TOMBADO TODO O SITIO HISTÓRICO DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU NA MANHÃ DE 20/07/2019 - O EVENTO OCORREU AO LADO DA VELHA ESTAÇÃO DA VILA DOS INGLESES - ONDE DESEMBARCARAM MILHARES DE FLAGELADOS - MUITOS PARA MORTE... MUITOS PARA O TRABALHO ESCRAVO E OS QUE SOBREVIVERAM PARA CONTINUAR A EPOPEIA DO DEGREDO... HOMEM NENHUM... PARA LUGAR NENHUM... DE VIDA NENHUMA!


Estação Ferroviária do Campo de Concentração do Patu
Foto: Padre João Paulo

COM O TOMBAMENTO DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU - FECHA-SE O PRIMEIRO CAPÍTULO DE UMA GRANDE LUTA DA SOCIEDADE CIVIL: Após anos de luta pela sociedade civil, finalmente ocorreu o tombamento do Campo de Concentração do Patu, no Município de Senador Pompeu, Ceará, na manhã de 20/07/2019. Ao lado da Estação Ferroviária, que mais do que uma estação para vida, foi uma estação para prisão e para morte. Único de todos os campos das grandes secas preservado. De grande importância para o Brasil e para América. O Campo em que proporcionalmente morreram mais retirantes. A ponto do martírio ser tal que as Almas da Barragem foram santificadas pelo povo. Assim, o Sítio Histórico tombado, reunindo num só local, um rico patrimônio material e imaterial, este advindo do surto messiânico, da fé, da religiosidade popular, que deu origem à Caminhada da Seca, que se realiza todo segundo domingo de novembro de cada ano há 36 anos. Quando milhares de pessoas saem de frente da Igreja Matriz, em procissão, até o cemitério do Campo de Concentração do Patu, onde em valas, foram enterradas milhares de pessoas. Um local que tem a mesma simbologia de Canudos, do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, para que o Brasil possa analisar seu passado, compreender porque brasileiro faz guerra civil com brasileiros, porque brasileiro colocou brasileiro em Campos de Concentração... para... aprendendo com os erros da história, finalmente mudar o rumo e formar uma verdadeira nação, onde fatos de tal natureza, nunca mais ocorram. E que mereça o nome de pátria mãe gentil.

CONFIRA ABAIXO FOTOS DO EVENTO DE TOMBAMENTO:

Prefeito Maurício Pinheiro ao lado do promotor Dr. Geraldo Laprovítera
Assinam oficialmente o tombamento do Sítio Histórico
Foto: Mara Paula


Casa da Farmácia

Dr. Geraldo Laprovítera - Representante do Ministério Público em Senador Pompeu
Mediador do TAC - Explica os efeitos jurídicos do tombamento
Foto: Mara Paula


Caminhada da Seca
Evento anual em memória das vítimas do Campo de Concentração do Patu

Evento oficial de assinatura do tombamento

Dr. Valdecy Alves
Defendendo a importância do tombamento do Campo de Concentração do Patu
Foto: Mara Paula

Leia mais sobre o Sítio Histórico do Campo de Concentração do Patu, clicando nos link e nas imagens abaixo:




Documentário:





Reportagens da grande mídia nacional sobre o Campo de Concentração do Patu:

https://infograficos.estadao.com.br/cidades/o-centenario-da-seca/phone/a-seca-de-1932-mem%C3%B3ria-de-um-campo-de-concentra%C3%A7%C3%A3o.html


https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2014/11/1554774-viagem-pela-memoria-de-campos-de-concentracao-no-ceara.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!