DIA DO PROFESSOR - Via Crucis e Percalços do Educador Brasileiro

Euclides de Alexandria (360 a.C.295 a.C.)


“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas."
Jean Piaget


O professor realmente é um desses profissionais que merece ter o seu dia: O DIA DO PROFESSOR! Merecidamente: Viva ao professor ! Um dia clássico na imaginação de quem foi estudante. Também quem não foi nada é. Não se trata de um dia para lembrar do professor, também não de apenas homenagear. MAS UM DIA EM QUE TODA A SOCIEDADE: pais, mães, alunos.. dizem obrigado ao profissional, que tem importância real pata todos. O dia do professor poderia ser traduzido como: NOSSO MUITO OBRIGADO ! Quando se fala professor, entendam-se todos os profissionais envolvidos na educação, todos os cargos, homens e mulheres.

PODEMOS AFIRMAR QUE O PROFESSOR TEM O RECONHECIMENTO MORAL DA SOCIEDADE, MAS TEM TAL RECONHECIMENTO TRADUZIDO SOBRETUDO EM SALÁRIO, QUE LHE PERMITA UMA EXISTÊNCIA DIGNA ? ATÉ PORQUE PARA CONTINUAR PROFESSOR TEM A NECESSIDADE DE PRIMEIRO SOBREVIVER E PARA DEDICAR-SE PRECISA DE TEMPO E DE FORMAÇÃO CONTÍNUA ! ENTRE OUTROS.

Tal data é antiga, bem anterior ao atual debate da qualidade da educação. Quando o professor era homenageado, mesmo nos tempos dos suplícios, de colocar o aluno de joelhos, no tempo da palmatória. O professor é aquele que tem de ter conhecimento que possa transbordar de si para os outros, que educa, que forma... AQUELES QUE SÃO FILHOS DOS OUTROS, OS FILHOS DA SOCIEDADE. Que vigia, sobretudo a questão do aluno com dificuldade, que esteja usando droga, que possa estar sendo vítima de qualquer tempo de violência, que muitas vezes vitimiza até o professor, que sofre agressão, tem o carro riscado, etc. Espécie de amigo, psicólogo, de terceiro pai, que tem até o poder de vigiar os pais quanto ao seu papel com os filhos, denunciando-os, muitas vezes, às entidades cabíveis. TUDO ISSO A SOCIEDADE, O ESTADO COBRAM DO PROFESSOR. Mas o professor está treinado para isso ! Está preparado para isso ! Tem ferramentas para tal papel ? Ganha para exercer tão complexo mister ?!?

O Estado ao fazer concurso público geralmente publica um edital que de tantas exigências mais parece um livro. Exige formação, força, juventude, cobra a inscrição caro, saúde, mil e uma funções... Não há um candidato a cargo majoritário, seja municipal, seja estadual, seja federal, que não utilize a educação como plataforma de suas principais promessas de campanha e na prestação de contas do que fez de melhor. Bom lembrar que no artigo 205, Constituição Federal, o Estado impõe ao professor o dever de preparar plenamente o aluno para cidadania, sua qualificação para o trabalho.

MAS ESSE MESMO ESTADO, SOBRETUDO O ESTADO-MUNICÍPIO, QUE CUIDA DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESTÁ VALORIZANDO SEUS PROFESSORES COM PLANOS DE CARREIRA QUE REALMENTE INCENTIVEM O PROFESSOR A DEDICAR-SE TOTALMENTE À SUA MISSÃO ? ESTÁ RESPEITANDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA ? FORNECE CONDIÇÕES ADEQUADAS DE TRABALHO ? INVESTE NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR ? PAGA UM PISO SALARIAL DIGNO ? Muitas vezes têm-se prefeitos e secretários de educação autoritários ou analfabetos, que compromisso algum têm com a educação. Esse mesmo Estado não traz a sociedade para escola, nem incentiva a participação da família no processo educacional. Recentemente criado um piso nacional unificado para o professor em todo o Brasil, a principal reação dos governantes foi investir contra o piso, em vez de lutar por mais recursos. QUE A CONTA FIQUE COM O PROFESSOR ! Eis a tradução.

O professor ou professora antes de ser educador é gente, tem necessidades, tem filhos, tem o direito de sobreviver com dignidade. Enquanto sobreviver for um desafio, ter a dignidade respeitada, houver desrespeito à sua cidadania, não há como esperar do professor o que cobram. Muitos profissionais para não morrerem de fome têm de dar aula de reforço em outros horários, arranjar bicos, vender produtos de porta em porta, etc.

O educador necessita ter bolsas para estudos e aperfeiçoamento contínuo, ter respeitada a gestão democrática, piso realmente digno. Sem condições adequadas de trabalho tudo não passará de intenção, Assim será como querer um campeão de fórmula 01, correndo numa bicicleta com o pneu furado. A partir daí, observados esses pontos básicos, o professor tendo o respeito e todas as ferramentas adequadas para desempenhar sua missão, metas traçadas democraticamente, a participação da família, da imprensa, da sociedade, a revista Veja poderá culpá-lo pela qualidade da educação. O repórter não devia esquecer-se que foi educado um dia por um humilde mestre.

Importante, então, um debate aprofundado do que o Estado quer, do que a sociedade quer, do que o professor precisa, do que o professor é capaz de dar. Num tempo em que o professor é tudo, remédio para todos os males da sociedade. Assim chegando-se ao denominador comum, se existem razões de sobra para homenagear o professor nos tempos passados e atuais, imagine-se agora e no futuro ?

PARABÉNS PROFESSORES, QUE FORMARÃO O ALUNO PARA PLENA CIDADANIA. ENSINEM E DÊEM EXEMPLO DE CIDADANIA ATRAVÉS DA LUTA, DA UNIÃO, DE CADA UM SENDO UMA GOTA QUE FORMARÁ CADA RIO, QUE CORRERÁ PARA O GRANDE MAR DA EDUCAÇÃO COM QUALIDADE. EDUCAÇÃO DE ONDE BROTARÃO TODAS AS ÁRVORES DO FUTURO SOCIAL DA HUMANIDADE. HORA DE RELATIVO CAOS DO PAPEL DO PROFESSOR, DE SUA VALORIZAÇÃO, DA CONSTRUÇÃO DE NOVOS DEVERES E DIREITOS. Hora de consciência e luta, até porque quando se debate o futuro do professor, debate-se o futuro da educação, debate-se o destino da própria humanidade. O professor não é mais um personagem apenas na imaginação do aluno, nem só do município, nem só do Brasil, mas personagem de importância universal !

Comentários

Anônimo disse…
Sem dúvida que o papel do professor vem sendo ampliado, o Estado e a família estão delegando funções para o professor que deveriam ser ensinadas no berço familiar. O professor tem sim o papel de formar cidadãos, mas não se pode colacar todo o futuro de uma criança nas mãos de terceiros. A família é a base fundamental.
Unknown disse…
Parabéns e obrigada por tudo que tem feito em favor do povo brasileiro.Quem sabe um dia a comunidade veja e tomem iniciativas legais para moralizar o nosso pais.

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!