quinta-feira, 30 de junho de 2011

CEARÁ - PREFEITURAS - UM MAR DE CORRUPÇÃO - SEGUNDO A PROCAP - O SETOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO QUE APURA CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA






Prefeitos presos, assessores presos, ex-prefeitos presos, empresários... dezenas de outros municípios investigados... os mesmos prefeitos que violam a lei do piso dos professores, os mesmos prefeitos, que não prestam contas de sua gestão devidamente. De parabéns a Procuradoria dos Crimes Contra Administração Pública (PROCAP), pela competência e pela seriedade. OU A INVESTIGAÇÃO VAI-SE APROFUNDAR OU OS CORONÉIS ACABARÃO COM A PROCAP. VÃO TENTAR INCRIMINAR OS PROMOTORES E ATÉ CALAR A IMPRENSA!

Mas os prefeitos reagiram, 30 deles foram ao Ministério Público, pressionar para de alguma forma inibir as investigações de profundo interesse da sociedade, com seus advogados, tendo à frente a Associação de Prefeitos e Municípios do Estado do Ceará (APRECE). O Ministério Público não pode, nem deve recuar, o interesse dos prefeitos não pode ser superior ao interesse público, nem ao Princípio da Moralidade, da Legalidade e da Transparência. A matéria jornalística abaixo pode ser acessada do seguinte link http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/06/30/noticiapoliticajornal,2261699/numero-e-maior-que-o-divulgado.shtml:

Em reunião com prefeitos, promotor Luiz Alcântara disse que a quantidade de prefeituras envolvidas em fraudes é maior que a divulgada pelo O POVO

Orkut

  • Durante reunião com membros do Ministério Público Estadual, prefeitos de diversas regiões do Estado se disseram injustiçados (IANA SOARES
)
Durante reunião com membros do Ministério Público Estadual, prefeitos de diversas regiões do Estado se disseram injustiçados (IANA SOARES )

No dia em que foram ao Ministério Público Estadual para mostrar que são “vítimas” da generalização da corrupção, diversos prefeitos do Ceará ouviram do promotor de Justiça Luiz Alcântara que o número de prefeituras contratantes de empresas fraudulentas – aquelas ligadas ao empresário Raimundo Morais Filho, o Moraisinho – é ainda maior que o número divulgado.

No último dia 25, O POVO divulgou lista de 68 prefeituras que fecharam contratos com alguma das empresas de Moraisinho.
A Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) realizou um outro levantamento para mapear quais as prefeituras fecharam contratos com tais empresas.

A novidade é que outras empresas, não consideradas no levantamento feito pelo O POVO - e que também estão envolvidas com esquema de Moraisinho - foram incluídas no levantamento, que deve ser divulgado em breve pela procuradora-geral da Justiça Socorro França.

Na reunião com prefeitos que se sentem injustiçados pela divulgação dos dados, Luiz Alcântara mostrou por que os contratos fechados com esse grupo de empresas precisam ser investigados.

“Não estamos encontrando apenas vícios em licitações, mas lamentavelmente há obras executadas por terceiros, por servidores do município e o dinheiro está na conta de servidores ou gestores municipais”.

Luiz Alcântara ainda reafirmou seu diagnóstico de corrupção generalizada no Ceará, esclarecendo que isso não significa a condenação dos atuais gestores. “Precisamos investigar as administrações em que foram feitos contratos com essas empresas”.

“Hoje somos ladrões”
Alguns prefeitos argumentaram que os contratos foram feitas em gestões anteriores. Advogando pela Aprece, o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, disse que a divulgação de nomes dos municípios está gerando danos aos gestores.


Importante destacar que a própria APRECE, defensora de prefeitos de toda ordem, até dia desses também foi investigada pela Procuradoria Geral de Justiça, o que levou inclusive a alterar o Estatuto. Uma entidade corporativa que defende interesses de prefeitos, não o interesse público.

São muitas as matérias jornalísticas nos últimos dias, não só no Ceará, mas em todo o Brasil e o Ministério Público só tem falado calcado em provas. 

A sociedade quer e precisa que o Ministério Público continue com o seu trabalho, até porque tem a ver com sua própria essência, já que as Câmaras Municipais estão de joelhos frente ao Poder Executivo e acabam sendo cúmplices em toda a bandalheira divulgada. Pois verbas pública devem ser utilizadas para efetivação de políticas públicas, em sua maioria, correspondendo a direitos humanos fundamentais violados. Abaixo outras matérias seguidas do link, todas do jornal O Povo:


Corrupção no Ceará está generalizada"

Decidiu-se formar comissão para emitir parecer sobre filiações
23.06.201101:30


Apenas uma fração das fraudes cometidas pela rede montada pelo empreiteiro Raimundo Morais Filho, o Moraisinho, foi revelada. O que se sabe foi suficiente para colocar atrás das grades dois prefeitos, um do PSC, outro do PT. De acordo com o Ministério Público, há dezenas de prefeituras envolvidas. Como o escândalo envolve obras que, em alguns casos, simplesmente não foram realizadas, o montante de dinheiro desviado chega perto de 100% em certas operações. Os investigadores dizem ser temerário falar em valores. Mas projeções apontam para esquema de dimensões gigantescas. Ainda assim, longe de ser exceção, esse é apenas um dos diversos grupos que atuam em moldes muito parecidos em municípios do Estado inteiro. A informação é do promotor Luiz Alcântara, que participa das investigações que levaram à decretação da prisão do prefeito e diversos outros agentes públicos do município de Senador Pompeu. Ele integra a Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), coordenada pelo procurador Benon Linhares Neto e que tem como assessores os promotores Eloilson Augusto da Silva Landim e o próprio Alcântara. É ele o autor da frase-título à coluna. “A corrupção no Ceará está generalizada. Outros grupos também agem e precisam ser debelados. Esse (de Moraisinho) já está perfeitamente identificado, já está desestruturado. Estamos agora trabalhando pela responsabilização de cada um dos gestores”, acrescenta Alcântara.

O MODUS OPERANDI DO ESQUEMA
As investigações da Procap indicam que as várias redes de corrupção atuam nas mais diversas frentes: da construção civil ao fornecimento de material de expediente ou material escolar. Em comum, a porta de entrada para as demais fraudes: manipulação das licitações, na qual atuam prefeituras e empresários em parceria. Por enquanto apenas o esquema de Moraisinho está desmontado. Mas Luiz Alcântara (foto) está confiante: “Outros grupos estão atuando e com certeza serão identificados e debelados”.


68 prefeituras contrataram empresas fraudulentas

O esquema que levou à decretação da prisão de dois prefeitos tem raio de ação muito maior. Em 68 municípios, as prefeituras fizeram contratos com a rede de corrupção. Todas serão alvo de investigação, conforme promotor

SÃO ESSES MESMOS PREFEITOS QUE NÃO PAGAM SALÁRIO MÍNIMO, QUE REDUZEM INSALUBRIDADE, QUE CASSAM LICENÇA PRÊMIO, QUE ANULAM CONCURSOS IMORALMENTE, QUE TRANSFEREM SERVIDORES ABUSIVAMENTE, QUE PERSEGUEM SINDICATOS E SINDICALISTAS AUTÔNOMOS, QUE NÃO ELABORAM PLANOS DE CARREIRA PARA SAÚDE, PARA CARREIRA TÉCNICO-ADMINISTRATIVA, AINDA SABOTANDO E PREJUDICANDO O DIREITO DOS PROFESSORES AO PISO, À JORNADA PARA ATIVIDADE EXTRACLASSE, À UMA CARREIRA DECENTE, QUE CASSAM DIREITOS ADQUIRIDOS DOS SERVIDORES... e pedem para não serem investigados!

DEVERIAM FAZER O CONTRÁRIO DIZENDO:  - Eu quero é ser investigado porque sou honesto!

E olha que o Ministério Público ainda não aprofundou as ações, pois o simples fato de violar uma lei, seja municipal, seja estadual, seja federal, é crime, nos termos do artigo 1º, inciso XIV, do Decreto-lei nº 201/67. Além de ser ato de improbidade, nos termos do artigo 11, da Lei Federal nº 8429/92. Na hora que começarem a ser abertos os processos criminais e protocoladas as ações civis públicas, talvez nenhum dos atuais prefeitos e prefeitas terminem seus mandatos.

FIRMEZA, PROCAP! PARABÉNS AO MINISTÉRIO PÚBLICO ADIANTE! ASSIM NOS TORNAREMOS VERDADEIRAMENTE UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, POIS POR ENQUANTO, SOMOS UMA DEMOCRACIA SÓ NO PAPEL E UMA REPÚBLICA DE CORONÉIS NA VIDA REAL, QUE ADOTAM UMA POLÍTICA CLIENTELISTA, EIVADA DE CORRUPÇÃO, SEM NENHUM COMPROMISSO COM OS DIREITOS HUMANOS, COM A LEGALIDADE E COM A COISA PÚBLICA, AINDA COM UM VERGONHOSO PATRIMONIALISMO, ONDE QUEM GOVERNA SE SENTE DONO DO DINHEIRO PÚBLICO, DOS VEREADORES, DO SERVIDORES E DA PRÓPRIA LEI! 

ESTÁ NA HORA DE SERMOS REALMENTE UM PAÍS ONDE PREVALEÇA A FORÇA DO DIREITO! NÃO UMA REPUBLIQUETA DOS NEOCORONÉIS, QUE OUSAM PEDIR AO MINISTÉRIO PÚBLICO, QUE ABRA MÃO DE FISCALIZAR E  ABRA MÃO DA BUSCA PELA TRANSPARÊNCIA!  Só uma frase pode ser dita com tal audácia desses prefeitos e inversão dos valores republicanos:
-  É O FIM DA PICADA!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Mesmo Rio das Águas Mutantes

Estrelas Cadentes como as águas dos rios nunca se repetem!



       

Sobre nós as mesmas estrelas
No mesmo céu noturno
Estrelas cadentes da mesma forma
Riscos em mil cores previsíveis

Mas cada amanhecer é diferente

Contemplo as margens do mesmo rio
Ouço o mesmo som da folhagem na brisa
O canto dos mesmos pássaros

Mas cada florada da primavera
É de novas flores....

O trabalho de cada dia
Tão rotineiro quanto o caçar do predador
Amigo! Amiga!
Ser o mesmo! Ser nada!
É evitar dar novos significados
A cada ano... a cada mês...
A cada dia... hora... segundo...
.................................................................
                                      Aos que confundem o sol com o mesmo dia!
                               De: Valdecy  Alves

sexta-feira, 24 de junho de 2011

PROFESSORES DE FORTALEZA SUSPENDEM GREVE - EM RESPEITO AOS ALUNOS - EM RESPEITO À ABERTURA DAS NEGOCIAÇÕES - SUSPENDEU POR ENQUANTO - VOLTANDO PARA O ESTADO DE GREVE - MARCANDO ASSEMBLÉIA PARA O MÊS DE JULHO! A LUTA CONTINUA!

Após 59 dias de Greve a Categoria  Suspendeu a Greve - Marcando Assembléia para Final de Julho
(Todas as fotos de: Mara Paula/Valdecy)


Na manhã do dia 24/06/2011, sexta-feira, quando a greve completou 59 dias, os professores de Fortaleza deliberaram por suspender a greve, mantendo o estado de greve, não aceitando o calendário de reposição unilateral da Secretaria de Educação e em virtude da continuidade das negociações. Já deixando marcada a próxima assembléia para o mês de julho.

O grande líder político e gênio militar, responsável pela revolução na China, Mao Tse Tung dizia o seguinte: Se o inimigo ataca a gente recua, se ele para a gente ataca, se ele recua a gente massacra

A categoria em debate


Prefeita Luizianne Lins a pendência continua. Fortaleza já teve em sua gestão mais de 260 dias de greve, porque a cada greve, a prefeitura nunca resolveu as pendências. Como não resolveu agora. DIANTE DISSO, COMO AS CAUSAS DAS GREVES NÃO FORAM RESOLVIDAS, É COMO TER COMBATIDO APENAS A FEBRE. Dizem os grandes historiadores que não houve Segunda Guerra, mas a continuidade da Primeira Guerra, o que existiu entre uma e outra foi apenas uma trégua.

PREFEITA, NÃO TEM OCORRIDO VÁRIAS GREVES, MAS A MESMA GREVE, POR CONTA DAS MESMAS CAUSAS, SENDO O INTERVALO ENTRE ELAS, APENAS UMA TRÉGUA. 

Hora do Debate Jurídico - Informes sobre o Dissídio - Todos esperam que o Poder Judiciário Cumpra o seu Papel


A SUSPENSÃO DA GREVE DE HOJE É MAIS UMA TRÉGUA. Atacar a greve não passa de um ato de desespero, que em nada resolveu. Como um vulcão a greve foi suspensa, cessando a erupção, mas como uma panela de pressão, estourará invariavelmente talvez em momento político que causará seu arrependimento.  PORTANTO, TENHA HUMILDADE DE RESOLVER ENQUANTO É TEMPO E NEGOCIE A SOLUÇÃO DAS PENDÊNCIAS CONTIDAS NA PAUTA EM SEU PODER! COM SERIEDADE, SABEDORIA E HUMILDADE! Pois tão certo como no Japão haverá novos terremotos, haverá novas greves e mais radicais em Fortaleza, pois a categoria não perdoa a humilhação dos que estão do primeiro escalão, a fraqueza do Legislativo, a petulância dos que sem poder algum sentem-se deuses, os diretores de escola agindo como verdadeiros  capitães-do-mato do Poder Executivo, perseguindo, torturando psicologicamente e assediando moralmente os professores. TRANSFORMANDO ESCOLAS EM CAMPO DE GUERRA E ÓDIO! Como pode existir educação de qualidade em tal inferno???

DIRETORES E CARGOS DE CONFIANÇA, que se comportarem como pit bulls e cães de caça, LEVAREMOS VOCÊS ÀS DELEGACIAS DE POLÍCIA E COBRAREMOS DO SEU PATRIMÔNIO DANOS MORAIS NOS JUIZADOS ESPECIAIS, CASO OUSEM PERSEGUIR PROFESSORES, PELO FATO DE TEREM SIDO CIDADÃOS E CIDADÃS, EXERCENDO O DIREITO  CONSTITUCIONAL DE GREVE. Cuidado! Iremos jogar duro com a alcatéia da prefeita e dos maus vereadores!


Assembléia atenta - A luta com os mais antigos - Turbinada com a chegada da nova onda-tsunami de novos professores


Há hora que é preciso recuar para avançar, sobretudo quando a categoria está só, tendo só a si mesma. TRAÍDA E PILHADA EM SEUS DIREITOS PELO PODER EXECUTIVO; TRAÍDA E AÇOITADA PELO PODER LEGISLATIVO, DECEPCIONADA COM AS DECISÕES DO PODER JUDICIÁRIO, QUE SEMPRE REPRIME DIREITOS DE TRABALHADORES, QUE SEQUER TÊM CONCEDIDO O DIREITO À DEFESA E AO CONTRADITÓRIO, EM PROCESSOS AJUIZADOS POR AQUELES QUE TODO DIA FAZEM DAS LEIS, DO ORDENAMENTO JURÍDICO E DA CONSTITUIÇÃO, O TAPETE ONDE LIMPAM OS PÉS, QUANDO VÊM DA CIDADE CHOVIDA, PASSANDO POR CURRAIS E  RUAS ENLAMEADAS.


Houve Unanimidade quanto ao Recuo Estratégico - Nas Guerras também se dorme para o dia seguinte de luta

MAS A UNIDADE  DA CATEGORIA CONTINUA! SAIBA DISSO, PREFEITA!  UNIÃO  FIRME! FORTE! FERMENTANDO! PARA A LUTA DO FUTURO, QUE É A CONTINUIDADE DO QUE NÃO FOI RESOLVIDO NO PRESENTE! RESOLVAM! RESOLVAM LOGO AS PENDÊNCIAS! DO CONTRÁRIO  ATÉ DAQUI A POUCO! POIS TÃO CERTO QUANTO AS FLORES ANUNCIAM A CHEGADA DA PRIMAVERA! NOSSO RECUO E QUIETUDE JÁ É O PRENÚNCIO DA LUTA QUE JÁ SE ENCONTRA EM ESTADO EMBRIONÁRIO! FOI UMA HONRA SERVIR AOS PROFESSORES! A CATEGORIA É PODEROSA E DEMOCRÁTICA! UMA BASE QUE TEM E EXERCE O SEU PODER! UM TSUNAMI IRREFREÁVEL! COMO APRENDI! OBRIGADO! TENHO MUITO ORGULHO DE TER SERVIDO A TAL CATEGORIA!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

CARTA ABERTA AO POVO DE SENADOR POMPEU – CEARÁ

Senador Pompeu Pra Onde Vais?


Senador Pompeu vista do alto da Serra do Patu  (De: Valdecy Alves)
É com muito pesar que tenho acompanhado a cidade de Senador Pompeu ser manchete nos principais jornais escritos e ser  matéria de chamada em toda a mídia cearense, ecoando por todo o Brasil, redes sociais, blogs, etc. É com muita tristeza ver muitas pessoas conhecidas envolvidas em desvio de verbas públicas de forma despudorada e agirem como foragidas procuradas pela polícia. Perderam uma grande chance de fazer muito por uma cidade pobre e sofrida,  perderam  a chance de se tornarem respeitáveis, de fazerem história. UM VERDADEIRO DESASTRE! REALMENTE LAMENTÁVEL!


Passado: Senador Pompeu continua sendo a cidade do passado, há um ditado que já é popular, que todos já ouviram nem que tenha sido uma vez: ‘É A CIDADE DO JÁ TEVE!” Agora o último pedaço do patrimônio político que podia restar, o moral, com esse triste fato, perdeu! Passa a assumir o status de verdadeiro antro de corrupção no mapa da politicagem do Ceará.

Presente: A cidade vive um momento muito difícil. Desemprego, miséria e, sobretudo, violência, tendo por trás o uso indiscriminado de drogas. VIVE A SUA PIOR CRISE SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA.

Futuro: Muito incerto, visto que nunca teve uma política pública voltada para o real desenvolvimento, é uma cidade, onde todos que passaram pelos poderes locais e familiares estão muito bem, enriqueceram. MAS O POVO CADA VEZ MAIS POBRE. Talvez exista outra Senador Pompeu, em termos de população, se levarmos em conta todos aqueles que emigraram para Fortaleza, outras cidades, principalmente para São Paulo. A saída individual tem sido o ônibus e do jeito que vai, com os políticos das últimas gerações, com tanta incompetência e corrupção, talvez seja melhor Senador Pompeu voltar a ser distrito de Quixeramobim.


Açude e Sertão do Patu - Da Serra do Patu  (De: Valdecy Alves)

Assim, parte do passado, só parte, é que nos causa orgulho, o presente uma lástima, sobretudo com os últimos fatos, e o futuro nada alvissareiro. SENADOR POMPEU ATRAVESSA SUA PIOR FASE NA HISTÓRIA. MOMENTOS TENEBROSOS, SEM DÚVIDA! UM GRANDE DESAFIO PARA TODA A POPULAÇÃO SAIR DESSE ESTADO HORRIPILANTE!



QUINZE ERROS E CONDUTAS ABSURDAS DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO

1)       Derrubou o velho mercado cheio de vida para construção de um belo prédio inútil;
2)   Construiu uma muralha dividindo a cidade em duas ao longo da linha do trem, uma insanidade!
3)       Destruição de prédios históricos na sede do Município, sem ouvir a comunidade;
4)    Derrubada indiscriminada de árvores na zona urbana sem qualquer justificativa aceitável;
5)       Construção de uma quadra coberta dentro de uma lagoa, um desperdício;
6)       Total ausência de política ambiental em todo o Município;
7)       Total desprezo pelo patrimônio histórico da Barragem do Patu;
8)       Prioridade da política cultural para grandes eventos caríssimos e alienantes;
9)       Pouco respeito pela Caminhada da Seca como Patrimônio Imaterial da comunidade;
10)   Retirada de 40% da remuneração dos professores, maiores agentes da educação;
11)   Política educacional completamente deslocada da realidade social e da Secretaria de Cultura;
12)   Nepotismo na Administração, com claro emprego de familiares;
13)   Abuso de Poder, falta  de humildade, petulância, sequer aceitando críticas;
14)   Desrespeito à sociedade civil organizada, falta de diálogo e cooptação de sindicatos e associações;
15)    Completo abandono do esporte como forma de combate à violência, lazer e educação.

De parabéns o Ministério Público pelo trabalho, que se continuar sendo feito com a mesma intensidade e qualidade, a maioria dos prefeitos do Ceará não terminarão os seus mandatos.


Caminho para Serra do Patu - (De: Mara Paula)

É muito bom lembrar alguns mandamentos contidos na Constituição Federal, que são norteadores:


- TODO PODER EMANA DO POVO. Não se esqueçam disso;
- A DEMOCRACIA PODER SER EXERCIDA DIRETAMENTE, o voto é só o começo. Fiscalize quem você elegeu!
- LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO DE PENSAMENTO, todos têm o direito de criticar seus governantes sem sofrerem perseguição por isso;
- TODO GOVERNANTE deve obedecer ao PRINCÍPIO DA LEGALIDADE(não violar as leis), PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE(Não privilegiar amigos e cabos eleitorais), PRINCÍPIO DA MORALIDADE(Não empregar familiares), PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE(todo ato que praticar ser do conhecimento de todos e por escrito) e o PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA(toda política pública tem que alcançar bons resultados não se pode aceitar gastar para nada).  

28ª Caminha da Seca - Senador Pompeu 2010 -  (De: Mara Paula)

PAPEL DA JUVENTUDE: Sejam críticos, só vocês podem trazer novos dias, uma nova cultura, rompendo com essa cultura política clientelista de benefícios individuais em prejuízo das políticas públicas que deveriam priorizar o coletivo. Só vocês poderão romper com essa política viciada de compra e venda vergonhosa de votos, que em véspera de eleição transforma o dia de votação numa vergonhosa feira livre! VOCÊS PODEM CARREGAR A CHAMA DA RUPTURA, A CHAMA DA LIBERTAÇÃO, A CERTEZA DE UM NOVO FUTURO, contanto que sejam diferentes das gerações anteriores no trato da política.


PAPEL DOS ARTISTAS E INTELECTUAIS: Sempre de autonomia, crítica, sempre defendendo a liberdade de expressão, o justo e correto direito à informação. Produzindo trabalhos de qualidade e comprometido com o futuro. O ARTISTA E O INTELECTUAL SÃO AQUELES QUE PROFETIZAM E FALAM DO BOM FUTURO. Não podem vender-se por um salário mínimo, por um emprego miserável ou até mudar de opção sexual por um mísero emprego precarizado. ESTES SÃO ESCRAVOS E MERCENÁRIOS!

PAPEL DA POPULAÇÃO: Entender que voto não se vende, é dado. Que o momento não é do triunfo da oposição política, que em seu meio tem muitos que já foram situação ou no poder fizeram o mesmo. MAS O TRIUNFO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA, UM AVISO AOS POLÍTICOS QUE ESCAPARAM E AOS QUE VIRÃO,  QUE MUITA COISA MUDOU NESSE PAÍS. MUDEM! ATÉ PORQUE PREFEITOS DE VÁRIOS MUNICÍPIOS DO CEARÁ E CIDADES DE OUTROS ESTADOS DO BRASIL ESTÃO SENDO PRESOS E AFASTADOS! É BOM LEMBRAR QUE  OPOSIÇÃO É TUDO AQUILO QUE NÃO É SITUAÇÃO. Que voto é só o começo da cidadania, mas é necessário fiscalizar, acompanhar, não se vender, nem vender sua própria honra. A miséria e a pobreza não podem justificar os políticos tratarem o povo como mercadoria, nem o povo comportar-se como coisa! Todo poder emana do povo, mas o povo deve ter consciência e responsabilidade. Qualquer pessoa que venda o voto é tão corrupta quanto o comprador! O POVO DEVE ROMPER A CULTURA CLIENTELISTA, DE VENDER-SE OU TROCAR VOTOS POR PRESENTES, QUE É O GRANDE E PIOR MAL NA CIDADE. Pois nesse comércio imoral de votos, tudo acaba prostituído, o que não conduzirá à boa coisa.

PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA: Sobretudo organizada em sindicatos, associações, conselhos, clubes... É ter autonomia, responsabilidade, não se deixar cooptar, defender direitos humanos e princípios constitucionais. SENDO IMPERDOÁVEL O QUE OCORREU NOS ÚLTIMOS DIAS, quando algumas entidades em vez de defenderem a moralidade administrativa, tentaram defender o indefensável. Devem ser os olhos da sociedade, da verdade, não se deixar levar por paixões politiqueiras e fingir-se de cegas por interesses pessoais ou politicagens, pois como já diz o povo: O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER!

PAPEL DOS POLÍTICOS:  devem buscar uma nova cultura, com ética, seriedade, respeitando os princípios basilares da Constituição, autonomia. Sendo claro que a Câmara Municipal falhou em seu papel fiscalizador, pois como não viu a nível local tudo o que estava acontecendo??? Como um promotor de fora, com a polícia federal, com sede fora do Município, conseguiram fiscalizar melhor??? AUTONOMIA, COMPROMISSO COM A COISA PÚBLICA! DO CONTRÁRIO EM BREVE A MESMA SITUAÇÃO PODERÁ REPETIR-SE! Vamos parar de tratar votos como mercadoria e eleitor como coisa! Novos tempos se aproximam. Quem não mudar e não tiver compromisso com a coisa pública, certamente será banido do mundo político. QUE O NOVO PREFEITO TENHA AUTONOMIA, SE CONSEGUIR PERMANECER ATÉ O FINAL DO MANDATO, COMECE ACERTANDO: Devolvendo a regência de classe dos professores, que perderam ilegalmente 40% dos vencimentos, e com apoio da maioria dos vereadores, que devem demonstrar que mudaram! NÃO É POSSÍVEL ACEITAR APENAS A TROCA DO 06  PELA MEIA DÚZIA! OU VOCÊS MUDAM A POLÍTICA OU O POVO MUDARÁ DE POLÍTICOS! O VOTO, PODEM ACREDITAR, TENDE A SE TRANSFORMAR CADA VEZ MAIS NUMA PODEROSA ARMA PARA DEMOCRACIA E PARA CIDADANIA!

É necessário que todos aprendam com a história, sob pena de não evoluir. O FUTURO SERÁ FUTURO DA CONDUTA DE TODOS, sendo o povo o principal ator social e o mais importante protagonista para a construção de novos dias, que serão frutos do trabalho e não só da esperança ou de qualquer profecia. VAMOS À LUTA, TODOS PODEM E DEVEM SER OPERÁRIOS NA CONSTRUÇÃO DO AMANHÃ. A CIDADE É LINDA, O POVO É DE LUTA, SEMPRE PRODUZIU GENTE MUITO INTELIGENTE, ESTÁ NUMA POSIÇÃO GEOGRÁFICA PRIVILEGIADA, TEM TUDO PARA DAR  CERTO!


Torre da Igreja Matriz - Senador Pompeu  (De: Mara Paula)

Poesia que escrevi sobre as belezas de Senador Pompeu:


O CÉU DE MINHA TERRA 


As estrelas se amontoam
Chorando riscos luminosos
No céu da minha terra
Como abelhas em colméia.
Buscam mirar-se na barragem
Escutando segredos noturnos
Contados pelos velhos casarões.
Mas sei e bem como sei
Que invejam e admiram-se
De mulheres de minha terra

A lua nasce mais sanguínea
Retardando sua caminhada
No céu de minha terra...
Revelando lentamente
Os lajeiros de minha terra,
Silhuetas de mandacarus
Onde tomou forma de espinhos
A crueza da realidade.
Banhando os casebres de taipa
Juntando-se aos sonhos
Que fogem pelas brechas dos telhados
Tornando maravilhosa mais
A maravilha que é minha terra!

Planetas fazem do espaço passarela
Constelações se exibem infinitamente
Enquanto o Aracati
Atravessando a escuridão
E sendo partido por raios luminosos
Faz a mata falar
Com os estalidos de galhos fantasmagóricos
Do lunático dançar!
Do solo vê-se o túnel do infinito
Zênite acima
Enquanto a sábia coruja voa
Despertando assombrações
Com o som de suas asas!
O fantástico... o surreal... O improvável...
Habitam a noite e o céu da minha terra.


Abaixo transcrevo poesia que escrevi para Senador Pompeu e  publiquei em meu blog em 12/03/2011,  acessível no link http://valdecyalves.blogspot.com/2011/03/dos-lobos-das-cidades-da-politicagem.html:

DOS LOBOS - DAS CIDADES - DA POLITICAGEM...
DEDICATÓRIA: Aos meus conterrâneos, aos meus não conterrâneos, a todas as cidades do Brasil, aos que sonham e  lutam por um mundo melhor, aos que só têm pesadelos com as tragédias que  são os seus governantes, dedico a poesia abaixo, escrita em Fortaleza, dia 12/03/2011:
Os lobos famintos
Com almas de demônios
Espumantes, ferozes,  psicopatas...
Brigam pelos restos da  presa
Que eles mesmos assassinaram
E  sem mais estratégias
Para um só ficar com a presa
Já ambos sentindo-se perdedores
Numa  luta
Onde a maior derrota
Só coube à presa
Adotam por apressar a destruição
Da carniça decadente
Para que não sendo deles
Também não seja útil a ninguém...

Já que ao longo da história
A presa só foi útil por gerações
À  alcatéia, às suas pulgas, aos seus carrapatos...
Pobre gente! Pobre cidade!
... O que sobrou da presa?

O odor pestilento
Que enoja  urubus
No ar, nas ondas, nos jornais, na internet...

Falta uma nova presa.... !!!
E os filhotes dos lobos
Já famintos e com afiados caninos
Rosnam para vocês e seus filhos...

Unam-se para sobreviverem
Pois eles se unirão
Mesmo inimigos e filhos de inimigos
Mesmos descendentes de  diferentes partidos
Num vai-e-vem de situação e oposição
Para  os devorarem!


Já o documentário abaixo realizei em 1995 e continua atual mostrando que nada mudou, isto é 16 anos em que a realidade política, social, ambiental e econômica só piorou. Abaixo o link da primeira parte do documentário, se gostar, veja as demais partes:

Related Posts with Thumbnails