34 ANOS DE CAMINHADA DA SECA EM HOMENAGEM AOS MORTOS NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU NA SECA DE 32 COM A CAMINHADA REALIZADA EM 13/11/2016 - HORA DA CAMINHADA SER TRANSFORMADA EM EVENTO ECUMÊNICO POIS É PATRIMÔNIO CULTURAL DE TODO O POVO BRASILEIRO


34ª Caminhada da Seca - foi no dia 13/11/2016 - Em Senador Pompeu - Ceará
Fotos; Orion Zarathustra e Valdecy Alves

REALIZADA A 34ª CAMINHADA DA SECA EM 13/11/2016 - MILHARES DE PESSOAS PERCORRERAM 03 KM DA CIDADE DE SENADOR POMPEU AO CEMITÉRIO DA BARRAGEM ONDE FORAM ENTERRADAS MILHARES DE PESSOAS VÍTIMAS DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU NA SECA DE 32: A multidão saiu por volta das 05 horas da manhã, pronta para percorrer cerca de 03 km até o cemitério da Barragem do Patu, lugar tido como santo, onde o povo o ano inteiro paga promessas. Partindo de frente da Igreja Matriz. Um caminhão com cantos religiosos e começou a 34ª Caminhada da Seca em memoria das vítimas do Campo de Concentração do Patu, da Seca de 32, que foi instalado em Senador Pompeu. Um dos 07 campos de concentração, pois na mesma época foi criado o Campo de Concentração de Cariús, Crato, Quixeramobim, 02 campos em Fortaleza (Otávio Bonfim e Urubu) e o único da região norte do Ceará, o Campo de Concentração da cidade de Ipu. Os caminhantes  que formam a multidão: católicos praticante, pagadores de promessas, romeiros de toda região, estudiosos e pesquisadores de todo Brasil, curiosos, ativistas em defesa da preservação do patrimônio histórico material e imaterial e mídia de todo o Ceará e de todo o Brasil.  


Pela velha Estrada do Gado - Ao fundo a Serra do Patu - Foi-se a Caminhada em Direção ao Cemitério da Barragem
A Caminhada sempre finda no Cemitério da Barragem (Foto: Valdecy Alves)
Onde estão os corpos de milhares de vítimas do Campo de Concentração do Patu
Enterradas em valas - Martirizadas - Por isso as almas santificadas pela religiosidade popular

JÁ É TEMPO DA CAMINHADA DA SECA SER TRANSFORMADO EM EVENTO ECUMÊNICO - ATÉ PORQUE JÁ É ECUMÊNICA DE FATO: A Caminhada da Seca foi criada há 34 anos pelo padre italiano Albino Donat, que ficou admirado pelo surto messiânico de pessoas que pagavam promessas junto ao Cemitério da Barragem do Patu, onde funcionou o Campo de Concentração do Patu, na Seca de 32. Que se diga que os primeiros a realizar rituais religiosos no local sagrado das almas santificadas foram os umbandistas, sobretudo nas noites de sexta-feira. Na verdade o local se tratava de um antigo canteiro de obras do Dnocs, para abrigar engenheiros, apontadores, técnicos e operários nas duzentas casas de taipa, que construiriam a Barragem do Patu, a partir de 1919, hoje Açude do Patu, cuja construção só se deu na década de 80. No local foram abrigados mais de 20.000 flagelados, que não recebiam o suficiente nem para repor as calorias diárias. Sem higiene. Amontoados feito animais para abate. Tudo acabou numa grande epidemia, com milhares de mortos, sendo que grande parte sequer foram registradas. Na verdade, pouco mais de 1.000 mortos foram realmente registrados e autopsiados, mas a multidão de flagelados, que via com horror a retirada de fígado dos mortos, enterraram a maioria dos seus parentes em valas comuns no meio da mata, em meio à caatinga. O local do cemitério foi onde se enterrou mais gente, segundo relatos de todos os sobreviventes, em valas enormes que eram abertas toda manhã e só eram fechadas ao final do dia ou quando enchidas por inteiro com cadáveres de todas as idades. Relatos de terror dão conta da mortandade. A Caminha da Seca tem 34 anos de existência é realizada em memória de tais vítimas. Hora de ser transformada a Caminhada da Seca em evento ecumênico, em que membros de toda e qualquer religião possa participar e que o ritual seja comum, entre todos os credos. Até porque grande parte dos filhos de Senador Pompeu descendem dos concentrados de 32 e são das mais diversas religiões. Sendo a Caminhada uma denúncia um protesto, ato de resistência contra um crime e uma realidade que continua nos dias atuais.

Visões do Sertão ao Longo da Caminhada

Valdecy Alves na Caminhada da Seca
 O CURRAL DA FOME SE TRANSFORMOU EM CURRAL ELEITORAL E A INDÚSTRIA DA SECA CONTINUA - HÁ UMA NOVA MODALIDADE DE CAMPO DE CONCENTRAÇÃO COM CERCAS INVISÍVEIS: A indústria da Seca continua. Hoje em forma de esmola do governo, o bolsa família, que em vez de ser uma política social que retire o pobre da miséria, mantém na miséria como forma de se transformar a esmola viciadora em voto de gratidão no político que adotou a miséria que lhe rende a sempre reeleição. POLÍTICA SOCIAL VERDADEIRA LIBERTA DA POBREZA, DA MARGINALIZAÇÃO E DA FOME. MANTER A REALIDADE QUE MANTÉM A MISÉRIA, A POBREZA É FORMA DE ESCRAVIDÃO. É FORMA DE CRIAÇÃO DE UM NOVO TIPO DE CAMPO DE CONCENTRAÇÃO QUE ATENTA CONTRA LIBERDADE - CONTRA DEMOCRACIA - CONTRA CONSTITUIÇÃO E CONTRA DIGNIDADE HUMANA.. Na verdade, o curral da fome, que foram os campos de concentração, atualmente são os currais eleitorais, que formam um grande campo de concentração de miseráveis, cercados por cercas invisíveis. Porém na mesma miséria. Num campo de concentração de votos de gratidão, que serão despejados para o doador da esmola e mantedor da miséria na eleição, onde o que menos existe á democracia, pois não é democracia uma democracia que brota dos campos da escravidão. NADA MUDOU. SÓ A FORMA DA CONCENTRAÇÃO E DA ESCRAVIDÃO! 


ABAIXO MAIS FOTOS DA 34ª CAMINHADA DA SECA/2016 E UM PEQUENO DOCUMENTÁRIO SOBRE A  CAMINHADA - VEJA AS FOTOS - ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO - SE PUDER - COMENTE E COMPARTILHE CITANDO A FONTE:

A Velha estrada do Gado - Hoje Estrada do Patu - Estrada da Caminhada da Seca

Caminham... caminham... nada mudou... mas a cada manhã a aurora... um novo nascer de sol... nova esperança



Fé - tristeza - indignação e ainda muita revolta são os combustíveis dos passos desse povo


Visões do Sertão ao Longo da Caminhada

Visões do Sertão ao Longo da Caminhada - Pouca água - muita seca - chão gretado e a indústria da seca continua

Visões do Sertão ao Longo da Caminhada - A lendária Serra do Patu - Senador Pompeu

VEJAM VÍDEO - DOCUMENTÁRIO SOBRE A 34ª CAMINHADA DA SECA REALIZADA EM 13/11/2016- SEGUNDO DOMINGO DE NOVEMBRO - JÁ ESTÃO CONVIDADOS PARA CAMINHADA DA SECA QUE SE REALIZARÁ NO SEGUNDO DOMINGO DE NOVEMBRO DE 2017 - Clique na imagem abaixo e assistam: 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!