sábado, 13 de abril de 2019

FORTALEZA COMPLETA 293 ANOS - UMA DAS MAIS BELAS CIDADES DO MUNDO - PORÉM AINDA TEM VERGONHA DE ASSUMIR O LADO DE SUA PERSONALIDADE QUE DEVE AOS FLAGELADOS DE TODAS AS SECAS DO CEARÁ... APRISIONADOS EM CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO... PASSADO PODE ATÉ SER ESCONDIDO... MAS NUNCA APAGADO





FORTALEZA COMPLETA 293 ANOS EM 2019 - O LADO PARAÍSO DE FORTALEZA: Sem dúvida que Fortaleza é uma das cidades mais bonitas do mundo. Localiza-se em privilegiada posição geográfica em se tratando de partir do Brasil para outros países, seja de navio, seja de avião.  Cidade turística pela beleza, cidade cosmopolitana por vocação. Terra de poetas, terra da literatura, capital da Terra da Luz. A luz que vem da literatura, a luz que vem de ser a maior metrópole do Estado que primeiro libertou os escravos no Brasil. A luz da fé, da hospitalidade, da capacidade de resistir do seu povo. Terra em que, por alguns dias, a Confederação do Equador teve o governo de Tristão Gonçalves. Terra em que mar, história, beleza, literatura, fantasia e realidade se encontram... sobretudo na Praia de Iracema. POR TUDO ISSO... FORTALEZA TEM MUITO O QUE COMEMORAR E COM CERTEZA TERÁ MAIS AINDA A COMEMORAR NO FUTURO... POIS MARCHA CADA VEZ A PASSOS RÁPIDOS PARA O PROGRESSO E PARA O CRESCIMENTO.  MEUS PARABÉNS! Contudo, tem-se que falar, no item abaixo, sobre um passado, sem o qual Fortaleza não seria o que é hoje, mas tentam apagar... SERIA COMO OS ITALIANOS TENTAREM DESTRUIR O COLISEU POR TER SIDO PALCO DE TERRÍVEIS CRUELDADES... MAS O COLISEU É UM DOS LOCAIS MAIS VISITADOS EM ROMA...

Campo de Concentração do Pirambu - 1932
Foto: José Bonifácio Paranhos Costa - Acervo: Valdecy Alves

A PARTE DO PASSADO DE FORTALEZA QUE TENTAM INUTILMENTE APAGAR: Em seu romance a Fome, um dos mais importantes livros da literatura nacional, Rodolfo Teófilo narra o horror do CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO ALAGADIÇO em Fortaleza, na grande seca de 1877/1879. Quando a população de Fortaleza aumentou 06 vezes, de cerca de 20 mil habitantes para 120 mil habitantes. A ONDA DE FLAGELADOS DAS SECAS fez com que a cidade crescesse de forma vertiginosa. Depois teve a grande Seca de 15, imortalizado por Raquel de Queiroz em seu livro, O Quinze, que conta a viagem da família de Chico Bento de Quixadá para Fortaleza, especificamente para o Campo de Concentração do Matadouro. O mesmo se repetiu na Seca de 1932: MILHARES E MILHARES DE FLAGELADOS E NOVAMENTE CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO, construídos bem antes dos campos de concentração nazistas. Grandes obras de Fortaleza, calçamento, prédios como a Santa Casa, a Estação João Felipe, a própria malha ferroviária... tocas realizadas nas grandes secas... em troca de comida... pelos flagelados... FORTALEZA DEVE MUITO DO SEU CRESCIMENTO POPULACIONAL, OBRAS PÚBLICAS, AOS FLAGELADOS DAS GRANDES SECAS... e daí a grande mácula, QUE DEMONSTRA COMO OS QUE SEMPRE DETIVERAM O PODER ECONÔMICO, E POR ISSO CAPTURAM O PODER POLÍTICO E O TESOURO PÚBLICO, trataram os pobres... os mestiços... os negros... os pardos... sem nada... pois jamais no passado tiveram antepassados que receberam capitanias hereditárias ou sesmarias. TRATAVAM PIOR QUE OS ANIMAIS DA ESTREBARIA OU DOS CHIQUEIROS, A QUEM ATRIBUÍAM VALOR ECONÔMICO. NO BRASIL COLONIAL OS ALDEAMENTOS, NO BRASIL IMPERIAL E REPUBLICANO, CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO.


Publicado em 1890
Sobre a grande Seca de 1877/1879


CONCLUSÃO:  Não há um marco em Fortaleza sinalizando onde funcionaram os campos de concentração das grandes secas do Ceará. Fortaleza é a única cidade que teve campos de concentração em todas as grandes secas. O ÚNICO LOCAL QUE AINDA TEM RESQUÍCIOS DE UM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO, o Campo do Matadouro de 1915, é o Otávio Bonfim, na Avenida Bezerra de Menezes com José Jatahy, ao lado dos correios.  Mas nada de um marco, de um memorial. POUCOS FORTALEZENSES, POUCOS CEARENSES SABEM DESTA HISTÓRIA E MUITO MENOS AINDA CONHECEM O LOCAL.

Elaborado por Valdecy Alves - Sobre o Google Maps


ALGUNS PENSAM QUE PODEM APAGAR A HISTÓRIA. MAS NÃO PODEM: EMBORA PENSEM... E TENTEM... E TENTEM... E TENTEM... FORTALEZA, PARABÉNS PELOS 293 ANOS, MAS PAREM DE TENTAR APAGAR O PASSADO DE FORTALEZA... QUE TEM UMA GRANDE DÍVIDA COM OS FLAGELADOS DE TODAS AS SECAS... QUE FUNDARAM OS MAIORES BAIRROS... E FORAM MÃO DE OBRA FUNDAMENTAL PARA QUE FORTALEZA SEJA A POTÊNCIA QUE É HOJE... TROUXERAM OS TEMPEROS DIFERENCIADOS PARA O CALDO CULTURAL QUE FIZERAM FORTALEZA SER O QUE É... UM RESUMO DE SERTÃO MILENAR... COM O LITORAL... COM A MODERNIDADE POTENCIALIZADA PELA ERA DO ALGODÃO... COM A INSPIRAÇÃO QUE RESULTARAM EM GRANDES OBRAS LITERÁRIAS NACIONAIS ESCRITAS  À BEIRA DO MARAVILHOSO ATLÂNTICO E SOB LUAR SEM IGUAL... HORA DE FORTALECER A IDENTIDADE... HORA DE CONSTRUIR UM MARCO PARA VÍTIMAS DE TODAS AS SECAS DA HISTÓRIA DO CEARÁ... E DEIXANDO CLARO QUE HOUVE CAMPOS CRUÉIS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO EM FORTALEZA.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails