CRIADOR DE UM CANAL DE TELEVISÃO IPTV NA WEB - TV E INTERNET FACES DA MESMA MOEDA - A TV ABERTA ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS
Flávio Alves - Cineasta e diretor da TV NOAR |
Todos sabem que a TV é uma das maiores invenções do Século XX. Impôs a era da mídia, provocando profundas mudanças sociológicas e culturais, através da comunicação. O mundo nunca mais foi o mesmo depois que a primeira caixa luminosa pode transmitir som e imagem. O novo advento revolucionário e assustador é a internet. Mas o que acontece quando se une internet e televisão? Tem-se, com tal fusão em curso, uma nova revolução. Será que você pode criar sua própria TV na internet? Se sim, como fazê-lo? A Webtv quebrou o monopólio dos canais abertos? A TV na internet é o futuro? Para resposta a tais indagações, ler com atenção a entrevista abaixo com Flávio Alves, diretor e criador da NOAR.TV
BLOG: O que é a NOAR.TV?
Flávio Alves: é uma TV alternativa na internet. Embora inicialmente tenha sido uma Webtv. Atualmente é transmitida através de IP, com mais qualidade, mais tecnologia e mais caro o pacote de transmissão. Falarei sobre como criar uma Webtv, visto que criar uma IPTV é bem mais complexo, caro e exige profissionalização.
BLOG: Qual o objetivo de sua criação?
Flávio Alves: como alternativa para os produtores independentes de áudio-visual. Quebrando o monopólio das tv´s abertas e tv´s a cabo. Até porque tais canais costumam manipular as informações. Objetivando chegar ao público que acessa a internet, com programação variada para todos os públicos, para todos os gostos, no mundo inteiro.
BLOG: Quando foi inaugurada?
Flávio Alves: há menos de dois anos. Uma das maiores dificuldades foi encontrar profissionais qualificados na área de programação e design. Foi criado há poucos anos o domínio “.TV” (leia: ponto TV), que é universal. Qualquer pessoa pode criar uma Webtv em tal domínio. Porém há que ter equipamento básico todo digital: computador, câmeras, internet com banda larga de velocidade mínima 10 megas, ilha de edição... no mínimo. Tal equipamento não é inferior a R$ 10.000,00. Uma vez montada a Webtv, paga-se para transmitir por quantidade de acessos por pessoas. Na verdade compra-se um pacote, que pode variar de quinhentas a milhares de pessoas, de milhares a milhões de pessoas.
Uma vez, montada a TV, transmitindo, outros desafios surgem: CRIAR E PRODUZIR PROGRAMAÇÃO CONTINUAMENTE, GERAR RECEITA PARA PAGAMENTO DE EQUIPE, FAZER CONVÊNIOS COM OUTROS CANAIS DE TV, CONTRATAR BONS EDITORES E PARCERIAS COM EMPRESAS, QUE CRIAM VIDEOCLIPE. Por exemplo a noar.tv tem convênio com a Sony Music.
Uma vez, montada a TV, transmitindo, outros desafios surgem: CRIAR E PRODUZIR PROGRAMAÇÃO CONTINUAMENTE, GERAR RECEITA PARA PAGAMENTO DE EQUIPE, FAZER CONVÊNIOS COM OUTROS CANAIS DE TV, CONTRATAR BONS EDITORES E PARCERIAS COM EMPRESAS, QUE CRIAM VIDEOCLIPE. Por exemplo a noar.tv tem convênio com a Sony Music.
BLOG: TV via internet é o futuro ?
Flávio Alves: Sim., Porque a TV entrou na WEB.
BLOG: Como são produzidos os programas?
Flávio Alves: A linguagem é diferente da TV aberta (roteiro, enquadramento, edição, produção...). A exemplo do que aconteceu com o texto, a linguagem escrita. Porque na internet tudo é mais resumido. As matérias duram o menor tempo possível. Dividido em blocos, o melhor exemplo é o jornalismo. Tanto se grava como se pode fazer transmissão ao vivo. A noar.tv tem estúdio próprio, para gravação, e sede de transmissão. Tem uma equipe composta por 08 pessoas e trabalha com equipamento de última geração.
BLOG: É possível a um só tempo acessar a programação transmitida anteriormente e a programação ao vivo?
Flávio Alves: Sim. Hoje a noar.tv, como qualquer IPTV tem programação ao vivo, sendo possível o telespectador assistir, conversar com os apresentadores, fazer compras, fazer comentários, participar de fóruns, pode fazer download das matérias que gostou, assistir qualquer programa na hora que quiser e até enviar matérias via upload de qualquer lugar do mundo. Pode-se afirmar que utilizando a web como plataforma está ocorrendo total democratização dos meios de transmissão televisivos. Todavia só terá audiência quem tiver criatividade e produzir programação com teor e qualidade.
Contato: Flavio.alves@noar.tv
Acesse agora a noar.tv em:
Comentários