATÉRIA: Raio X do Poder Judiciário

A partir de uma audiência pública promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, onde a FETAMCE, fez várias denúncias contra comarcas cearenses.

Terça-feira, 22 de setembro de 2009

MATÉRIA: PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DOS SINDICATOS DOS SERVIDORES DE TABULEIRO DO NORTE E IPUEIRAS

Parabenizando os sindicatos pelas comemorações dos seus aniversários. Pois interagiram com a comunidade, que não pode ser apenas procurada nos períodos de greve.

Domingo, 27 de setembro de 2009

MATÉRIA: MOVIMENTO SINDICAL NO SETOR PÚBLICO E PARTIDO POLÍTICO - Uma Delicadíssima Relação

Avalia como é complicada a relação entre sindicatos e governantes, quando eleito o governante apoiado pelo sindicato ou apoiado por dirigentes e o sindicato não sabe voltar para seu papel original, uma vez passada a eleição. Inimigo de trabalhador ou de direito social de trabalhadores não pode ser amigo, nem aliado do movimento sindical. Pouco importa seu discurso ou partido.


OUTUBRO/2009

Segunda-feira, 12 de outubro de 2009

MATÉRIA: DIA DO PROFESSOR - 15/10/2009 - Professor Pisado – Sem Piso – Na Pisa e Pisoteado

Mostra a realidade a que está submetido o professor no Ceará, não diferente do restante do Brasil. Em seu dia, 15/10, sobram parabéns e homenagens. Nos 364 dias restantes do ano, sobram-lhes desrespeito, perseguições e violações aos seus direitos básicos.

Domingo, 18 de outubro de 2009

MATÉRIA: CEARÁ E SEUS MUNICÍPIOS PAGAM O 5º PIOR PISO PARA OS PROFESSORES NO BRASIL

Dizem que não há dinheiro para pagar os direitos dos professores: dizem que não há como pagar o piso; dizem que não têm como respeitar o direito adquirido; dizem que não há como conceder progressão funcional, nem fazer concurso, nem como conceder tempo para atividade extraclasse... MAS OS NÚMEROS DESMENTEM O QUE DIZEM OS PREFEITOS CEARENSES E BRASILEIROS!

Sábado, 24 de outubro de 2009

MATÉRIA: A LUTA POR DIREITOS SOCIAIS COMPLETAMENTE VIOLADOS PELOS PREFEITOS E PREFEITAS CEARENSES - PAINEL DE FOTOS

Fotos de várias andanças e eventos sindicais em defesa dos direitos sociais dos trabalhadores.

Terça-feira, 27 de outubro de 2009

MATÉRIA: ITAPIPOCA - TERRA SEM LEI

Nem o direito à vida proporcionado pelo salário mínimo, nem a decisão judicial do Tribunal de Justiça do Ceará, de nada valeram. Nem para o prefeito do Município João Barroso, nem para o próprio juiz da Comarca. Itapipoca se demonstrou uma república autônoma no Brasil.


NOVEMBRO/2009

Domingo, 1 de novembro de 2009

MATÉRIA: CAMINHADA DA SECA EM SENADOR POMPEU - DIA 08/11/2009 - COMPAREÇA! CONCURSO DE FRASE - PARTICIPE!

Importante caminhada que ocorre todo segundo domingo de novembro, em homenagem às milhares de vítimas do Campo de Concentração da Barragem do Patu, da Seca de 1932, em, Senador Pompeu (CE). Um dos mais tristes episódios da história das secas do Brasil. Só encontrando algo semelhante na Seca de 1877.

Segunda-feira, 9 de novembro de 2009

MATÉRIA: CAMINHADA DA SECA EM 2009 – EM SENADOR POMPEU – IMAGENS

Documentário feito sobre a Caminhada do ano de 2009. Postado no Youtube. Podendo ser acessado direto do Blog, que a um só tempo uniu história, cinema, religião e cultura. Vale a pena conferir.

Quinta-feira, 12 de novembro de 2009

MATÉRIA: CARTA ABERTA AO PREFEITO DE MARACANAÚ ROBERTO PESSOA

Prefeito que paradoxalmente perseguiu a liberdade sindical, ao tempo que se demonstrou um grande prefeito como realizador. Na verdade, apesar de denunciar, o grande objetivo da carta é pedir coerência ao prefeito, que é candidato a governador do Ceará em 2010. Não há como aceitar, em pleno Século XXI, lideranças políticas tentando aniquilar sindicatos, perseguidos por serem livres, autônomos, coerentes. O prefeito tentou acabar com o SUPREMA, Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação do Município de Maracanaú. Pode acabar com sua imagem, jamais com a entidade sindical! O PREFEITO JÁ VOLTOU ATRÁS. Antes tarde do que nunca! Em tal episódio decepcionante a atuação da Justiça do Trabalho de Maracanaú, na pessoa do juiz Dr. Carlos Rebonato, que fez tudo que um juiz não deve fazer e deixou de fazer tudo que está obrigado a fazer em razão do seu ofício.

Domingo, 22 de novembro de 2009

MATÉRIA: Regimes Próprios de Previdência nos Municípios do Ceará - Situação Atual

Na verdade os regimes municipais de previdência verdadeiras caixas pretas, antro de roubo, má gestão, desvio, corrupção e paraíso da roubalheira! É o que se denuncia. Todos deficitários. Um caos! muitos já quebraram, outros estão quebrando, os restantes quebrarão!

Sexta-feira, 27 de novembro de 2009

MATÉRIA: PLANO DE CARGOS E CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO - PALESTRA PRINCÍPIOS

Slides postados no Youtube, em forma de vídeo, para que os pequenos sindicatos, professores tivessem acesso ao básico de um plano de carreira dos professores. Para adequar planos de carreira do magistério à lei do piso nacional. Pura cidadania. Acessível através do blog.


DEZEMBRO/2009

Domingo, 6 de dezembro de 2009

MATÉRIA: MATÉRIA SOBRE LANÇAMENTO DO FILME: PADIM CIÇO SANTO OU CORONEL? EM SÃO PAULO

Vídeo de Valdecy Alves, lançado em Itu , São Paulo, com debate e cobertura da imprensa paulista.

Quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

MATÉRIA: DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS - 61 ANOS - AINDA UMA UTOPIA

Artigo que demonstra a distância entre o texto da Declaração Universal e a realidade brasileira. A declaração é resumida a 30 frases, para ficar mais clara, artigo por artigo.

Quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

MATÉRIA: A CAIXA ECONÔMICA NO CEARÁ VIOLOU DIREITO DOS SERVIDORES QUANTO AO FGTS

Denúncia da postura pouco ética da Caixa Econômica Federal em se tratando de gerenciadora do FGTS dos servidores municipais no Estado do Ceará.

Quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

MATÉRIA: MENSAGEM DE NATAL - MENSAGEM DE ANO NOVO EM FORMA DE POESIA - ESCREVI PARA VOCÊ

Para todos os leitores do blog, para os amantes da poesia, para todos os cidadãos e cidadãs brasileiros e do planeta terra!


quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

MENSAGEM DE NATAL - MENSAGEM DE ANO NOVO EM FORMA DE POESIA - ESCREVI PARA VOCÊ

Apes-angels - autor desconhecido


ESCREVI PARA VOCÊ

AOS QUE........

Aos que sentem que 2009 foi ótimo
Que 2010 seja bem melhor
Com novas metas
E muito agir!

Aos que estão felizes profissionalmente
Que cada vez mais
O fruto do seu trabalho seja
Para o seu crescer pessoal e coletivo!

Aos que lutam por um mundo melhor
Acreditem que o mundo melhorou
Graças às ações de idealistas tais
E será cada vez melhor
Mantendo-se a luta cada vez mais!

Aos que defendem direitos dos trabalhadores
Mais firmeza e ação
Pois o desafio é duplo
MANTER E CONQUISTAR!
Que tudo manter seja o mínimo
Que o conquistar seja o máximo!

Aos que felizes no amor
E aos que se sentem desafortunados
Aproveitem infinitamente o relampejo do amar
E os desafortunados buscando encontrarão o amor
... O infortúnio é produto da omissão não da sorte!

Aos que governam
Esqueçam-se das promessas
Basta apenas que pratiquem cada ato administrativo
De acordo com o juramento no dia da posse!
Lembrem-se foi o leito do poder que os acolheu
Temporariamente...
Tal acolhida é muito rápida
Não é eterna e ninguém tem o eterno poder
O poder é que por algum tempo
Deixa-se navegar por alguns
E qualquer mal praticado
Deslegitimará qualquer investidura!
O bem comum é a missão do governante!

Aos mestres que ensinam
Elos entre os conhecimentos de gerações
Eduquem seus alunos de hoje
Para serem bons cidadãos e bons governantes do amanhã
Para que respeitem aos menos os que professoraram!
E numa geração
Todo esse escárnio ao conhecer
Aos que transmitem saberes
Felizmente estará extinto!

Aos que podem compreender esta mensagem
Trate bem a criança de hoje
Tudo faça para ser o adulto feliz de hoje
Respeite o idoso do hoje
E passado, presente e futuro
Sempre serão a doce utopia do hoje
Tudo será o dourado passado
E o esperado bons tempos do amanhã!

Saibam: toda a história de todas as gerações
Nunca foi obra acabada
O presente sempre a eterna construção
E o futuro sempre o que se está por construir
Junte-se, então, ao pelotão
De sonhadores, de atores sociais
Dos que agem...
E a realização, a alegria, a felicidade
Estão na possibilidade, no direito e no dever
De construir da melhor forma
A nossa história – um eterno construir!
C O N S T R U A !

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A CAIXA ECONÔMICA NO CEARÁ VIOLOU DIREITO DOS SERVIDORES QUANTO AO FGTS

A CAIXA ECONÔMICA NO CEARÁ VIOLOU DIREITO DOS SERVIDORES
TRATANDO SALDO DO FGTS COMO SE FOSSE O SEU PATRIMÔNIO
SENDO NEGLIGENTE – MANTENDO EM SEGREDO INFORMAÇÃO PÚBLICA


TRAINDO A CONFIANÇA DOS TRABALHADORES E SUA MISSÃO SOCIAL


Dizem que o presidente Getúlio Vargas sustentava que mesmo que você não goste de cavalgar, não deixe de montar o cavalo forte, veloz e selado, que por sorte, venha passar à sua frente. Aproveite! Foi o que a Caixa Econômica no Estado do Ceará fez em se tratando do FGTS de todos os servidores que mudaram do regime celetista para estatutário ou que continuam celestistas, cujos municípios confessaram dívidas de fundo de garantia.

No site do Ministério do Trabalho, em poucas linhas, o Governo Federal explica quais os objetivos da criação do FGTS:

... O Governo Federal criou o FGTS, com o objetivo de proteger o trabalhador regido pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, contra despedidas sem justa causa, mediante a formação de um pecúlio a ser recebido quando da demissão. O Fundo possibilita, ainda, a arrecadação de recursos para aplicação em programas sociais, tais como: habitação popular, saneamento básico e infra-estrutura urbana (ex. construção de casas populares, calçamento de ruas, rede de esgotos sanitários etc).
Os objetivos pretendidos com a instituição do FGTS podem ser assim resumidos:
· Formar um Fundo de Indenizações Trabalhistas;
· Oferecer ao trabalhador, em troca da estabilidade no emprego, a possibilidade de formar um patrimônio;
· Proporcionar ao trabalhador aumento de sua renda real, pela possibilidade de acesso à casa própria;
· Formar Fundo de Recursos para o financiamento de programas de habitação popular, saneamento básico e infra-estrutura urbana.

Podendo tais explicações quanto ao FGTS serem acessadas nos seguintes sites, que você pode conhecer neles clicando:

http://www.caixa.gov.br/pj/fgts/index.asp
http://www.mte.gov.br/fgts/objetivo.asp

Cabendo a Caixa Econômica Federal gerenciar seu recolhimento, seu saldo. MAS GERENCIAR BEM, COM BOA FÉ, COM TRANSPARÊNCIA. O que não tem acontecido no Estado do Ceará.

Há pouco tempo atrás, acompanhando uma pendência sobre FGTS, como advogado dos servidores do Município de Monsenhor Tabosa, através do seu sindicato, oficiou-se a Caixa Econômica de Crateús, solicitando cópia de qualquer confissão e saldo depositado naquela agência, quanto a fundo de garantia. A Caixa negou-se a fornecer cópia, esquecendo-se que por força de princípios Constitucionais, o Sindicato é representante e substituto processual dos servidores, bem como sendo gestora de tão importante fundo social, deveria ser ética e transparente. Requereu-se abertura de procedimento administrativo contra a Caixa Econômica Federal junto ao Ministério Público Federal do Trabalho. Intimada para audiência, os representantes da Caixa juntaram provas de que havia R$ 360.000,00 para serem rateados para os servidores de Monsenhor Tabosa. Alegou ainda que como estava há 05 anos com tal quantia, o valor automaticamente passaria a ser do patrimônio da Caixa Econômica Federal.

A Caixa foi mau gestora, quando em nome dos trabalhadores fez acordo com o Município sem pedir auditoria quanto ao valor da dívida; foi mau gestora quando fez acordo sem exigir o nome dos beneficiários; foi mau gestora quando nada informou aos trabalhadores, quando nada informou aos sindicatos, quando se negou a fornecer informações aos representantes legais dos servidores e quando sequer informou ao Ministério Público. Pior: quando passou a acreditar que poderia se tornar dona do que não lhe pertencia, por decurso de tempo. Na mesma audiência do Ministério Público, provocada pelo Sindicato dos Servidores de Monsenhor Tabosa, o representante da CEF deixou escapar que havia muitos casos semelhantes.

DE IMEDIATO REQUEREMOS AO MINISTÉRIO PÚBLICO QUE DETERMINASSE A CAIXA ECONÔMICA, QUE JUNTASSE RELAÇÃO DE TODOS OS MUNICÍPIOS QUE TINHAM FEITO CONFISSÃO DE DÍVIDA, QUE TIVESSE PAGO OU PAGANDO, COM O RESPECTIVO SALDO A INDIVIDUALIZAR. O Ministério Público fez tal determinação, e o resultado é assustador.

I- Cerca de 130 Municípios fizeram acordo com a Caixa Econômica Federal;
II- O valor em poder da Caixa chega a R$ 13.294.000,00 ( treze milhões...);
III- Tal valor nunca chegou a conta do servidor;
IV- Os servidores mais prejudicados, do Município de Alcântaras, têm retido quase R$ 500.000,00;
V- A Caixa Econômica tenta transferir a culpa de sua incompetência para os maldosos e velhacos municípios, na maioria mau geridos no passado e no presente;
VI- Entendo que o movimento sindical deve ter acesso a todas as minutas das confissões de dívidas;
VII- Entendo, ainda, que a Caixa Econômica Federal deve ser responsabilizada pelos danos morais e materiais causados aos servidores de inúmeros municípios;
VIII- Acredito que o saldo é maior e a dívida pendente muito grande. TUDO CERCADO DE MUITO SEGREDO!

VEJA NA TABELA ABAIXO, SE EM SEU MUNICÍPIO, NO ESTADO DO CEARÁ, É UM DOS QUE TIVERAM SERVIDORES PEJUDICADOS PELA INCOMPETÊNCIA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. O Saldo na última coluna à direita:

Clique na imagem para ampliá-la.









quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS - 61 ANOS - AINDA UMA UTOPIA


DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS - 61 ANOS - AINDA UMA UTOPIA



Hoje, 10/12/2009, data da postagem deste artigo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 61 anos. No ocidente ainda é uma utopia. Governantes a violam, autoridades não lutam pela sua implementação, a sociedade não a respeita e mesmo cidadãos e cidadãs violam os direitos humanos dos outros cidadãos e cidadãs. Tem havido avanços. Pequenos, tímidos, porém não se pode avançar a passos de caramujo, necessário, pelo atraso histórico, MORMENTE NA BUSCA DA EFETIVAÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL, que sejam dados saltos de cangurus. Sobretudo o Estado deve ser garantidor, não o maior violador dos Direitos Humanos. A democracia brasileira é frágil, os objetivos do Estado brasileiro, contidos no artigo 3º da Constituição Federal, longe de serem realidade. O grande avanço é a previsão no texto legal. Porém o que é surpreendente é que a maioria das pessoas desconhece o teor da próprio Declaração Universal dos Direitos Humanos. Necessário conhecê-la antes para ser um completo cidadão ou cidadã. IMPORTANTE DESTACAR QUE OS DIREITOS HUMANOS DE 2ª DIMENSÃO, PRINCIPALMENTE OS DIREITOS SOCIAIS, QUE HUMANIZARAM O CAPITALISMO E DERAM ORIGEM AO ATUAL ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, DEVE-SE AO MOVIMENTO SINDICAL, que deve ser ator social fundamental pela implementação dos direitos atualmente violados.. Abaixo, então, a Declaração resumida em 30 frases. Leia, compreenda, indique, comente e divulgue:

I- Isonomia, racionalidade e solidariedade;
II- Não à discriminação;
III- Direito à vida, à liberdade e à segurança;
IV- Proíbe trabalho escravo;
V- Proíbe a tortura;
VI- Ser humano ser reconhecido como pessoa;
VII- Igualdade perante à lei;
VIII- Acesso à justiça;
IX- Proíbe a prisão ilegal;
X- Imparcialidade da Justiça;
XI- Presunção de inocência e tipicidade criminal;
XII- Direito à privacidade;
XIII- Direito de ir e vir;
XIV- Direito a asilo político;
XV- Direito à nacionalidade;
XVI- Direito ao Matrimônio e por livre escolha;
XVII- Direito à propriedade;
XVIII- Liberdade de pensamento, consciência e religião;
XIX- Liberdade de expressão;
XX- Liberdade de reunião e de associação;
XXI- Direito de votar e ser votado, democracia;
XXII- Direitos econômicos, sociais e culturais;
XXIII- Direito ao trabalho, salário justo e igual/mesma função, Sindicalizar-se;
XXIV- Direito ao repouso, férias e lazer;
XXV- Padrão de vida digna, proteção à infância e à maternidade;
XXVI- Direito à educação para cidadania;
XXVII- Acesso à cultura e à ciência;
XXVIII- Ordem internacional alicerçada nos direitos humanos;
XXIX- Deveres e direitos perante a comunidade;
XXX- Declaração Universal não pode ser usada para violar a si mesma.


domingo, 6 de dezembro de 2009

MATÉRIA SOBRE LANÇAMENTO DO FILME: PADIM CIÇO SANTO OU CORONEL? EM SÃO PAULO

Com muito prazer logo que cheguei a São Paulo vi no Jornal Cruzeiro do Sul matéria sobre a exibição do documentário: PADIM CIÇO SANTO OU CORONEL? Que ocorreu em Itu, na noite de sábado, dia 05/12/2009. Por sinal um sucesso, seguido de um interessante debate. Experiência muito relevante. Abaixo matéria que divulgou o evento:


JORNAL CRUZEIRO DO SUL

MAIS CRUZEIRO - [ 05/12 ]


Documentário revela lado pouco conhecido do

Padre Cícero

José Antônio Rosa - Redação Cruzeiro do Sul
Notícia publicada na edição de 05/12/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 3 do caderno D - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Para os milhares de devotos que fazem, todos os anos, a peregrinação a Juazeiro do Norte, ele foi, e sempre será, o santo. O sacerdote que, em 1889, no momento da comunhão, viu a hóstia entregue à beata Maria de Araújo sangrar. Já para quem se deu ao trabalho de pesquisar mais a fundo, a história do Padre Cícero Romão Batista, o “Padim Cícero”, símbolo maior da crença religiosa nordestina, assume contornos absolutamente distintos. Foi o que descobriu o escritor, cordelista e cineasta Valdecy Alves que exibe hoje, em Itu, o documentário “Padim Ciço - Santo ou Coronel?”. Para quem não conhece, Valdecy teve uma atuação importante na cena cultural sorocabana nas décadas de 80 e 90, antes de voltar ao Ceará, onde nasceu. A sessão está programada para as 19h, na Biblioteca Comunitária “Waldir de Souza Lima”. A entrada é gratuita.

Valdecy Alves não acredita que o projeto vá,

de alguma forma, abalar a convicção dos devotos

A produção do filme demandou dois anos de trabalho, período durante o qual Valdecy conversou com estudiosos, acompanhou duas das maiores romarias realizadas à cidade onde o personagem-título nasceu e, claro, colheu depoimentos dos fiéis. “Padim Ciço...” se propõe, conforme o seu diretor, a desmistificar a figura do líder religioso, e busca, também, esclarecer algumas passagens de sua biografia. Pontos controversos, como os milagres a ele atribuídos, as profecias e, sobretudo, a forte atuação política, são discutidos na produção.

Visionário, estrategista, dono de uma inteligência privilegiada e de um senso de oportunismo maior ainda, Padre Cícero soube usar o poder que sua posição lhe conferiu. Acumulou, em vida, riquezas com as quais praticou o assistencialismo.

Ajudou muitos sertanejos em momentos críticos, como na seca de 1915, a pior de que se tem conhecimento na região e que inspirou Raquel de Queiroz a escrever “O Quinze”, um de seus mais conhecidos romances. Alguns pesquisadores dizem que Cícero teria criado o precursor do programa “Fome Zero”. Valdecy endossa a opinião e garante que foi essa atuação junto aos mais necessitados que ampliou o prestígio do religioso a ponto de ele se tornar uma liderança inconteste.

Padre Cícero afrontou governantes, foi prefeito de Juazeiro por 20 anos, deu a Lampião a patente de capitão, para que o cangaceiro e seu bando combatessem a Coluna Prestes. Tanta ousadia fez com que a Igreja o suspendesse das atividades que desempenhava. Proibido de celebrar missas, Cícero não perdeu o contato com o povo que, curiosamente, continuou a apoiá-lo. Valdecy tem o religioso na conta de um “fenômeno sociológico”. “Só o primitivismo da sociedade da época explica que Padre Cícero tivesse conseguido manter a influência sobre o povo”, analisa.

A santidade de Padre Cícero resultava da vontade popular. “Não tem santo porque a Igreja manda, mas porque o povo quer”, filosofa o diretor. Carismático e também populista, o religioso recorria a alguns artifícios para comandar seu rebanho de seguidores. Entre tantas histórias que se contam a respeito, uma remete ao episódio do devoto que o procurou para reclamar que tinha sido roubado. Na missa que celebrou logo em seguida, Padre Cícero contou à assistência o ocorrido. Do altar, ordenou ao autor do roubo que devolvesse aquilo de que tinha se apropriado, sob pena de ser condenado a “arder no fogo do inferno”. Depois, mandou que a vítima procurasse o objeto em determinado lugar, o que acabou, mesmo, acontecendo, já que o ladrão estava na igreja e, com medo do pior, acatou a ordem.

Numa outra oportunidade, Cícero viajou aos Estados Unidos e lá conheceu “novidades” da tecnologia como o rádio e o avião. De volta ao Nordeste, “profetizou” aos devotos que, logo, o céu seria cortado por “pássaros barulhentos” e que “de uma caixinha de madeira” sairiam sons. Ele “previu”, ainda, a existência de um lençol freático sob o solo da região do Cariri. Um canal que faria a ligação com o oceano. Reforçou, assim, o que Antonio Conselheiro, líder da Guerra de Canudos, disse sobre “o sertão virar mar”.

“Padim Cícero...” não será exibido em festivais. Valdecy vai postar o filme na internet a partir de 20 de dezembro. Ele não acredita que o projeto vá, de alguma forma, abalar a convicção dos devotos. “Padre Cícero já tem seu lugar no coração do nordestino; não será uma produção artística, comprometida com a verdade, que irá mudar isso”.

Valdecy Alves

Valdecy Alves, cearense de nascimento, viveu em Sorocaba entre a década de 1980 a 1990, tendo uma importante atuação na cena cultural sorocabana juntamente com seu irmão Flávio Alves, com a criação de grupos teatrais; o jornal cultural ‘Pedaços‘, que divulgava poesias; intervenções artísticas de rua, edição de livros, produção de vídeos e ainda o Disque Poesia, projeto pioneiro na cidade, em que as pessoas ligavam para ouvir poemas, entre outros.

SERVIÇO:

Exibição do documentário “Padim Ciço - Santo ou Coronel?”. Hoje, às 19h, no Ponto de Leitura - Biblioteca Comunitária “Professor Waldir de Souza Lima”, à rua Floriano Peixoto, 238, Centro, Itu. Entrada gratuita. Outras informações: (11) 8445-6122/7599-4109 ou nos endereços www.comunateca.ning.com ewww.bibliotecacomunitaria.wordpress.com.

Related Posts with Thumbnails