ARTE RUPESTRE COM MAIS DE 7.000 ANOS NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ - NA FAZENDA CANHOTINHO - CONHEÇA E ENCANTE-SE


Calcula-se que o painel de cerca de 2 metros quadrados tem ente 7.000 a 10.000 anos
Fotos: Mara Paula - Valdecy Alves

Situa-se na região próxima ao Encantado, Município de Quixeramobim. Trata-se de propriedade particular,  Fazenda Canhotinho, que se preocupa com a preservação do local. Necessário permissão para entrada, que só ocorre com acompanhamento de funcionário da fazenda. As gravuras, também conhecidas como Itaquatiaras, foram realizadas na própria rocha, com uma técnica chamada picoteamento. Em baixo relevo. Com sulcos rasos na própria pedra. O painel rupestre está bem preservado e ocupa uma área de mais de 2 metros quadrados. Podem ser identificadas no painel figuras de mandacarus, seres míticos resultado da mistura de plantas e pessoas, rastros de emas... Um dos estudiosos que já estiveram no local foi a professora e arqueóloga Marcélia Marques. Todo o Sertão do Nordeste, incluindo o Sertão Central do Ceará, é um gigantesco museu a céu aberto de arte rupestre, que vai de Sete Cidades no Piauí ao sertão de Pernambuco, da Pedra do Índio em Varjota à Serra da Capivara, o que demonstra e permite a compreensão da história humana na face da terra, a ocupação do continente americano. Por isso patrimônio do Ceará, patrimônio do Brasil, patrimônio da humanidade.

Em detalhes

Próximo ao valioso painel
Um maravilho Sítio Arqueológico
UMA PEQUENA REFLEXÃO A PARTIR DOS NOSSOS ANCESTRAIS QUE DEIXARAM MENSAGENS PARA NÓS AINDA NA ERA DA PRÉ-HISTÓRIA:  Sobre um lajeiro, que é um documento vivo do poder do centro da Terra, fruto de poderosas forças tectônicas de tempos idos. Ladeado de plantas, que sem conhecimento, sem pesquisa, sem racionalidade, sem ciência, simplesmente sobrevivem magistralmente no clima quase desértico do Sertão. Exemplo vivo de convivência com as mais terríveis secas. Sobretudo os maravilhosos xiquexiques. Ao lado de um matacão, gigantesca rocha, que pode ter sido lançada de quilômetros de distância pela natureza em fúria, vindo das profundezas da terra. Acima de mim, em baixo relevo, inscrições pré-históricas com milhares de anos... tão antigas... mas tão antigas... que quando Pinzón descobriu o Brasil, pisando nas praias do Ceará, elas estavam lá há mais de 7.000 anos... mais de 4.000 antes mesmo das pirâmides dos egípcios... mais de 5.000 anos antes de cristo... já estavam lá... riscadas na própria pedra... uma mensagem para nós do presente... dos nossos antigos ancestrais... POR TUDO ISSO acredito na humanidade... intuíram que leríamos no futuro... hoje... este presente... que ganha o mundo via internet. A doença pela lucro não vencerá... o desrespeito ao meio ambiente e a natureza não vencerão... a falsa política que divide... que gera ódio e intolerância... que cavalga na violência... não vencerão... pois o ser humano tem dado mostras que a humanidade é viável e que cada um de nós... parte do todo... temos múltiplas faces, pois somos: sonhos, sentimentos, fé, razão, vivos, filho, pai, mãe, irmão, mortal, extrovertido, tímido, um ama a música, outra a pintura, outra a dança... e são muitos os gostos... as preferências... IMPOSSÍVEL CABER NESSE MANIQUEÍSMO PATOLÓGICO CRIADO PELOS QUE ESTÃO NO PODER E PELOS QUE QUEREM CHEGAR AO PODER... Quando os políticos e a política existem para servir ao povo... não para se servir... nem implementar a divisão... nem separar o povo em dois currais como gado... SIRVAM AO POVO E SE CALEM... DEIXEM DE TENTAR COLOCAR TODOS COMO DIFERENTES FARINHAS APENAS DE DOIS SACOS... Somos muito mais... e nobres... e altivos... em meio a natureza também múltipla.. com mil formas... com um bilhão de cores... com um trilhão de sabores... com um trilhão de sons... com infinitos odores... sobretudo na primavera... e interagindo o tempo todo com tudo isso ao mesmo tempo... CREIO NA HUMANIDADE... CREIO EM VOCÊ... NÃO CREIO NOS FALSOS POLÍTICOS QUE PRECISAM DA FALSA POLÍTICA COMO FORMA DE SE PERPETUAREM NO PODER... as inscrições dizem... estávamos aqui há 10 mil anos... e através de você... continuamos aqui... APESAR DE TANTOS MAUS POLÍTICOS... QUE A HISTÓRIA MOSTRA QUE QUANDO FAZ DO SER HUMANO MEIO PARA SEUS FINS... PAGAM CARO... LANÇADOS AO LIXO DA HISTÓRIA... Sim... o ser humano é viável... a humanidade é viável... AVANTE, TODOS!



VEJA PEQUENO DOCUMENTÁRIO SOBRE O PAINEL DE ARTE RUPESTRE DA FAZENDA CANHOTINHO - PRODUZIDO DE FORMA TOTALMENTE AUTÔNOMA





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!