IGREJAS DO CEARÁ III- PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO VALE DO JAGUARIBE E À BEIRA DA BR 116 – CARTÕES POSTAIS PARA OS VIAJANTES!

Hoje, 24/10/2011, tive o privilégio de ir à região do Vale do Jaguaribe, belo rio que irmana  todos os habitantes, cujas cidades foram construídas ao longo do Rio Banabuiú, do Rio Salgado, que deságuam do Rio Jaguaribe e todos os seus demais afluentes. Das mesmas águas que desembocam no Oceano Atlântico beberam: Antonio Conselheiro, Padre Cícero, Moreira Campos, Raquel de Queiroz, Humberto Teixeira... Todos irmãos, um mesmo povo, uma mesma cultura. Região linda, por onde foi colonizado o Estado do Ceará, pois a BR 116 é a estrada do gado, que vinha da beira do Rio São Francisco para o porto do Aracati, de onde se exportava carne para Europa, hoje decadente, outrora pilhadora da riqueza da nossa América.

Fui a trabalho à cidade Quixeré, santa boa faculdade, santa especialização em Direito Constitucional, que me permitiram fazer um belo trabalho, garantindo ampla defesa, contraditório e o devido processo legal num processo onde está funcionando um verdadeiro tribunal de exceção contra uma dirigente sindical.  O que será tema de futura postagem. Voltemos à cultura.

A região do Vale do Jaguaribe muito associada à pistolagem, é uma bela região, de belezas naturais e igrejas maravilhosas, que mostram a riqueza e o trabalho do seu povo. PATRIMÔNIO ECOLÓGICO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO, RIQUEZA ECONÔMICA E RIQUEZA CULTURAL.

03  das 05 igrejas fotografas por mim, nesse roteiro, à beira da BR 116, são do Vale do Jaguaribe. Belíssimas, majestosas, riquíssimas. Sem falar na curiosa igreja da cidade de Chorozinho, em ousada forma de pirâmide, em homenagem ao Menino Jesus de Praga. POR ESSA OS EGÍPCIOS NÃO ESPERAVAM, QUE PODER CULTURAL TEM AQUELA CIVILIZAÇÃO.Osíris se encontra com Jesus ! Espero que vejam, gostem, comentem e divulguem. A matéria anterior, sobre igrejas do Ceará, mostra igrejas da Região Norte do Estado do Ceará (http://valdecyalves.blogspot.com/search?updated-max=2011-10-15T08%3A21%3A00-03%3A00&max-results=5). Agora vocês poderão conhecer as igrejas de: Quixeré, Limoeiro do Norte, Russas, Chorozinho e Pacajus.

Se gostarem, comentem e divulguem:


Igreja Matriz de Quixeré ( Tupi Guarani: Rio que atravessa a cidade) - Ladeada por ampla praça

Igreja Matriz de Limoeiro do Norte - cidade polo da Região - Local onde o Rio Banabuiú deságua no Jaguaribe
(A origem do nome da cidade deve-se a muitos pés de limão e do norte para diferenciar de cidade com nome igual)

Igreja Matriz de Russas - Toponímia: em virtude da criação de cavalos e éguas russas - Bela homenagem aos equinos

Igreja matriz de Chorozinho (toponímia: pequeno rio murmurante) - influência egípcia - arquitetura ousada
A cruz cristã e a pírâmide egípcia de fundem - Moisés foi educado por egípcios

Igreja matriz de Pacajus  (Nome da aldeia dos índios Tapuias onde foi construída a cidade)

Comentários

Anônimo disse…
BELÍSSIMO REGISTRO DE MEMÓRIA HISTÓRICA DR. VALDECY. FAZ COM QUE LEMBREMOS DE VALORIZAR MAIS NOSSOS MONUMENTOS HISTÓRICOS, TESTEMUNHAS EDIFICADAS AO LONGO DO NOSSO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE POVO. LINDO!

VAL - QUIXERÉ
Anônimo disse…
moro na região do sertão central cearense e também tenho varias fotografias de igreja da região! Gostaria de saber se a imagem da templo de limoeiro é da sede da diocese?
Valdecy Alves disse…
Sim. É a da diocese, que fica próxima à Justiça Federal.

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!