A PAIXÃO DE CRISTO QUE SERÁ ENCENADA EM SENADOR POMPEU/CE NO DIA 02 DE ABRIL DE 2010 – Ainda terão os Caretas Espetáculo Coletivo que Vale à Pena ser


No dia 02 de abril, sexta-feira santa, o dia mais sagrado para os cristãos no mundo inteiro, é dia de apresentação da peça a PAIXÃO DE CRISTO NO SERTÃO, encenada pelo grupo artístico Cia. Engenheiros da Arte, formado principalmente por jovens artistas do Distrito de Engenheiro José Lopes, onde ocorrerá a encenação do espetáculo, que fica a cerca de 16 km da sede de Senador Pompeu. Na verdade a programação na sexta-feira será a seguinte:

Pela manhã – Cortejo dos Caretas no Distrito Codiá
Pela tarde – Cortejo de Caretas no Bonfim Km20
20:00h - Apresentação da Paixão de Cristo no Sertão em Engenheiro José Lopes.

Continuando no dia seguinte, sábado de aleluia:

07:00h – Torneio de futebol no Engenheiro José Lopes0
09:00h – Cortejo dos Caretinhas pelas ruas de Engenheiro José Lopes
15:00h – Encontro dos Mestres dos Saberes e Fazeres;
17:00h – Cortejo dos Caretas nas ruas de Engenheiro José Lopes;
18:00h – Apresentações culturais;
20:30h – Circulo dos Caretas e malhação do Judas
22:00h – Programação Musical
Como o grupo mesmo denomina o grande evento cultural é o encontro do SAGRADO COM O PROFANO, resgatando a própria origem do teatro na antiga Grécia, quando, segundo dizem, nasceu o teatro, numa grande festa religiosa. A história se repete dessa vez na comunidade de Engenheiro José Lopes, em Senador Pompeu, Estado do Ceará. Tem sido tradição.

A festa sagrada e profana dura uma semana, tendo seu ponto alto na sexta-feira santa e no sábado de Aleluia. Todavia é fruto de ensaio o semestre inteiro, envolvendo todos os habitantes do Distrito de Engenheiro, através de oficinas, ensaios da peça, confecção de cenário, do figurino, de forma direta e indireta envolvendo uma comunidade inteira, através da arte, da cultura. A saber:

Elenco: 44 jovens atores e atrizes
Produção: 12 pessoas
Costureiras: 05 costureiras da Fábrica Comunitária
Artesãos: 05 artesãos
Foto-cinegrafistas: 03
Assistentes: 05
Alimentação: 03

Total: 77 pessoas envolvidas diretamente

Indiretamente, envolve todas as famílias dos atores, escolas, associações, todo comércio, transporte, alimentos e hospedagem, que passam a orbitar o grande evento cultural.



O sagrado fica por conta da encenação da Paixão de Cristo, que tanto significado tem para os cristãos e pseudos-cristãos. Há o poder político opressor, há o humanismo de cristo, há a traição de Judas, há o romano invasor, há o fariseu que se vende para o romano, há Maria Madalena, há a tortura, há o terror, há aquele que lava as mãos, há o homicídio, há a pena de morte através da crucificação! Há a doce maternidade, há a solidariedade, há a politicagem.... Ainda há o bom e o mau ladrão, coisa que não falta no Brasil. Tudo que pode ser transportado para os dias modernos. Bastando fazer uma releitura e perceber que os mesmos personagens continuam vivos no dia-a-dia de todos, ao redor de todos.

Já o PROFANO fica por conta dos caretas, que se apresentam há quase 70 anos na comunidade de Engenheiro José Lopes. Um antigo costume na comunidade de Engenheiro. Uma antiga tradição da cultura ibérica, que já existia na Europa: em Espanha e Portugal. Os caretas foram muitas vezes perseguidos no Brasil imperial. O Judas malhado pode ser um político, um assassino, o mosquito da dengue... algo que a população odeie! Inspiração é o que não falta para criar o boneco de Judas, seja nacional, seja estadual, seja municipal, seja distrital... Eis o perigo do profano aos que estão no poder, nessa fronteira entre o sagrado, o profano, o povo, seja eleitor, seja o fiel da religião, pode malhar politiqueiros, os que julgam traidores, pois Judas é sinônimo de traição! Mais do que um homem, símbolo! QUAL O DIFERENCIAL que o turista pode encontrar indo assistir ao espetáculo em Senador Pompeu? Na verdade são vários diferenciais:

1) Os caretas são os próprios habitantes da comunidade;
2) A maioria dos atores são de Engenheiro José Lopes;
3) Todo o figurino é elaborado por costureiras do Distrito;
4) Todo o cenário é confeccionado por maioria das pessoas da comunidade;
5) Conviver com o povo bem o interior do sertão;
6) Uma experiência sociológica riquíssima;
7) Local e fatos excelentes para fotógrafos e documentaristas;
8) Pode-se hospedar na própria comunidade ou na sede em Senador Pompeu;
9) Sentir de perto a fé e a luta de um povo por dignidade;
10) Ver de perto tudo que lembra uma clássica tragédia grega;

A direção do grupo e do espetáculo e do ator, poeta, produtor e militante cultural Fran Paulo, com ampla experiência na montagem de teatro de rua, em teatro fechado, festivais e grandes eventos. Quem se interessar em ver o espetáculo pode entrar em contato através de:

http://www.institutocasarao.blogspot.com/ - Blog onde pode-se ler mais sobre o espetáculo e o grupo, comunicando-se através de comentário;


Contato com diretor pelo telefone: 0xx 88 9916 5994
E-mail 1: franpaulo@hotmail.com
E-mail 2: samarauzina@hotmail.com

Comentários

Em@ disse…
Muito interessante, Valdecy.
Como lhe disse no comentário/resposta no meu blog,aqui em Portugal (em Trás-os-montes), existem os Caretos, que saem à rua por alturas do Carnaval.
abraço
Deodato Ramalho disse…
Amigo Valdecy,
Nos dê a honra de seguir o site/blog da Rádio LIberdade www.amliberdade.com.br (na janela à direta NOSSO BLOG). Estamos tentando, entre outras ações, fazer alguma coisa para despertar os professores de Boa Viagem para a necessidade de saírem do comodismo, da omissão, e lutarem por seus direitos. Ajude-nos nessa árdua empreitada.
IVANCEZAR disse…
Nosso País necessita de ações como essa - que exaltem a arte - pomovendo ações objetivas, quer no cenário (palco) , música, plástica ou letras. Uma juventude envolvida em arte, projeta esperança - cidadania - por isso desejo sucesso e aqui estou para exaltar a iniciativa e o evento !
Júlio César disse…
Parabéns a Cia.Engenheiros da Arte e a você Valdecy por divulgar eventos tão importantes. Gostei desta: Os Caretas...uma forma de se expressar pelo evento...uma coisa que o povo odeia...mosquito da dengue...por analogia...os politiqueiros.
Sem dúvida deve ser um belo espetáculo.
Anônimo disse…
Parabéns! Por divulgar um trabalho tão belo e significativo na história da humanidade. Precisamos dessas iniciativas para ser resgatada a nossa cultura que está sendo ofuscada por outros eventos aculturados.
É um orgulho ser sua conterrânea.

Abraço
Jane Nunes disse…
Bom saber que nesse país tem gente valorizando a cultura. Parabéns pelo Blog. Obrigada pela vista, esse mundo virtual é mesmo fantastico . Em campos temos tb um grupo de teatro. ligado a Diocese que há muitos anos encena a Paíxão de Cristo, pena o atual governo municial ignorar que o estado é laico e ocupar o espaço da mídia, pago com o nosso dinheiro , com auto-promoçao e este ano não sabermos ainda se haverá ou não o espetáculo.
Suziley disse…
Prezado Valdecy, aqui, estou e adorei o seu blog. Desde já, os nossos aplausos a este povo maravilhoso do Ceará. Parabéns!! Volto, aqui, para acompanhar e ler muito mais. Um grande abraço, :)
Boa noite Valdecy...
Muito obrigada pelo comentário o que me deixou encantada. Sem pretensão artística, criei este espaço como uma válvula de escape. Postar minhas artices, escrever bobagens, que de repente não tenho com quem dividir e com certeza, me sentir mais leve depois que as nuvens levam meu recado não sei pra onde nem pra quem. Parabéns pelo blog. A cultura popular carece de incentivos como este, para não deixar morrer o que levou anos para ser concretizado como forma de expressão.
Tenha uma boa noite e um domingo tranquilo e em paz.
Ênio Carlos disse…
Caro Valdecy! Grato pelo comentário feito em meu blog, ainda em seus primeiros dias de gestação. Como deves ter percebido, não faz muito que aderi a esta teia fantástica que mescla o virtual e o real de forma tão intrínseca que mal podemos discernir um do outro.
Li sobre o espetáculo, por você sugerido: Sagrado e Profano, e irei divulgá-lo em meu blog também, mantendo os respeitosos créditos. Também passarei a ser um de seus seguidores e da mesma forma, convido a você, seus leitores e seguidores a acompanharem o meu blog afim de que esta teia seja ainda mais segura.
Parabéns, sinceramente, por seu blog, deveras informativo e habilmente manipulado.
WILLIAM PEREIRA disse…
Lí, gostei e publiquei no Blog http://professorwilliampereira.blogspot.com/
Shamistad disse…
Morei em Senador Pompeu quando criança, e recordo-me com saudades das manifestações culturais da escola, e religiosas da cidade. Parabéns por sua iniciativa em divulgar este espetáculo!
Li seu comentário do blog do Ênio Carlos e corri para o seu! Aliás, seu blog logo logo estará em minha lista de blogs, adorei! Penso em criar um blog sobre o Nordeste... Mas duvido de minhas aptidões para tanto, então dedico a um que trata sobre games, o www.wydparameninas.blogspot.com que foi vencedor de um concurso de fansites e outra particular... quase jogado ao vento.
blogdamodesta disse…
Caro Valdecy, gostei muito de visitar o seu blog. Não fosse pelo "Diário de sobrevivência" não o descobriria. Parabéns. Tentarei visitá-lo sempre que possível for.

Blogdamodesta.zip.net
Janinha Brito disse…
obg pelo elogio ao meu blog cultura no cariri, ja conhecia o seu, sou frequentadora assídua, parabéns, divulgarei essa matéria no meu blog, confere!
Em@ disse…
Valdecy:
Ampliei o evento aqui:
http://emapretoebrancoouacores.blogspot.com/2010/03/da-cultura-ao-internacional-de.html

Abraço
Ari Lopes disse…
Vardecy

Obrigado pela visita ao meu Blog profissional
Veja também o meu Blog Saude Completa

http://saudecompleta.blogspot.com

Posso publicar algo lá,se quiser me manda um reliese.

Conheça tambem

http://redebichos.ning.com
Parabéns pelo Blog!!!
Muito bom!
Em Portugal(Trás-os-Montes) existe uma tradição semelhante chamada :Os Caretos ,que saem à rua por altura do Carnaval!
Um abraço.
www.folcloredeportugal.blogspot.com
Denise Guerra disse…
Olá valdecy, agradeço a seu visita a um dos meus blogs e por se tornar seguidor. Devo dizer que adorei o seu blog e já estou seguindo. Gostei muito de saber como as manifestações da nossa cultura tão diversa estão evoluindo e resistindo apesar de toda a modernidade na qual nos encontramos. O blog que visitou tem menos de 3 meses, ainda tem muito que caminhar. convido-o para que conheça meu outro blog de cultura Afro http://afrocorporeidade.blogspot.com
Vou linkar seu blog na minha lista de blogs. Um grande abraço, voltarei mais vezes!
Luciene disse…
Prezado Valdecy,
Quero parabenizar a Cia. Engenheiros da arte e em especial a VOCÊ pelo belíssimo trabalho que vem realizando.
Muito obrigada pelas visitas e comentários em meu blog. Estou lendo sempre suas abordagens e aí percebo que não estou sozinha na luta por um mundo MELHOR, mais justo e fraterno. Um abraço e Feliz Semana Santa!
Gaspar de Jesus disse…
Caro VALDECY
Muito obrigado pela visita.
A sua opinião sobre a importância dos Blogues, foi a melhor que já me foi dado ver, ou ler !
Parabéns por isso.
Bem que gostaria de assistir à PAIXÃO DE CRISTO nesse Mágico Nordeste Brasileiro, mas temos muito Oceano a separar Portugal do Brasil irmão...
Parabéns por este seu espaço de partilha e por todo o amor que dedica às Tradições desse Brasil que também eu, AMO!
Abç
G.J.
Caro Valdecy, estou retribuindo sua visita ao meu blog e aproveito para parabenizá-lo pelo seu. Muito bom. Boa matéria sobre os caretas e a Paixão de Cristo. Vamos manter contatos sobre esse tema que muito me interessa "a cultura popular". Gostaria de saber se além dos caretas, existem outros grupos populares aí em Senador Pompeu, tipo reisados, bandas cabaçais, etc.

Abç
Até mais
Thaiza disse…
Olá Valdecy!

Muito obrigada pelas palavras, tem toda razão no que diz! Ah, bem queria ir pras bandas daí, deve ser fantástico! Mas já que to alguns bons passos longes, acompanho os passos do seu blog, muito bem feito, parabéns! E viva a teia virtual!

Abraços, até mais!
Cássia Aquino disse…
Valdecy...
Ficamos (escola) muito agradecidos pelo seu belo e ocasional comentário em realção a Paixão de Cristo com pessoas deficientes. Seria um prazer enorme assistir ao belo espetáculo que com certeza será apresentado por vocês, pena que a distância não permitirá, desta vez.
Um grande abraço.
Parabéns pelo belíssimo blog que cheira mesmo a cultura.
Recebi, com muita honra, o convite para o evento através deste blog.
Creio, Valdecy, que eventos como este dignificam sobremaneira a cultura popular e reanima a fé cristã.
Um forte abraço!
Olá Valdecy, tudo bem? Você esteve no meu blog "Fazendo Arte com paula Dunguel" e deixou um comentário. Agradeço sua visita e prometo com mais calma, pois vi já muito tarde, ler seu post sobre esse grande evento do Ceará e tornarei a comentar. Realmente temos que reconhecer, a Internet, quando bem usada, nos abre infinitas fronteiras e por ela conhecemos novos amigos.
Não deixe de visitar meu blog, assim como pretendo visitar o seu de hoje em diante. Têm matérias sobre folclore e culturas gerais (aliás, esses assuntos sempre me fascinaram, e procuro escrever da forma mais simples e esclarecedora possível), músicas, divulgações, curiosidades, conhecimentos gerais e artes. Espero vê-lo sempre por lá. Um abraço!
Caro Valdecy agradeço muito pelo que vem fazendo por todos nós da cia de teatro Engenheiros da Arte, sabemos que para tudo podemos contar com a sua atenção, agradeço e fico grato por postar em seu blog uma matéria relacionada a nós que juntos podemos modificar o mundo apenas com a "arte" que pode modificar e transformar vidas.
Saiba que poderá sempre contar com todos nós que fazemos o grupo de teatro e que assim como você buscamos sempre engrandecer nossa cultura.

Meu muito obrigado

Ah e seja Bem vindo a nossa comunidade mais uma vez!
até lá! joão Paulo Brito
FVF Blogs disse…
fico muito feliz, em saber que voce Valcyr está trabalhando em pró a nossa cultura.
Conte comigo.
estamos aí!
Fiz uma materia e já publiquei no meu blog!!!!

Muita Luz!!!!
Valdecy Alves fico lisongeado em receber seu comentário no Blog dos Direitinhos. SOmos uma turma universitária de Direito, que por uma ideia pioneira na Universidade Regional do Cariri, criou um blog para informar e fazer com que os estudantes deixem suas opniões sobre os acontecimentos jurídicos do nosso Estado. Em pouco tempo de vida, e sem nenhuma divulgação em mídia ou até mesmo panfletagem, conseguimos um bom publico, afim de saber o que se passa de mais importante na justiça brasileira. Obrigado pelo comentário, e com certeza irei colocar o seu blog como um dos favoritos no www.blogdosdireitinhos.com.
Bruno Bellucci disse…
Interessantissimo, grande evento artisticos este da Paixão de Cristo, se fosse perto da minha cidade faria questão de prestigiar companheiro!!
A arte em todos os sentidos tem um poder incrivel de reformular as pessoas para melhor!!
L.Carlos disse…
Num país de tantos analfabetos,semi-alfabetizados e alfabetizados funcionais,a exaltação a cultura e ao aprendizado é fundamental.
Por isso,parabenizo-o pelo excelente trabalho na condução do blog.
Blog da Mary disse…
É muito importante para nosso país, parabéns pela divulgação.
É uma pena não poder assistir, moro em SP.
Um abraço
Adailtom Alves disse…
Sou cearense e moro a anos em São Paulo. Lembro na minha infância dos caretas passando e recolendo frutas ou dinheiro para organizarem sua festa, isso em Iguatu. Fico feliz que a manifestação se matém viva.

Parabéns pelo blog e obrigado por ter visitado o meu.

www.teatroderuaeacidade.blogspot.com
Sensacional!!
As manifestações artísticas, quando unidas a força de um povo, soam ainda mais fantásticas..

Parabéns, esta matéria serviu de inspiração para meu trabalho!
Suellen.

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!