quinta-feira, 28 de outubro de 2010

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO - EIS PORQUE OS SERVIDORES MERECEM OS PARABÉNS

Caminhada dos Servidores pelas Ruas de Fortaleza - Em Defesa do Piso Salarial


A definição mais simples e fácil de ser compreendida do que seja um servidor público destinatário de uma data em sua homenagem é a seguinte: agente público, pessoa física vinculada profissionalmente à Administração Pública, regido pela CLT ou por regime jurídico, desempenhando funções, subordinado hierarquicamente e recebendo seus vencimentos dos cofres públicos.

Entendendo-se Administração Pública como toda máquina estatal responsável pela efetivação dos direitos fundamentais: Direito à Saúde,  Direito à Educação, Direito à Segurança, Direito de ter acesso à Cultura entre outros. Quem move essa máquina é o servidor público. Que serve ao público, que serve à sociedade, que serve à comunidade.

O Direito à Saúde, sem o qual se morre, é garantido pelo trabalho do médico, da enfermeira, da auxiliar de enfermagem, do motorista da ambulância, do dentista, de todos os auxiliares. Sem falar na medicina preventiva, onde se enquadra a vacina, a atuação dos agentes de endemias e da saúde, o trabalho da fiscalização sanitária e do acompanhamento da maternidade. NÃO SÃO OS PREFEITOS, NEM VEREADORES QUE GARANTEM O DIREITO À SAÚDE;

O Direito à Educação, sem o qual o ser humano, como diziam os filósofos, não passa de uma besta animalesca com capacidade de reprodução, é garantido pelo professor mesmo mal remunerado, sem carreira e com o piso salarial violado. É garantido pelos servidores do suporte pedagógico, pelas secretárias escolares, pelos vigias das escolas, pelos auxiliares de serviços gerais. É A AÇÃO NO DIA A DIA, POR ANOS A FIO, DO SERVIDOR, QUE O DIREITO À EDUCAÇÃO É GARANTIDO;

O Direito à Segurança, garantido por vigias, vigilantes, agentes de trânsito, guardas municipais; O Direito à Cultura através dos servidores que atuam em festivais, em seminários, no apoio à produção e acesso aos bens culturais; A efetivação de políticas para infância, para os idosos, tudo garantido pelo trabalho de cada minuto, de cada hora, de cada dia, de cada mês de todos os servidores públicos do Brasil. Bem, como a garantia da materialização de todos os direitos fundamentais de todas as dimensões, criados ao longo da história da humanidade.

Não é demais dizer, que a realização do que está previsto no preâmbulo da Constituição Federal. Bem como, PRINCIPALMENTE,  o contido no artigo 1º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º, da mesma Constituição,  que não passam de intenção, só se tornam reais graças ao personagem chamado: SERVIDOR PÚBLICO. Que é aquele que pratica a ação garantidora do direito.

Por tal importância, por tal essencialidade, mesmo desvalorizado, humilhado e perseguido, os mais sinceros parabéns a todos os servidores públicos municipais do Brasil, bem como aos servidores estaduais e federais, pois são eles que garantem que os princípios constitucionais mais sagrados e os direitos humanos fundamentais se tornem realidade no dia a dia de cada cidadão e cidadã brasileiros.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DILMA ROUSSEFF SIMBOLIZA O ESTADO DO BEM-ESTAR SOCIAL – POR ISSO MEU VOTO É PARA DILMA



A eleição para presidente do Brasil não se resume a uma batalha DILMA  x  SERRA, mas uma escolha de que tipo de Estado que os brasileiros querem. Dilma representa a filosofia do Estado do bem-estar social, tão levado a sério pelo Governo Lula. No Estado que prioriza o bem-estar social o ser humano é a finalidade, sendo o Estado meio para o bem-comum e a felicidade humana de cada pessoa.

O Estado do bem-estar social fruto da nova concepção depois da Revolução Mexicana e dos intensos conflitos ocorrido na Alemanha, que assinalaram o perfil de um novo Estado, deu margem a  novas constituições, voltadas para defesa e efetivação dos direitos sociais, pondo fim ao Estado Liberal que tinha apenas dois deuses: MANUTENÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA E O LUCRO. O ser humano apenas meio em tal realidade. Esta concepção é a que o José Serra representa.

O Estado do bem-estar social, além de manter os direitos civis e políticos, que são os direitos de 1ª dimensão, tratando das liberdades individuais (...direito de ir e vir, liberdade de expressão, devido processo legal, direito de defesa, liberdade de religião, direito à associação...) , também imposição de revoluções protagonizadas pelo povo, também garante os direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais. 

Podem ser citados como exemplos de direitos sociais, todos na Constituição Federal: direito à saúde, à educação, à segurança, à aposentadoria, à moradia, proteção à infância, ao idoso, à  maternidade, programas sociais... tudo proporcionado pelo Estado do bem-estar. Não se restringindo apenas em efetivar os direitos de primeira e segunda geração. Mas também interferindo na economia, agindo como empresário em áreas que o setor privado jamais investiria, equilibrando, buscando erradicar a miséria, a pobreza, toda forma de discriminação. Apoiando o progresso e ao mesmo tempo preservando o meio ambiente, protegendo a propriedade, desde que priorizada sua função social.

Quem quiser aprofundar-se no tema basta ler, começando do preâmbulo, os 17 primeiros artigos, com parágrafos e incisos da Constituição Federal, que contém os princípios fundamentais, que são as prioridades para governos que se norteiam pelo o Estado do bem-estar social, que foi o caso do Governo Lula, que tem que ter continuidade com o Governo Dilma Rousseff.

DILMA REPRESENTA REALMENTE A CONTINUIDADE DO GOVERNO LULA E QUE GOVERNO! POIS HOUVE UMA TOTAL MUDANÇA DO ESTADO NEOLIBERAL DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, ONDE VENDERAM TUDO EM DEFESA DO MERCADO E DOS EMPRESÁRIOS, em detrimento do interesse público e do bem-estar coletivo. Num fácil discurso de privatização. Claro que não é papel do Estado ser empresário, porém mais claro ainda que não é papel do Estado entregar tudo que é do povo e deixar em segundo plano esse mesmo povo, sobretudo os excluídos.

ELEGER SERRA É A VOLTA DA CONCEPÇÃO DE ESTADO, ONDE O CAPITAL TERÁ PRIORIDADE E O HUMANO SERÁ COMPLETAMENTE ESQUECIDO.

O Neoliberalismo representado por José Serra sempre agiu de forma silenciosa. Alguns exemplos: esvaziando os direitos sociais através de sucessivas emendas constitucionais, deixando de votar leis complementares sem as quais princípios constitucionais se tornaram ineficazes, estatizando empresas públicas, abrindo oportunidades para uma economia e um mercado financeiro sem qualquer ética, sem nenhuma solidariedade, sem fiscalização, atuando contra o contido no artigo 3º e incisos da Constituição Federal. Na verdade a tese final do neoliberalismo é que o mercado se auto-regulamenta. Voltando-se ao Estado mínimo, protetor não dos direitos humanos de todas as dimensões, mas protetor do capital, do interesse dos empresários.

ELEGER DILMA é defender o Estado do bem-estar social, é defender o constitucionalismo social, a justiça social, onde o coletivo prevalecerá sobre o individualismo, sobre interesses de grupos; onde realmente a propriedade respeite o social, sobretudo o meio ambiente; onde o emprego e o salário mínimo sejam garantidos, valorizados, materializando o direito à vida e à dignidade humana; onde saúde, educação, segurança e outros direitos fundamentais serão prioridades. Construindo-se, assim, uma sociedade realmente justa, humana, solidária, como a prevista no preâmbulo da Constituição Brasileira.

POR ISSO QUE VOTO EM DILMA, POR ISSO QUE DILMA DEVE SER ELEITA, POR ISSO QUE O GOVERNO LULA, O GOVERNO QUE ALICERÇOU A CONCEPÇÃO DO ESTADO DO BEM-ESTAR SOCIAL VERDADEIRAMENTE NO BRASIL DEVE TER CONTINUIDADE ATRAVÉS DE DILMA, QUE SIMBOLIZA UMA FILOSOFIA DE ESTADO, UMA ESPERANÇA PARA A GRANDE MAIORIA EXCLUÍDA DO POVO BRASILEIRO, GRANDE BENEFICIÁRIA DO GOVERNO LULA. DEVEMOS DIZER NÃO AO NEOLIBERALISMO PERSONIFICADO PELO OUTRO CANDIDATO. PODEMOS FAZER PELO VOTO AQUILO QUE OS FRANCESES E RUSSOS TIVERAM QUE FAZER ATRAVÉS DE REVOLUÇÕES E DE MUITO SANGUE, ALÉM DE EVITAR UM TERRÍVEL RETROCESSO!

PRECISAMOS FAZER DE DILMA A FUTURA PRESIDENTE DO BRASIL, ATRAVÉS DE UM VOTO RESPONSÁVEL NAS ELEIÇÕES DO DIA 31 DE OUTUBRO DE 2010, O DIA QUE O POVO BRASILEIRO TERÁ DITO NÃO, DEFINITIVAMENTE, AO NEOLIBERALISMO. POR ISSO O SEU VOTO É UM VOTO HISTÓRICO, QUE DEVE SER UTILIZADO PARA GARANTIR O FUTURO, QUE NASCE DO PRESENTE, NÃO COMO PASSAPORTE PARA UM TERRÍVEL RETROCESSO! NÃO CAMINHEMOS PARA TRÁS!

sábado, 23 de outubro de 2010

POESIA DA AFIRMAÇÃO DA VIDA!

De Valdecy Alves
ÁRVORE QUE CRESCE MESMO AÇOITADA A VIDA INTEIRA PELOS VENTOS EM JERICOACOARA - CEARÁ 

Meu Deus!
Que saudade imensa
Do que nunca fui!
Maior saudade ainda
Do que jamais serei...

Mas como me sinto feliz com o presente
Tanto que já sinto saudades do hoje!


O viver não cabe numa pessoa
Um sonho não cabe numa geração
E a humanidade não é capaz de albergar
A razão divina do porquê do Cosmos...


Por fim:
A felicidade não está no fim do caminho
Mas creia: ESTÁ AO LONGO DA CAMINHADA!


Dedico a poesia, de minha autoria, aos que usam o presente para algum fim construtivo, que sirva de alicerce para algum digno futuro. Também aos que, mesmo ruins, omitem-se de praticar maldades que venham a ser nocivas aos outros  e a si mesmos. Por fim, julgo equívoco de  Kafka quando diz que a vida é uma prisão. DISCORDO DE KAFKA, com todo respeito ao grande autor! Mas se a vida for uma prisão, então a tratemos como Cash tratou na música abaixo:

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CAMINHADA DA SECA DE SENADOR POMPEU EM 2010 - EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DA SECA DE 32 - COMPAREÇA! NUNCA MAIS À PRÁTICA DO NAZISMO CONTRA SERTANEJOS


Caminhada da Seca em 2009


No próximo dia 14/11/2010, segundo domingo de novembro de 2010, ocorrerá a 28ª CAMINHADA DA SECA em Senador Pompeu, Ceará, em memória das vítimas do Campo de Concentração de 1932, concentradas na Barragem do Patu. Em 2010 o tema da Caminhada é: PELA CAMINHADA E RESPEITO À VIDA NO SEMI-ÁRIDO. Pois apesar de todos os erros históricos do passado é preciso entender o presente e saber como está sendo garantido o direito à vida, direito humano fundamental, sobretudo através da políticas das águas, da geração de emprego e renda e tudo de forma sustentável, com respeito ao meio-ambiente, outro direito humano constantemente violado. A história não serve apenas e simplesmente para recordar. PORÉM PARA RECORDAR IMPACTANDO O PRESENTE E CONSTRUINDO UM NOVO FUTURO.

Os concentrados, pela fome, morreram aos montes, sendo enterrados em valas comuns, num cemitério que se tornou um Campo Santo, visitados o ano inteiro por moradores locais, por turistas, religiosos e estudiosos do mundo inteiro:

I- Seja pela crença popular que nasceu da mortandade e sofrimento das vítimas, pois foi um verdadeiro Auschwitz, Campo de Concentração na Polônia, onde morreram inúmeros judeus, seja pelo sítio histórico material



II- Seja pelo patrimônio material, sendo um dos mais preservados sítios históricos de campo de concentração do mundo. Composto por casarões, cemitério e ruínas, que lembram o trágico fato histórico, lembrado o ano inteiro, tendo na Caminhada da Seca o seu ponto máximo, a cada ano.





sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DIA DO PROFESSOR - O BRASIL TEM UM ENORME DÉBITO COM OS SEUS EDUCADORES



PASSEATA DA  FETAMCE PELO PISO - ANO 2010 - RUAS DE FORTALEZA

Dia do professor. Brasil um país que ainda quer valorizar o educador com uma data e com elogios. Os patrões parabenizam, sobretudo os governantes,  que deveriam garantir o direito à vida, com salário digno, e educação de qualidade, principalmente com valorização dos profissionais da educação. OS PROFESSORES SOFREM DUAS VIOLAÇÕES:
 
1) O direito à vida e
2) Salário Justo.

  O piso foi criado por lei, mas  a força do atraso sabotou sua efetivação de duas formas:


PRIMEIRA: Com interpretações judiciárias, que em vez de garantirem a aplicação da lei, garantiram sua violação. O QUE MOSTRA QUE O BRASIL NÃO É UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, ONDE PREVALECE A FORÇA DA LEI. MAS UM ESTADO INTERPRETATIVO JUDICIÁRIO, onde a interpretação é o que prevalece, ainda que imoral e contrária à lei interpretada;

SEGUNDA: Com ações violadoras dos governantes, sobretudo governadores e prefeitos. Dessa forma o piso implementado não é o criado por lei, a sua correção não está sendo consoante a lei e ainda assim, a carreira dos profissionais não está garantida.

De parabéns o professor, de parabéns a sociedade que ainda tem quem queira ser professor, pêsames  para o Brasil, que humilha seus educadores. Aos professores só existe um farol a seguir, antes que o país naufrague na ignorância e no analfabetismo e quem sabe, em vez de universidades, construam-se Coliseus.:SEGUIR O DEVER DE LUTAR, A LUZ DA AÇÃO, PARA DESTRUIR AS SABOTAGENS retro denunciadas.

Profissionais  da educação do Brasil,  sorriam no seu dia, com um livro numa das mãos e a espada da luta na outra. A esses profissionais  meus mais profundos parabéns. Que o dia do professor seja um dia de ratificação de sua valorização prática, não uma ferramenta de hipocrisia e de demagogia!

domingo, 3 de outubro de 2010

CRIADOR DE UM CANAL DE TELEVISÃO IPTV NA WEB - TV E INTERNET FACES DA MESMA MOEDA - A TV ABERTA ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS

Flávio Alves - Cineasta e diretor da TV NOAR


Todos sabem que a TV é uma das maiores invenções do Século XX. Impôs a era da mídia, provocando profundas mudanças sociológicas e culturais, através da comunicação. O mundo nunca mais foi o mesmo depois que a primeira caixa luminosa pode transmitir som e imagem. O novo advento revolucionário e assustador é a internet. Mas o que acontece quando se une internet e televisão? Tem-se, com tal fusão em curso, uma nova revolução. Será que você pode criar sua própria TV na internet?  Se sim, como fazê-lo? A Webtv quebrou o monopólio dos canais abertos? A TV na internet é o futuro? Para resposta a tais indagações, ler com atenção a entrevista abaixo com Flávio Alves, diretor e criador da NOAR.TV

BLOG:           O que é a  NOAR.TV?

Flávio Alves: é uma TV alternativa na internet. Embora inicialmente tenha sido uma Webtv. Atualmente é transmitida através de IP, com mais qualidade, mais tecnologia e mais caro o pacote de transmissão. Falarei sobre como criar uma Webtv, visto que criar uma IPTV é bem mais complexo, caro e exige profissionalização.

BLOG:           Qual o objetivo de sua criação?

Flávio Alves: como alternativa para os produtores independentes de áudio-visual. Quebrando o monopólio das tv´s abertas e tv´s a cabo. Até porque tais canais costumam manipular as informações.  Objetivando chegar ao público que acessa a internet, com programação variada para todos os públicos, para todos os gostos, no mundo inteiro.

BLOG:           Quando foi inaugurada?

Flávio Alves: há menos de dois anos.  Uma das maiores dificuldades foi encontrar profissionais qualificados na área de programação e design. Foi criado há poucos anos o domínio “.TV” (leia: ponto TV), que é universal. Qualquer pessoa pode criar uma Webtv em tal domínio. Porém há que ter equipamento básico todo digital: computador, câmeras, internet com banda larga de velocidade mínima 10 megas, ilha de edição... no mínimo. Tal equipamento não é inferior a R$ 10.000,00. Uma vez montada a Webtv, paga-se para  transmitir por quantidade de acessos por pessoas. Na verdade compra-se um pacote, que pode variar de quinhentas a milhares de pessoas, de milhares a milhões de pessoas.  


Uma vez, montada a TV, transmitindo, outros desafios surgem: CRIAR E PRODUZIR PROGRAMAÇÃO  CONTINUAMENTE, GERAR RECEITA PARA PAGAMENTO DE EQUIPE, FAZER CONVÊNIOS COM OUTROS CANAIS DE TV, CONTRATAR BONS EDITORES E  PARCERIAS COM EMPRESAS, QUE CRIAM VIDEOCLIPE. Por exemplo a  noar.tv tem convênio com a  Sony Music.

BLOG:           TV via internet  é o futuro ?

Flávio Alves: Sim., Porque a TV entrou na WEB.

BLOG:           Como são produzidos os programas?

Flávio Alves: A linguagem é diferente da TV aberta (roteiro, enquadramento, edição, produção...). A exemplo do que aconteceu com o texto, a linguagem escrita. Porque na internet tudo é mais resumido. As matérias duram o menor tempo possível. Dividido em blocos, o melhor exemplo é o jornalismo. Tanto se grava como se pode fazer transmissão ao vivo. A noar.tv tem estúdio próprio, para gravação,  e sede de transmissão.  Tem uma equipe composta por 08 pessoas e trabalha com equipamento de última geração.

BLOG:           É possível a um só tempo acessar a programação transmitida anteriormente e a programação ao vivo?

Flávio Alves: Sim. Hoje a noar.tv, como qualquer IPTV tem programação ao vivo, sendo possível o telespectador assistir, conversar com os apresentadores, fazer compras, fazer comentários, participar de fóruns, pode fazer  download das matérias que gostou, assistir qualquer programa na hora que quiser e até enviar matérias via upload de qualquer lugar do mundo. Pode-se afirmar que utilizando a web como plataforma está ocorrendo total democratização dos meios de transmissão televisivos. Todavia só terá audiência quem tiver criatividade e produzir programação com  teor e qualidade.

 Diretor Geral da noar.tv: Flávio Alves
Contato: Flavio.alves@noar.tv

Acesse agora a  noar.tv em:


Related Posts with Thumbnails