29ª CAMINHADA DA SECA DE SENADOR POMPEU - FÉ - CULTURA - EM HOMENAGEM AOS MORTOS DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DA SECA DE 32
PATRIMÔNIO HISTÓRICO MATERIAL E IMATERIAL DE SENADOR - VEJA - CONHEÇA E COMPAREÇA À 29ª CAMINHADA DA SECA DE SENADOR POMPEU CEARÁ - BRASIL
O Mapa do Patrimônio Histórico Material do Sítio Histórico da Barragem do Patu, criado por Valdecy Alves, com editoração de Fridtjof Alves e fotos de Padre João Paulo e Mara Paula, objetiva orientar qualquer turista de como se mover em todo o Sítio Histórico da Barragem do Patu. Usou-se recorte do mapa do Google, com imagens em miniatura dos casarões e outros lugares importantes. Em Amarelo claro o percurso da Caminhada da Seca, na cor Laranja a rota que leva a CE 040, estrada Mombaça x Senador Pompeu. Qualquer turista pode imprimi-lo e usá-lo. Eis o mapa:
MAPA DO SÍTIO HISTÓRICO E ECOLÓGICO DA BARRAGEM DO PATU |
O mapa acima é para guiar os que precisarem de maiores informações, pode ser reproduzido, contanto que seja citada a fonte, que é o presente blog.
Abaixo os principais casarões, prédios com valor histórico e ruínas, com descrição e maiores detalhes:
O grande armazém é a maior construção do Sítio Histórico do Patu. Encontra-se em ruínas. Mede:137,00m de comprimento, 12,00m de largura, altura lateral de 5,00m e altura frontal de 8,00m, com uma área total de 1.644,00m². Ao seu redor velhas cargas de cimento petrificados.
Cemitério da Barragem. Lugar sagrado onde se acredita estarem as almas milagrosas, que morreram às centenas na época do Campo de Concentração. Foram enterradas em valas comuns. Lugar místico, tido como Campo Santo. Anualmente local do destino da Caminhada da Seca. possui uma área quadrada de 1.089m².
Serra do Patu a maior elevação de Senador Pompeu. Com mais de 300 metros de Altura. Ao lado dela está o Cemitério de Barragem. Um mirante natural. No passado tinha estrada que chegava até o seu cume. Espera-se que um dia de reabra.
Casarão da Inspetoria. O principal dos casarões, onde ficavam os chefes dos engenheiros ingleses. De lá tinham total controle da Construção. Funcionou como o local onde se distribuiu comida aos flagelados na Seca de 32, medindo 42,50 m de comprimento, e 12,50m de largura, com área total de 588,00m².
Casa da Oficina, para conserto e manutenção de possíveis ferramentas, equipamentos e máquinas. Medindo 21,00m de comprimento, 10,00m de largura e altura lateral de 3,50m e frontal com 5,50m, e com uma área total de 210,00m². Tem um belo brasão no alto. Em ruínas. Mesmo assim chama atenção pela imponência.
Usina Gótica. Local onde funcionou uma estação geradora de eletricidade. Um dos prédios mais belos, estilo gótico, inspirado no prédio do Parlamento Inglês. Possui duas portas simples, oito janelas em forma de ogivas e outras duas em formas de círculo. Cumprimento 10,00m e largura de 6,00m com área total de 60,00m².
São duas as casas de pólvora. A primeira, está situada à margem direita da CE 040 e a segunda fica localizada atrás da Serra do Patu. São construídas basicamente de cimento e pedras, com paredes bastante espessas, e com as seguintes dimensões: espessura das paredes 0,40m, altura 4,00m, comprimento 6,75m, e uma área total de 31,38m². As paredes são fortíssimas. O teto frágil, para em caso de explosão, só explodir para o alto.
A estação é uma das primeiras construções edificadas pelos ingleses. Era o terminal de um ramal ferroviário construído para levar materiais de construção. Suas medidas são: comprimento de 30,00m, largura de 10,00m, altura lateral 4,30m e altura frontal 7,30m. Era lá que os trens descarregavam mantimentos na Seca de 32. Está em ruínas. Fica à margem da CE 040.
Eram 04 casas iguais. Construídas para abrigar funcionários do terceiro escalão, entre os engenheiros e apontadores. Todas possuem dimensões padronizadas. Medindo, cada uma delas, 15,00m de comprimento por 8,00m de largura, perfazendo 120m². Uma delas caiu recentemente por abandono.
Uma das 02 casas dos demais engenheiros ingleses. Logo abaixo do Casarão da Inspetoria. São os prédios mais conservados. Acomodações perfeitas e muito bem distribuídas nos seus seis quartos, duas grandes salas, um anexo com uma cozinha e seis pequenas dependências, medindo 42,50 m de comprimento, e 12,50m de largura com área total de 588,00m².
IMPORTANTE OBSERVAÇÃO: Um pouco acima do prédio do hospital chegaram a existir 500 casas de taipas para hospedar os trabalhadores na obra da construção da Barragem do Patu. Só restam resquícios, pois eram muito frágeis. Como a barragem não foi concluída, toda a infraestrutura, em 1932, ano da grande seca, veio a ser utilizada como Campo de Concentração. Há restos das casas, um enorme tanque, resquícios de aqueduto e de alicerces devorados pela erosão e pelo tempo. Só possível visitar tal local no período de setembro a dezembro, quando a mata seca.
SOBRE A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO MATERIAL EM CONJUNTO COM O MEIO AMBIENTE, HAVERÁ IMPORTANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA, NA CÂMARA MUNICIPAL DE SENADOR POMPEU, COM A PRESENÇA DO PODER EXECUTIVO, PODER LEGISLATIVO, ONG´s, INTELECTUAIS, ARTISTAS, MILITANTES CULTURAIS E SIMPATIZANTES DA LUTA. Einstein dizia que olhar para o céu estrelado é olhar a um só tempo para o passado, para o presente e para o futuro. O tempo é uno, uma coisa só, o ontem, o hoje, o amanhã. Por isso a memória não tem como não ser preservada
ABAIXO IMAGENS DA CAMINHADA DA SECA DE 2010 E DE 2009 - VEJA E DIVULGUE:
VEJA DEZENAS DE FOTOS DAS ÚLTIMAS CAMINHADAS DA SECA CLICANDO NO SEGUINTE LINK:
http://valdecyalves.blogspot.com/2011/10/caminhada-da-seca-2011-imagens-das.html
Comentários
Um abraço Angela Lopes