MAPA DA VIOLÊNCIA NO BRASIL ANO 2018 - UM DILÚVIO DE SANGUE EM MEIO A CHUVA DE BALAS... IMAGINE SE DEUS NÃO FOSSE BRASILEIRO E O BRASIL NÃO FOSSE UM PAÍS ABENÇOADO? FRACASSO DOS POLÍTICOS... FRACASSO DA SOCIEDADE CIVIL... E AÍ? VAMOS REFLETIR UM POUCO.


Produção: Ipea/Fórum Brasileiro de Segurança Pública



FOI DIVULGADO O MAPA DA VIOLÊNCIA DO ANO DE 2018 - BRASIL - UM PAÍS BANHADO DE SANGUE: 62.517 pessoas foram assassinadas no Brasil no ano de 2016. Seria como jogar uma bomba na cidade de Camocim e matar todo mundo. O TOTAL DE PESSOAS EXTERMINADAS NO ANO DE 2016, NO BRASIL. De onde assustadoramente se conclui:

1) 5.209 pessoas mortas todo mês
2)    174 pessoas mortas por dia
3)        7 pessoas mortas por hora
4)         1 pessoa morta a cada 10 minutos

Mais gente é morta no Brasil que em guerra entre Israel e Palestina. Quase tanta gente no Brasil é morta anualmente como na guerra da Síria. SÓ QUE O BRASIL SE DIZ EM TEMPOS DE PAZ.  Fracasso dos políticos, fracasso em grande parte da sociedade civil, fracasso de cada cidadão e cidadã.



Estados de Sergipe, Alagoas e do Rio Grande do Norte são os mais violentos. 71% das mortes por armas de fogo. A violência no Brasil é 30 vezes superior a violência na Europa inteira e quase o dobro da média da violência em todo o continente americano. Na maioria dos Estados brasileiros a violência aumentou e no geral a violência contra mulheres, negros e pardos também só aumentou, com a agravante da interiorização da violência. O Ceará que o diga. E O PIOR É QUE NÃO SE VÊ LUZ NO FINAL DO TÚNEL. O povo pacífico vive-se ofendendo nas redes sociais, defendendo, a maioria deles, a reeleição daqueles que por incompetência ou omissão são, em maior parte, responsáveis por este quadro dantesco. 


Produção:Ipea/Fórum Brasileiro daeSegurança Pública

MEDIDAS QUE PAÍSES TOMARAM E REDUZIRAM A VIOLÊNCIA  QUE CHEGOU A SER PIOR QUE A DO BRASIL - DEVIAM COPIAR - JÁ QUE COPIAM TUDO QUE FAZ SUCESSO MUNDO AFORA - SOBRETUDO PORCARIA E LIXO CULTURAL:  É mania de todo mundo copiar tudo que faz sucesso na TV e nas redes sociais, mundo afora, QUE TAL COPIAR MEDIDAS CAPAZES DE FAZER DIMINUIR E ACABAR COMA VIOLÊNCIA? Mas querem a liberação de armas... para piorar a guerra... não se vê ninguém defendendo comprar livros... ler... quantas bibliotecas tem sua cidade? Agora quantos bares e bocas de fumo tem sua cidade??? Eis as medidas que países como México e Colômbia tomaram em cidades enormes que reduziram a violência de forma fenomenal. São 07 medidas mínimas, segundo o Ipea e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Vejam quais foram:

PRIMEIRA MEDIDA:  O comprometimento do político principal: Prefeito, governador ou presidente tomar a frente e liderar uma radical mudança na forma de combate à violência, envolvendo tudo e todos, com o mesmo foco: COMBATER TODA FORMA DE VIOLÊNCIA. MESMO QUE MUDE O POLÍTICO MANTER A CONTINUIDADE DA META. COMO POLÍTICA DE ESTADO. O que não se vê. lendo jornais, no geral, a impressão que se tem que é que a meta dos políticos, em sua maioria, é a corrupção.

SEGUNDA MEDIDA: Mobilizar e articular todas as forças e atores sociais na busca pela paz, SOBRETUDO TENDO O PODER PÚBLICO À FRENTE, A LIDERANÇA DO PREFEITO... DO GOVERNADOR OU DO PRESIDENTE... Em sua maioria acusados por improbidade...  se todos querem paz, todos devem agir no sentido de construir essa realidade social que leve à paz. MAS MUITAS QUEREM PAZ PEDINDO O PORTE DE ARMAS. E VOTANDO EM INCOMPETENTES...

TERCEIRA MEDIDA: Organizar a gestão da segurança pública com base no método científico e partir do conhecimento dos fatos violentos. Isto é, baseada em dados pesquisados, por exemplo: quantos são os mortos, onde é o local com maior violência, qual o perfil do agressor, qual o perfil da vítima, que hora acontece mais violência, quais são as principais causas... ENTÃO, IDENTIFICADO TODO O PROBLEMA E SUAS CAUSAS, planejar intervenção através de urgente ação efetiva.

QUARTA MEDIDA: O controle e retirada das armas de fogo e de munições de circulação. Quanto mais armas, mais violência. Instaura-se uma guerra. Na confusão generalizada, tem candidato à presidência defendo armas para todos. SERIA O CAOS SE ISSO ACONTECESSE.

QUINTA MEDIDA: Disseminar espaços de mediação de conflitos. Tribunais alternativos para solução de problemas em bairros, escolas, locais de trabalho. Matando o ódio e a violência no seu nascedouro. Já que todos esperam que tal solução venha do Poder Judiciário ou do Ministério Público,  quando estão fechando comarcas, faltando promotores e juízes...

SEXTA MEDIDA: Alterar o modelo de polícia, de uma abordagem meramente reativa, para um modelo de repressão qualificada. Baseada na inteligência, na boa formação do policial. Adotar o confronto com o crime, sem combater as causas do crime, torna impossível o combate à violência. Com uma polícia meramente repressiva, o que se criará de fato será uma guerra civil como a que se vê no Rio de Janeiro, que mesmo com intervenção do exército, apenas piorou. Claro que tem que ter repressão, prisões, punições... mas a partir de outro eixo... DE UMA ESTRATÉGIA DIFERENTE... é demais armar os policiais e acreditar que declarando-se guerra ao crime a solução virá... ESSA FILOSOFIA SÓ LEVA AO QUE JÁ SE VÊ: MAIS POLICIAIS SENDO MORTOS, MAIS MARGINAIS SENDO MORTOS POR POLICIAIS... BALAS PERDIDAS MATANDO INOCENTES... E QUANTO MAIS SE MATA MAIS AUMENTA VIOLÊNCIA... E PARA PIORAR... GUERRAS ENTRE FACÇÕES... INSTALANDO-SE O REINO DO CAOS E TODOS OS CICLOS DO INFERNO... O INFERNO É AQUI... NÃO SE APAGA O FOGO... JOGANDO-SE GASOLINA NO FOGO!

SÉTIMA MEDIDA: Estruturar uma política de prevenção social, focalizada nos territórios mais conflagrados e nas crianças e jovens, para que eles possam ter um desenvolvimento sadio na primeira infância, acesso a boa educação, cultura,esporte... oportunidades no mercado de trabalho. Além desses sete passos, no Brasil, há ainda o problema central da política criminal e do saneamento do sistema de execução penal, que também fracassou. OS PRESÍDIOS NÃO PASSAM DE DEPÓSITOS DE GENTE, BOMBAS RELÓGIOS DE REBELIÃO, DOMINADOS POR FACÇÕES.




CONCLUSÃO: Não é necessário reinventar a roda. Se países como o México e a Colômbia tomaram tais medidas, aprendamos com eles. E AS MEDIDAS FUNCIONARAM. Maquiavel dizia que uma pessoa normal aprende com os próprios erros. Que as pessoas inteligentes aprendem com os erros dos outros. E QUE OS BURROS NÃO APRENDEM NEM COM OS PRÓPRIOS ERROS, NEM COM OS ERROS DO OUTROS. É o caso dos políticos e governantes brasileiros, também dos eleitores que votam em políticos responsáveis por esse caos e  quando não trocam murros e ameças por seus candidatos e partidos, praticam violência moral nas redes sociais com o fim de matar a honra do outro, a dignidade do outro. 

POLÍTICOS, AS POLÍTICAS DE ESTADO E A CONDUTA DO ELEITOR, DO CIDADÃO E CIDADÃS PRECISAM MUDAR... OU SE CHEGARÁ AO CÚMULO DA LOUCURA, QUERENDO QUE A REALIDADE MUDE... PRATICANDO-SE AS MESMAS CONDUTAS QUE PROVOCARAM A DOENÇA SOCIAL QUE SE QUER COMBATER! TEM-SE NO BRASIL HOJE A VIOLÊNCIA FÍSICA A BALA NAS RUAS... VIOLÊNCIA MORAL NUMA GUERRA DE TODOS CONTRA TODOS NAS REDES SOCIAIS... QUANDO NÃO MATAM O CORPO... MATAM A ALMA E A HONRA! ESSE É O BRASIL DE HOJE... HORA DE SE UNIR PELA PAZ... E TODOS PARTICIPAREM DA CONSTRUÇÃO DA REALIDADE SOCIAL E DA PAZ QUE VIVEM COBRANDO DOS OUTROS... COMO SE FOSSE MILAGRE... OU PUDESSE CAIR DO CÉU. OU NOSSOS RIOS... EM BREVE... FICARÃO VERMELHOS DE SANGUE...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!