MAPA DE TODO SÍTIO HISTÓRICO DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU - Sobre o Darwinismo Social - O Campo de Concentração do Patu na Seca de 32 e Auschwitz - Campo de Concentração nazista - Quando o ser humano é coisificado


Maple do Google - Campo Histórico elaborado por Valdecy Alves



MAPA DO AÇUDE PATU COM DESCRIÇÃO DE TODO O CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU - ELABORADO A PARTIR DO MAPA DO SATÉLITE DO GOOGLE: A partir do mapa do satélite do Google, situei todo o Campo de Concentração do Patu no entorno do Açude do Patu. Importante lembrar que o que foi campo de concentração na Seca de 32, antes foi o canteiro de obras da construção do Açude Patu de 1919 a 1923. Um dos lugares mais emblemáticos da história do Brasil, que mostra a que nível pode chegar o Darwinismo Social, mesma doutrina que deu origem aos campos de concentração nazistas. Exemplo de política discriminatória, com alicerce na eugenia, quando um povo coisifica parte do seu próprio povo, no caso os camponeses cearenses, tratados como ratos pela ditadura de direita do Governo Getúlio Vargas. Como desprezível sub-raça. E a ideia de que nordestino é raça inferior continua até os dias atuais. Local símbolo da era da política da açudagem iniciada por Dom Pedro II, com início da Construção do Cedro, passando pelo Açude de Orós, até o Castanhão... além da arquitetura única dos casarões, mistura da arquitetura inglesa com arquitetura do Sertão.

LOCAL DE FENÔMENO MESSIÂNICO - QUE MOSTRA A FORÇA DA RESISTÊNCIA ATRAVÉS DA RELIGIOSIDADE POPULAR - A CAMINHADA DA SECA: Por fim é bom lembrar que no local ocorreu um surto messiânico de grande importância, a exemplo do Juazeiro de Padre Cícero, da Canudos de Antonio Conselheiro, de Caldeirão de Santa Cruz do Deserto de Beato Lourenço, no Crato. Eis a Auschwitz brasileira e do continente americano. POIS NESTE LOCAL ESTÁ O CEMITÉRIO DA SANTA ALMAS DA BARRAGEM. Neste local ocorre anualmente a Caminhada da Seca, em homenagem aos mortos no genocídio  do Campo de Concentração do Patu, que ocorre há 37 anos, todo segundo domingo de novembro de todo ano. Veja imagem da 37ª Caminhada da Seca, em 2019:




CONCLUSÃO: SÍTIO HISTÓRICO DO PATU OU VILA DOS INGLESES - TESOURO HISTÓRICO AINDA POR SER COMPREENDIDO - ESTUDADO - PRESERVADO E TRATADO COM A IMPORTÂNCIA QUE TEM PARA O BRASIL COMPREENDER-SE E PROJETAR-SE COMO A NAÇÃO QUE DEVE SER E NÃO COMO A QUE É - LONGE DE AINDA SER O QUE DEVERIA.


Veja documentário sobre o Campo de Concentração do Patu, Buriti e Cariús:




Veja documentário sobre o Campo de Concentração de Quixeramobim e Ipu:





Veja documentário que comprova que tanto os campos de concentração nazistas, como os campos de concentração das secas do Ceará, a exemplo do Campo de Concentração do Patu, na Seca de 32, tem seu embasamento na eugenia e no Darwinismo Social:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!