JERICOACORA - SEUS ROCHEDOS - UMA PAISAGEM ONÍRICA

Adoro Jericoacora, sem dúvida uma das maravilhas do Ceará, segundo os especialistas uma das mais belas praias do mundo. Tenho ido, sempre que posso, a Jericoacoara. Tem dunas maravilhosas, lagoas únicas, um pôr-de-sol ímpar, que é aplaudido pelos milhares de turistas, a maioria estrangeiros, pelo grande espetáculo que proporciona. Lá tudo me fascina, pois consigo ler, sobretudo, a mensagem das águas, do sol e do vento, escrita nas areias, nas rochas, nas árvores...

Abaixo 10 fotos que fiz, das rochas de Jericoacoara, como as vejo com os textos escritos pelas forças eólicas e hidráulicas. Espero que gostem e que, um dia, visitem Jericoacoara para sentir de perto as maravilhas da natureza:



Rocha coroada por nuvens - Céu de azul sem fim

Estranhas formas esculpidas ora pelas ondas do mar - ora pelos grãos de areia levados pelo constante vento
Grandes rochas são esmagadas pela força hidráulica - moídas - arredondadas pelo atrito






























Olavo Bilac dizia que podia ouvir estrelas - Leia o texto da natureza escrito nessas rochas
Na duna petrificada - entre rochas estéreis - as plantas nascem milagrosamente
Imensa rocha em sua última cama - como os vivos era pó e ao pó (areia) voltará! 




Além de tudo - o mar, o vento e o sol  ainda pintam as rochas esculpidas em estranhos formatos
Matacão equilibrando-se de forma tênue - desafiando a gravidade - ao sabor do cinzel das ventanias



























Quantas cores! Quantas formas! Quanta beleza! Quanta poesia!













Sol - mar - rochas - céu - vento... Escrevendo uma só poesia para os sentimentos! Extasie-se!


Comentários

Belas imagens! Chega da para ouvir o som da àgua batendo nas pedras. Lindo! Lindo! Quando for ao Ceará novamente talvez de uma esticada até Jericoacora.

Valeu meu cara!!
Durante décadas e mais décadas o Ceará foi visto como um lugar de miseráveis, de famintos, de retirantes, de ignorantes.

Pelo menos era assim a imagem que a televisão mostrava.

De duas décadas para cá o outro lado do nosso estado tem sido melhor explorado pela imprensa, tanto que faz de Fortaleza (em termos proporcionais) a capital mais visitada do país por turistas.

E o Ceará tem muito o que mostrar: afora as belas praias, temos Quixadá (com sua imponente Serra da Galinha Choca, os monolitos utilizados por paraquedistas que vêm de vários lugares do mundo), Juazeiro do Norte (com seu potencial ligado à cultural religiosa), Aquiraz, Icó, Viçosa do Ceará, Aracati e muitos municípios (com seus casarões históricos), Senador Pompeu (com sua relíquia que trata de um famoso campo de concentração), Guaramiranga (com seu aconchegante espaço para lazer de fim de semana), Ipu, Tiaguá e toda a Serra da Ibiapaba (com seu clima e seu potencial turístico: natureza exuberante, cachoeiras imponentes) e tantos outros municípios. Enfim, em termos de turismo o Ceará tem muito a oferecer.

Fazer apologia do nosso estado não é tão difícil assim: além destes potenciais turísticos, ainda temos aqui pessoas alegres,inteligentes, grandes profissionais.

Recordo-me de um fato não muito distante: um filho de Senador Pompeu (CE) fez um concurso para o cargo de Juiz Federal em Brasília (salvo engano foi em Brasília) e só havia uma vaga. Empossado, perguntaram a ele de onde era. Falou que era do Ceará. Na época um conhecido intelectual brasileiro teria dito: "Não sabia que no Ceará havia homens inteligentes assim."

Só para se ter uma ideia, comprovadamente o nível de aprovação dos concursos públicos federais que há no Ceará é um dos mais elevados do país. Em outras palavras, o nível médio/mínimo alcançado em outros estados para ser nomeado é inferior ao que é registrado aqui, é como se um aprovado em um estado tal não conseguisse aprovação aqui, ante o alto nível dos aprovados. Ou seja, para passar em um concurso federal (estadual também) aqui no Ceará, quem é das outras regiões e dos outros estado tem que estudar um pouco mais.

Evidentemente não se está dizendo que em outros estados não há sequer um melhor do que os cearenses. Longe disso. Apenas se está dizendo que os primeiros daqui - via de regra - são melhores do que os primeiros de outros estados.

Que os irmãos brasileiros não se sintam insultados com estas palavras, apenas quis de fato fazer um apologia de um estado que foi duramente atacado por mentes xenófibas, na sua grande maioria do Sul e Sudeste, que por longos anos, não pouparam esforços em se autodefinirem superiores, quando se esqueceram de que o mesmo conceito têm os americanos e muitos europeus em relação ao Brasil (inclusos Sul e Sudeste).

Mas o Ceará tem um grande defeito: políticos que se apossam do dinheiro público e a educação e a saúde deixam muito a desejar. Até parece um contrassenso depois de tudo o que foi exposto acima, mas é verdade.

Enfim, já passou o tempo em que havia tantas barreiras conceituais em relação a Região "A" ou Região "B". A globalização e o pesado investimento em propagandas têm diminuído o que foi uma marca na história do Brasil do século XX.

Parabéns pelas imagens, elas são de fato um convite.

.
Valdecy:

Concordo com Robério: essas imagens são um convite.
Lin-das!!! Parabéns pelas belas fotos.

O blog Expressão tem um selinho: "Este blog merece um troféu" para este espaço virtual.
Quando puder, passe lá e pegue-o. Okay?

Ótima semana.

Abraço.
Dalinha Catunda disse…
Olá Valdecy,
Essas imagens são maravilhosas.
Nosso Ceará é uma terra belissima.
Serra, sertão, litoral cada um com sua peculiar beleza, é sem dúvidas um convite a visitação.
Conheço a serra da Ibiapaba onde a Gruta de Ubajará deixa qualquer mortal de boca aberta.
Até nos tempos de seca, tem belezas no Ceará. Como o juazeiro que faz pouco casa da falta de chuva e continua vestindo verde, a jurema que alimenta os caprinos e o poderoso mandacaru imagem imponente no Ceará e no Nordeste.
Amo essa terra!!!
Dalinha Catunda
Júlio César disse…
Cada estado e município tem suas belezas naturais...este é mais um a se contemplar neste lugar chamado Jericoacora...um nome curioso também.
Ola Valdecy.
Obrigada pela visita em meu blog.Vc esta de parabens ta lindo o blog.Depois visite meu outro blog.
http://pinturaemtecidoecroche.blogspot.com/
Jr Vilanova disse…
Valdecy, que imagens fantásticas! Você é um privilegiado em poder contemplar tudo isso de perto e ainda, como bem falou, ser capaz de compreender a linuagem da natureza como poucos!

Parabéns e nos traga mais notícias de lá...
Jr.
♪ Sil disse…
Que invejaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

Esse lugar eu jurei a mim mesma que ainda vou conhecer.

Um abraço Valdecy!!
Valdecy Alves disse…
Valerá a pena visitar Jericoacoara, Sil. Felicidades.
Lilian disse…
Suas fotos ficaram ótimas!!! Parabéns!
Lilian
http://vidaeviagem.blogspot.com
Jeferson Cardoso disse…
A paisagem é fantástica, senti paz só de vê la.
Jefhcardoso do
http://jefhcardoso.blogspot.com
Aila Vasconcelos disse…
Jericoacoara realmente é é um lugar maravilhoso. Nunca entendi porque o resto do Brasil acredita que no Ceará é só miséria, se temos lindas paisagens e povo super hospeteleiro.

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!