Pesquisa explica porque ninguém quer ser professor - A Profissão mais Desprestigiada do Brasil
Suplício de Sísifo
Segundo recente pesquisa encomendada pela Fundação Victor Civita e realizada pela Fundação Carlos Chagas, apenas 2% dos alunos do segundo grau, atualmente, pensam um dia em ser professor. Pesquisa acessível em: http://revistaescola.abril.uol.com.br/politicas-publicas/carreira/ser-professor-escolha-poucos-docencia-atratividade-carreira-vestibular-pedagogia-licenciatura-528911.shtml.
E qual o perfil desses 2%? Minoria suprema, que ainda tem coragem de querer ser profissional da educação no Brasil? Segundo a mesma pesquisa os 2% tem o mesmo perfil dos atuais universitários que cursam Pedagogia ou outra licenciatura voltada para sala de aula, a saber:
1) 80% cursaram nível médio em escola pública;
2) 30% deles estão entre os que foram aprovados com as piores notas;
A conclusão é que: aqueles que serão professores são mal qualificados. Respondendo ainda a pesquisa, a área de Pedagogia ficou em 16% lugar na preferência dos alunos da escola pública. Já para os alunos das escolas particulares ainda mais distante, como desejo, ocupa o 36º lugar. Os pesquisadores fizeram a seguinte pergunta: Por que você não quer ser professor? Eis as razões, senhores prefeitos, senhores governadores, senhores secretários de educação:
1) É desgastante;
2) Desvalorizado socialmente;
3) Mal remunerado.
Para piorar, nem os alunos querem ser professores, nem a família quer que sejam professores. DESSA FORMA QUAL SERÁ O FUTURO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL? QUE FUTURO TERÁ O BRASIL? Segundo os especialistas, urgentes medidas devem ser tomadas. Entre elas apontam:
1) Melhor remuneração, para atrair os melhores;
2) Bons planos de Carreira;
3) Investir na formação dos profissionais;
4) Resgatar a importância do professor para sociedade;
5) Tratar o professor como profissional;
6) Entre outros.
O que temos visto no Estado do Ceará, que não é diferente do resto do Brasil? Mesmo com o advento da Lei do Piso salarial para os profissionais da educação: Conseguiram reduzir a remuneração em alguns municípios; as propostas de planos de carreira são vergonhosas; os profissionais da educação são tratados como despesa; não há investimento na formação dos profissionais; o professor é cada vez mais humilhado e ridicularizado, mesmo quando no desespero faz greve; quando falta ao trabalho com várias doenças que variam de problemas vocais, depressão e até problemas mentais, pelo desgaste e desilusão com a profissão, são tratados pela mídia como irresponsáveis e pelo Ministério Público como criminosos; não são tratados como profissionais, tanto que até o instituto do concurso é sabotado e passam a contratar por politicagem, por apadrinhamento, não por critérios objetivos, pois o concurso selecionaria os melhores, mas qual melhor quer ser professor? A pesquisa apontou que é profissão que atrai uma minoria entre os piores alunos. No Ceará educação de qualidade é um sonho de uma noite de verão.
Como paradoxo, os repasses do FUNDEB, de janeiro de 2008 até janeiro de 2010, tiveram um aumento em média, em se tratando de mais recursos, da ordem aproximada de 70%, considerando a atualização do valor aluno para o ano de 2010. PARA ONDE ESTÁ INDO TODO ESSE DINHEIRO NINGUÉM SABE. Mas ninguém vê a mídia escrita ou televisiva investigando os desvios, muito menos o Ministério Público.
CASOS REAIS NO CEARÁ:
1º) No Município de Tabuleiro do Norte, há mais professores contratados que concursados;
2) No Município de Bela Cruz a proposta de Plano de Carreira previa que a formação contínua seria contada apenas como ponto para progressão da avaliação de desempenho;
3) No Município de Apuiarés o prefeito transferiu professores para escolas muito distantes, só porque votaram em outro candidato;
4) No Município de Fortaleza um professor leva anos para ter atendido um simples requerimento de progressão funcional ou um simples pedido de concessão de licença prêmio;
5) No Município de Ocara o prefeito lotou a mesma professora pela manhã numa escola e à tarde noutra escola a quilômetros de distância, sendo impossível mesmo em veículo motorizado chegar a tempo de dar aula e sem pagar auxílio transporte;
6) No Município de Itapajé, chamaram de plano de carreira, um projeto de lei onde só havia previsão de classe única. Como pode existir carreira onde há apenas uma classe se as classes são os degraus da carreira? Devendo no mínimo existir uma classe para nível médio, uma para nível superior e outra classe para especialista;
7) No Município de Quixeré, para cumprir a lei do piso nacional para os profissionais da educação, o Município cassa direito adquirido como o qüinqüênio;
8) No Município de Mucambo, o sindicato da categoria chegou a sofrer perseguição, porque ousou mobilizar a categoria para debater o plano de carreira e apresentou emendas;
9) No Município de Jijoca, a presidente do Sindicato teve retirada metade da jornada, perdendo metade do salário, por ousar mobilizar a categoria da educação para debater o seu plano de carreira;
10) Nenhum Município do Ceará, em suas propostas de planos de carreira, compradas de forma caríssima de assessorias da Capital do Estado, em alguns casos chegando ao valor de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), prevê política para formação contínua dos profissionais da educação, eleição para núcleo gestor das escolas, condições adequadas de trabalho, número de alunos por professor, atos que redundem em gestão realmente democrática...
Para finalizar, 03 perguntinhas, que você pode responder em forma de comentário:
I- Se é professor ou professora municipal, você é feliz com a sua profissão? Por quê ?
II- Se ainda cursa o segundo grau, sonha em ser professor(a) no seu Município?
III- Você deseja que um filho, uma irmã ou outro parente que você gosta venha a ser professor(a) municipal?
No dia que as três perguntas acima forem respondidas positivamente, cursar Pedagogia ou outras licenciaturas terá o mesmo Status que Direito, Engenharia e Medicina, os cursos mais desejados por aqueles que cursam atualmente o segundo grau, sejam em escolas públicas, sejam em escolas particulares. Segundo a citada pesquisa. Ah! Você viu quanto ganha um procurador municipal, um médico no Município, um engenheiro? Então compare com o piso de um professor. Depois avalie e reflita: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE É UM DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL? TERÁ QUALIDADE SE CONTINUAREM TRATANDO OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COMO OS TRATAM HOJE?
Refletir... entender... para agir... para mudar...
Segundo recente pesquisa encomendada pela Fundação Victor Civita e realizada pela Fundação Carlos Chagas, apenas 2% dos alunos do segundo grau, atualmente, pensam um dia em ser professor. Pesquisa acessível em: http://revistaescola.abril.uol.com.br/politicas-publicas/carreira/ser-professor-escolha-poucos-docencia-atratividade-carreira-vestibular-pedagogia-licenciatura-528911.shtml.
E qual o perfil desses 2%? Minoria suprema, que ainda tem coragem de querer ser profissional da educação no Brasil? Segundo a mesma pesquisa os 2% tem o mesmo perfil dos atuais universitários que cursam Pedagogia ou outra licenciatura voltada para sala de aula, a saber:
1) 80% cursaram nível médio em escola pública;
2) 30% deles estão entre os que foram aprovados com as piores notas;
A conclusão é que: aqueles que serão professores são mal qualificados. Respondendo ainda a pesquisa, a área de Pedagogia ficou em 16% lugar na preferência dos alunos da escola pública. Já para os alunos das escolas particulares ainda mais distante, como desejo, ocupa o 36º lugar. Os pesquisadores fizeram a seguinte pergunta: Por que você não quer ser professor? Eis as razões, senhores prefeitos, senhores governadores, senhores secretários de educação:
1) É desgastante;
2) Desvalorizado socialmente;
3) Mal remunerado.
Para piorar, nem os alunos querem ser professores, nem a família quer que sejam professores. DESSA FORMA QUAL SERÁ O FUTURO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL? QUE FUTURO TERÁ O BRASIL? Segundo os especialistas, urgentes medidas devem ser tomadas. Entre elas apontam:
1) Melhor remuneração, para atrair os melhores;
2) Bons planos de Carreira;
3) Investir na formação dos profissionais;
4) Resgatar a importância do professor para sociedade;
5) Tratar o professor como profissional;
6) Entre outros.
O que temos visto no Estado do Ceará, que não é diferente do resto do Brasil? Mesmo com o advento da Lei do Piso salarial para os profissionais da educação: Conseguiram reduzir a remuneração em alguns municípios; as propostas de planos de carreira são vergonhosas; os profissionais da educação são tratados como despesa; não há investimento na formação dos profissionais; o professor é cada vez mais humilhado e ridicularizado, mesmo quando no desespero faz greve; quando falta ao trabalho com várias doenças que variam de problemas vocais, depressão e até problemas mentais, pelo desgaste e desilusão com a profissão, são tratados pela mídia como irresponsáveis e pelo Ministério Público como criminosos; não são tratados como profissionais, tanto que até o instituto do concurso é sabotado e passam a contratar por politicagem, por apadrinhamento, não por critérios objetivos, pois o concurso selecionaria os melhores, mas qual melhor quer ser professor? A pesquisa apontou que é profissão que atrai uma minoria entre os piores alunos. No Ceará educação de qualidade é um sonho de uma noite de verão.
Como paradoxo, os repasses do FUNDEB, de janeiro de 2008 até janeiro de 2010, tiveram um aumento em média, em se tratando de mais recursos, da ordem aproximada de 70%, considerando a atualização do valor aluno para o ano de 2010. PARA ONDE ESTÁ INDO TODO ESSE DINHEIRO NINGUÉM SABE. Mas ninguém vê a mídia escrita ou televisiva investigando os desvios, muito menos o Ministério Público.
CASOS REAIS NO CEARÁ:
1º) No Município de Tabuleiro do Norte, há mais professores contratados que concursados;
2) No Município de Bela Cruz a proposta de Plano de Carreira previa que a formação contínua seria contada apenas como ponto para progressão da avaliação de desempenho;
3) No Município de Apuiarés o prefeito transferiu professores para escolas muito distantes, só porque votaram em outro candidato;
4) No Município de Fortaleza um professor leva anos para ter atendido um simples requerimento de progressão funcional ou um simples pedido de concessão de licença prêmio;
5) No Município de Ocara o prefeito lotou a mesma professora pela manhã numa escola e à tarde noutra escola a quilômetros de distância, sendo impossível mesmo em veículo motorizado chegar a tempo de dar aula e sem pagar auxílio transporte;
6) No Município de Itapajé, chamaram de plano de carreira, um projeto de lei onde só havia previsão de classe única. Como pode existir carreira onde há apenas uma classe se as classes são os degraus da carreira? Devendo no mínimo existir uma classe para nível médio, uma para nível superior e outra classe para especialista;
7) No Município de Quixeré, para cumprir a lei do piso nacional para os profissionais da educação, o Município cassa direito adquirido como o qüinqüênio;
8) No Município de Mucambo, o sindicato da categoria chegou a sofrer perseguição, porque ousou mobilizar a categoria para debater o plano de carreira e apresentou emendas;
9) No Município de Jijoca, a presidente do Sindicato teve retirada metade da jornada, perdendo metade do salário, por ousar mobilizar a categoria da educação para debater o seu plano de carreira;
10) Nenhum Município do Ceará, em suas propostas de planos de carreira, compradas de forma caríssima de assessorias da Capital do Estado, em alguns casos chegando ao valor de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), prevê política para formação contínua dos profissionais da educação, eleição para núcleo gestor das escolas, condições adequadas de trabalho, número de alunos por professor, atos que redundem em gestão realmente democrática...
Para finalizar, 03 perguntinhas, que você pode responder em forma de comentário:
I- Se é professor ou professora municipal, você é feliz com a sua profissão? Por quê ?
II- Se ainda cursa o segundo grau, sonha em ser professor(a) no seu Município?
III- Você deseja que um filho, uma irmã ou outro parente que você gosta venha a ser professor(a) municipal?
No dia que as três perguntas acima forem respondidas positivamente, cursar Pedagogia ou outras licenciaturas terá o mesmo Status que Direito, Engenharia e Medicina, os cursos mais desejados por aqueles que cursam atualmente o segundo grau, sejam em escolas públicas, sejam em escolas particulares. Segundo a citada pesquisa. Ah! Você viu quanto ganha um procurador municipal, um médico no Município, um engenheiro? Então compare com o piso de um professor. Depois avalie e reflita: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE É UM DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL? TERÁ QUALIDADE SE CONTINUAREM TRATANDO OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COMO OS TRATAM HOJE?
Refletir... entender... para agir... para mudar...
Comentários
Valdecy para você tem um vaga ideia de como as coisas andam: dias desses o Jornal OGLOBO do Rio de Janeiro, publicou que fora inaugurado o site http://www.portaledumusicalcp2.mus.br/, assim que consegui acessá-la está ainda lá para quem quiser conferir Bem Vindo. Imediatamente entrei em contato com a suposta responsável alertando que a grafia correta é "bem-vindo" pelo menos a palavra não sofreu alteração como o novo acordo ortográfico. Recebi a resposta no dia seguinte agradecendo e dando conta de que seria feita a devida correção. Passado mais de um mês nada. Se professores de uma renomada instituição de ensino, patrocinador que é a Petrobrás, ignora que aquele erro possa influenciar de forma negativa, o que prestígio pode realmente tem a grande maioria dos professores. E te digo mais, entrei pela primeira vez na PUC/RIO, zona sul, localizada na Marquês de São Vicente, e me deparei com idêntica situação, a faixa desejando as boas-vindas, ora tinha o hifén apagado e ora repintado. Confesso que fiquei frustrado, doutores da língua português, a nata do cadeira de português reunida na Pontifícia Universidade Católica, não chegara a conclusão se deria desejar Seja Bem Vindo ou Seja Bem-Vindo.
Durma com um barulho desses e acorde bem humorado.
Adalberto Freire@ig.com.br
Mais deixa estar... o desafio é grande é só grandes lutadores (professores) pra encarar-lo!!! Parabéns pelo Blog!
A falta de importância dada à educação faz com que países muito mais pobres, como a Índia, ultrapassem o Brasil em termos de tecnologia.
Se quisermos nos tornar uma potência, tecnologicamente falando, precisamos investir na educação e na pesquisa tecnológica. Mas não fazemos isso.
Infelizmente os interesses dos políticos espelham - quantas vezes - um absoluto desprezo pela educação. Daí a situação de desrespeito pelos professores que a agenda dos políticos (maus políticos, diga-se) revela.
Um povo que não respeita os seus professores é um povo condenado à ignorância.
O Brasil tem todas as condições para ser um país de nível intelectual acima da média. Assim o queiram os políticos e o povo lhes saiba exigir o acesso à educação. À verdadeira educação, não ao "deixa passar" por facilitismo.
Obrigado pela visita.
Um abraço
Antonio Fernandes.
Parabéns pelo blog. Abraço.
Conforme sua recomendação, acessamos o texto e por ser de bastante interesse da classe docente, com sua permissão, iremos publicá-lo em: www.marifuxico.blogspot.com.
Fiquem à vontade e visitem sempre:
www.marifuxico.blogspot.com
Agradeço vosso comentário, ousando-me a reproduzir a matéria do seu blog no Blogão do Pereira (Blogs em Revista)
www.blogaodopereira.blogspot.com
Obrigado pela visita ao blog Alagoas Real.
Quanto a ser professor não existe interesse nenhum do governo para criar uma política salarial digna para a classe.Sabe o motivo ? Não ?
Pois bem enquanto existir o apagão da cultura, a manipulação da massa eleitoral é mais fácil e favorece a manutenção dos políticos de carteirinha no poder !
Um abraço e parabéns pelo exemplo de cidadania presente em seu blog.
Mário Augusto
O meu comentário não teve espaço.
Normal...
Só chorumelas de uma categoria mimada.
Querem ser vítimas, e no escondidinho da escola, terra onde a fiscalização não chega, na maioria das vêzes são algozes crueis.
A única corporação que os bons se omitem e os maus nunca são cobrados....
Sei que não vai divulgar este comentario, assim como não divulgou o outro.
Eu também modero os comentários do meu blog, portanto acho normal
Note que esses discursos estão esfarrapados, e não colam mais.
Professor é a profissão mais bem avaliada pela população só perde para os Bombeiros.
Prestem atenção e note a quantidade de blogs que estão aparecendo na Net e estão cobrando muito severamente os professores.
Muito em breve o povo vai se levantar e começar a cobrar de todo mundo, inclusive dos professores, a sua parcela de culpa na má qualidade do ensino.
Um abraço.
Armando
Na verdade, essa é maneira que estes encontraram para aumentar a cada ano os números de uma população alienada e dependente do assistencialismo.
Obrigado pela visita em nosso blog.
Abraço
Sei que a escola pública está mal das pernas, mergulhada na corrupção e na impunidade no Brasil inteiro. Contudo São Paulo parece ser uma das piores.
No último levantamento era o pior estado, só perdia para a Bahia.
Não, eu não faço parte do FUNDEB.
Desde 1997 quando criei o NAPA núcleo de apoio a pais e alunos, que acompanhamos de perto do que acontece nas escolas públicas
Muitos de nossos associados e membros da nossa diretoria fazem parte do Conselho de Escola e da APM, para justamente poder avaliar de perto.
Conhecemos e acompanhamos cada denúncia que recebemos, e não tem exceção.
Um dos fatores que determinam que a escola vá por água a baixo, é um fenômeno que só ocorre entre os professores.
Em outra corporaçao, quando um dos membros comete um crime, os companheiros abominam e públicamente rejeitam aquela conduta.Os profesores, não. Eles defendem sempre os colegas em quaisquer situações.
No estado de São Paulo o que mais se fez foi dar curso de graça para os professores. A penúltima secretária deu curso para professores aprenderam a dar banho e tosas cachorros, e agora me diz que efeito prático pode ocorrer nas salas de aula ?
O Chalita mandou centenas de professores para o Japão, França e Salamanca para aprender e não aprenderam nada...
Em São Paulo a remuneração dos professores é uma das melhores em relação a outros profissionais com a mesma qualificação....
E sslário não vai resolver o problema da escola de qualidade.
Sendo a mais importante profissão do planeta, normal que seja a profissão mais bem paga, mas primeiro temos que receber qualidade
Tivemos um governador que disse:
"PARA O BOM PROFESSOR TODO SALÁRIO É POUCO, PARA O MAU PROFESSOR TODOS SALÁRIO E´MUITO"
Esse governador foi agredido pelos professores em frente a Secretaria de Educação
Aqui os professores entre outras gracinhas, fizeram uma fogueira com livros didáticos em frente a Secretaria de Educação em protesto...
Eram apostilas onde orientavam os professores, no sentido de unificar a matéria, para evitar que cada um atirasse pra um lado...
Então é isso.
São Paulo, está saindo pelo ralo.
Obrigada mais uma vez por publicar meu comentário...
A folha de pagamento que vai para o TCM é uma verdadeira bagunça, onde a maioria dos códigos que representam os valores estão errados, com a folha dos 60% misturado com a folha dos 40%, numa clara manobra de dificultar a fiscalização por parte das entidades sindicais e outros orgãos fiscalizadores.
Já sou seu seguidor.
Infelizmente é um descaso dos governantes com a classe dos professores.
Minha mãe exerce a função de professora no estado de Minas Gerais. 32 anos de serviço com salário de 1,300 reais com todas as qualificações profissionais exceto o mestrado.
É uma sacanagem o que fazem com nossa classe. A educação, saúde e segurança é a matriz de uma sociedade. Devem ter salários dignos..
Abraço, saudações socialistas.
Gostei muito do seu blog!
Vejo que na área da educação no Brasil existem muitos problemas tal como em Portugal.
José Marques
(http://japm-pe-ante-pe.blogspot.com)