terça-feira, 19 de novembro de 2013

O CASARÃO DE ÁGUA VERDE - UMA JOIA NA CE 060 - NÃO SERÁ DESTRUÍDO! A MEMÓRIA PERMANECERÁ VIVA!

O espetacular Casarão de Água Verde - Guaiúba - Ceará - Será Preservado
Foto: Mara Paula

Foi com um misto de indignação e tristeza que vi no FACEBOOK centenas de compartilhamentos da foto e da notícia que o belo CASARÃO DE ÁGUA VERDE, no distrito de Água Verde, Município de Guaiúba, Estado do Ceará, seria demolido, pois com a duplicação da CE 060, que liga o Município de Guaiúba a Redenção, a nova estrada passaria pelo local em que se encontra. Nos compartilhamentos muito debate, muito protesto e uma unanimidade: TODOS LAMENTANDO A TRISTE PERDA E A DESTRUIÇÃO DA MEMÓRIA MATERIAL DO ESTADO DO CEARÁ. Um casarão belíssimo, com estilo arquitetônico eclético, porém prevalecendo o estilo neocolonial, com clara influência romana. Num alto, à beira da CE 060 movimentadíssima. Dominando toda a paisagem com seu esplendor e o imaginário popular com as lendas que inspira, graças ao mistério que irradia para toda paisagem, seja de dia, seja de noite. Localizado numa rota que já foi rica, da era do café, das serras do Baturité. Uma caminho onde se encontra Redenção, primeira cidade do Brasil a libertar seus escravos. Pertence à família Cavalcante, desde metade do Século XIX. Mantém seus traços fundamentais seculares, embora tenha sido reformado pelos herdeiros dos seus mais antigos construtores.

Dominando a paisagem e o imaginário popular
Foto: Valdecy Alves
Como, de acordo com a Constituição Federal, é dever de qualquer cidadão ou cidadã brasileira, está escrito no artigo 216 e parágrafo 1º da Constituição Federal, contribuir pela preservação do patrimônio cultural, seja material, seja imaterial:

Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:
V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

§ 1º - O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

Dominando a paisagem e o imaginário popular
Foto: Valdecy Alves
Juntamente com as advogadas Dra. Ilíada Karnak e Dra. Mara Paula fomos ao Distrito de Água Verde, já levando uma petição para protocolar junto ao promotor de Guaiúba, para intimar o Departamento de Estrada e Rodagens, a evitar qualquer demolição, até a audiência de conciliação, onde a pendência fosse resolvida via Termo de Ajuste de Conduta (...Quem quiser cópia da petição é só pedir via e mail). FORMA DE PARTICIPAÇÃO, DE EXERCÍCIO DE DEMOCRACIA DIRETA, QUE NESSES CASOS É MAIS UM DEVER QUE UM DIREITO. Mas antes fomos falar com os herdeiros do Casarão de Água Verde e com lideranças comunitárias do distrito.

PARA NOSSA ALEGRIA ouvimos que não houve desapropriação e que a estrada contornaria o Casarão, que por força da adoção da comunidade, pois o Casarão de Água Verde reina no imaginário de todos, como um verdadeiro castelo medieval provocador de sonhos, histórias e lendas... O GOVERNO NÃO OUSOU DERRUBAR O CASARÃO. Veja o pequeno documentário abaixo e entenda o que está acontecendo. Mesmo assim, precisamos continuar vigilantes. Trouxe comigo o telefone dos herdeiros do Casarão e de uma das principais lideranças da comunidade de Água Verde, que estão prontos para mobilizar todos do povoado para que o Casarão continue reinante na paisagem e na imaginação popular, como uma verdadeira joia na CE 060, que conduz ao majestoso Maciço do Baturité.  PARA VER O PEQUENO DOCUMENTÁRIO ROTEIRIZADO E DIRIGIDO POR VALDECY ALVES EM 19/11/2013, BASTA CLICAR NO MEIO DA IMAGEM ABAIXO:




Os alunos de todo o Município incluíram o Casarão de Água Verde como UM DOS ELEMENTOS DO MAPA DAS EXPRESSÕES CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE GUAIÚBA!  MAIS UMA VEZ O AMOR DA COMUNIDADE FEZ DE UM CASARÃO UM PATRIMÔNIO CULTURAL,A EXEMPLO DO QUE OCORREU COM OS CASARÕES DA BARRAGEM DE SENADOR POMPEU. E COMO POVO É PODER ORIGINÁRIO, A VONTADE POPULAR POR SUA PRESERVAÇÃO SALVOU O CASARÃO. MAS É NECESSÁRIO CONTINUAR VIGILANTE! VIGIEMOS, ENTÃO! PARABÉNS AO POVO DE ÁGUA VERDE PELA VITÓRIA NO EXERCÍCIO DOS SEUS DIREITOS CULTURAIS E DE SUA PLENA CIDADANIA!

Gravando documentário sobre o Casarão
Foto: Mara Paula
CONFIRA ABAIXO MAIS FOTOS DA VISITA AO BELO CASARÃO NA TARDE DE 19/11/2013:

Parte da Equipe no Casarão
Foto: Mara Paula

Uma maravilha para os olhos - Combustível para Imaginação
Foto: Valdecy Alves



Com um dos herdeiros do Casarão de Água Verde: Sr. Valdir Cavalcante
Foto: Mara Paula

Com mestre do reisado Seu Viana - Liderança comunitária
Foto: Mara Paula

Mara Paula Fotografando o Casarão
Foto: Valdecy Alves

Interior do Casarão de Água Verde
Foto: Valdecy Alves

Valdecy Alves - No Pórtico de influência romana
Foto: Orion Zarathustra

Capela na Fazenda - Réplica de um templo grego - próxima ao Casarão
Foto: Valdecy Alves

4 comentários:

Alexsandra Rodrigues disse...

Dr Valdecy Deveria ser reformada conservando o estilo e ser um museu belíssimo da cidade de Água Verde.
Amei a matéria. Sempre eu passava e contemplava aquele casarão imaginando sua História.

Lívia Menezes disse...

Dr. Valdecy, estava pesquisando sobre a história desse maravilhoso casarão e qual foi minha surpresa encontrar essa excelente matéria escrita pelo senhor! Parabéns! Era tudo que eu queria saber!

Anônimo disse...

Belíssimo casarão precisa ser preservado e restaurado,a comunidade local deve estar sempre policiando e cobrando a preservação desse magnífico patrimônio do Brasil.

erierf disse...

Meu nome é Nati Freire , professora.
Quando vi o casarão pela primeira vez fiquei apaixonada e elaborei um projeto para revitalização e permanência do local mas, não tenho o contato da herdeira. Sei que é um homem e uma mulher. Gostaria de ajuda, se puder

Related Posts with Thumbnails