Um dos maiores pesquisadores do Estado de São Paulo Lançará seu livro sobre CAPOEIRA - Em 10/06/2017 - na Cidade de Sorocaba



CARLOS CARVALHEIRO - UM DOS MAIORES PESQUISADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO LANÇARÁ SEU LIVRO SOBRE "CAPOEIRA " - NA TARDE DESTE SÁBADO -  10/06/2017 -- ÀS 15 HORAS - NA BIBLIOTECA INFANTIL - SOROCABA - SÃO PAULO - NA RUA DA PENHA - 673 - CENTRO: Sem dúvida, que Carlos Cavalheiro é um dos maiores pesquisadores do Brasil. Sempre com muita seriedade, a partir de temas, que para alguns parecem irrelevantes ou mesmo que pareceriam indignos de pesquisa, pela própria escassez até de bibliografia, o pesquisador começa seu trabalho. Dentro de um juízo de pesquisar pacientemente o máximo possível, levando luz à escuridão e trazendo à tona do presente o que estava oculto nas profundezas do passado. E então, ele começa a fazer a bibliografia, que já deveria existir. Sua postura de pesquisador e sua conduta, assemelha-se ao que se pode chamar de TURMA DA PICADA, isto é, abre caminho para os demais que virão logo a seguir. Mas aumentando a altura do muro que demonstra o quão diversa e rica é a nossa cultura em diversidade e em história. Por isso, todos os sorocabanos, amantes da história e pesquisadores da região, estudantes, intelectuais... precisam comparecer ao lançamento de belíssimo trabalho. Cavalheiro comprova que a capoeira não é cultura apenas da Bahia, mas tem sua própria história no Estado de São Paulo. Sem dúvida uma abordagem diferente e inovadora.

                                       

Cavalheiro nasceu na grande São Paulo. É professor de história. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São  Carlos, já tendo publicado mais de 20 livros, além de ser premiado documentarista. Também é poeta e amante da literatura. A entrada ao evento é gratuita. Compareça e debata com o escritor durante o lançamento. No livro ele demonstra como se desenrola a  história da capoeira em São Paulo, com ênfase nas famosas rodas de capoeira de Sorocaba. Quando morei em Sorocaba, algumas vezes lancei livros nas praças da cidade e fazia teatro de rua. Foram inúmeras as ocasiões em que dividíamos espaço com rodas de capoeira, que também utilizavam a praça. Quando a praça era do povo. O pesquisador está de parabéns por tão importante trabalho de resgate da própria identidade cultural do Estado de São Paulo.  Da influência da cultura afro, contribuindo para fixar o real perfil da diversidade cultural. Ao lado a capa do livro NOTAS PARA A HISTÓRIA DA CAPOEIRA EM SOROCABA. Não deixe de comparecer, compartilhar, participar do debate e adquirir um exemplar do importante livro, sobre o qual diz o autor Carlos Cavalheiro:



Historiador, escritor, pesquisador da cultura popular paulista e poeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!