A HISTÓRIA DE SENADOR PRECISA SER MAIS APROFUNDADA... SE FOSSE UM LAGO... DIRIA QUE SÓ SE CONHECE A SUPERFÍCIE - 10 PERGUNTAS PARA TODOS OS HISTORIADORES - SOCIÓLOGOS E PESQUISADORES QUE SE RESPONDIDAS EM MUITO APROFUNDARÁ O CONHECIMENTO HISTÓRICO SOBRE A CIDADE DE SENADOR POMPEU E O SERTÃO DO CEARÁ

Fotos de Senador e da concessão das Sesmarias do Codiá - Na Ribeiro do Banabuiú - Em 1723
Nestas Sesmarias nasceu a cidade de Senador Pompeu - Pesquisa - montagem - Fotos e acervos: Valdecy Alves


SENADOR POMPEU - NO PALCO GEOGRÁFICO ONDE SE DESENROLARAM GRANDES ACONTECIMENTOS DA HISTÓRIA DO CEARÁ: Não há a menor dúvida que a cidade de Senador Pompeu localiza-se num local geograficamente privilegiado, por isso parte do palco principal onde se desenrolou a história da ocupação dos sertões do Ceará e do Nordeste, na era em que o gado, abriu os caminhos de Norte a Sul, de Leste a Oeste, num dos importantes capítulos da colonização e povoamento do interior do Brasil. As sesmarias concedidas em 1723 a Thomé Galvão e a Nicolau de Souza (veja foto) totalizavam 18 km de comprimento por 06 km de largura, começando no Rio Banabuiú, indo até o serrote do Codiá, atrás do qual passa o Riacho do Sangue, onde mataram tanto índio para depois se apossarem das terras, que correu sangue em vez de água no Riacho, que mudou de nome, porque mudou de cor.  Assim, o local onde nasceu o arraial de Humaitá, mais tarde Senador Pompeu  o gado passava para Tauá, na direção do Piauí, estrada específica, e na direção do litoral se chegava até o Rio Jaguaribe na direção de Aracati e indo para nascente do Jaguaribe chega-se ao Rio Salgado e ao Cariri. Lembrando que o Rio Banabuiú é o segundo maior rio do Ceará, só perdendo em grandeza para o Rio Jaguaribe e que em Senador Pompeu, sob a ponte ferroviária, que abandonaram e está sendo comida pela ferrugem. Sob a ponte ferroviária, ao receber as águas do Rio Patu, O Banabuiú dobra de tamanho, cortando grande parte do Sertão Central do Ceará, somando-se ao Jaguaribe, ao Rio Quixeramobim, que nasce de um dos lados de uma montanha, sendo que no outro lado nasce o Rio Acaraú. Assim os grandes caminhos do gado que permitiram a colonização do interior do Nordeste, comunicando-se com o transporte bovino de Pernambuco e Bahia e sendo ponte para o Piauí e o Maranhão. NESSE PALCO... SITUA-SE SENADOR POMPEU. Cidade rica em história, num Sertão de história ímpar. MAS POUCO SE ESTUDOU COM A PROFUNDIDADE QUE MERECE A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO E SUAS RELAÇÕES COM A ERA DO GADO, AS GUERRAS QUE ACABARAM COM OS ÍNDIOS NO SERTÃO CENTRAL, SENDO AS ÍNDIAS TRANSFORMADAS EM AMANTES DOS CONQUISTADORES E DANDO INÍCIO À PROFUNDA MISCIGENAÇÃO... A RELAÇÃO DE SENADOR COM AS CIDADES VIZINHAS POR SER TAMBÉM APROFUNDADA..... entre as principais lacunas.

POR ISSO, BUSCANDO PREENCHER ESSAS LACUNAS - FAÇO AQUI 10 PERGUNTAS AOS PESQUISADORES - HISTORIADORES - ANTROPÓLOGOS - SOCIÓLOGOS - ESTUDIOSOS DE SENADOR POMPEU - DO CEARÁ E DO BRASIL - QUE SE RESPONDIDAS EM MUITO APROFUNDARÁ O CONHECIMENTO DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO E DO CEARÁ. Eis-las:

PRIMEIRA PERGUNTA: Qual foi a diferença no uso das sesmarias outorgadas aos 27 de março de 1723, pelo então capitão-mor Manuel Francês, aos desbravadores Thomé Callado Galvão e Nicolau de Souza (este era um laranja de Thomé?). Cada uma com três léguas de cumprimento para cada um deles, com uma légua de largura, nas margens do Riacho Codiá?  Local de surgimento de Senador Pompeu. Quem eram os dois personagens sesmeiros, onde moravam, vieram alguma vez visitar suas fazendas? Por que escolheram tal local??? Com quem os sesmeiros estabeleceram comércio para seu gado e a relação deles com o gado que passava pela região a caminho do Litoral ou do Norte??? Qual a relação desse local com o antigo transporte de gado para o Piauí/Maranhão e para o Litoral do Ceará? Com Pernambuco e com a Bahia? Até que ponto o desenvolvimento do arraial foi influenciado pela construção da estrada entre Tauá e Quixeramobim, sempre margeando o Banabuiú?
SEGUNDA PERGUNTA: Havia índios na região? O que houve com tais índios e com as índias? Por que a escolha do nome Arraial de Humaitá e quem fez essa escolha? Foram utilizados escravos nas fazendas? Geograficamente o que existia no local em que surgiu Senador Pompeu que beneficiava a criação e a passagem do gado pela região?
TERCEIRA PERGUNTA: Por qual razão decidiram transformar o arraial em vila em 1896? Atendendo a que interesses políticos? Quais eram os aspectos geográficos, econômicos e sociais do arraial em 1896?
QUARTA PERGUNTA: Qual decisão política foi crucial para que a linha férrea chegasse a Senador Pompeu em 1900? Em percentual e em números, quais foram os impactos econômicos, sociais, políticos, culturais e em termos de imigração para o Município com a chegada da linha férrea? Em que momento a importância do gado perdeu para o algodão, no Município? Como a Seca de 1877/1879 afetou o arraial?
QUINTA PERGUNTA: Em qual momento histórico ocorreu a decadência do coronelismo em Senador Pompeu e quais suas principais causas? Quando foi o auge do coronelismo e para onde foram? Quem foram os primeiros e os últimos coronéis? O Padre Odilo foi ou não um coronel de batina? Diferença da atuação dos padres: Lino Aderaldo, Salmito, Odilo e Albino Donat? Como influenciaram a história da cidade?
SEXTA PERGUNTA: Qual a explicação política para Piquet Carneiro tenha adquirido autonomia política? Bem como, qual explicação para que Mombaça e Pedra Branca nos 30 fossem extintos como Municípios e tenham passado a distritos de Senador Pompeu?
SÉTIMA PERGUNTA: Que forças políticas atuaram para que Senador Pompeu constasse entre os Municípios incluídos na política de açudagem de Epitácio Pessoa em 1919 para construção do Açude Patu?
OITAVA PERGUNTA: Em que momento político, histórico e econômico o mando político de Senador Pompeu saiu das mãos dos coronéis da família Magalhães e quem foram as novas lideranças com poder político e econômico? Como ficou a relação do Coronel Zequinha com Padre Cícero após enfrentarem os jagunços na Sedição de Juazeiro, já que o coronel lutou pelo governador que foi deposto? E que mudanças a Era Vargas provocou em Senador Pompeu?
NONA PERGUNTA: Até que ponta as vias de comunicação de Senador Pompeu com o mundo (Rio Banabuiú, ferrovia e rodovia)  foram importantes para seu progresso e qual o futuro dessas vias e de sua importância para o Município? Há esperança de uma economia baseada na cultura irrigada, que possam substituir a extinta cultura do algodão e da pecuária?
DÉCIMA PERGUNTA: Que atos de corrupção aconteceram enquanto funcionou o Campo de Concentração de Senador Pompeu na Seca de 32?  Foram repassados valores em dinheiro ao Município pelo Governo Estadual ou Federal? Como a mão de obra do campo foi explorada pelo Município? Como o Município conseguiu manter a população da cidade longe do Campo de Concentração, através de qual discurso? Quem desviou todo o material que restou no canteiro de obra do Patu? Até que ponto o local pode ser incluído no turismo estadual? Como interpretar o surto messiânico das Santas Almas da Barragem? Qual a relação desse messianismo com Caldeirão e com Canudos?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!