O MESSIANISMO NA CRENÇA DO PODER SANTO DAS ALMAS DA BARRAGEM - VITIMADAS NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU EM SENADOR POMPEU NA SECA DE 32 - HOMENAGEADAS ANUALMENTE PELA CAMINHADA DA SECA QUE SE REALIZA HÁ MAIS DE 35 ANOS - MEMÓRIA - FÉ E RELIGIOSIDADE POPULAR COMO FORMA DE RESISTÊNCIA...


Caminhada da Seca - Senador Pompeu - Cemitério do Patu e Serra do Patu
Fotos: Mara Paula - Valdecy Alves


POSSÍVEIS RAZÕES QUE EXPLICAM O SURTO MESSIÂNICO QUE SANTIFICOU AS ALMAS DA BARRAGEM DO PATU E DEU ORIGEM À CAMINHADA DA SECA EM SENADOR POMPEU:  Estudos sobre messianismo no Brasil, que é um campo fértil para tal fenômeno religioso, o surto messiânico, envolvendo as almas da barragem, no imaginário popular, almas de milhares de vítimas do Campo de Concentração do Patu, que foi instalado a 03 km da cidade de Senador Pompeu,  Ceará, pelo Governo Federal e Estadual, na Seca de 32, precisa de mais estudos e pesquisa. Dentre os mais famosos surtos messiânicos conhecidos no Brasil podem-se citar: a) Pedra Bonita, b) Canudos, c) Juazeiro do Padre Cícero, d) Contestado, e) Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, f) Pau de colher... SENDO O SURTO MESSIÂNICO DE SENADOR POMPEU, ENVOLVENDO AS ALMAS DA BARRAGEM,  um fato de grande importância, envolvendo um campo de concentração com características únicas:

1) Não há um messias, todas as almas do campo de concentração, de forma coletiva, santificadas;
2) Quem nelas acredita, para elas reza pedindo graças e milagres
3) Não sonham com um novo dia, nem uma nova ordem, nem por 1000 anos de paraíso;
4) As graças e os milagres seriam curar doenças, emprego, satisfação de necessidades, salvação...
5) Foram santificadas pelo martírio, porque sofreram demais até a morte dolorosa...
6) Trata-se de um messias coletivo, composto por milhares de messias individuais...

Trata-se de um fenômeno da religiosidade popular, nascida a partir dos sobreviventes dos concentrados do Campo do Patu e das pessoas mais religiosas, que divinizaram as almas das vítimas do Campo de Concentração, enterradas como animais, aos milhares, em valas. Sem qualquer atestado de óbito. Sem qualquer identificação. Os mortos foram jogados nas valas pelos que ainda estavam vivos. Há vários fenômenos semelhantes no Brasil, São Jararaca em Mossoró, A Menina Benigna, em Santana do Cariri... eudeusados por conta do martírio sofrido. No mundo e tendo relação com o Brasil, , o mais famoso deles é Dom Sebastião, o Rei Português pretendido e depois encantado. É a religião dos pobres, solidária, libertadora da miséria, dos abandonados, dos oprimidos, dos sem nada, dos agregados mestiços, que na maioria das vezes, quando bem sucedidos na vida, chegavam ao máximo a vaqueiro ou a jagunço. Abandonados pelo Poder Público, sem assistência da própria igreja oficial, explorados pela classe dominante, vivendo à margem, não tendo a quem recorrer, quando a miséria era extrema, senão a Deus ou a religião. Veja imagens da Caminhada da Seca em 1998, que mostra ex-votos dos pagadores de promessa, que foram removidos da capela do Cemitério da Barragem do Patu:





QUEM TIROU OS EX-VOTOS DA CEMITÉRIO DA BARRAGEM E DA CAPELA TEM QUE DEVOLVER - VERGONHA DO SURTO MESSIÂNICO?  É IMPOSSÍVEL APAGAR A HISTÓRIA - DEVOLVAM:  Sempre os ex-votos estiveram ao pé das poucas cruzes do cemitério e dentro da única capela sempre existente no cemitério. Os ex-votos são representações do corpo de devotos das Almas da Barragem, como forma de agradecer pela graça alcançada: perna, cabeça, mão,  seio, retrato, roupas de Padre Cícero, Roupa de São Francisco, fotos, Roupas de Nossa Senhora, imagem de santos católicos, de personagens de outras religiões, vestidos de noiva... QUEM RETIROU OS EX-VOTOS, COM QUE AUTORIDADE, COM QUE DIREITO E POR QUÊ? DEVOLVAM... Ninguém pode apagar a parte mística do movimento criado pela fé em torno das almas e do Cemitério da Barragem, tido como lugar santo e sagrado.  

IMPORTANTE LEMBRAR que foram exatamente os pagadores de promessas que peregrinavam em romaria para o Cemitério da Barragem, mantendo viva a memória do Campo de Concentração, que inspiraram Padre Albino a criar a Caminhada da Seca. Fica demonstrado com esse ato de retirar os ex-votos do Cemitério da Barragem, que continua a tentativa de apagar a história dos concentrados e do horror que toda história envolve e de jogar no vale do esquecimento o fato e a fé do povo, nascido da religiosidade popular. Bem como apagar o surto messiânico, envolvendo as Almas da Barragem, forma de resistência ao abandono, à opressão e à marginalização, que continuam.

Jornal o Povo de junho de 1932 - A quantidade de concentrados aumentou após a metade do ano de 1932


DEVOLVAM OS EX-VOTOS À CAPELA DO CEMITÉRIO DA BARRAGEM E SEJA QUEM FOR... SEJA QUE IDEOLOGIA FOR... VOCÊS NÃO VÃO MAQUIAR A HISTÓRIA... APAGAR A HISTÓRIA... POIS TÃO IMPORTANTE QUANTO O PATRIMÔNIO MATERIAL REPRESENTANDO PELOS CASARÕES E O CONJUNTO DO SÍTIO HISTÓRICO DA VILA DOS INGLESES, INCLUINDO O PRÓPRIO CEMITÉRIO... É A PARTE MÍSTICA... O SURTO MESSIÂNICO ENVOLVENDO AS ALMAS DA BARRAGEM... QUE É A BASE DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA DA CAMINHADA DA SECA... A FÉ... A INVISÍVEL FÉ... PATRIMÔNIO IMATERIAL... DA QUAL A CAMINHADA É UM EFEITO POLÍTICO, QUE MANTENDO VIVA A MEMÓRIA... FAZ COM QUE O GRITO DE RESISTÊNCIA PERMANEÇA VIVO... PARA QUE UM DIA... A REALIDADE POLÍTICA... SOCIAL E ECONÔMICA QUE GEROU O CAMPO DE CONCENTRAÇÃO... TENHA UM FIM E HAJA JUSTIÇA SOCIAL... QUE MINIMAMENTE GARANTA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS... DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS... DO MÍNIMO EXISTENCIAL E DA DIGNIDADE HUMANA... AINDA POR SE TORNAREM REALIDADE PARA OS QUE DESCENDEM DOS CONCENTRADOS E PARA OS POBRES DO MEIO RURAL E DA PERIFERIA DE SENADOR POMPEU... O QUE SE APLICA A TODOS OS MUNICÍPIOS DO NORDESTE E ÀS PERIFERIAS DOS GRANDES CENTROS URBANOS... QUE CONTINUAM NA MAIS PLENA MISÉRIA... POUCO TENDO MUDADO A REALIDADE NO SENTIDO DE SE TER A LIBERTAÇÃO DEFINITIVA DAS NECESSIDADES BÁSICAS... DEPENDENTE DA ESMOLA DE TUDO E DE TODOS.

CONCLUSÃO: QUE SEJA MELHOR ESTUDADO O SURTO MESSIÂNICO DAS ALMAS DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU  - QUE DEVOLVAM OS EX-VOTOS DOS PAGADORES DE PROMESSA - QUE SE PRESERVE O CEMITÉRIO DA BARRAGEM COMO CAMPO SANTO - QUE NÃO TENTEM APAGAR A HISTÓRIA - QUE SE FORTALEÇA A CAMINHADA DA SECA - POIS É UM VERDADEIRO DOCUMENTO DE RESISTÊNCIA -  ÚNICO RESQUÍCIO DA HISTÓRIA DE TODOS OS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO DE TODAS AS SECAS - UMA DENÚNCIA NO PRESENTE - PONTE ENTRE PASSADO E FUTURO - DE BUSCA POR UMA NOVA REALIDADE SOCIAL - POLÍTICA E ECONÔMICA COM IGUALDADE, COM LIBERDADE, COM JUSTIÇA SOCIAL, EM QUE PREVALEÇA A FRATERNIDADE - NÃO A ESMOLA DA POLÍTICA PÚBLICA ESCRAVIZADORA - PESCADORA DE VOTOS QUE VICIA ATÉ MESMO A DEMOCRACIA. A CAMINHADA DA SECA, O CEMITÉRIO DA BARRAGEM E OS ROMEIROS QUE PAGAM PROMESSAS COMPÕEM O CORPO VIVO DAS ALMAS SANTAS DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE SENADOR POMPEU.


ABAIXO FOTOS - VÍDEO SOBRE A ÚLTIMA CAMINHADA DA SECA - A 35ª CAMINHADA - QUE OCORREU EM NOVEMBRO DE 2017 E DOCUMENTÁRIO SOBRE SENADOR POMPEU E OUTROS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO DA SECA DE 32: 



Em amarelo a Estrada percorrida pela Caminhada da Seca da Igreja Matriz ao Cemitério do Patu - 03km
Em cor salmão e estrada que passa por todos os casarões da Vila dos Ingleses - 3,5km
Criação do Mapa: Valdecy Alves

Documentário que mostra a 35ª Caminhada da Seca em Novembro de 2017:






Patrimônio Material - Casarões - Onde funcionou o Campo de Concentração do Patu em Senador Pompeu


Caminhada da Seca e Cemitério do Patu - Campo Santo em que enterraram em valas milhares de concentrados

Todos já morreram - Foram os últimos sobreviventes do Campo de Concentração do Patu - Seca de 32
Narraram os horrores da Concentração e do genocídio
O documentário abaixo mostra os 03 grandes campos de concentração da Seca de 32 - PATU (Senador Pompeu) - CARIÚS (Cariús)  E BURITI (No Crato):


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!