quinta-feira, 29 de julho de 2010

O MITO DA CAVERNA DE PLATÃO E A EDUCAÇÃO DO BRASIL



Dedico o presente texto a Platão,  filósofo grego, que fundou a primeira academia de ensino. Era um educador! Criador da alegoria da caverna há cerca de 2.400 anos atrás.. Vamos ao texto:

Tratava-se de uma escola que sempre funcionara no interior de uma caverna, cuja entrada tinha mais de 50 metros de altura. Alunos, professores,  direção da escola e demais habitantes eram separados do mundo exterior por uma muralha natural com 10 metros de altura. A iluminação no interior era pouca. Quase penumbra desde o nascer do sol. Porém durante os dias a parede da caverna parecia um cinema de sombras. A forte iluminação  vinda do exterior projetava sombra de tudo aquilo que passava diante da caverna. Com base em tais imagens eram dadas as aulas pelos professores. Tudo que não tinha explicação ou causava temor era chamado de Deus.

 As aulas eram dadas conforme as sombras projetadas na parede. Tais sombras eram a maior realidade que professores e alunos tinham para conhecer-se e conhecer o mundo. Certa feita, um professor curioso, na busca de comprovar tudo aquilo que aprendera e ensinava, com muito esforço conseguiu transpor a muralha e cair no mundo exterior. Como não mais voltou foi dado como morto pelos seus.

Inicialmente, acostumado à escuridão, esse professor ficou mais cego ainda. Levou alguns minutos para se acostumar ao novo mundo, tão claro e enxergar tudo como realmente era. Extasiou-se com a lua, com os sons, com o azul do céu, com os pássaros, com o verde da floresta... O sol o encantou.  Olhando lá embaixo, pois a caverna ficava no meio de uma montanha, viu um prédio e foi em sua direção.

Tratava-se de um prédio público, na verdade uma escola. Chegou na hora que os professores estavam numa reunião com os alunos. Tão logo foi visto identificou-se como um professor da caverna. Foi chamado para compor a mesa. Os professores comunicavam aos alunos que entrariam em greve, as razões da greve: Os professores queriam novos notebooks, pois os que tinham consideravam velhos, com mais de um ano; dobrar a quantidade de aparelhos de ar condicionados para que a temperatura no interior da escola permanecesse com 16 graus; reivindicavam apenas 10 alunos por sala-de-aula para melhor aproveitamento, pois havia classes com até 18 alunos; que o médico e o dentista que cuidavam dos alunos passassem a visitar a escola e consultar os estudantes e professores a cada 03 dias, já que vinham somente de sete em sete dias; que o piso salarial de cada um fosse tal, que 30% fosse destinado a uma poupança, cujo saldo anual permitisse um professor, se quisesse, fazer um tour em 10 países; queriam ainda aposentar-se com 20 anos de serviço, pois eram obrigados aposentar-se compulsoriamente após 15 anos de atividade. Pretendiam trabalhar mais um pouco; Os trabalhos executados fora da sala-de-aula como estudo, avaliação e planejamento de aula era tidos como tão importantes quanto à aulas dadas, além de remunerados e outras reivindicações.

Deram a palavra ao professor vindo da caverna, para que narrasse como era a realidade do local onde vivia e ensinava. Meio constrangido disse que: As carteiras eram todas quebradas; que o piso que recebiam e a correção não observavam o disposto em lei; que havia professor que não tinha computador, nem e-mail, nem sabia como usar um computador caso tivesse um nas mãos; que o diretor era cargo de confiança escolhido pela autoridade superior; que tudo que aprendiam na caverna era através de sombras por isso pouco do ensinado servia para realidade; que o projeto pedagógico era imposição dos diretores; que a comunidade escolar não tinha direito de participar do processo educacional; que nada recebiam pelo exercício e atividades extraclasse como planejamento das aulas, estudo para se aperfeiçoarem na arte de ensinar e corrigir as avaliações dos alunos, que os professores não morriam de fome devido ao salário miserável, porque desempenhavam várias outras funções paralelas... Disse muita coisa que deixou todos escandalizados.

Acompanhou todo processo de luta dos seus colegas do mundo exterior e os viu vencer o patrão desalmado. Tiveram todos os seus pleitos concedidos. Gostaram tanto dele, que no dia que resolveu voltar para caverna disseram-lhe:

- Não. Não vá. Eles não o compreenderão! Os que têm poder utilizarão a incompreensão para jogar todos contra você. Fique conosco. Você agora é um dos nossos!

Grato e emocionado respondeu:

-Não! Sou um deles. Devo voltar para falar-lhe do mundo além da caverna, além das trevas. Contar sobre as cores, os sons, a maciez das folhas, o odor da madeira molhada, sobre as estrelas do céu, sobre o sabor do morango... dizer-lhes que até os morcegos que conosco compartilham a caverna vêm ao mundo verdadeiro. Preciso dizer-lhes que o trovão não é um deus, que as águas dos rios subterrâneos não são lágrimas dos nossos antepassados e que a brancura dos animais da caverna é albinismo, não a pureza. Que todos têm direitos, são cidadãos, têm dignidade. Que a educação é fundamental, que o aluno não terá educação de qualidade se os professores não forem devidamente valorizados. O mundo de lá não existe, sequer se trata de ficção, é um pesadelo. Preciso acordá-los! Como acordei!


Assim partiu e voltando à caverna. Ao chegar às trevas desmaiou, pois seus olhos estavam habituados à luz. Ficou tão cego em contato com as trevas quanto ao ter o contato com a luz ao chegar ao mundo exterior. Trevas e luz causam o mesmo efeito a quem nelas chega.

Contou tudo a todos, que ouviram incrédulos.  Esteve nas mais variadas localidades no interior da caverna. Era aplaudido de pé. Os jovens ficavam fascinados com a narrativa, os mais velhos riam e achavam o narrador muito criativo, os sacerdotes acreditavam que ele tinha tomado alguma droga ou levado grande pancada na cabeça. Os diretores acharam uma utopia os direitos que os professores  tinham do mundo exterior. Todavia, quando os primeiros jovens começaram a formar grupos para conhecer o mundo exterior, quando os primeiros professores se reuniram para reivindicar direitos, quando começaram a questionar o poder do deus trovão... sacerdotes, diretores de escola e governantes se reuniram.

Um sacerdote lembrou-se que falar mal de deus era um grande sacrilégio e também crime punível com a morte. Rapidamente ele foi enquadrado, julgado e condenado à morte. Destino que teriam todos aqueles que ousassem a seguir os passos daquele que ofendeu os deuses, que provocou tumulto, que corrompeu a juventude e professores com idéias absurdas. Sofreriam a mesma pena do homem que blasfemara contra o deus trovão e a pureza do branco, cor dos animais da caverna.  Que falara mal até da escuridão. Taxaram-no de morcego de duas pernas, vez que o morcego representava o mal para eles e a corrupção, pois costumava ir ao o exterior, onde se corrompiam, por isso voltavam sempre à caverna para purificar-se.

Executado o professor que fora ao mundo exterior, que denominava mundo da luz, na caverna tudo continuou como estava, como sempre fora: sombras e trevas. Falar o nome dele levaria à excomunhão Tudo o que foi dito pelo réu passou a ser crime, caso alguém repetisse, acreditasse ou propagasse suas narrativas ou idéias. A pena: a morte!

Mas um grupo de professores, sem que percebessem, reuniam-se secretamente...

domingo, 25 de julho de 2010

JERICOACORA - SEUS ROCHEDOS - UMA PAISAGEM ONÍRICA

Adoro Jericoacora, sem dúvida uma das maravilhas do Ceará, segundo os especialistas uma das mais belas praias do mundo. Tenho ido, sempre que posso, a Jericoacoara. Tem dunas maravilhosas, lagoas únicas, um pôr-de-sol ímpar, que é aplaudido pelos milhares de turistas, a maioria estrangeiros, pelo grande espetáculo que proporciona. Lá tudo me fascina, pois consigo ler, sobretudo, a mensagem das águas, do sol e do vento, escrita nas areias, nas rochas, nas árvores...

Abaixo 10 fotos que fiz, das rochas de Jericoacoara, como as vejo com os textos escritos pelas forças eólicas e hidráulicas. Espero que gostem e que, um dia, visitem Jericoacoara para sentir de perto as maravilhas da natureza:



Rocha coroada por nuvens - Céu de azul sem fim

Estranhas formas esculpidas ora pelas ondas do mar - ora pelos grãos de areia levados pelo constante vento
Grandes rochas são esmagadas pela força hidráulica - moídas - arredondadas pelo atrito






























Olavo Bilac dizia que podia ouvir estrelas - Leia o texto da natureza escrito nessas rochas
Na duna petrificada - entre rochas estéreis - as plantas nascem milagrosamente
Imensa rocha em sua última cama - como os vivos era pó e ao pó (areia) voltará! 




Além de tudo - o mar, o vento e o sol  ainda pintam as rochas esculpidas em estranhos formatos
Matacão equilibrando-se de forma tênue - desafiando a gravidade - ao sabor do cinzel das ventanias



























Quantas cores! Quantas formas! Quanta beleza! Quanta poesia!













Sol - mar - rochas - céu - vento... Escrevendo uma só poesia para os sentimentos! Extasie-se!


quarta-feira, 21 de julho de 2010

FILOSOFIA - PENSAMENTOS DE ALGUNS FILÓSOFOS QUE MAIS ADMIRO


Os entendidos dizem que a Filosofia é necessária para dar a sabedoria quanto a trilhar os caminhos mais sábios e inteligentes. O próprio Sócrates era da opinião que a ética depende do conhecimento. Spinoza dizia que só o conhecimento conduz o ser humano à verdadeira liberdade, pois só com o conhecimento o ser humano poderá fazer as melhores escolhas. Einstein afirmava que mesmo a religião sem Filosofia é manca.Foi a Filosofia  que levou a Grécia ao esplendor, que pariu todas as ciências modernas e continuou, mesmo assim, existindo como Filosofia, isto é, teve tantos filhos mas continuou com a essência própria, como a boa árvore que dá os mais saborosos frutos e mantém firme para frutificar para gerações seguintes.

Então, aproveito o momento para dividir os pensamentos que mais gosto, dos mais variados pensadores, com quem gosta de conhecimento mais profundo. Ei-los:





Sonhar com o impossivel é o primeiro passo para torna-lo possível. 



(Confúcio  - Pensador chinês)




Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objetivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objetivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem idéias, não vamos a parte nenhuma. 

(José Saramago – Pensador Português)


 A experiência eterna mostra que todo homem que tem poder é tentado a abusar dele, vai até onde encontra limites.



(Montesquieu – Filósofo Francês)


“ Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida. Ninguém, exceto tu, só tu.”



(Friedrich Nietzsche)

O homem tem muito para saber e pouco para viver; e não vive se não souber nada.



( Baltasar Gracián - Pensador espanhol )


São tão simples os homens e obedecem tanto às necessidades presentes, que quem engana encontrará sempre alguém que se deixa enganar.



(Niccolo Maquiavel – Cientista político italiano)



Todos os rios deságuam no oceano, mas o oceano não transborda e, em suas profundezas reina impertubável a tranqüilidade. Assim é o ser humano iluminado pelo conhecimento de si mesmo, de todas as partes o invadem as impressões dos sentidos e submergem todas no seu eu imóvel e impertubável. 



(Bhagavad Gitya – Filosofia Inidiana)




[...] Mas justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta. Porque a dilação ilegal nas mãos do julgador contraria o direito escrito das partes, e, assim, as lesa no patrimônio, honra e liberdade... Os tiranos e bárbaros antigos tinham por vezes mais compreensão real da justiça que os civilizados e democratas de hoje [...] 



(Rui Barbosa, em sua Oração aos Moços, em 1920)




As leis são como as teias de aranha que apanham os pequenos insetos e são rasgadas pelos grandes. 



(Sólon - Pensador grego)

 O que um homem é contribui mais para sua felicidade do que aquilo que ele tem.



(Arthur Schopenhauer – filósofo Alemão)




Não se tenha por difícil escapar da morte, porque muito mais difícil é escapar da maldade ! 



(Sócrates – Filósofo grego)




A necessidade de Justiça é tão grande e tão universal, que os próprios bandidos vivendo de crime e roubo, não podem subsistir sem ela. Se puserem à parte qualquer pedaço da presa, o que assim agir será assassinado. Se necessário a tal tipo de gente, imagine ao cidadão comum ?



( Túlio Cícero – Orador romano) 

 A Lei é aquilo que não tem nome, nem cor, nem mãos, nem pés, que é a menor das menores coisas, é a maior das maiores, que é tudo e sabe tudo, que ouve sem ouvidos, vê sem olhos, anda sem pés e segura sem mãos. 

( Definição Hindu) 




O sentimento de justiça , abandonado pela força que devia protegê-lo, desanda do campo do direito e procura atingir por seus próprios meios aquilo que lhe foi negado pela ignorância, pela má fé, pela impotência.



( Rudolf Von Ihering – Jurista Alemão) 




 O objetivo Supremo do Estado não é dominar os homens, nem contê-los pelo medo, é isso sim, livrar cada um deles do medo, permitindo-lhes viver e agir em plena segurança e sem prejuízo para si ou seu vizinho. O objetivo do estado, repito não é transformar seres racionais em feras e máquinas. É fazer com que seus corpos e sua mentes funcionem em segurança. É levar os homens a viver segundo uma razão livre e a exercitá-la, para que não desperdicem suas forças com o ódio, a raiva e a perfídia, nem atuem uns contra os outros de maneira injusta. ASSIM O OBJETIVO DO ESTADO É, REALMENTE, A LIBERDADE !  

( Baruch Spinoza – filósofo holandês) 



O direito é um poder passivo ou pacificado pelo Estado e é sinônimo de poder, pois sem esta participação e legitimação democrática, só resta a violência, a descrença e a barbárie. 




(Hannah Arendt – Filósofa ) 

Acho que o melhor dos homens pode cair, com o hábito, na crueldade e na estupidez das feras. O carrasco existe em germe em cada um de nós, mas suas faculdades de bestialidade se desenvolvem em nós de forma desigual.

(Dostoievski – Escritor Russo)



A humanidade transformou-se em uma grande família, tanto que não podemos garantir a nossa própria prosperidade se não garantirmos a prosperidade de todos. Se você quer ser feliz, precisa resignar-se a ver os outros também felizes. 



(Bertrand Russel – Pensador Inglês)


“ Deus o silêncio que vem do infinito me apavora!” 
(Blaise Pascal– Filósofo Francês)


"O homem, quando perfeito, é o melhor dos animais, mas é também o pior de todos quando afastado da lei e da justiça, pois a injustiça é mais perniciosa quando armada, e o homem nasce dotado de armas para serem bem usadas pela inteligência e pelo talento, mas podem sê-lo em sentido inteiramente oposto. Logo, quando destituído de qualidades morais, o homem é o mais impiedoso e selvagem dos animais, e o pior em relação ao sexo e à gula" 

(Aristóteles - Filósofo grego)


quarta-feira, 14 de julho de 2010

Caso Bruno – Assassinato – Mídia – Uma Análise Objetiva



Todos são unânimes em perguntar: COMO PODE ALGUÉM FAZER UMA BOBAGEM TÃO GRANDE E COLOCAR TODA CARREIRA A PERDER? Todos permanecem abismados. Há pouco tempo foi o caso Isabela, assassinada pelo pai e a madrasta. Houve o caso Eloá, assassinada pelo namorado em São Paulo. Quem não se lembra de Suzane Richthofen assassina dos próprios pais tendo como cúmplice o namorado drogado??? O pior é que os crimes são praticados em família. Como entender todo esse caos??? Começo com um poema:


As facas nunca foram tão afiadas

As balas nunca como antes

Rasgaram tanta carne

A guerra, o trânsito, o psicopata...

Quando as nações não estão em guerra

As pessoas estão em guerra contra si mesmas

De um jeito ou de outro

Impera a vermelha-rainha

Com sua bandeira de morte:

A VIOLÊNCIA!

Uma tragédia grega, o crime envolvendo o goleiro Bruno e a vítima Eliza Samudio. Talvez a surpresa seja ter alguém rico, com uma história de vida épica, da miséria para glória, goleiro de um dos times mais famosos do mundo, ainda ocorrido no Rio de Janeiro, Capital da mídia nacional.

Crimes piores, mais cruéis, são praticados todos os dias no Brasil e no mundo. Quem ler Hamlet, de William Shakespeare ou mesmo Macbeth, ambas do Século XVII, será capaz de conhecer a natureza humana. Os romanos fizeram da morte um espetáculo, os chineses até unificar seu país mataram como ninguém e temendo o mesmo destino dos que venciam construíram, motivados pelo medo, a maior muralha do mundo. Os japoneses fizeram do suicídio algo honroso através do haraquiri, o que dizer da solução final, de Adolf Hitler, dos milhões de mortes pela Revolução Russa, país em que Ivan, o terrível, empalava suas vítimas. Os índios, que parecendo puros a Colombo, lembravam o paraíso bíblico, tinham a mania de devorar os seus inimigos, devoraram alguns espanhóis e até bispos portugueses. EIS A NATUREZA HUMANA. Thomas Hobbes dizia que O HOMEM É O LOBO DO HOMEM, ou seja, o lobo não devora outro lobo, mas o homem devora o próprio homem.

MAS O HOMEM TEM O LIVRE ARBÍTRIO, PODE ESCOLHER, O DIREITO IMPÕE PENAS AOS QUE VIOLAREM AS NORMAS, A MORAL TAMBÉM PUNE OS QUE FEREM A ÉTICA. Apesar de todos terem a mesma natureza, a maioria se esforça e é forçada a viver em paz e civilizadamente.

O caso Bruno pode ser melhor analisado através dos personagens envolvidos, a saber:

MIDIA: Essa ganha milhões explorando a tragédia. Se o crime não é solucionado conseguem audiência com o mistério, se o crime é solucionado conseguem audiência com mil e uma entrevistas, se o assassino não é preso, ganham com a caçada ao assassino. Se o assassino é capturado aí é que a audiência é grande entrevistando-se o assassino e seus familiares. A mídia sempre ganha, pois transforma violência em caro espaço para anúncio necessário ao consumismo globalizado. Herdou e aprofundou o coliseu dos romanos, agora com milhões no assento da arquibancada que é a casa de cada um;

AUTORIDADES POLICIAS: Tornaram-se estrelas. dão mais entrevistas que investigam, atrapalham mais que trabalham. Pois antes de terem as provas já têm o relatório final do inquérito, que deixou de ser peça investigatória para embasar a denúncia do Ministério Público, para ser transformado em palco para policias virarem estrelas. Acabarão se tornando estrelas, a verdade será sacrificada, acabarão por beneficiar os assassinos e enfraquecer a própria Justiça, já com imagem abalada junto à opinião pública. DEVERIAM PROIBIR ESSA INVERSÃO, ONDE A MAIS IMPORTANTE PEÇA POLICIAL PARA PUNIR CRIMINOSOS FOI TRANSFORMADA EM HOLOFOTE PARA AUTORIDADES POLICIAIS APARECEREM. Jamais o inquérito poderia ter tal finalidade!

BRUNO – GOLEIRO DO FLAMENGO: pessoa vazia, petulante, com talento para o gol, mas talento maior ainda para prática de violência meter-se em confusões. Acabará beneficiado pelas trapalhadas dos delegados, que se acotovelam para dar entrevistas. As únicas verdades no meio desse temporal de informações e contra-informações é que: FOI IRRESPONSÁVEL, pois transou sem camisinha; DESUMANO: Pois se o filho for dele, abandonou uma criança como foi abandonado; AMIGO DE CRIMINOSOS: Todos os demais envolvidos com antecedentes, seja em crimes contra a vida, seja no tráfico de drogas. AINDA POR TER UM PERFIL REAL E SABER SUA REAL PARTICIPAÇÃO EM TODA ESSA TRAGÉDIA, QUE É FATO IRREFUTÁVEL. Que pena que Bruno ganhe 200 mil para ser tolo e um professor ganhe uma miséria para educar!

A FAMÍLIA: descrita no artigo 226 da Constituição Federal como base da sociedade, de certa forma demonstra sua importância. Os principais personagens da tragédia não tinham família. A MÃE DE BRUNO o abandonou e ainda responde por tentativa de homicídio; O PAI DE ELIZA condenado por estuprar a própria filha; A MÃE DE ELIZA, que nunca cuidou de Eliza agora se torna a melhor avó do mundo... Parece que ruim com a família, pior sem ela. Não é família aquela que não passa de um covil de loucos, irresponsáveis e criminosos. Esse tipo é exceção!

ELIZA SAMUDIO: nada do que tenha feito justificaria tal fim, tão triste destino, ser vítima de tão horrível morte. Mas seria muito simplista, por ter morrido, negar sua contribuição para construção da tragédia. Até porque numa tragédia só pode ser personagem quem dela fizer parte e desempenhar o seu papel. Demonstrou ser uma pessoa vazia, projetando-se apenas através do corpo e na perseguição pela fama, conhecida como Maria Chuteira e agindo como mulher objeto. Sempre usando a mídia para alcançar o que queria, não restando claro se o filho era um fim ou meio para conseguir dinheiro fácil. Imprudente ao não utilizar camisinha, pois o tal do Bruno, segundo consta na mídia, não gostava de camisinha! ISSO SE O FILHO FOR DELE, POIS SEQUER FEZ O DNA! Talvez seja filho até do Macarrão, que parece nutrir um amor platônico por Bruno!

A CRIANÇA E A VERDADE: Até agora as maiores vítimas de toda essa tragédia.

O que me assusta é a tragédia que virá depois. Sempre que pensamos que o crime da moda é o pior crime, nada pior poderá acontecer... algo pior acontece... Só nos resta termos nojo do presente e assustar-nos com o futuro que se avizinha! A mídia como um lobo faminto, baba por sangue!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

IDEB DE TODOS OS MUNICÍPIOS CEARENSES - VEJA - COMPARE - REFLITA





O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado há 03 anos, já tendo feito avaliações, que nortearam novos paradigmas na busca da qualidade da educação. O IDEB só cresce se o aluno realmente aprender, se o aluno não repetir de ano e de verdade frequente a sala de aula. Iniciativa louvável, mas é necessário ter cuidado em acompanhar se realmente as provas do IDEB não estão sendo fraudadas por alguns municípios. O que o Movimento Sindical pode fazer , sendo o caso, acionando o Ministério Público. A escala do IDEB vai da nota "0" à nota "10". O índice é medido a cada 02 anos. O último ano medido foi o de 2007, agora em 2010, divulgaram o IDEB do ano de 2009. A nota 06 é o índice dos países desenvolvidos. É a meta que se persegue.

Sem dúvida que houve progressão do IDEB comparando-se o ano de 2007 com o ano de 2009. Mas o desafio maior é manter o alcançado e continuar avançando. Como subir 1.000 degraus, depois do degrau número 400, subir cada 100 novos degraus será mais desafiador do que a subida de todos os degraus anteriores.

Os especialistas apontam caminhos para alcançar a meta de chegar à nota 06, índice dos países desenvolvidos. Concluem que política educacional é um processo, não apenas um ato administrativo em si. Processo que demanda tempo, investimento em gerações de alunos, de gestores, dos profissionais da educação. Eis os caminhos mínimos apontados:

1) Educação ser realmente prioridade como política pública, não apenas usada em discursos demagógicos;
Tem sido prioridade apenas nos discursos. Não chegou realmente ainda à prática nas políticas adotadas pelos eleitos;

2) Maior investimento progressivo na educação em se tratando de dinheiro;
O desvio das verbas do FUNDEB é uma vergonha. A falta de prestação de contas dos prefeitos e prefeitas é um absurdo! A prioridade é garantir o não desvio e a correta aplicação das verbas do FUNDEB;

3) Melhorar o espaço físico das escolas;
Tem escola com telhas caindo, carteiras quebradas, com falta total de material, de professores...

4) Habilitar os diretores, que não podem ser escolhidos por critérios pessoais ou políticos;
A regra é distribuir os cargos politicamente. São diretores, em sua maioria, os amigos dos caciques políticos, não o mais habilitados ou os mais competentes;

5) Investir pesadamente na formação dos professores;
Além de não existir investimento, ainda negam a progressão na carreira para aqueles que investiram na formação gastando do próprio bolso;

6) Envolver cada membro da comunidade escolar;
A comunidade escolar é completamente excluída;

7) Envolver a sociedade;
Pouquíssimos municípios têm política para materializar tal diretriz fundamental;

8) Envolver a família do aluno;
Também inexiste qualquer previsão de como tornar real tal mandamento, até agora desprezado;

9) Avaliar constantemente se as metas estão sendo alcançadas;

O que só acontecerá com uma completa profissionalização dos membros do magistério, com o total envolvimento da família e da sociedade e quando governantes realmente fizerem da política educacional de qualidade prioridade máxima.

10) Valorização dos professores e do suporte pedagógico através de um piso digno, Plano de Carreira decente, quantidade racional de aluno em sala de aula, previsão de atividades extraclasse dentro da jornada normal de trabalho, investidos mediante concurso público. SÓ ASSIM OS MAIS CAPACITADOS VIRÃO PARA O MAGISTÉRIO.
Utopia! Mera utopia! Até o presente. Sobretudo no Estado do Ceará, 98% dos Municípios fazem exatamente o oposto: desvalorização, planos de carreiras imorais, quantidade desumana de alunos por sala de aula, atividades extraclasse não remunerada, contratados por critérios políticos e pessoais violando o instituto do concurso público. PROFESSOR DESVALORIZADO E PROFISSÃO NÃO DESEJADA. Eis a realidade.


O desafio do hoje é 10 vezes maior do que antes para os avanços necessários. Como está no Ceará, manter os avanços da tabela abaixo já será um milagre. MUDAR TODA A POSTURA ADMINISTRATIVA é fundamental. VEJA O IDEB DO SEU MUNICÍPIO NA TABELA ABAIXO:


MUNICÍPIO CEARENSE cada coluna adiante corresponde: ano de 2005 de 2007 e ano 2009

ABAIARA

3.5

3.5

6.5

ACARAPE

2.6

3.0

3.1

ACARAU

3.3

3.7

4.0

ACOPIARA

2.8

3.5

4.4

AIUABA

4.4

3.9

4.6

ALCANTARAS

2.7

3.4

4.0

ALTANEIRA

3.1

5.2

3.7

ALTO SANTO

4.1

4.7

AMONTADA

3.2

3.4

4.3

ANTONINA DO NORTE

2.8

3.4

3.9

APUIARES

3.3

3.6

3.7

AQUIRAZ

2.5

2.9

4.0

ARACATI

3.3

3.8

4.1

ARACOIABA

2.7

3.3

3.6

ARARENDA

3.0

3.4

3.6

ARARIPE

2.6

3.6

4.4

ARATUBA

3.2

4.1

3.9

ARNEIROZ

3.8

3.8

3.4

ASSARE

3.2

3.5

3.7

AURORA

3.5

3.1

3.4

BAIXIO

2.8

3.0

3.5

BANABUIU

2.5

3.2

4.2

BARBALHA

3.0

3.9

3.9

BARREIRA

2.6

3.2

3.5

BARRO

3.3

3.2

3.7

BARROQUINHA

2.8

3.4

4.0

BATURITE

2.5

3.0

3.5

BEBERIBE

3.3

3.0

4.7

BELA CRUZ

3.8

3.5

4.4

BOA VIAGEM

2.4

3.8

4.1

BREJO SANTO

2.9

3.0

4.7

CAMOCIM

3.6

4.0

4.4

CAMPOS SALES

2.9

3.5

3.7

CANINDE

3.1

3.5

3.9

CAPISTRANO

3.3

3.2

3.4

CARIDADE

3.0

3.0

3.6

CARIRE

3.1

3.0

4.0

CARIRIACU

2.4

2.8

3.7

CARIUS

3.3

3.5

4.3

CARNAUBAL

3.3

3.0

4.0

CASCAVEL

3.3

2.9

3.7

CATARINA

3.1

3.6

4.4

CATUNDA

3.5

4.4

4.0

CAUCAIA

3.3

3.9

3.9

CEDRO

2.6

3.0

3.4

CHAVAL

2.8

3.4

3.8

CHORO

2.8

3.3

3.9

CHOROZINHO

2.5

2.9

3.4

COREAU

3.0

3.1

3.9

CRATEUS

2.9

3.4

4.1

CRATO

2.9

3.3

3.8

CROATA

3.6

3.7

4.1

CRUZ

3.6

4.2

4.9

DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO

3.7

3.6

4.4

ERERE

3.1

3.0

3.5

EUSEBIO

3.8

3.9

4.8

FARIAS BRITO

3.1

3.5

3.9

FORQUILHA

3.2

3.8

4.8

FORTALEZA

3.2

3.4

3.9

FORTIM

3.8

4.2

4.3

FRECHEIRINHA

2.9

3.4

4.3

GENERAL SAMPAIO

2.4

3.6

3.9

GRACA

3.7

2.8

4.2

GRANJA

3.3

3.4

3.8

GRANJEIRO

3.4

4.4

GROAIRAS

4.3

5.6

GUAIUBA

2.8

2.7

3.8

GUARACIABA DO NORTE

3.3

3.3

3.9

GUARAMIRANGA

3.6

4.5

HIDROLANDIA

2.9

3.1

3.9

HORIZONTE

3.2

3.3

4.5

IBARETAMA

2.9

2.7

3.2

IBIAPINA

2.8

3.4

4.1

IBICUITINGA

3.1

3.6

ICAPUI

2.7

3.3

3.8

ICO

2.4

3.1

3.4

IGUATU

3.3

3.7

4.1

INDEPENDENCIA

2.9

3.7

4.7

IPAPORANGA

3.9

3.2

4.7

IPAUMIRIM

2.3

2.3

2.5

IPU

2.2

3.1

4.0

IPUEIRAS

2.5

3.0

3.1

IRACEMA

3.4

3.9

4.5

IRAUCUBA

3.2

3.2

3.7

ITAICABA

3.6

4.5

5.3

ITAITINGA

2.9

3.6

4.6

ITAPAGE

3.7

3.8

4.3

ITAPIPOCA

3.1

3.4

4.0

ITAPIUNA

3.0

3.3

3.6

ITAREMA

3.2

3.7

4.5

ITATIRA

3.1

3.1

3.3

JAGUARETAMA

2.5

3.9

3.8

JAGUARIBARA

3.1

3.5

3.3

JAGUARIBE

2.7

3.1

3.7

JAGUARUANA

3.0

3.2

3.9

JARDIM

3.0

3.4

3.8

JATI

3.3

3.6

4.3

JIJOCA DE JERICOACOARA

3.7

4.4

4.9

JUAZEIRO DO NORTE

3.3

3.7

3.9

JUCAS

3.4

3.5

3.6

LAVRAS DA MANGABEIRA

2.2

2.6

3.0

LIMOEIRO DO NORTE

3.5

3.9

4.3

MADALENA

2.8

2.9

4.3

MARACANAU

3.9

3.8

4.7

MARANGUAPE

3.7

3.7

4.3

MARCO

3.1

3.3

3.6

MARTINOPOLE

3.0

4.0

4.4

MASSAPE

3.2

3.7

4.0

MAURITI

2.3

2.9

4.1

MERUOCA

2.8

3.2

4.6

MILAGRES

2.6

3.5

3.5

MILHA

3.2

4.3

MIRAIMA

3.3

3.4

4.1

MISSAO VELHA

2.5

3.0

3.3

MOMBACA

3.0

3.2

4.1

MONSENHOR TABOSA

1.7

2.6

3.3

MORADA NOVA

3.3

2.6

3.4

MORAUJO

3.3

3.9

MORRINHOS

2.9

3.1

4.2

MUCAMBO

3.5

4.5

4.9

MULUNGU

2.5

3.1

3.8

NOVA OLINDA

2.7

4.0

4.4

NOVA RUSSAS

2.8

3.0

3.2

NOVO ORIENTE

3.3

3.4

4.4

OCARA

2.8

2.7

3.6

OROS

2.6

2.9

3.4

PACAJUS

2.5

3.1

3.9

PACATUBA

3.6

3.4

4.1

PACOTI

3.1

3.5

3.7

PACUJA

3.3

3.3

3.6

PALHANO

3.1

2.9

4.1

PALMACIA

3.3

3.1

3.4

PARACURU

3.6

4.0

4.7

PARAIPABA

3.4

4.0

4.3

PARAMBU

3.1

4.0

4.1

PARAMOTI

2.8

3.2

4.0

PEDRA BRANCA

3.3

3.2

5.1

PENAFORTE

2.5

4.1

4.0

PENTECOSTE

3.0

3.5

3.8

PEREIRO

2.9

3.4

4.1

PINDORETAMA

3.0

4.0

PIQUET CARNEIRO

3.0

2.9

3.7

PIRES FERREIRA

3.7

4.0

PORANGA

2.4

3.1

3.4

PORTEIRAS

3.3

3.3

3.8

POTENGI

2.6

2.8

4.1

POTIRETAMA

3.1

3.0

3.6

QUITERIANOPOLIS

3.7

3.6

3.9

QUIXADA

3.4

3.9

4.2

QUIXELO

3.2

3.8

3.8

QUIXERAMOBIM

3.0

3.5

4.5

QUIXERE

2.6

3.2

3.9

REDENCAO

3.2

3.3

4.3

RERIUTABA

3.5

4.1

RUSSAS

3.3

3.4

4.3

SABOEIRO

2.8

3.0

3.4

SALITRE

1.8

2.7

3.3

SANTA QUITERIA

3.3

3.7

4.3

SANTANA DO ACARAU

2.5

2.9

3.4

SANTANA DO CARIRI

3.2

3.6

4.3

SAO BENEDITO

3.0

3.7

4.1

SAO GONCALO DO AMARANTE

3.8

4.5

4.7

SAO JOAO DO JAGUARIBE

2.4

3.3

4.9

SAO LUIS DO CURU

2.7

2.8

4.0

SENADOR POMPEU

3.0

2.8

5.0

SENADOR SA

3.1

3.7

SOBRAL

4.0

4.9

6.6

SOLONOPOLE

3.5

3.4

3.8

TABULEIRO DO NORTE

3.5

3.3

3.9

TAMBORIL

2.2

3.1

3.6

TARRAFAS

3.3

4.7

TAUA

3.5

3.9

4.2

TEJUCUOCA

3.7

3.7

TIANGUA

3.1

3.7

4.5

TRAIRI

3.1

3.0

3.8

TURURU

3.3

3.2

4.0

UBAJARA

3.6

3.3

4.5

UMARI

2.3

2.6

3.4

UMIRIM

3.1

3.2

3.6

URUBURETAMA

3.3

3.6

4.1

URUOCA

3.1

3.8

4.4

VARJOTA

3.1

3.5

4.1

VARZEA ALEGRE

3.2

3.9

4.4

VICOSA DO CEARA

3.1

3.2

4.1




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